Igreja visível e invisível ou quem será salvo?

61. Serão salvos todos os que ouvem o Evangelho e pertencem à Igreja? 

Nem todos os que ouvem o Evangelho e pertencem à Igreja visível serão salvos, mas unicamente aqueles que são membros verdadeiros da Igreja invisível. 

Rm 9:6; Mt 7:21. 

62. Que é a Igreja visível? 

A Igreja visível é uma sociedade composta de todos quantos, em todos os tempos e lugares do mundo, professam a verdadeira religião, juntamente com seus filhos. 

1Co 1:2; Gn 17:7; At 2:39; 1Co 7:14. 

63. Quais são os privilégios da Igreja visível? 

A Igreja visível tem o privilégio de estar sob o cuidado e governo especial de Deus; de ser protegida e preservada em todos os tempos, não obstante a oposição de todos os inimigos; e de gozar da comunhão dos santos, dos meios ordinários de salvação e das ofertas da graça por Cristo a todos os membros dela, no ministério do Evangelho, testificando que todo o que crer nEle será salvo, não excluindo a ninguém que queira vir a Ele. 

Is 4:5-6; Mt 16:18; At 2:42; Sl 147:19-20; Ef 4:11-12; Rm 8:9; Jo 6:37. 

64. Que é a Igreja invisível? 

A Igreja invisível é o número completo dos eleitos, que têm sido e que hão de ser reunidos em um corpo sob Cristo, a cabeça. 

Ef 1:10; 22-23; Jo 11:52; 10:16. 

65. Quais são os benefícios especiais de que gozam por Cristo os membros da Igreja invisível? 

Os membros da igreja invisível gozam por Cristo da união e comunhão com Ele em graça e gloria. 

Jo 17:21,24; 1Jo 1:3.

Catecismo Maior de Westminster
Semana 18

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.