O que é calvinismo



O calvinismo é uma maneira de ver o mundo a partir do ponto de vista bíblico. Hoje tem grande rejeição no meio evangélico, mas foi a posição preponderante entre os reformadores e ao longo da história da igreja seus maiores vultos foram calvinistas, salvo raras exceções. É difícil falar do calvinismo como um todo, pois ele é melhor compreendido quando analisado em seus diversos aspectos. Vou me referir rapidamente a dois: a doutrina da providência e a doutrina da salvação, mas fique à vontade para perguntar sobre outros aspectos. Antes porém, permita-me adiantar que ser arminiano ou ser calvinista não implica em salvação, mas tem grande impacto na vida cristã e na forma como o crente entende a realidade.

A providência

Nós calvinistas cremos na soberania de Deus na criação e na história. Os arminianos dirão que também crêem na soberania divina, mas convém notar que há uma diferença no conceito de soberania nos dois sistemas teológicos. Para o calvinista, a soberania de Deus é limitada apenas pela Sua natureza, ou seja, nada fora do ser essencial de Deus o impede de fazer o que Ele quer. Na verdade, Ele faz tudo o que quer, e quer tudo o que faz. Para o arminiano, a soberania de Deus não é absoluta (ou voluntarista), mas é limitada (ou auto-limitada, como preferem dizer) pelo livre arbítrio do homem. Enquanto que para o calvinista Deus faz tudo o que quer, para o arminiano Deus pode fazer tudo o que quer, mas não o faz.

Nós cremos que Deus quando criou os céus, a terra e seus habitantes, não o fez por nenhuma necessidade. Ele poderia criar e ou não criar, e nada lhe seria acrescentado ou lhe faria falta. Mas Ele criou. E criou conforme à Sua vontade: os minerais inertes, os vegetais imóveis, os animais amorais e os homens morais. Além de criar porque quis e como quis, Ele preserva todas as coisas segundo o seu poder. É Ele que faz a grama crescer, o sol nascer e se pôr, a chuva cair e tudo o mais que observamos. Deus não deu corda no mundo e o deixou funcionando sob leis fixas enquanto Ele ia cuidar de outras coisas. Deus, ainda que essencialmente separado da criação envolve-se ativamente nela, sustentando-a e preservando-a. Até este ponto os arminianos caminham mais ou menos juntos com o calvinista, mas o passo seguinte relutam em dar (na verdade, não dão).

O calvinismo sustenta que Deus é o Senhor da história, ou seja, que nenhum evento acontece à parte da vontade de Deus. Deus não apenas prevê, mas decreta tudo o que acontece, não apenas de forma geral, mas de forma específica e detalhada, inclusive os chamados eventos fortuitos. Nem um átomo sequer tem a órbita de seus elétrons fora da trajetória definida por Deus. Para o calvinista, ou Deus é Deus sobre tudo, ou Ele não é Deus coisa nenhuma. Parece forte demais? Pois é o que nós concluímos quando deixamos a Bíblia falar: nela encontramos Deus controlando detalhes como o crescimento da grama, a trajetória de uma flecha lançada ao acaso, elevando ou destronando reis, alimentando pardais, manobrando anjos ao seu bel prazer, controlando os passos dos homens e inclinando o coração dos reis. O fato de os homens em geral repudiarem a idéia calvinista da providência deveria levar crentes a se perguntar porque. A resposta é "não queremos que este reine sobre nós".

Mas se a idéia do controle providencial de todas as coisas, ainda que bíblica de Gênesis a Apocalipse, causa aversão até mesmo em crentes que tem a Bíblia como única regra de fé, a visão calvinista da salvação causa oposição tal que alguns a chamam de diabólica. Vejamos o que ela ensina.

A doutrina da salvação

O calvinismo é chamado de monergista, ou seja, crê que a salvação é obra exclusiva de Deus e que a participação do homem nela é apenas exercício da fé e arrependimento dados pelo próprio Deus. No dizer de Agostinho, "o que pedes de nós, que já não nos tenha dado?". O arminianismo, porém, é sinergista, ao afirmar que o homem coopera com a graça de Deus para sua salvação. Em última análise, salva-se não quem Deus quer, mas aquele que faz bom uso da graça dada a todos. Segue-se que a glória é tanto de Deus que oferece, como do homem que faz bom uso.

Convém falar também que "as antigas doutrinas da graça" não são palatáveis ao homem de hoje, tão afeito àquilo que lhe afaga o ego. Sim, a doutrina calvinista da salvação não deixa nenhuma margem para que o homem venha a se gloriar, e isto é algo que não administramos muito bem, em nossa sociedade pautada pelo mérito. Minha experiência, do meu arminianismo natural até minha rendição à convicção de que não posso merecer, me apropriar ou manter minha salvação foi uma luta interior tremenda. Hoje eu amo essas "antigas doutrinas", mas já vivi tempos em que eu dizia ser capaz de crer nelas, mas amá-las estava além de minha capacidade. Por isto, não tente assimilar de uma vez, nem ponha de lado por ser difícil, apenas comprometa-se de investigá-las à luz da Bíblia, com honestidade diante do Espírito Santo.

A doutrina calvinista da salvação pode ser apresentada em cinco pontos.

O primeiro deles diz que todos os homens são completa e absolutamente incapazes de operar sua salvação ou mesmo se preparar para ela. Depois da queda, o homem não está ferido ou doente, mas morto, de modo que não pode e não quer buscar a Deus e receber dele a salvação. Da mesma forma que uma canção bonita não faz um defunto levantar e dançar, toda persuasão humana é vã para fazer o homem desejar a salvação. E esta condição atinge a todos os homens, sem nenhuma exceção.

O segundo ponto diz que de todos os perdidos, Deus escolheu um número definido e fixo de pessoas, para neles exercer sua misericórdia, livrando-os da perdição eterna. Esta escolha não se deu por nada que Deus tenha visto ou antevisto neles, tais como resposta positiva, fé operante, boas obras ou perseverança. Os eleitos não atraíram a atenção de Deus por sua bondade ou maldade; ninguém era amável ou elegível. As causas da eleição não estão no homem de forma alguma, mas escondidas na Pessoa de Deus.

O terceiro ponto diz que Deus enviou Seu filho com o propósito de resgatar para Si aqueles que Ele escolheu na eternidade. Embora a morte de Jesus fosse de valor infinito, portanto suficiente para salvar a todos, ela foi designada para salvar os que foram dados pelo Pai a Jesus. Numa frase, a morte de Jesus é suficiente para todos, mas eficiente para os eleitos, e o que confere essa suficiência não é a vontade do homem, mas a escolha divina.

O quarto ponto trata da operação do Espírito Santo naqueles que foram eleitos pelo Pai e comprados pelo Filho. Esta operação é dita eficaz porque sempre alcança o resultado planejado, ou seja, muda a vontade do homem, que de indisposto a todo bem ,alegre e voluntariamente vai a Cristo. É uma operação sobrenatural, instantânea e irreversível, chamada de novo nascimento e que é manifestada externamente pela conversão.

Finalmente, o quinto ponto afirma que aqueles pecadores que foram eleitos, remidos e regenerados são de uma vez por todas justificados e para sempre são seguros pela mão forte do Pai. Podem cair eventualmente, se desviar temporariamente, mas jamais se apostatarão final e completamente, pois a sua segurança não está neles, mas em Deus que continua fiel mesmo quando somos infiéis. Por isto, podem viver felizes e se alegrar na salvação de Deus, pois já nenhuma condenação há para eles.

Este é um resumo, um tanto longo, do que crêem esses crentes esquisitos que pregam a predestinação. Pode-se perguntar, há uma resposta arminiana para esses cinco pontos? A bem da verdade, esses cinco pontos são uma resposta aos "cinco artigos da remosntrância", o libelo arminiano. O calvinismo tem um só ponto: Deus é soberano! Sua soberania na salvação pode ser expressa na frase: Deus salva pecadores. Mas o arminianismo rebate os cinco pontos afirmando o seguinte:

Primeiro, que embora o homem tenha sido "afetado" pelo pecado, restou nele luz suficiente para compreender o evangelho, força suficiente para estender sua mão, pegar e beber o remédio que precisa (a graça). Segundo, que a eleição, ainda que eterna, tem como causa a presciência divina, que sabia de antemão quem iria crer. Terceiro, que Jesus morreu por todos, mas que tal morte só é tornada eficaz com o concurso da vontade do homem. Quarto, que a graça de Deus é resistível e que o Espírito Santo pode ser vencido em seu esforço de convencer o pecador. E quinto, o homem pode cair da graça e mesmo tendo sido regenerado e justificado pode ir para o inferno para sempre.

Em resposta a estas proposições arminianos pode ser dito que não se sustentam biblicamente, trazem conseqüências lógicas absurdas e, mal dos males, reduzem a glória de Deus a pó. Pois embora Deus queira salvar a todos, Jesus tenha morrido para salvar a todos e o Espírito Santo esteja dando o melhor de Si para salvar a todos... poucos se salvam. Logo, o Pai está contrariado, o Filho frustrado e o Espírito Santo derrotado.

Isto não é o que a Bíblia revela em cada uma de suas páginas!

178 comentários:

  1. muito bom, o seu artigo. afinal de contas voce é Calvinista ou Arminiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A MENTIRA começa no início do texto: "O calvinismo é uma maneira de ver o mundo a partir do ponto de vista bíblico." - A Verdade: "O calvinismo é uma maneira de ver o mundo a partir do ponto de vista de CALVINO."

      Excluir
    2. O calvinismo não a maneira de ver o mundo do ponto de vista de Calvino. Basta para constatar isso considerar que:

      1. Há no calvinismo coisas que Calvino não afirmou;
      2. Há coisas que Calvino afirmou que calvinistas discordam.

      Embora o sistema esteja bastante alinhado com o pensamento de João Calvino e herdado seu nome, este não é o padrão para ele.

      Em Cristo,

      Excluir
    3. então vcs se contradiz , como dizer q são e não concordar com o proprio lider?!!.
      pois o calvinismo nasceu da visão de calvino. me diga , vc é predestinado a salvação?, p q se vc não for, sua vida com cristo acabará em nada, já pensou nisso? , com certeza sim. vcs estão parecendo os TJS. felicidades p vcs calvinistas.

      Excluir
    4. Natália,

      Paz seja com contigo.

      Não há contradição. Uma porque Calvino não é o líder dos calvinistas. Ele não reivindicou ser e certamente rejeitaria dar seu nome ao movimento teológico chamado de calvinismo, assim como Wesley recusaria que o metodismo fosse chamado de wesleyanismo. Duas, que ser calvinista não significa concordar com tudo o que Calvino cria e ensinava. Isto seria considerá-lo infalível e contradiria o Sola Scriptura.

      Quanto à sua pergunta se sou predestinado, lhe digo que creio em Cristo e penso de você o mesmo. E por isto estou certo da minha salvação, e se você crê em Cristo, da sua. O ponto é que eu creio que somente os que são predestinados creem, mas ambos concordamos (assim penso) que todos os que creem são salvos. Portanto, não faz sentido dizer que alguém que não for predestinado sua vida com Cristo acabará em nada, simplesmente porque, se não for predestinado não terá nenhuma vida real com Cristo.

      Assim como me perguntou, gostaria de lhe perguntar: você se considera predestinada para a salvação?

      Não me ocorre nenhum grupo herético para compará-la com eles. Então vou continuar te considerando simplesmente minha irmã em Cristo e desejando-lhe as bênçãos do Senhor!

      Em Cristo,

      Excluir
    5. Parabéns amado, agiste com um crente de fato, sem mutilações, sem presunções, sem ataques à placas. Eu poderia, responder e perguntar algo para a Natália, por ser de uma igreja que crê na teoria de Jacob Haminio (livre arbitrário), mas como a resposta do irmão foi sábia e completa, basta suas palavras. E irmã, ore a Deus peça-lhe de coração que ele lhe revele os segredos mais ocultos das sagradas escrituras que E´le certamente te revela-rá.

      Excluir
  2. Acho que peloa rtigo fica claro que sou calvinista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai óhh calvinista lhe todo o seu artigo bem interesante mas não gostei do final quando vc diz que o pai Deus esta contrariado o filho jesus frustrado e o espirito santo derrotado você é um mentiroso quando mensiona isso no texto porque Deus é todo poderoso Jesus é Deus e o espirito santo não abita em templo sujo e cuidado que contra o espirito santo não a perdão,iii tanbem gostaria de saber qual o seu principio fundamento religioso ? tô aguardando a resposta queridão

      Excluir
    2. Moisés,

      Aconselho a ler novamente o artigo, pois acho que você não o entendeu, pelo menos não entendeu o final.

      O meu "princípio fundamento religioso" são os Cinco Solas, queridão.

      Em Cristo,

      Excluir
  3. Cara muito bom mesmo, eu acreditava nesta balela dos arminianos e nao me sentia bem comigo mesmo, pensando: se um dia eu pecar e jesus voltar vou para o inferno:? qndo li este artigo e depois outros, meu coracao me disse vc e um escolhido ninguem ira tirar a sua salvaca!!
    abracos!!!!!!

    ricardo ferran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Misericórdia moço, como Jesus pode salvar uma pessoa se ela vive fazendo coisas q O entristece? Matando, roubando, estrupando, judiando dos filhos, esposas, pais.
      NÃO EXISTE ISSO, UMA VEZ SALVO SEMPRE SALVO, vc tem q viver em santidade.
      JESUS DISSE: SEDES SANTO COMO EU SOU SANTO.
      E como um filho seu, vc faz td por ele, mas ele te responde, te chinga, não te obedece, faz coisa q te entristece, que prazer vc tem em dar presentes a ele.
      Assim é Deus para conosco, não se deixa enganar.
      Diz a palavra de Deus: meu povo sofre pq lhes falta o conhecimento.
      A palavra de Deus te liberta, leia somente a palavra de Deus, peça q o Espírito Santo te dê discernimento p entender, vc verá a diferença, Deus te abençoe.

      Excluir
    2. Anônimo,

      O fato é que Jesus salva pessoas que viviam "matando, roubando, estrupando, judiando dos filhos, esposas, pais". Todos nós éramos pecadores vis, dignos da punição eterna.

      Agora, uma vez que fomos salvos, continuamos a fazer essas mesmas coisas? É claro que não! Vivemos em novidade de vida, conforme diz a Palavra. Por isso, quando Jesus vier, estaremos para sempre com Ele.

      Mas e se a pessoas, depois de ter sido salva continuar a fazer as mesmas coisas? Bem, aí ela não foi salva de verdade. Não perdeu a salvação, posto que nunca a teve.

      Em Cristo,

      Excluir
  4. Uma vez salvo sempre salvo, embora jamais deixe de ser pecador enquanto estiver neste mundo. Como pode alguém acreditar que Deus o ame a ponto de, "num belo dia", lhe dar a salvação e, depois, "noutro belo dia", deixar de amá-lo e retirar-lhe a salvação. Isso é não acreditar no amor de Deus, ou não entendê-lo. Ele não é inconsequente ou egoista ou mesquinho, muito pelo contrário, Ele sabe muito bem o que faz. Como pode o Ser Supremo amar uma pessoa e, depois, por causa da prática de um pecado, deixar de amar essa mesma pessoa. Isso de que agora eu amo e daqui a pouco eu não amo mais faz parte da natureza humana, e não do caráter de Deus. Ele não dá um presente (a salvação) e depois quer de volta, como fazemos nós, seres humanos. Além de soberano, Ele é perfeito. Seu amor é aquele descrito em Coríntios 13, versículos 1 ao 13. Só quero dizer que não sou calvinista ou arminianista, sou Cristão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amado e querido DEUS jamais nos da a salvaçao e a toma,mas nao esqueçamos de uma coisa nosso pecado fas separaçao entre nos e o nosso DEUS. NAQUELE DIA MUITOS ME DIRAO SENHOR,SENHOR EM TEU NOME ESPURÇAMOS DEMONIOS E FESEMOS MUITAS CURAS, E JESUS DIRA APARTAI-VOS DE MIM PORQUE EU VOS DESCUNHEÇO VOS QUE PRATICAI A INIQUIDADE.... se eu viver cometendo pecado e entra no reino do ceus,,,entao eu posso rasga a minha biblia e joga-la fora porque ela--ela mesma me dis que pra eu entra no ceus presciso deixar todos os pecados. TE AMO EM CRISTO JESUS

      Excluir
    2. Naldinho, quem tem vontade de rasgar a Bíblia sou se tiver que engolir essa de uma salvação por obras de um homem capaz de ser salvo porque abandonou pecados e não por ter sido salvo pela suficiência do sacrifício de Cristo e pelo poder da maravilhosa Graça!

      Excluir
    3. JESUS ME SALVOU!!
      AGORA POSSO CURTIR MINHA VIDA!!!
      É ISSO MESMO?

      Excluir
    4. Caro anônimo,

      Se por "posso curtir minha vida" você quer dizer "posso pecar à vontade" e é isso que você quer...

      ... então Jesus não te salvou.

      Em Cristo,

      Excluir
  5. Caro Anônimo,

    Obrigado por suas palavras. Você está corretíssimo. Mas alguns cristãos dirão que o perder a salvação não resulta de Deus querer isso, e sim de nós querermos. Porém isso não resolve, apenas muda o problema. Pois se Deus quer nos mantr salvos e não consegue por causa de nossa vontade, então Ele não é Todo-Poderoso.

    Damos glórias a Deus por nos salvar para sempre!

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  6. Olha gosto muito dessa idéia, mas, tenho um pequeno problema e queria que alguem me respondesse. O meu problema é esse, sendo DEUS todo poderoso e infinitamente misericordioso, como poderia ele estar no controle assim de "tudo" como por exemplo se uma pessoa cai no chao por descuido, ela caiu por que DEUS fez ela cair? ou simplesmente por que ele teria alguma coisa a ver com isso? Assim eu acredito fielmente que não tem como alguem perder a salvaçao, mas sera que necessariamente DEUS teria que por exemplo: ser a causa de ladroes roubarem um banco, estruparem uma criaça, pessoas matarem outras pessoas, seria DEUS a causa disso, por favor me ajudem, o meu blog é:

    http://paulojuniodeoliveira.blogspot.com/
    ------------------------------------------------
    podem comentar e escrever lá o tanto que quiserem sobre o assunto, só quero um pouco de explicação por que não tenho ninguem que me expligue essas coisas, ajudem me por favor.
    obrigado, graça e paz.
    Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amado irmao claro que DEUS nao leva a ninguem a sofre quaisque decpiçao,quando se dis que ele estar no controle de tudo nao tenha duvida pois esta.porem nao podemos ignorar o livre-arbitrio vc escolheu servi a DEUS e outros escolheram outras coisas que nao agrada a DEUS por isso que tantas pessoas sofrem decpiçao e nao tem que as ajude,nos porem temos o senhor JESUS que em todo tempo estar conosco pr nos dar a vitoria.e vc so nao estar na mesma situaçao de muitos é porque vc tem a ajuda do ESPIRITO SANTO nuca duvide de que DEUS esta no controle de tudo ele so permite as coisas é para que todos o reconheça como o unico e soberano DEUS

      Excluir
    2. Deus criou o homem e o entregou o poder das suas próprias decisões. O Salmo 115.16 diz que "os céus são os céus do Senhor; mas a terra deu-a ele aos filhos dos homens", devido ao coração duro do homem, a Terra jaz do maligno! Deus criou o homem para viver em um lindo jardim onde não havia morte nem tristeza, Deus não queria marionetes, por isso nos deu o livre arbitrio. Como nada o surpreende, Ele, ja conhecendo o coração do homem, entregou seu unico filho para que pudessemos, novamente, nos achegarmos a sua presença. A todos quanto aceitarem Jesus como seu unico e suficiente salvador faz-se nova criatura, filhos de Deus. E aqueles que me amam obedecem meus estatutos.

      Excluir
  7. Paulo,

    Em seu blog você escreveu:

    "Vontade é sua senhora, poder é seu senhor, querer: é sua escolha"

    Onde Deus entra nessa equação?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  8. Já que Deus já escolheu quem será salvo, então não é necessário fazer apelo para que o pecador se converta após ser apesentado a palavra de Deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Bíblia está escrito q Ele não quer q ninguém se perca,
      E não tem o número exato de quem vai ser salvo, Deus chamou a todos nós p a Salvação.
      Ele deu o livre arbítrio siiiiim, mas é vc quem escolhe se quer fazer as coisas certas ou erradas, claro dp aguente as consequências.
      Deus seria injusto se Ele fizesse com que vc fisesse somente a vontade dele, pense: nós não somos robôs. Concorda? Pesquise sobre a salvação naaaaa bíbliiiiiiaaa, Abraços

      Excluir
    2. Anônimo de 3 de janeiro de 2010,

      Depende do que entendemos por apelos. Se instamos as pessoas a se renderem incondicionalmente ao Senhor, crendo nele e confiando apenas nEle para a salvação, então apelos não são apenas aceitáveis, mas necessários.

      Mas se por apelo o que se pretende é comover a pessoas a aceitar Jesus, abandonado do lado de fora do coração, ou reduzindo a conversão a um simples levantar de mãos, então apelos não devem ser feitos.

      Em Cristo,

      Excluir
  9. Prezado anônimo,

    É fato bíblico inconteste que Deus escolheu os que seriam salvos. Como é fato que o evangelho precisar ser pregado e que o pecador precisa crer no evangelho. Isto posto, vamos à sua pergunta.

    A prática do apelo tem sido vítima de exageros, de parte a parte. Os arminianos, seguindo a escola de Finney exageram ao apelar ao pecador que aceitem a Jesus, que é representado à porta do coração, querendo mas não podendo entrar. Muitas vezes, usa-se de técnicas e até chantagens emocionais para que o pecador se comova e receba Jesus. É claro que este método é biblicamente incorreto e traz consequências trágicas para a igreja.

    Por outro lado, alguns calvinistas exageram ao não instarem com pecadores para que se arrependam e creiam. Todos os ouvintes do evangelho devem ser conclamados a desistirem de sua própria justiça e esforço e abandonarem-se aos cuidados de Deus. É certo que ninguém vai a Jesus se o Pai não o levar, mas é certo que devemos apontar o caminho e dizer "andai por ele".

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você diz: "É certo que ninguém vai a Jesus se o Pai não o levar, mas é certo que devemos apontar o caminho e dizer "andai por ele" ". Assim não serve. Ou é o Pai ou somos nós. Ou será uma cooperação entre Deus e o homem??? Hum, mas isso é Arminianismo, cooperação entre Deus e o homem. Acho que você está confuso agora! :)

      Excluir
  10. Clóvis, obrigado pela resposta.

    Então quer dizer que um pastor calvinista convicto pode dedicar um momento após a pregação da Palavra e dar oportunidade àqueles que queiram fazer sua decisão por Cristo (é claro, sem os exageros que você comentou o 2º parág). Esse pastor não deixa de ser calvinista por isso, ok?

    Saudações fraternais em Cristo,

    Alcemy

    ResponderExcluir
  11. Alcemy,

    Paz seja contigo.

    Eu diria que não seria indicado criar um momento, depois da prgação, chamado de apelo. Mas durante e/ou no final de sua pregação, mas ainda como parte dela, deveria conclamar a todos a entregarem-se a Jesus.

    Mas seria importante distinguir entre apelo e conclamação, se posso chamar assim. Por exemplo, no apelo se pede, solicita, suplica-se ao pecador. É como se orasse a ele para que aceitasse o pobre e desamparado Jesus. Já na conclamação (falta-me termo melhor), o pecador é instado a crer, animado pela promessa de que aquele que vai a Cristo não é lançado fora. Note a diferença fundamental: não é Jesus que precisa ser aceito, mas o pecador.

    De qualquer forma, não se é um calvinista se a essência de sua evangelização não for "arrepeindei-vos e crede no evangelho".

    Em Cristo,

    Clóvis

    PS.: Pessoalmente, não costumo fazer apelos depois da pregação. Geralmente na conclusão exorto os ouvintes a tomarem uma decisão e/ou realizarem uma ação correspondente ao que foi pregado. Mas não sou parâmetro, nem de pregador, nem de calvinista. Recomendo que leia os sermões de Charles Spurgeon para entender a prática calvinista "do apelo".

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Clovis, fiquei contente em ler os seus comentários sobre calvinismo e arminianismo. Sou de uma igreja reformada em Cambé estado do Paraná e tenho muita dificuldade em expor minha crença em que Deus realmente é o autor da minha salvação, como diz o salmista (3:8) 'Do Senhor é a salvação`; Vou contar um caso que está acontecendo neste momento. Deus me chamou para a sua maravilhosa luz há 7 anos atrás quando eu levava uma vida de escuridão para as coisas de Deus, tinha vicios e tocava e cantava em casas de shows em Londrina e passei a congregar em uma igreja que estava se adaptando as velhas doutrinas (soberania de Deus)e não tive nenhum problema em aceitar as doutrinas da graça. Tenho estudado muito sobre esta doutrina e tenho certeza de que ela é bíblica e é isto que diz as escrituras em todos os sentidos, estou estudando um livro de John Owem `por quem Cristo morreu`que é muito convincente sobre os eleitos de Deus e sobre os pontos onde se le `todos ou mundo`na bíblia. Mas o que quero dizer é que tenho um irmão com 41 anos, 10 anos mais velho do que eu que não suportava ouvir falar de Deus, mas dizia que tinha Deus e que eu estava ficando louco em falar para ele desta soberania de Deus em relação ao pecador morto. Eu dizia que quando uma pessoa era predestinada a salvação ela iria crer mais cedo ou mais tarde segundo o tempo de Deus, e isto parece que esta acontecendo com ele, mas teve que passar por uma experiencia terrivel para entender quem esta no controle, assim como o apóstolo Paulo estava indo prender e matar crentes e foi escolhido por Deus independente de ter livre-arbitrio ou não, coisa que eu acredito que o homem tenha somente para as coisas horizontais como a cor do carro que eu quero comprar, a roupa que quero vestir, etc; mas quanto a salvação (vertical) não existe livre-arbitrio ou vontade no homem natural até que receba de Deus o arrependimento, assim como Paulo não teve opção de escolha pois seu coração foi trocado, agora ele passou a ter prazer nas coisas de Deus, assim acredito que aconteceu com o meu irmão e isso ficou claro pra toda minha familia (ainda absmada com o acontecido) pois ainda estão cegos ´para as coisas espirituais. Mas acredito que isto é obra de Deus para a conversão de todos os meus familiares (se for da vontade de Deus)e creio que seja. Deixo este testemunho pois acho que é válido para a dúvida de alguns. Em Cristo Jesus.

    Edson Junior

    ResponderExcluir
  13. Edson,

    Obrigado por sua visita e seu testemunho. É bom descansar na certeza de que Deus está no controle de tudo.

    Que o Senhor o abençoe.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  14. A minha maior dificuldade com o Calvinismo é entender por que eles não fazem nada, não se privam de nada, e criticam todos aqueles que estão "correndo atras" da salvação por crerem que tal é tomada por esforço! Bem, entendo melhor o calvinismo, mas me sinto mal pois sempre acho que fiz pouco...

    Paz

    Claudilene

    ResponderExcluir
  15. Clóvis,
    Lendo os textos do blog,cheguei a conclusão que sou calvinista e não sabia!
    E sinto uma sensação de alívio profundo pois me afastei da igreja(batista) por não concordar com as posições bíblicas que estavam me causando um imenso conflito interior. Eu lia a Bíblia, entendia dessa forma e na igreja ouvia tudo ao contrário.Comecei a pensar que tinha algo errado comigo e ouvindo aquelas pessoas absolutamente legalistas com suas listas de pecados e bençãos me cobrando,decidi não frequentar lugar nenhum mais.E o seu blog foi um bálsamo para minha alma!
    um grande abraço!(sigo vc no twitter!)
    nazira

    ResponderExcluir
  16. Claudilene,

    Obrigado por ler e comentar. Responderei seu comentário com um post na segunda-feira, apreciaria muito se o lesse.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  17. Nazira,

    Que Deus te abençoe grandemente. Fico imensamente feliz se o Cinco Solas ajudou a confirmar o que você já tinha descoberto na Bíblia.

    Ah, eu também te sigo no twitter, rs

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  18. Clovis, boa tarde.
    Acompanho o blog a pouco tempo e estou muito satisfeito e alegre por tanto material escrito bom e claro.
    Posso postar no meu blog? com créditos e tudo mais...
    paz.

    ResponderExcluir
  19. Samir,

    Obrigado por acompanhar o 5 Solas e por seu comentário. Todos o conteúdo do pode ser distribuído livremente, nos seguintes termos:

    "Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons nas seguintes condições: você pode copiar, distribuir e utilizar livremente, desde que cite a autoria com link para o artigo neste blog, não o utilize com finalidade comercial e não faça modificações no conteúdo."

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  20. Muito boa sua explicação, até agora eu nunca me interessei no assunto e nao sabia oq eu era, agora sei q sou calvinista pois me encaixo em tudo q vc fala sobre os tais...
    Ta dificil achar igrejas q preguem Deus da forma como Ele é em Sua Palavra, to até afastado "temporariamente" pois nao tenho mais paciencia pra aturar as ladainhas pregadas hj em dia, agora realmente eu sei oq Jesus quiz dizer quando proferiu em Jo, 8:32
    Muito obrigado por sua explicação e parabens pelo trabalho maravilhoso desse blog, q Deus continue sempre te usando como a ferramenta eficiente q vc esta sendo. fique na paz.

    ResponderExcluir
  21. Jefferson,

    Soli Deo Gloria. Fico feliz que o Cinco Solas lhe seja útil.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  22. Gostei do comentário sobre a doutrina da salvação, somente quero retificar que hà textos bíblicos para tais afirmações que não foram postados, exemplos de eleição como Jcó e esaú foram esquecidos e rejeição como de judas, proféticamente mencionados na bíblia que por grande gama de conhecimento do autor da matéria não entraram no texto como exemplos da soberania de Deus em seu plano de salvação. Mencionar exemplos e textos bíblicos enriquecem o conhecimento e esclarecem melhor o leitor. Parabéns pela matéria Clóvis, eu sou Calvinista Presbiteriano. Fique na Paz

    ResponderExcluir
  23. Forte essa post Clovis!

    Acho que sou calvinista também, porem ainda colherei mais dados que o Cinco Solas recomendar tais como: sermões de Charles Spurgeon e o que mais vc falar nos post, até entender a pratica calvinista e tudo que na minha infinita ignorância preciso.

    De qualquer maneira, o texto está bem redigido e elucidado.

    Gostei, só espero que eu seja uma eleita pela misericórdia!!

    bjs

    Ass: Eva

    ResponderExcluir
  24. Eva,

    A melhor maneira se tornar calvinista não é ler o Cinco Solas, mas ler a Bíblia e aceitar as afirmações que faz sem diluir. É verdade que alguns serão difíceis, outros parecerão arminianos, mas o que a Bíblia diz, não podemos desdizer.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  25. eu achei muito interesante e na parte que ele fala nao vou publicar que épara vc acha

    ResponderExcluir
  26. Carol Ariadne

    I Tessalonicenses,5

    " Não extingais o Espírito"

    Vc só pode extinguir algo que vc tem, ou seja, vc recebeu Jesus como único e suficiente Salvador,com isso,tb recebeu o Espírito Santo de Deus,e está vivendo uma vida submetida a vontade da trindade..ae vem a palavra, e nos alerta, não extingais o Espírito..como então alguém q já recebeu a graça, a salvação por meio de Cristo, aconteça oq acontecer ela está salva e naum tem possibilidade de ir pro inferno, sendo q ela mesma pode extinguir o Espírito se assim escolher?

    ResponderExcluir
  27. Carol,

    O contexto de 1Ts 5:19 não se refere à perda ou manutenção da salvação. Portanto, é improvável que a expressão tenha a ver com perder a salvação.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  28. Eva,
    A melhor maneira se tornar calvinista não é ler o Cinco Solas, mas ler a Bíblia e aceitar as afirmações que faz sem diluir. É verdade que alguns serão difíceis, outros parecerão arminianos, mas o que a Bíblia diz, não podemos desdizer.

    Em Cristo,

    Clóvis

    Me desculpa, Clovis, mas acho que vou fazer minha propaganda:

    Leia a Bíblia sem nenhum preconceito. Não leia achando que ela é arminiana ou calvinista. Isto não é uma forma honesta de se ler.

    Arminius foi um cara solenemente silenciado na história, mas isto não significa que ele tenha a última palavra em qualquer coisa.
    E Calvino foi muito exaltado, em alguns momentos ele é quase idolatrado, mas não significa que não dê uma bola dentro.
    Quem tem a última palavra é o próprio Deus. Lembre-se disso.

    Não se preocupe em encaixar isto ou aquilo em "texto arminiano,texto calvinista" (até porque isto não existe). Deus está pouco se lixando pra isso. Ele quer te salvar, e afirmo isto sem sombra de dúvidas.

    No mais, existem bons apologistas de ambos os lados (O PC, do arminianismo.com é um dos melhores, EMHO). Analise ambos os lados, pesquise as obras originais e depois decida-se a quem seguir - ou não siga ninguém além de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  29. se Deus enviou seu filho para todo aqueleque nele crê , tenha a vida eterna , como pode Deus ter estabelecido pessoas para serem salvas. No mais a biblia diz que Deus não faz acepção de pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por uma razão muito simples: deixados entregues a si mesmos, nenhuma pessoa se salvaria. A humanidade não se classifica entre os que escolhem a Cristo e os que o rejeitam, mas entre os que rejeitariam se não fossem chamados eficazmente e os que voluntariamente rejeitam.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Pondo uma lenhazinha na fogueira:
      Como arminiano molinista, eu creio na veracidade bruta da frase 'deixados entregues a si mesmos, nenhuma pessoa se salvaria'.

      Mas isto não implica que Deus tenha que 'chamar eficazmente' -ou, no vocabulário TULIP, utilizar da 'graça irresistível' para dar um fatality na teimosia humana (ou seja lá o que o calvinista tente dizer aqui, como 'fé como um dom que não é de todos', ou 'primeiro a regeneração e depois a fé salvífica', ou 'Deus muda a natureza para que ela passe a desejar o que rejeitava', ou seja lá o que se intente) - para que uma pessoa seja salva.

      Aproveitando a divisão do Clovis: a humanidade se classifica entre aqueles que vão para o céu para que Deus mostre o quanto foi bondoso pai, e aqueles que vão para o inferno para que Deus mostre o quanto foi justo juiz.

      O problema dessa abordagem é falar coisas como
      Deus não pode/quer salvar a todos porque a Sua justiça seria ofuscada pelo seu amor, visto que não seria manifesta.


      Ou seja, Deus tem alguma necessidade, um vazio, em demonstrar justiça - e para suprir este vazio, cria alguém, faz com que esse alguém peca (sem ser Ele o culpado pelo pecado), para que daí possa então condená-lo.

      E igualmente Deus sente o mesmo vazio em amar alguém, e precisa criar alguém para amar e salvar.

      Excluir
    3. Crédulo, digamos que sua teoria seja verdadeira.

      Se é verdade que nenhum homem tem capacidade, e Deus não escolhe alguns pra salvar, e nem que a graça é irresistível, como acontece então de alguém crer e ser salvo?

      Eu basicamente sei sua resposta, mas queria começar um passo a passo, com argumentação séria aqui, se fosse possível.

      Um abraço.

      Excluir
    4. Infelizmente, Neto, não vou poder te dar uma resposta determinista - pois nçao acredito em determinismo :) Vai ser meio hard defender isto, mas vamos lá.

      Sobre o 'Deus não escolhe', prefiro dizer que 'Ele não escolhe de maneira incondicional'. Dizer que Deus não escolhe é simplesmente rasgar a Bíblia ao meio. O problema é 'como e que critérios são usados nessa escolha'?

      Por que alguém crê? Acho que esta pergunta não pode ser respondida sem cair numa circularidade: crer é um ato da vontade da pessoa. Ela creu porque creu, ué? Agora, se existe algo 100% fora da pessoa que, dado esse algo, a pessoa vai necessariamente crer, eu respondo 'não'. Nada me aponta para isso - pelo contrário, há pelo menos este trecho apontando contr: o sermão de Jesus, dizendo que SE aqueles milagres fossem feitos em Sodoma ENTÃO eles se arrependeriam. Uma possibilidade de as coisas serem diferentes de como foram - ponto para mim, hehe!

      Toda e qualquer pessoa, regenerada ou não, vez em quando peca e vez em quando faz uma boa ação. Isto indica que ela não é 100% eficazmente manipulada - nem por Deus, pois se fosse assim ela jamais pecaria ao ser regenerada (e Deus não peca nem faz pecar); e nem pelo diabo, que não é onipotente (e que só age com permissão divina direta).

      Como isto pode ficar mais e mais confuso, acho que prefiro a pergunta de Arthur Pink: "Dado que o Evangelho é pregado, e o Espírito Santo convence do pecado, reside no poder de escolha do ser humano resistir ou não ao chamado do Evangelho?"

      Costumo brincar respondendo assim:
      Arminiano: Atos 16:31
      Calvinista: Lamentações 3:26

      Excluir
  30. Sou/era cristã e estou enfrentando um problema, comecei a ter sentimentos homossexuais. Sempre pensei como Calvinista, porém não consigo entender no momento, como a homossexualidade (sem promiscuidade, um relacionamento sério) se encaixa no calvinismo?

    Peço auxilio e ajuda. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,
      O pecado do homossexualismo é igualzinho a qualquer outro pecado. Não serei salvo por ser hétero... podes crer!

      Todos nós precisamos combater todos os pecados em nossa caminhada cristã... se este é o seu, você precisa encontrar as armas contra ele, assim como o maledicente precisa aprender a controlar a sua língua ou do contrário estará sob risco de condenação por falta de arrependimento e luta!

      Ser eleito e estar ao lado de Cristo não significa ser imune à tentação ou até mesmo à queda (pecado), mas sua nova natureza o fará rejeitar o pecado de sua carne e lutará até o fim (isso significa perseverar).

      Reconhecer que o homossexualismo não pertence à realidade de uma vida cristã é um ótimo começo e um bom sinal.

      Corra para os braços de Cristo!

      Excluir
    2. Atualmente por enfrentar esse tipo de sentimento tenho estudado muito à respeito da "condenação" dos homossexuais, e realmente tenho enfrentado duvidas se és ou não pecado, quando se trata de um relacionamento saudável. Sabendo que a Bíblia foi "traduzida" e "reescrita" varias vezes ao longo dos tempos. Afeminados não necessariamente são homossexuais , etc... (pois é um assunto muito longo), e fico pensando no maior dos mandamentos que é amar, é tudo sobre amor! Sentia algo "diferente" por pessoas do mesmo sexo, porém nunca pensei que fosse passar por algo parecido ou sentir algo tão forte, até mesmo julgava as pessoas, até me encontrar numa situação igual ou parecida.

      Excluir
    3. Anônimo,

      1. Homossexualismo é pecado!
      2. Relacionamento saudável em qual contexto? do mundo? A Bíblia condena e declara que tal relacionamento está longe de trazer qualquer benefício... só trará desgraça!
      3. "Traduzida e rescrita" é desculpa para quem quer encontrar conformidade com seu pecado.
      4. Amor no contexto bíblico não é o mesmo que nós entendemos ou aplicamos hoje. O sentido de amar do mandamento não tem a mínima conotação sexual!

      Excluir
    4. Anônima, se tiver um tempo leia este texto, tradução de um testemunho, em um blog apologético conservador que acompanho. Talvez ele diga muito mais que quaisquer palavras soltas aqui.

      http://mikemooreac.blogspot.com.br/2012/07/caro-garoto-gay.html

      Excluir
    5. A demora em responder não foi devido a hesitação. Apesar que reconheço que o tema é difícil e talvez eu não esteja preparado para dar uma resposta adequada. Mas fico mais tranquilo lendo as respostas de meus irmãos acima.

      Diante de Deus, a prática homossexual é pecado. Tão pecado como outros pecados, sexuais ou não. Embora possa diferir quanto às consequências imediatas, não diferem no que respeita a culpa diante de Deus. Digo isso para deixar claro que não o julgamos como heterossexuais que somos, mas como pecadores que somos, tanto quanto.

      Sendo pecado, devemos aceitar os pronunciamentos condenatórios da Bíblia, sem procurar desculpá-lo com sendo uma forma de amor saudável, nem procurando subterfúgios para desacreditar tais declarações bíblicas.

      Como bem diz o texto indicado pelo Credulo, a saída não é negar a tendência homossexual, como não o é desculpá-lo ou considerá-lo algo aceitável diante de Deus. A saída é ir a Cristo como você é e deixar-se transformar no que Deus quer que você seja. E o que Ele quer que sejamos é semelhante a Seu Filho.

      Apenas uma consideração adicional ao texto do Credulo: embora você não possa se transformar em heterossexual e talvez Deus não o transforme, se Deus quiser pode operar essa transformação. Mas o importante é você obedecê-lo independentemente de suas tendências, pois o Espírito Santo pode te capacitar a isso.

      Em Cristo,

      Excluir
    6. Agradeço à todos. Foi de suma importância. Deus abençoe, e continue dando sabedoria.

      Abraços

      Excluir
  31. Deus o Pai,enviou seu filho para que todo aquele que Nele crê, Não pereça mas tenha a vida eterna. Predestinação é algo no minimo perigoso!!!

    Digamos que sou um calvinista e esteja certo de minha salvação. Posso assim após ter essa certeza, ser um homem sem carater? um ladrão? Mentiroso? adultero? etc... Sim eu posso e serei se não buscar santidade e conhecimento, Porque Deus é justo e se no fim da minha vida ser qualquer um desses tipos de homem. A lei da semeadura não falha...

    IRMÂOS,É OTIMO Crer que somos salvos, Mas saber tambem que vivemos em um corpo de morte((Rm7:24)

    Sabemos que sem conhecimento,nos perdemos em nossos proprios pecados,mas nós conhecendo a biblia, tivemos conciencia do pecado e nós morremos. Assim renascendo das aguas um novo homem em Cristo!

    Podemos ver grandes exemplos na biblia de pessoas que eram predestinadas mas amaram o presente seculo...(II Timóteo 4 : 10)

    irmãos Teme a DEUS, conheçam a palavra,honrem seus Pais , Amem o proximo e cresça. E ESTEJAM EM CRISTO E NÂO EM CALVINO... POIS SÒ ASSIM NENHUMA CONDENAÇÂO HÀ!

    GRAÇA E PAZ!!!

    ResponderExcluir
  32. Estudar é muito importante e até mesmo necessário, mas falar tanto de Calvinismo e/ou Arminiamismo chega a um certo ponto prejudicial pois escuto muitos falarem mais em Calvino do que em Cristo "...segundo o calvinismo a salvação é incondicional..." etc.etc. É necessário entender que por mais que conheçamos a Bíblia e a vontade de Deus para nós, ainda assim não sabemos tudo pois só Deus sabe de todas as coisas. Existe predestinação? Tudo bem! Mas e se Deus decidir na sua infinita sabedoria, misericórdia, graça e amor que alguém que não estava "predestinado" para ser salvo, seja salvo? Ele é Fiel, mas também Soberano para decidir e escolher o que quiser, a hora que quiser!!! Leiam a Bíblia, principalmente o Novo Testamento, vejam quem e o que somos em Cristo! Pois, na verdade quando se diz: "escolhido, eleito" está dizendo que todos somos, pois descendemos de um só, eleito e escolhido, mas que decaiu, a saber Adão, portanto na realidade temos o livre-arbítrio e quando cremos e aceitamos, neste momento de nossa decisão, Deus nos acolhe como escolhidos, pois se Deus já sabe desde antes a fundação do mundo os que iam ser salvos e os que não iam então é muita crueldade Ele ter criado um ser humano sabendo que este não seria salvo e que então iria para o inferno por toda a eternidade, mas ainda sabendo isto Deus o cria e o deixa ir para o sofrimento eterno, isso no mínimo é maldade; portanto saibam que nem tudo sabemos de Deus para afirmar, (apesar de estar nas escrituras e nessa mesma escrituras também encontramos passagens que que comparadas se contradizem) não podemos afirmar categóricamente assuntos como a Eleição Incondicional. Aceitem Jesus, creiam em Deus, pratiquem o Evangelho e façam de Cristo o alvo de suas vidas e sejam felizes, do contrário vocês podem ficar perturbados e ainda levarem muitos ao engano quanto a vontade de Deus, uma vez que ninguém a conhece por inteiraé há muitas coisas insondáveis reservadas por Deus somente para Ele mesmo.

    Que o amor, a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  33. CONCORDO PLENAMENTE!!!

    GRAÇA E PAZ EM CRISTO JESUS.

    ResponderExcluir
  34. por favor reflita e se puder responda isso calvinista “Porque eles me abandonaram e profanaram este lugar, oferecendo sacrifícios a deuses estranhos, que nem eles nem seus ante­passados nem os reis de Judá conheceram; e encheram este lugar com o sangue de inocentes. Construíram nos montes os altares dedicados a Baal, para queimarem os seus filhos como holocaustos oferecidos a Baal, coisa que não ordenei, da qual nunca falei nem jamais me veio à mente.” (Jr 19:4, 5, Nova Versão Internacional).

    Se uma pessoa não rasgou de sua Bíblia tais textos, ela não pode continuar sendo calvinista. Os versículos dizem que o povo abandonou a Deus e não que Deus fez com que eles O abandonassem. A Bíblia diz que eles encheram Jerusalém de sangue de inocentes e não Deus. Jeremias não deixa de dúvidas de que eles adoraram deuses pagãos por vontade própria e não por que Deus os tornou idólatras ao “predestiná-los”!

    Continuemos em nosso raciocínio. Você consegue, caro leitor, imaginar que um Deus de amor (1Jo 4:8, 16), que tem sonhos eternos para as criancinhas (Mt 19:13-15), em algum momento, “predestinou” que várias delas fossem sacrificadas a ídolos pagãos pelo próprios pais (Jr 19:5)? Se você crê que tais criancinhas foram sacrificadas por causa da dureza do coração dois pais delas, e por que eles assim escolheram (e não Deus), você não pode ser um calvinista, assim como eu.

    Uma pergunta importante que você pode fazer a um irmão calvinista sincero, com base em Jr 19:5, é: “como Deus teria predestinado aquelas crianças para serem sacrificadas se Ele mesmo disse que aquilo nunca passou por Sua ‘mente’?” Peça, carinhosamente, uma resposta bíblica e lógica, sem a desculpa do “paradoxo fique com Deus.

    ResponderExcluir
  35. por favor reflita e se puder responda isso calvinista “Porque eles me abandonaram e profanaram este lugar, oferecendo sacrifícios a deuses estranhos, que nem eles nem seus ante­passados nem os reis de Judá conheceram; e encheram este lugar com o sangue de inocentes. Construíram nos montes os altares dedicados a Baal, para queimarem os seus filhos como holocaustos oferecidos a Baal, coisa que não ordenei, da qual nunca falei nem jamais me veio à mente.” (Jr 19:4, 5, Nova Versão Internacional).

    Se uma pessoa não rasgou de sua Bíblia tais textos, ela não pode continuar sendo calvinista. Os versículos dizem que o povo abandonou a Deus e não que Deus fez com que eles O abandonassem. A Bíblia diz que eles encheram Jerusalém de sangue de inocentes e não Deus. Jeremias não deixa de dúvidas de que eles adoraram deuses pagãos por vontade própria e não por que Deus os tornou idólatras ao “predestiná-los”!

    Continuemos em nosso raciocínio. Você consegue, caro leitor, imaginar que um Deus de amor (1Jo 4:8, 16), que tem sonhos eternos para as criancinhas (Mt 19:13-15), em algum momento, “predestinou” que várias delas fossem sacrificadas a ídolos pagãos pelo próprios pais (Jr 19:5)? Se você crê que tais criancinhas foram sacrificadas por causa da dureza do coração dois pais delas, e por que eles assim escolheram (e não Deus), você não pode ser um calvinista, assim como eu.

    Uma pergunta importante que você pode fazer a um irmão calvinista sincero, com base em Jr 19:5, é: “como Deus teria predestinado aquelas crianças para serem sacrificadas se Ele mesmo disse que aquilo nunca passou por Sua ‘mente’?” Peça, carinhosamente, uma resposta bíblica e lógica, sem a desculpa do “paradoxo fique com Deus.

    ResponderExcluir
  36. Carlos Alexandre.

    Eu não me considero Calvinista e nem sou defensor do Calvinismo, porém, entretanto, é fato que Deus escolhe alguns, inclusive para coisas ruins, pois a bíblia fala a respeito disto sobre o faraó do Egito, sobre Judas e sobre Esaú.

    Por mais que nos pareça estranho é o que diz Romanos 9

    [b]"Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
    Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.
    Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
    Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
    Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
    Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
    Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
    Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
    Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
    Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
    Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
    E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
    Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
    Romanos 9:11-23"[/b]



    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabíola, a questão não está em contradizer o que Deus disse, mas o que achamos que Ele disse.

      Uma coisa é questionar se Jesus enquanto homem tinha onisciência, outra é dizer que o Eterno não tinha onisciência de que tais crianças seriam oferecidas em sacrifício.

      Nunca passou pela mente de Deus o quê? Que eles fariam tal coisa ou que ordenaria esse tipo de sacrifício como lei? Deus ordenou o sacrifício de animais, mas nunca passou de fato pela sua mente (e aqui temos um antropomorfismo) deixar essa ordem como mandamento. O texto mesmo deixa claro que Ele nunca ordenou isso... e "ordenar" aqui entende-se por "mandamento".

      Ou seja, Deus sabia que essas crianças seriam sacrificadas? SIM
      Ordenou como mandamento? NÃO (é isso o que o texto diz)
      Se não fosse da vontade de que isso acontecesse, aconteceria? DUVIDO!

      Portanto, o texto não pode ser usado para dizer que Deus não ordena o mal como se esse fosse um exemplo de mal do qual Deus não ordenara, porque aqui o sentido de "ordenar" não é de "causar", mas de estabelecer como mandamento.

      Excluir
  39. A Onisciência Divina fica em um lugar na Soberania de Deus a qual sabemos muitas coisas mas com certeza é tão divino que pelo menos no presente tempo não nos é dado conhecer muita coisa pois: Os Meus pensamentos (de Deus) são mais altos que os seus (dos homens." Nós temos a mente de Cristo, como Homem ungido por Deus para operar na terra durante Sua peregrinação aqui, mas não temos a Mente de Deus, não por completo!!!

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Por que será que ultimamente as pessoas têm desaprendido o uso correto das letras maiúsculas? Ah! Lembrei-me dos resultados do IDEB, está explicado!

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. SÓ QUERO DIZER QUE NÃO SABEMOS QUEM VAI SER SALVO. POIS O DEUS QUER QUE SERVIMOS, SABIA? então seria muito melhor pratica nossa fé no (ide) que JESUS nos manda.POIS ASSI SABEREMOS COMO JESUS QUER NOS VER COM NOSSA FÉ E SABER QUE ELE É SOBERANO DEMAIS PRA NOS DAR SUA GRAÇA!!!

    ResponderExcluir
  44. Acho que sou Calvinista.
    Como entender a parabola do semeador à
    Luz do TULIP?

    ResponderExcluir
  45. O que a BÍBLIA diz: O homem no Edem pôde escolher entre a vida e a morte = livre arbítrio, dado por DEUS. O Plano da Salvação está em JESUS, é a GRAÇA que chegou até nós como a grande oferta. Eu a aceito ou não, opção minha. A PALAVRA diz que DEUS não quer que ninguém se perca. Essa vontade está colocada em cima daquilo que ELE criou = o homem e sua própria vontade. Sempre, para estes debates, uso o momento da cruz - um pecador pensando no mundo, querendo-o e até desafiando o SENHOR JESUS. O outro que com sua fé, exposto na cruz da mesma maneira que que seu companheiro de delito, deseja apenas e tão somente a salvação: " ... lembra-te de mim quando estiveres no teu reino". O podia aquele homem esperar de seu salvador que estava, como ele, pregado na cruz? Ele lançou sobre o MESTRE toda sua esperança, sua fé. Preguei este texto para um senhor em fase terminal, ele aceitou a JESUS como seu salvador, fez plano de ir à nossa igreja, embora fosse católico nunca lhe propuseram "QUE SÓ JESUS SALVA". Naquela madrugada ele morreu, SALVO. E se eu e meu amigo não tivéssemos ido à sua casa, naquela tarde fria e chuvosa? Vi-o como o homem-salvo da cruz, naquela tarde fria ele se apegou a JESUS. Sim, mas poderia dizer que não queria a salvação que lhe propusemos; opção sua. JESUS propôs ao jovem rico segui-lo e o que ele fez? Disse não, eu não quero. Se pensarmos que DEUS providenciará a salvação para todos (predestinados) eu não preciso falar dessa salvação para ninguém. Existem outros casos semelhantes na PALAVRA: O Eunuco e Cornélio são bons exemplos. O mais forte foi o de JESUS em João 3.16. " .. para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anonimo,

      Paz seja contigo.

      A condição do homem depois da Queda não é a mesma que ele tinha no Éden.

      Quanto à predestinação, ela não exclui a necessidade da pregação, pois Deus determinou salvar mediante a fé que vem pelo ouvir da Palavra de Deus.

      Em Cristo,

      Excluir
  46. Existe uma grande diferença entre Adão e Eva que viviam no paraíso, para os seus descendentes que herdaram o pecado de seus pais :

    Primeiro que Adão vivia no paraíso, os homens atualmente não vivem nele, pois Adão e Eva foram expulsos de lá. (O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
    E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida Gênesis 3:23-24)

    Segundo que Adão e Eva antes de comerem do fruto eram puros, podiam se olhar e não perceberem que estavam nus, não havia malícia neles (E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam. Gênesis 2:25)

    Terceiro que Adão e Eva tinha um corpo coberto de glória, coisa que a humanidade hoje não tem, na epístola aos Romanos, Paulo explica isso (Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Terceiro que Adão e Eva tinha um corpo coberto de glória..." parece coisa de adventista. Acertei? Queria saber de onde se tira isso. Ajuda aí!

      Excluir
  47. Não tem nada de adventista, Paulo é que diz isso em suas cartas aos Romanos ! Já que discorda,m gostaria de saber qual é a sua opinião sobre o texto de Paulo

    Inclusive é até complicado colocar os adventistas no mesmo grupo que os evangélicos, já que eles acreditam que vão ser salvos guardando a lei de Moisés, guardando o sábado, não comendo certo tipo de alimentos e etc...


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,

      Confesso que a mim também causou estranheza a expressão "um corpo coberto de glória". Não sei bem se é isso que "destituídos da glória" de Rm 3:23 implica (pois ali a referência não é a corpos). De qualquer modo, estou aberto a avaliar seu ponto de vista.

      Quanto aos adventistas, não creio que esses sejam os maiores problemas deles.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Clóvis

      Eu vejo essa questão como aquela que é narrada no livre de Atos capítulo 9, em especial no versículo 18

      E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
      E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado
      Atos 9:17-18

      Eu entendo que as escamas aqui mencionadas,eram espirituais e não carnais.

      Entendo que Romanos 3:23 Paulo estaria falando no sentido espiritual, visivelmente tanto Adão e Eva estavam nus, mas eles tinham seus corpos cobertos por glória, embora eles mesmo não conseguissem ver essa glória.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  48. Bom gente leiam os seguintes livros que falam a respeito da salvação que Deus oferece gratuitamente pra todos aqueles que querem porque infelizmente Nem todos querem Ser Salvos é como JESUS falou eu vim para os meu mas eles não me receberam

    Veja ai na sua Biblia Nolivro de EZEQUIEL Capitulo 3 v 20 Capitulo 18 v 19 ao 32 Capitulo 33 v 11 ao 19, 1 Timóteo 2 v 4, 2 Pedro 2 v 20 3 v 9, 1 Tessalonicense 5 v 9, Tiago 2 v 1 ao 9, Mateus 11 v 28, Êxodo 32 v 33, 2 Crônicas 19 v 7, Deuteronômio 10 v 17- 32 v 4, Jó 34 v 19, Atos 10 v 34, Romanos 2 v 11 - 9 v 14, Efésios 6 v 9, Colossenses 3 v 25, e 1 Pedro 1 v 17

    Qual quer coisa podem me procurar no facebook Mayconbatista na minha foto esta escrito Leia a Biblia abraço pra todos e que Deus possa abençoa a todos em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  49. Maycon30 de agosto de 2013 13:46
    Olá gente boa tarde.
    Bom referente a tudo que esta escrito, vejamos o que a Biblia diz sobre salvação e condenação que esta escrito no livro de EZEQUIEL Capitulo 18 verso 19 ao 32 que tem por Titulo A RESPONSABILIDADE É PESSOAL

    V19 Mas dizeis Por que não leva o filho a iniquidade do Pai? porque o filho fez o que era reto e justo, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente, viverá.
    V20 A alma que pecar, essa morrerá, o filho não levará a iniquidade do Pai, nem o Pai a iniquidade do filho a justiça do justo ficara sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre ele.V21 Mas, se o perverso se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é reto e justo, certamente, viverá não será morto. V22 De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele;pela justiça que praticou,viverá. V23 Acaso tenho EU prazer na morte do perverso? - diz o SENHOR DEUS; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva? V24 Mas, desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniquidade fazendo segundo todas as abominações que faz o perverso, acaso, viverá? De todos os atos de justiça que tiver praticado não se fará memoria; na sua transgressão com que transgrediu e no seu pecado que cometeu, neles morrerá. V25 No entanto dizeis o caminho do SENHOR não é direito. Ouvi, agora, ó casa de Israel: Não é o meu caminho direito? Não são os vossos caminhos tortuosos? V26 Desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniquidade, morrerá por causa dela;na iniquidade que cometeu, morrerá. V27 Mas,convertendo-se o perverso da perversidade que cometeu e praticando o que é justo, conservará a sua alma em vida. V28 Pois se considera e se converte de todas as transgressões que cometeu, certamente, viverá; não sera morto V29 No entanto, diz a casa de Israel: O caminho do SENHOR não é direito. Não são os meus caminhos direitos,ó casa de Israel? E Não são os vossos caminhos tortuosos? V30 Portanto, eu vos jugarei a cada um segundo os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o SENHOR DEUS. Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniquidade não vos servirá de tropeço. V31
    Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo e espirito novo; pois porque morreríeis, ó casa de Israel. V32 Porque não tenho prazer na morte de ninguém diz O SENHOR DEUS. Portanto, convertei-vos e vivereis.

    Ainda em EZEQUIEL 34 V 13 diz
    Quando EU disser ao justo que, certamente, viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar iniquidade, não me virão à memoria todas as suas justiças, mas na sua iniquidade, em que pratica, ele morrerá. leia também o 14 15 16 17 18 e 19

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Clovis,
      "Fundamentos da Graça", de Steven Lawson: de Gn a Ap o autor mostra e explica as doutrinas da graça. Excelente obra. Caso não tenha, aconselho adquirí-la.
      Ed Alcantara

      Excluir
    2. De fato o livro do Steven Lawson é uma excelente obra. Eu já a tenho, assim como o segundo volume, Pilares da Graça, a longa lista de vultos piedosos.

      É de fato, uma ótima dica, Ed.

      Em Cristo,

      Excluir
  50. Ola Clóvis,
    sou pentecostal a 8 anos e só agora voltei meu interesse para o calvinismo, ainda estou começando a entender os 5 Solas, no momento ao meu ver, tanto no calvinismo, como no arminianismo há verdades importantes que se pode extrair.

    Como mencionaram acima que os calvinistas não são tão voltados as obras, mas de fato há obras no Calvinismo como o fato de que dedicar-se aos estudos da Palavra.
    Há obras no Calvinismo! Ainda vou estudar os 5 Solas e o Catecismo de Westmisnter para tirar minhas conclusões. É isto que eu gosto no Calvinismo a dedicação aos estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fávio,

      Oro para que Deus mantenha vivo seu interesse pelo estudo teológico e que o guie em seus estudos, tudo para a glória de Deus.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Meu irmão em Cristo Diác. Flávio, os calvinistas creem naquilo que está em Efésios 2.8-10. Não somos salvos pelas obras, mas pela graça, e “... para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. Devemos praticar as boas obras como consequência, e não como causa da salvação. Quanto à sua afirmação de que “os calvinistas não são tão voltados às obras”, uma boa pesquisa poderá mostrar o contrário. No amor do Senhor Jesus, Nahum.

      Excluir
  51. Não creio que Seja dessa forma. A Biblia diz que Deus amou o mundo e entregou o seu filho para aquele que nele crer. Não existe cartas marcadas para a salvação !!!!! Todo o que crer tem a vida eterna. Deus não determinou quem vai para o céu ou o inferno!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edvandes,

      Paz seja contigo. Você diz "não creio que seja dessa forma". Saiba, desde já, que respeito sua forma de crer e ao discordar de você não estou menosprezando, nem sua fé, nem sua pessoa. E não discordamos em tudo.

      Por exemplo, ambos concordamos que Deus amou o mundo e deu o Seu Filho para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. E quando você afirma que "todo o que crer tem a vida eterna", nada posso dizer além de um sonoro e enfático amém. Parece então que nossa discordância não está no que você afirma, mas no que nega.

      A questão que devemos considerar é por que nem todos creem e, mais importante, por que alguém crê? Gostaria de ouvir e considerar sua resposta para essas duas questões. Por que uns creem enquanto outros permanecem incrédulos?

      Bom, você disse que 'não existem cartas marcadas para a salvação". Sinceramente, a forma como é colocada a questão não me agrada, pois apresenta a salvação como um jogo de azar, e pior, com baralho viciado. Então, passo por alto aqui, e vou para sua última afirmação.

      Você diz que Deus 'não determinou quem vai para o céu ou o inferno". Gostaria de saber, também, como você concilia essa sua afirmação com a seguinte declaração bíblica:

      “Entretanto devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade” (2Tessalonicenses 2.13).

      Em Cristo,

      Excluir
  52. Por muitos anos fui Arminiano e cri verdadeiramente que a teologia calvinista era diabólica. Aprendemos nos arraiais Arminianos a desdenhar a teologia calvinista. Acreditava-se que era uma heresia diabólica e que essas pessoas precisavam das nossas orações.
    Um dia um amigo da Igreja Cristo Vive me deu uns livros do Miguel Ângelo e eu por amizade li. Achei interessante a sua abordagem, mas havia muitas coisas que eu não concordava. Por ser na época o único teólogo que professava a fé na eleição, passei a achar que a eleição poderia ser uma doutrina de homens, pois eu não concordava com alguns pontos colocados pelo Apóstolo Miguel Ângelo.
    Com o tempo eu deixei de lado, procurar entender, esta doutrina tão criticada. Mas um dia algo aconteceu em minha vida que me fez ver Deus de uma forma diferente e passei a ler as escrituras de uma maneira diferente.
    Hoje possuo uma teologia reformada e experimento a teologia calvinista. No meu entendimento atual é muito difícil voltar a crer como antes, pois ao entender a soberania de Deus passei a perceber a minha miséria e a minha dependência deste Deus que me amou e me chamou para a revelação de sua graça em Jesus.

    ResponderExcluir
  53. A teologia Arminiana tem como raiz as obras e leva o homem a um posicionamento inconsciente de uma capacidade que não tem.
    Na teologia calvinista somos confrontados com a grandeza de um Deus todo poderoso que nos escolheu quando estávamos mortos em nossos pecados. Ao entender o estado de salvação, não posso deixar de querer estar na presença deste Deus que não encontrou outra maneira, de espiar o meu pecado, a não ser na pessoa de Jesus.
    Se eu não fosse totalmente depravado e pudesse me voltar para Deus por minhas obras , Jesus teria morrido na cruz por alguém que não precisava do seu sangue, pois por mim mesmo , um dia aceitaria a ele como salvador. Desta forma Deus seria injusto com Jesus e bondoso comigo, apesar de eu ter ajudado na minha salvação, pois o sangue não seria suficiente, necessitando ainda da minha aceitação.
    Mas como eu não aceitei nada, sendo apenas acordado de meus pecados e delitos, pela eleição incondicional, posso agora dar glória ao Senhor pela minha salvação, pois não fui eu que o aceitei como salvador, pois morto estava e agora vivo para a sua glória.

    ResponderExcluir
  54. Eu além de não merecer, como pecador depravado, não poderia me voltar para ele se ele não se revelasse para mim. Não posso pagar ou demonstrar gratidão maior que não seja falar de seu filho Jesus, pois um é o que planta, outro é o que rega, mas Deus dá o crescimento.
    Soberania é entender que ninguém conhece o Pai se não o Filho e àquele a quem o Filho o quiser revelar. Por isso a graça é irresistível, pois quando incondicionalmente às minhas obras foi manifestado em mim o seu filho, como resistir ao chamado deste Deus de amor, que estando eu destinado ao inferno, por meus delitos, posso agora contemplar o céu e Deus em sua glória?
    Hoje eu leio os evangelhos e as cartas apostólicas e percebo a teologia calvinista como sendo a teologia de Jesus, pois ele afirma que não fomos nós que o escolhemos, mas ele quem escolheu a nós. Jesus sempre ensinou que Deus buscava os adoradores e aliás a teologia de Jesus não abre mão de encontrar as ovelhas perdidas, mas deixando claro a separação do joio e o filho da perdição. É duro aceitar a verdade que não somos tão bons como pensamos e principalmente que não temos o poder que pensamos ter, que é olhar para Deus e dizer que somos mais fortes que ele, pois não aceitamos o sangue derramado na cruz.
    Hoje eu entendo que os arrogantes não eram os crentes que precisavam de oração, por se dizerem eleitos e predestinados desde a fundação do mundo, mas eu, por acreditar que de alguma forma poderia confrontar o meu criador.

    ResponderExcluir
  55. Hoje eu entendo que a minha realidade era um caminho de morte, pois como pecador o único direito que possuía era de pecar e errar, já que o livre arbítrio, só Adão e Eva possuíram e usaram para fazer o que não deveriam, portanto hoje, justificado da condenação do inferno, vivo salvo da contaminação do pecado, pelo poder de Deus, que opera em mim pelo Espírito Santo e não por minha capacidade e desejo.
    Sei que a eleição não é para a condenação de alguns e sim para a salvação de muitos, pois quem condena ao inferno é o pecado e este pela expiação limitada à soberania de Deus, coube eu receber o perdão da minha dívida, não me arrogando disto, mas me alegrando e comunicando as boas novas ao mundo, pois o chamado é para todos , mas poucos são os escolhidos. Não cabe a mim entender o chamado de Deus e sim ser obediente e pregar, pois os escolhidos desde a fundação do mundo fazem parte de todos os povos, raças e nações e o Senhor trará a existência a natureza que eles desconhecem, pois ainda vivem no tempo da ignorância.
    A teologia Arminiana tem em sua raiz o medo, pois com raríssimas exceções essas pessoas podem afirmar que são salvas. Como viver um evangelho que não dá a certeza da salvação? Como falar de amor se a teologia revela um Deus de condenação, pois se vive uma constante luta entre a carne, o mundo e o diabo, dependente apenas do poder do homem, que por sua capacidade se santifica em jejuns e orações de poder.
    Quando um Arminiano cai o tombo é feio, pois ninguém o levanta, pois ninguém tem o poder de levantar ninguém, se do alto não lhe for dado. Portanto a teologia Arminiana promove o medo, a incerteza do porvir, uma constante luta com o diabo, a carne e o mundo, exaustando o crente sem conhecimento da sua identidade de filho e do Pai que é o Todo Poderoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Asicq,
      O cristianismo que você vivia não era cristianismo, era outra coisa qualquer.

      Eu sou arminiano, e sei que a minha salvação não é pelas minhas obras, é apenas pela graça e pelo sangue de Jesus Cristo. Eu nunca poderia alcançar ou merecer tão grande salvação. O mérito é Dele e só dele. Agora, porque é que eu digo que eu sou arminiano? Porque embora eu não conseguisse salvar-me, eu não resisti à voz do Espirito Santo. Eu podia ter resistido. Podia ter amado mais o mundo. Mas quando o Senhor me mostrou a sua maravilhosa graça eu considerei todas as outras coisas por perda, e me rendi a ele. Eu me rendi. Me entreguei. Não pratiquei boas obras, simplesmente disse 'sim' à voz do Espírito, e hoje sou salvo. Ele não me obrigou, ele não obriga você. Você o aceita.

      Como vê o que você pensava que era arminianismo não é na realidade. Arminianismo e calvinismo não são tão diferentes assim. Ambos concordamos que a salvação não é por obras. A diferença está apenas que eu crieio que posso dizer 'sim' ou 'não' à voz de Deus, e os calvinistas creem que Deus é que decide por nós.

      Excluir
  56. Anônimo, para sua reflexão.

    2 Timóteo: 1. 9. Pois Ele nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas em função da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi outorgada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, - Bíblia JFA Offline Nesta passagem bíblica, o apóstolo Paulo exorta a Timóteo com relação a fé. Não esmorecer!! ! Reavivar dons espirituais! !! (v 6) Havia uma unção sobre a vida de Paulo, que através da imposição de mãos, estaria também sobre a vida de Timóteo. As vezes a timidez tira de nós uma identidade espiritual que não pode ser esquecida, mas é preciso exercicio! ! Paulo embora prisioneiro, no momento da carta, entendia que a palavra de Deus não se submete a nenhum tipo de prisão, principalmente a psicológica! !! Timóteo, com uma visão pequena de si mesmo, fora dominado pela timidez. O Apóstolo lembra de sua genealogia (v5), pois fora criado sob ministração da palavra, mas vai além, mostrando uma identidade que transcende a genética, onde fomos gerados como filhos de Deus (v9). Timóteo precisava se desapegar da carne e do peso que era a dúvida de sua missão. Primeiro entender que a salvação é um fato que ocorre agora, pois ao ouvir o chamado, já havia dentro de si, realizado pelo Senhor, a obra da salvação. Pois primeiro ele nos salvou e depois nos chamou. Deus não chama morto, pois morto não pode ouvir o chamado. Deus salva e após isso nos chama para uma santa vocação. Portanto os vocacionados para a santificação foram primeiramente salvos por ele , para então terem a condição de ouvir o chamado. Timóteo precisava entender que a salvação era um fato presente e não uma possibilidade futura, pois por determinação e graça, o direito nos foi dado, antes dos tempos eternos. Timóteo como um pregador da palavra, deveria agir como seu discipulador, Paulo, mantendo as sãs palavras que dele ouvira.(v13)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Carlos!
      Já descobriu o que é o espírito da lei?

      Vou te dar uma dica!

      E ele quem vivifica:


      Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; pois a letra mata, mas o espírito vivifica.


      Paulo ministrava o espírito da lei.Jamais o judeu conheceu o espírito da lei, e ele não habita no coração de legalista, como você disse.Se o espírito da lei habitasse no coração do legalista, ele não seria legalista.

      Não vou cobra nada de você por essa aula não!

      Toda lei possui um espírito.
      Existe a letra, como disse Paulo, e existe o espírito da letra, como disse Paulo.

      Excluir
    2. O fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Só na espreita, né Alexandre? Bem típico do adversário. Como diz o nortista, só na Paraibagem!!!

      Excluir
    3. Sou o 'Anônimo', meu nome é Joel.

      Eu respondi a você de forma simples, você respondeu com uma pregação ... se quiser também posso começar aqui a postar versículos que defendem o Arminianismo, mas acho que isso não vai ajudar ninguém, e eu gostava de ajudar.

      Só para você pensar antes de postar versículos: você diz: "Timóteo precisava entender que a salvação era um fato presente e não uma possibilidade futura"

      A Bíblia diz: "Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, agindo assim, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem. " 1 Timoteo 4:16

      "Salvará" é futuro. Você devia ler a Biblia antes de a citar.

      Note que há muitos versiculos que parecem defender claramente o Calvinismo, assim como há muitos versículos que parecem defender o Arminianismo. Se não fosse assim esta discussão não durava há séculos.

      Abraço



      Excluir
    4. Joel a salvação é agora. Primeiro fomos salvos da condenação do pecado(justificação). Em segundo estamos sendo salvos da contaminação do pecado(santificação) e futuramente seremos salvos da presença do pecado(glorificação). Você é um arminiano e leu a minha postagem anterior. Realmente e não vivia o cristianismo, vivia outra coisa, o arminianismo. Quanto a pregação não foi o que coloquei acima, mas para um arminiano qualquer dissertação é uma pregação. Quanto a versículos não é o caso, pois a minha explanação não vai convencer você e nem quero, pois é complicado para um arminiano se livrar da lei. Não entro em debate com arminiano, pois é difícil convencer um legalista a dar a glória a Deus. O arminiano aprende a dar glória a Deus nos cultos, mas não no seu dia a dia e na sua salvação. 2 Timóteo: 1. 9. Pois Ele nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas em função da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi outorgada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, - Bíblia JFA Offline

      Excluir
    5. Outra coisa, não venha dizer que eu deveria ler a bíblia antes de citá-la, pois eu pelo menos leio e defendo a verdade e você?Ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai senão o Filho e àquele a quem o Filho o quiser revelar. Você consegue ouvir isto da boca do Senhor? Ou Armínio não deixa? Isto é eleição soberana.

      Excluir
  57. Toda vez que você afirma que decidiu, que escolheu, você está afirmando que estava vivo em delitos e pecados. Ou seja, Jesus não precisava morrer na cruz por você.Pois você não precisava de salvação, pois não era completamente depravado,morto em delitos e pecados. Você se exalta de uma maneira que declara não ser necessária a graça de Deus, pois você por sua capacidade se voltou para o salvador. O texto acima deixa claro que antes de ouvir o chamado fomos salvos e isto é soberania e eleição, não por obras. Mas você anula a graça de Deus, pois por sua capacidade ouviu e aceitou. O homem pecador só pode pecar e se distanciar de Deus se ele não fizer o chamado. Por isto mitos são chamados, mas poucos escolhidos, o chamado é geral, mas eficaz apenas no eleito, desde os tempos eternos. Eu nunca vou entender a soberania de Deus, pois com certeza eu não me escolheria. Mas como aprouve a ele me chamar e me salvar, apenas falo das suas maravilhas aos que ouvirão o chamado sem merecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Carlos,

      Fala o Joel novamente.


      Você tem de ler melhor os comentários das pessoas antes de responder.

      Eu afirmei:

      "Eu nunca poderia alcançar ou merecer tão grande salvação. O mérito é Dele e só dele. (...) Não pratiquei boas obras, simplesmente disse 'sim' à voz do Espírito, e hoje sou salvo. "

      Você respondeu:

      "Você se exalta de uma maneira que declara não ser necessária a graça de Deus, pois você por sua capacidade se voltou para o salvador."

      Sinceramente, acho que você está sendo justo? Acha que eu digo que não preciso da graça de Deus? Não está a deturpar as minhas palavras?

      Seja honesto, pense um pouco antes de responder. Você pode argumentar, respeito os seus argumentos, mas não precisa de alterar os meus textos.

      Abraço,
      Joel









      Excluir
    2. Se existe alguma injustiça, ela acontece no arminianismo que defende a tese que o homem não é completamente depravado, bem como que Deus não é soberano. Você verbaliza uma coisa e pratica outra.Quando eu afirmo que você se exalta é porque você afirma que se voltou para Deus , sem que ele antes tenha se voltado para você. Você afirma que foi convencido pelo Espirito, mas afirma que foi por seu consentimento.Ou você estava morto em delitos e pecados, ou você não estava morto em delitos e pecados. Já se decidiu? Ou você dá glorias a Deus por ter te despertado da morte, ou você dá glórias a você mesmo, ou melhor, a Armínio recalcitrante da graça???!!!

      Excluir
    3. Seja sincero se você consegue ler este texto? Ninguém conhece o Filho senão o Pai;e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Coloque estas palavras na boca de Armínio!!!

      Excluir
    4. "Agora, porque é que eu digo que eu sou arminiano? Porque embora eu não conseguisse salvar-me, eu não resisti à voz do Espirito Santo. Eu podia ter resistido. Podia ter amado mais o mundo. Mas quando o Senhor me mostrou a sua maravilhosa graça eu considerei todas as outras coisas por perda, e me rendi a ele. Eu me rendi. Me entreguei. " Acho qAgora, porque é que eu digo que eu sou arminiano? Porque embora eu não conseguisse salvar-me, eu não resisti à voz do Espirito Santo. Eu podia ter resistido. Podia ter amado mais o mundo. Mas quando o Senhor me mostrou a sua maravilhosa graça eu considerei todas as outras coisas por perda, e me rendi a ele. Eu me rendi. Me entreguei. Acho qAgora, porque é que eu digo que eu sou arminiano? Porque embora eu não conseguisse salvar-me, eu não resisti à voz do Espirito Santo. Eu podia ter resistido. Podia ter amado mais o mundo. Mas quando o Senhor me mostrou a sua maravilhosa graça eu considerei todas as outras coisas por perda, e me rendi a ele. Eu me rendi. Me entreguei." Acho qAgora, porque é que eu digo que eu sou arminiano? Porque embora eu não conseguisse salvar-me, eu não resisti à voz do Espirito Santo. Eu podia ter resistido. Podia ter amado mais o mundo. Mas quando o Senhor me mostrou a sua maravilhosa graça eu considerei todas as outras coisas por perda, e me rendi a ele. Eu me rendi. Me entreguei. Acho qAgora, porque é que eu digo que eu sou arminiano? Porque embora eu não conseguisse salvar-me, eu não resisti à voz do Espirito Santo. Eu podia ter resistido. Podia ter amado mais o mundo. Mas quando o Senhor me mostrou a sua maravilhosa graça eu considerei todas as outras coisas por perda, e me rendi a ele. Eu me rendi. Me entreguei."Você ainda vai manter a posição???? Ou vai ler melhor a bíblia???

      Excluir
    5. Percebeu como o que você afirma não bate com o que Jesus ensina? No arminianismo tudo gira em torno do Eu e não da soberania do Senhor. Soberania não é só para milagres e prodígios, mas principalmente para a salvação!!!!!

      Excluir
    6. Vai dar glória ao Senhor agora????

      Excluir
    7. Olá Carlos, sou o Joel.

      Tudo o que você disse da sua opinião eu respeito, sabendo que é apenas a sua opinião.

      Quando você cita versos deve ter cuidado, porque você escolhe apenas uns e esquece outros. É interpretação tendenciosa.

      Por exemplo, você diz: "Ninguém conhece o Filho senão o Pai;e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar"

      É verdade, e esse verso apoia o calvismo.

      Mas se você ler um pouco mais a Bíblia encontra por exemplo Jesus a dizer: "contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida." João 5:40

      Este verso apoia o arminianismo, pois indica que o homem pode querer ir a Jesus ou pode não querer.

      Para além disto você ainda não me respondeu a 1 Timoteo 4:16, que afirma que a salvação é futura.

      Ou seja, você faz um uso da Bíblia de acordo com a sua opinião. Primeiro está a sua opinião e depois você procura versos na Bíblia para suportar a sua opinião, e esquece outros, e você sabe que isso não está certo.

      Agora, tentando ajudar: há muitos textos na Biblia que apontam para o calvinismo, assim como há muitos que pontam para o arminianismo. Assim, qualquer das duas posições extremas não deverá estar certa.

      Parece-me que a sua posição em relação ao arminianismo é extrema. Você diz coisas extremas como "No arminianismo tudo gira em torno do Eu" ou "Ou seja, Jesus não precisava morrer na cruz por você". Isso são palavras suas, não minhas, e são extremistas. Ser arminiano não é isto, você é que acha que é isto.

      Eu tenho uma posição mais moderada. Eu preciso da morte de Jesus. E Ele é o centro, não eu. Eu andava perdido e nada fiz de bom para ser salvo. Sou salvo apenas pela sua graça, pelo seu sangue, pela sua cruz. Sou tal como o ladrão da cruz. Não fiz nada de bom a vida toda. Fui salvo apenas pela graça. Recebi a graça, não a rejeitei, como o ladrão, e isso não tira o mérito a Cristo, nem anula a graça de Deus, pois quem me iluminou para ver a sua graça e quem me deu força para a aceitar foi Ele.

      Seja moderado.

      Abraço




      Excluir
    8. Ou seja, Carlos Asicq tem usado a bíblia da mesma forma que foi usado em Mateus 4:6. A verdade sobre a predestinação dupla ensinada pelo calvinistas é que nela contém o engano do diabo de que por Soberania Deus predestinou uns salvos e outros perdidos, significando como isso que os atos de Jesus (encarnação, nascimento, ministério, morte e ressurreição) foi uma farsa, uma vez que os salvos e os perdidos já tinham sidos eleitos no passado. E, faz de Deus o culpado da existência de satanás e seus demônios pela predestinação soberana. Não há como negar que, se Deus predestinou os salvos e os perdidos Ele também predestinou Lúcifer a ser satanás e os anjos que foram expulso junto com Lúcifer para serem demônios. Como se vê, essa doutrina é diabólica.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    9. Anônimo
      Leia as passagens anteriores a este versículo em 5:40. Eu não vou fazer uma pregação aqui , pois sei que você não gosta disto, mas só reflita nos textos anteriores e pense se esta pessoa é alguém chamada por Deus, para ter o desejo de ouvir a Jesus.No verso 16, os Judeus queriam matar Jesus, pois ele havia quebrado o sábado.No verso 18, mostra que o desejo aumentava, mas não de ouvir a palavra e sim de matar Jesus.No verso 21 Jesus ensina a doutrina da eleição incondicional, pois independente do desejo humano, ele ressucita morto espiritual. No verso 24, Jesus ensina a certeza da salvação agora, pois ele afirma que temos a vida eterna, não entramos em juízo, passamos da morte para a vida.No verso 27 Jesus ensina ser o Juiz da terra, pois até os mortos que morreram sem a salvação, vão se levantar do sepulcro para o julgamento da condenação do pecado. Estes não serão julgados por terem resistido ao chamado e sim pelo pecado que condena toda a humanidade perdida sem Jesus. Jesus afirma a sua autoridade e estes que queriam matá-lo não se submeteram a ele, pois não foram habitação da palavra de Deus(v38),por isto no verso 40 Jesus afirma que eles não querem ir até ele, eles não podem querer, o direito de querer a vida não foi dado a eles por Jeusu.Eles não estavam em uma condição de decidir ir ou nãoi ir, a questão deles era outra, queriam apenas a glória dos Homens e eram conhecidos por Jeusus por não terem o amor de Deus(v 42). Eram incrédulos, não possuíam a semente da palavra em si( v 47). Quanto a 1 tim 4:16 não afirma apenas que devemos perseverar na doutrina do Senhor, não ensinado heresias. Concordo plenamente, por isto condeno o arminianismo.

      Excluir
    10. Caro Carlo, escreve Joel.

      Você diz: "Jesus afirma que eles não querem ir até ele, eles não podem querer". Note que quem diz que eles "não querem" é Jesus, mas quem diz que "não podem" é você. O que Jesus diz é inquestionável, o que você diz é a sua opinião.

      Quanto a Tiago, o verso diz que a salvação é futura, você afirma que é preciso preserverar. Concordo. Mas se a salvação fosse pela eleição apenas e nada podemos fazer quanto a isso (como você diz) porque é que eu tenho de perseverar para ter a salvação no futuro? Penso que não bate certo.

      Abraço, Joel

      Excluir
    11. "Você diz: "Jesus afirma que eles não querem ir até ele, eles não podem querer". Note que quem diz que eles "não querem" é Jesus, mas quem diz que "não podem" é você. O que Jesus diz é inquestionável, o que você diz é a sua opinião."

      Primeiro Joel, você precisa se desarmar.

      Segundo você precisa aprender a doutrina de Jesus e não de Arminio.

      Jo 6:37Todo aquele que o Pai me dá esse virá a mim, e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
      Ir até Jesus é eleição, seleção, separação. Não se pode ir ao Senhor se não tiver a senha correta, e a senha é pertencer ao Pai. Este tem o direito de caminhar no caminho de Jesus. Este que está no caminho, não depende mais dele estar no caminho, pois quem o mantém no caminho é Jesus, por isto não será lançado fora do caminho.
      Joa 6:38 Porque e desci do céu, não para fazer a minha vontade e sim a vontade daquele que me envio.
      Jesus desceu do céu pelos que pertencem ao Pai. Pelos eleitos. É simples o fato da vinda de Jesus, a missão é resgatar os eleitos. Pois esta é a vontade do Pai. Por isso ninguém pode ir até Jesus se não for de propriedade do Pai.
      Joa6:39 E a vontade de quem me envio é esta: que nenhum eu perca ( por isto os eleitos estão seguros na sua salvação) de todos os que me deu. Pelo contrário eu o ressuscitarei no ultimo dia.
      Quanto a Tiago, o verso diz que a salvação é futura, você afirma que é preciso preserverar. Concordo. Mas se a salvação fosse pela eleição apenas e nada podemos fazer quanto a isso (como você diz) porque é que eu tenho de perseverar para ter a salvação no futuro? Penso que não bate certo.
      Outro ponto é a palavra perseverar. Para m Arminiano é relacionada a salvação, para m eleito é a doutrina.
      Precisamos perseverar na doutrina de Cristo evitando o fermento de Armínio.
      Armínio foi um calvinista que apostatou da doutrina de Cristo. Seus discípulos difundiram suas doutrinas depois de sua morte e por isto surgiram os cinco pontos calvinistas, condenando como heresia a doutrina de Armínio. Desculpe-me, mas você precisa ler as escrituras sem o crivo do fermento de Armínio. Se você foi lavado pelo sangue de Jesus ouça a voz do seu pastor e mestre.

      Excluir
    12. Outra coisa é que você fala que a bíblia contém a verdade e não é a verdade. Meu amigo me desculpe, mas eu não posso ler um versículo fora de um contexto, apenas para fazer um meio termo e não ficar na posição de defensor da verdade, preciso ser moderado? Acho que o seu convite é para que eu relativize a palavra de Deus. Desculpe meu amigo, mas Jesus manda que eu averigue as escrituras, e também que é um erro desconhecer as escrituras, bem como manejar incorretamente a palavra da verdade. Desculpe, mas você precisa se posicionar pela verdade e não defender uma posição legalista e soberba, que anula a graça de Deus e sua soberania. Que coloca no homem uma natureza capaz de se salvar por si mesmo. Pelo arminianismo Deus é injusto com Jesus, pois ele morreu por alguém que não estava em uma condição depravada totalmente, portanto seu sangue foi derramado em vão. Você quer buscar versos que te apoiem, continue, mas eu prefiro pregar o evangelho que Jesus ensinou e que Paulo pregava, por isto Paulo falava se alguém trouxer outro evangelho que seja anátema!!!

      Excluir
    13. O Jesus de Armínio é o mesmo das Testemunhas de Jeová, Adventista. Esse Jesus não salva ninguém de pecados, pois a salvação não é por causa do pecado e sim pelo cumprimento de obras. A testemunha de Jeová se salva na instituição e suas regras e ainda afirma que Jesus não é Deus. Os adventistas arrumaram m tal de Juízo investigativo, como se a obra de Jesus é incompleta. Armínio coloca na capacidade humana, tanto a salvação, quanto o perseverar. A questão é que tudo é feito afirmando a verdade, mas não se crendo na verdade. Você crê em tudo que e disse, mas também crê em tudo que Armínio defende. Quando você admite que os meus versos apoiam o Calvinismo, você afirma haver duas verdades, percebe? Eu não creio assim. Percebe a diferença? Você é tão adventista, quanto testemunha de Jeová, apenas não sabe.

      Excluir
    14. Caro Carlos,

      Você escreve muito, mas de fato não consegue explicar versos simples da Biblia como eu apresentei, "não querem vir a mim para terem vida" ou "você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem".

      Esta semana estou a ler 1ª Samuel, e olhe o que encontrei:

      1 Samuel 16:8 "Nem a este tem escolhido o Senhor" O Senhor escolhe uns e rejeita outros. Calvinismo, não é?

      1 Samuel 16:7 "o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" O Senhor escolhe olhando para o coração. Arminianismo, não é?

      Se quiser continuar posso apresentar-lhe centenas de passagens como esta, sobre as quais você pode escrever pregações muito grandes, mas para as quais não tem uma resposta simples, porque não existe.

      Abraço, Joel






      Excluir
    15. Carlos,

      Aproveito para perguntar a sua opinião sobre o ponto que me causa mais dúvida no Calvinismo: o julgamento.

      Admitindo que Deus toma a decisão de salvar apenas quem Ele quer e apenas com base numa decisão sua, sem levar em conta qualquer atitude do homem:

      - Como pode existir um julgamento final?
      - Deus vai julgar a sua própria decisão?

      Estas perguntas são honestas e se você disser que não existe resposta eu aceito perfeitamente, nunca ninguém me conseguiu responder a isto.

      Abraço e obrigado,
      Joel

      Excluir
    16. O juízo final é para condenação dos não eleitos. Condenação determinada pelo pecado, não pela rejeição ao evangelho.A eleição salvou A muitos.O problema de Armínio é culpar Deus de injusto por não ter salvo todos. Já colocamos muitos textos que demonstram a verdade, mas exite o espírito do erro enviado para os que amaram mais a mentira que a verdade e estes infelizmente permanecerão no erro. O primeiro juízo será o da igreja e depois os santos julgarão o mundo. Nos encontramos lá. Abraços e reflita eximindo a arrogância de Armínio ao afirmar que pode se voltar para Deus sem por ele ter sido chamado.

      Excluir
    17. Creio que o sangue derramado na cruz foi a unica forma de salvar um pecador perdido, destituído da glória de Deus. Por isso foi pago um alto preço pela minha salvação. Eu não poderia ouvir a voz do meu Senhor, quando morto em meus pecados.Por isto ele me escolheu, não por obras para que eu me gloriasse, mas por pura soberana graça, que no meu caso, foi irresistível dizer não, pois foi Ele que operou em mim o seu querer. Graça e Paz.

      Excluir
    18. Errata: irresistível, por isto, só pude dizer sim.

      Excluir
    19. 1 Samuel 16:7 "o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" O Senhor escolhe olhando para o coração. Arminianismo, não é? (qual a escolha em questão? ( É salvação? Seja coerente e leia o texto e verá que o assunto não se refere a salvação, portanto fora do nosso debate.)

      Se quiser continuar posso apresentar-lhe centenas de passagens como esta, sobre as quais você pode escrever pregações muito grandes, mas para as quais não tem uma resposta simples, porque não existe.
      Você precisa aprender a ler as escritras sem o crivo de Arminio. (Quando a escolha é para salvação é eleição, não depende do homem, quando a escolha é para ministério é relacionado a santificação, vida em Deus.)

      Excluir
    20. Analisando sua resposta:

      "O juízo final é para condenação dos não eleitos" Mantenho a minha pergunta, você não respondeu: Deus vai julgar a sua própria decisão? Foi Deus que decidiu que eles não seriam salvos, não foram eles que rejeitaram.

      "Condenação determinada pelo pecado" Se a condenação fosse determinada pelo pecado então éramos todos condenados, pois que "todos pecaram".

      Abraço,
      Joel

      Excluir
    21. Joel o juízo está decretado desde a fundação do mundo e dos tempos eternos, pois a morte do cordeiro já estava determinada, assim como a condenação dos não eleitos, quanto a salvação dis eleitos.Apo 13:8

      Excluir
  58. Ora, Carlos.Espero uma explicação sobre o espírito da lei e não um texto bíblico.
    Explique o espírito da lei.Esse conhecimento vai fazer bem a você.
    Quem sabe, vai ver textos de viés calvinista com outros olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre eu gostaria de saber como você se relaciona fora da internet. Pois depois de tantas ofensas e palavras pejorativas,em postes anteriores, eu gostaria de falar com alguém que te conhece pessoalmente, pois você me parece não ter memória do que fala. O teu caso saiu da área de qualquer debate teológico, você precisa de um grupo de psicólogos rapaz. Boa sorte na internet, você vai encontrar alguns grupos assim, mas por aqui, da minha parte terminou também, vou seguir o exemplo do Clóvis. Para você agora só o meu silêncio. Desculpe, mas tempo é importante e esta geografia precisa ser respeitada, afinal o site é calvinista e quem discorda é uma coisa, mas você além de discordar pego pesado meu amigo. Por isto eu não vou mais investir meu tempo, pois já sei que no fim vai ser o mesmo KKKK e outras coisas parecidas que você já postou. Fui.

      Excluir
    2. Não precisa me pedir desculpas. Não to nenhum pouco preocupado com o seu silênciokkkkk.

      Não me provoquem mais, que eu quero ficar quieto.Ou seja não escrevam mais coisas direcionadas a mim.
      Parem também de escrever bobagens.
      Parem de tratar o calvinismo como se fosse algo que já tivesse suplantado o contraditório.
      Há barreiras instransponíveis para o calvinismo, mas mesmo assim, vocês tratam essa teoria soteriológica como a verdade absoluta de Deus.
      Vai entender o que é o espírito da lei, quem sabe haja esperança pra você!

      Passar bem!

      Excluir
  59. Alexandre,você vai continuar como sempre...só ao derredor, só isto. Quem não acompanhou os postes anteriores não entende, mas os que acompanharam sabem que o seu negócio não é aprender e nem ensinar é só questionar, confrontar, debochar e outras coisas bem do tipo de quem é escarnecedor. Que o Senhor resplandeça o seu rosto sobre ti e te dê a paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk
      Claro, assic! eu conheço esse tipo de argumentação. Fique a vontade. Vc e o Clóvis são adeptos do politicamente correto, ético, só quando a coisa pega pro lado de vcs.
      A exemplo de leandro quadros, a hipocrisia que vcs usam com os outros nunca será visto por vcs como hipocrisia.
      Vcs e os adventistas costumam ser o povo mais arrogante que existe na terra.
      Não me desafie a sair colhendo frases dos calvinistas aqui, recheada de piadinhas, agressões a fé dos outros, a exemplo de de você que quebrou aqui nesse brog a sua cara, ao dizer que eu não conheço nada da escritura.
      Expor que vocês não sabem do que estão tratando nesse blog é um pecado mortal.
      Confrontar vocês com suas próprias afirmações é proibido aqui.
      O que voces querem aqui nesse blog, é falar um monte de borracha e não serem indagados disso.

      Antes de vc me acusar do que está me acusando, vai se responsabilizar pelo que você afirma, seja ontem, hoje ou amanhã.

      Você se presta ao ridículo de defender aquela afirmação estúpida do clovis?
      Então vc não é uma pessoa séria!Tá com palhaçada!

      comigo não!

      Excluir
    2. E mais!

      O que eu falei de mais ofensivo aqui foi chamar vcs de moleques, porque tão brincando com coisa séria, e não sabem do que estão tratando nesse blog, e de covardes, pois fizeram de conta que o clovis não disse bobagem alguma.
      A bobagem que o clovis disse, ghegou até a encontrar o escudeiro Assiq.
      Ninguém mais se atreveu a fazer qualquer defesa, pois entenderam bem , e até o clovis entende o tamanho da impossibilidade lógica que é a sua afirmação!
      Mas mesmo assim, ele todo garboso, sem responsabilidade nenhuma, resolveu afirmar o que disse, como se tivesse afirmado uma correção.
      Mais uma vez: Vão crescer e ter responsabilidade!

      Excluir
    3. E mais!

      Você disse que não julga ninguém, mas afirma que eu não sei nada das escrituras.
      Então, deixa de ser hipócrita!

      A hipocrisia é o mal dos ultimos tempos, e se manifesta, por exemplo, em pessoas que afirmam que não julgam ninguém, mas depois dizem que elas não sabem nada das escrituras.
      Pra terminar.kkkkkkk

      Excluir
  60. Ao vociferador nadanospodemoscontraverdade segue abaixo:
    mat 13:36
    Seus discípulos aproximaram-se dele e pediram: Explica-nos a parábola do joio na plantação. E Jesus explicou; Aquele que semeou a boa semente é o Filho do homem. O campo é o mundo e a boa semente são os filhos do reino. O joio representa os que pertencem ao malígno. O inimigo que semeou o joio é o Diabo. A colheita é o final desta era e os ceifeiros são os anjos.

    joa 8:43 Por que vós não podeis entender a minha linguagem? é porque vós sois incapazes de ouvir a minha palavra. Vós pertencei a vosso pai o Diabo e quereis realizar os desejos de vosso pai. Ele foi assassino desde o princípio e jamais se apoiou na verdade, porque não existe verdade alguma nele. Quando ele profere uma mentira , fala do que lhe é próprio, pois é um mentiroso e pai da mentira.v47 Aquele que é de Deus, ouve as palavras de Deus. Entretanto, vós não ouvis, porque não sois de Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1 joao
    E não sejamos como Caim que pertencia ao malígno e assassinou seu irmão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a conclusão que chegamos com o ensino dos calvinistas é que o diabo e pai da mentira, só são diabo e pai da mentira por predestinação de Deus, já que eles (os calvinistas) ensinam que Deus por ser Soberano já predestinou os salvos e os perdidos, e como o diabo e os demônios estão perdidos não há outra conclusão. É até hipocrisia da parte deles(os calvinistas), afirmar, ensinar que Deus predestinou os que serão salvos e os que já são perdidos (independente dos atos e oferta de salvação de Jesus), mas não afirmar e ensinar que foi Deus o responsável pela existência diabo e os demônios, bem como a existência do pecado, homossexualismo e as desgraças que diabo e os demônios trouxeram. Ou seja, é desonestidade admitir e ensinar a predestinação para a salvação de uns, mas não para a perdição de outros e nesses outros não incluir o diabo e os demônios.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    2. Osmar( O vociferador)
      Você entrou na conversa rachando a lenha!!! Você não está interessado em reflexão. Suas palavras só demostram o quanto o desconhecimento faz mal. Só falar que os outros são do diabo e diabólicos é meio vago em meio as heresias que os legalistas e Arminianos defendem. Eu creio na bíblia como palavra revelada e que Jesus é o meu mestre e Senhor.Mas nem todos que se aproximam da palavra e afirmam defender a palavra são discípulos, pois é preciso primeiro ser ovelha, apascentada pela doutrina de Jesus.Jesus não refrescava com bode e não dava refresco para bode, o sombra para bode dormir. joa 10:26 Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas, como já vos afirmei.
      Predestinação é soberania, é questão a ser resolvida com Deus e não comigo!!! Briga com Deus!!!Certamente me perguntarás: porque Deus ainda nos culpa? pois quem pode se opor a sua vontade?( ou seja, se eu o pecador depravado e a culpa da minha depravação é a não eleição, então Deus é injusto em me culpar!!!Pensamento lógico de um pecador condenado ao inferno que não pode por si mesmo mudar a sua situação!!! Mas a resposta para você pecador sem salvação é a seguinte:) Todavia, quem és tu , ó homem para questionares a Deus? Acaso aquilo que é criado pode interpelar seu criador dizendo: porque me fizeste assim? Ou o oleiro não tem direito de produzir do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para menos nobres? Mas o que tens a dizer se Deus suporto com longanimidade os vasos da ira, preparados para a destruição, porque desejava manifestar a sua ira e tornar conhecido seu poder? ( Você que não é um eleito não pode se voltar para Deus, pois desde a sua criação você foi preparado para a destruição!!! Não me culpe por sua falta de fé e por não ser um salvo, discípulo do Senhor, questione ao criador!!! Eu apenas ensino a doutrina de Cristo aos eleitos, aos salvos pelo sangue remidor da condenação da cruz. Os não eleitos não entendem a não salvação e eleição, não por minha culpa. Reafirmo vaso, se é de honra, vai entender, se de desonra, sinto muito, mas nem orar por você eu posso, não que e não queira, e quero, mas o se destino e não posso interferir!!! Portanto quando questionar a doutrina bíblica da eleição, antes coloque o se joelho no chão e clame a Deus por arrependimento, se for um eleito você terá refrigério na alma, por saber que mesmo sendo pecador e você sabe que é, o Senhor te afirma, ainda estará hoje comigo no paraíso, mas se não eleito, vai continuar crendo que a sua morte é injusta!!! Um eleito olha para Jesus e vê nele o catalizador da gratidão por sua culpa, ele morre pelo meu pecado, por isto e vivo para a sua vida em mim, manifestar o perdão a todos os eleitos que ainda vivem na ignorância!!!

      Excluir
    3. Carlos,

      Achei interessante você dizer "coloque o seu joelho no chão e clame a Deus por arrependimento, se for um eleito você terá refrigério na alma", e tenho uma pergunta para você:

      Se o eleito nunca clamar por arrependimento será salvo na mesma?

      Abraço,
      Joel

      Excluir
    4. As verdadeira ovelhas ouvem e atendem a Voz e a Palavra do Verdadeiro Pastor e Senhor do Sábado. E, uma Palavra desse Pastor é, "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
      Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
      Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou"(Êxodo 20:8-11). E, E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.(Ezequiel 20:20),Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
      Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse(Isaías 58:13-14)
      Assim diz o Senhor DEUS: A porta do átrio interior que dá para o oriente, estará fechada durante os seis dias que são de trabalho; mas no dia de sábado ela se abrirá; também no dia da lua nova se abrirá.(Ezequiel 46:1)
      E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.(Lucas 23:56)
      Sendo essas Palavras do Verdadeiro Pastor, DIGA O QUE VOCÊ FAZ COM ELAS: ACEITA OU NEGA? VALORIZA OU DESVALORIZA OU DESQUALIFICA? SUA RESPOSTA DIRÁ SE VOCÊ É BODE OU OVELHA OU DIRÁ SE VOCÊ USA A BÍBLIA DA FORMA DE DEUS(JOÃO 7 VERSOS 38 E 39) OU DE ACORDO COM MATEUS 4 VERSO 6.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    5. Querido um eleito não clama por arrependimento para salvação e sim para a santificação. Você confunde, pois a salvação é consequência da eleição. Quando salvo não há mais do que clamar, a obra na cruz foi suficiente, está consumado o plano de Deus. O eleito não tem duvida da salvação.

      Excluir
    6. Vamos à Palavra de Deus que declara que mesmo depois da cruz Jesus comparece diante de Deus por nós(Heb. 9:24). Pra que?
      Veja a Palavra de Deus( I João 2,1) declarando para os filhinhos que pecarem que tem Um Advogado junto ao Pai. Pra que?, Se não for por causa do arrependimento dos pecados dos filhinhos.
      Você disse que ,”um eleito não clama por arrependimento para salvação”, mas a€ Palavra de Deus declara que ” a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte (II Cor. 7. 10)”. Ou seja, você esta usando a bíblia conforme Mateus 4,6
      9 Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados. Só falta você falar que eleito não peca.
      Há você não respondeu, sendo assim, mais uma vez digo “As verdadeira ovelhas ouvem e atendem a Voz e a Palavra do Verdadeiro Pastor e Senhor do Sábado...

      ...Sendo essas Palavras do Verdadeiro Pastor, DIGA O QUE VOCÊ FAZ COM ELAS: ACEITA OU NEGA? VALORIZA OU DESVALORIZA OU DESQUALIFICA? SUA RESPOSTA DIRÁ SE VOCÊ É BODE OU OVELHA OU DIRÁ SE VOCÊ USA A BÍBLIA DA FORMA DE DEUS(JOÃO 7 VERSOS 38 E 39) OU DE ACORDO COM MATEUS 4 VERSO 6.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    7. Carlos,

      Você diz: "um eleito não clama por arrependimento para salvação e sim para a santificação"

      Jesus diz "se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis" Lucas 13:5 "Digo-vos que este desceu justificado para sua casa" (o publicano que clamou em arrependeimento) Lucas 18:14

      Não bate certo. E não venha me dizer que as passagens estão a falar de santificação...

      Joel

      Excluir
    8. Joel ele foi perdoado de uma transgressão e não para salvação. Se com a sua boca confessar o seu pecado ele é fiel e justo para perdoar. ..Não confunda o perdão para salvação da alma, com o perdão que recebemos, quando nos santificamos. O pecador desceu justificado por ter sido sincero admitindo a sua miséria, o outro se justificava por suas obras e por isto se schava merecedor do perdão.

      Excluir
    9. Este pensamento demostra apenas a teologia de arminio, bastando apenas o homem por seu mérito próprio, encontrar em Deus e não no sangue de Jesus, a salvação de sua alma.

      Excluir
    10. Para ser mais claro.O homem depravado em delitos e pecados, não tem mérito e obras oara se salvar a não ser pelo perdão, que é um dom de Deus aos seus escolhidos.

      Excluir
  61. "Em resposta a estas proposições arminianos pode ser dito que não se sustentam biblicamente, trazem conseqüências lógicas absurdas e, mal dos males, reduzem a glória de Deus a pó."

    Olha aí ,Assickkk, o tamanho do respeito com os arminianoskkk

    Sem falar que o sistema que traz consequências lógicas absurdas se chama calvinismokkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse lá atraz que o desrespeito que o calvinista tem pelo arminiano tem ares assim de ser muito respeitosokkkkkkkkkkk

      Excluir
  62. Para Carlos Asicq:

    Carlos, você fala como quem tem um grande ódio aos arminianos, você devia analisar o seu coração. Eu não sou calvinista, mas sei que os calvinistas são salvos apenas pela graça, tal como eu. Somos irmãos em Cristo, embora tenhamos visões diferentes da eleição.

    Você é muito radical na sua análise do arminianismo. Começa logo a dizer que nós achamos que não precisamos da graça para sermos salvos. Ideia sua apenas. Exagero seu apenas. É claro que eu preciso da graça.

    Deixe-me perguntar-lhe: você precisa da graça para ser salvo? Você vai certamente dizer 'sim'.

    Pois bem, por você dizer 'sim' significa que está a desprezar a graça, e que é auto-suficiente? Certamente que não!

    Quando o Espírito Santo me tocou com a sua graça eu disse 'sim', não resisti. Quer isso dizer que eu não preciso da graça?????? Sinceramente....

    Seja mais moderado. Não pretendo que você se torne arminiano, respeito você como calvinista que é, e acredito que você seja salvo porque você crê em Cristo, e até consigo amá-lo em Cristo.

    E você, consegue....?

    Joel





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel certamente você até consegue me suportar em Cristo, mas amar por certo não. Outra coisa eu combato o erro de arminio e você me parece complacente, pois até encontra nas escrituras base para ambas doutrinas, eu só percebo uma.Desculpe-me mais eu condeno o erro e não posso dizer que concordo com Arminio e seus teólogos. Graça e paz.

      Excluir
    2. Terminando a nossa prosa, Joel, É Deus que segura na mão do pecador e o retira das trevas para a luz, do inferno para o céu. Veja a ilustração, no início do post, onde informa o que é o calvinismo.

      Excluir
    3. Outra questão é que o seu julgamento de amor é através de uma idéia errada. Você só ama quem é igual, por isso você não entende que existe a possibilidade de se amar quem pensa, ou é duferente de você. Quando você me perguntou se eu sou capaz de amar, na realidade você está afirmando que eu não sou.No universo arminiano o Deus Calvinista não é um Deus de amor, por isso um Calvinista não pode amar ao próximo, mas o arminiano sim.Ledo engano, pois o fato de Deus não amar o pecado, não tira o amor pelo pecador e da mesma forma que eu não concordo vom a doutrina de arminio, posso sim amar um arminiano. Agora eu vou além com você. Eu tenho amigos homossexuais e você tem algum que você ama ecrecebe na sua casa e deuxa seus filhos com ele,ou para você todo homossexual também é pedófilo? Ou você apenas prega para ele ser salvo e ora por rles não irem para o inferno? Sabe meu amigo arminiano, amor é uma coisa muito filosófica nod arraiais arminisnos, pois em meio sis artogantes e soberbos, com certeza o unico amor que existe é ao deus ventre. Mas com certeza um eleito sabe o que era e o que é hoje, portanto quando falo de amor de Deus não é uma filosofia e sim uma experiência de perdão imerecido, dado por um Deus que me amou, antes de eu cconhece-lomou.Portanto um Calvinista entende a sua museria e a profundidade do perdão recebido do Senhor. Tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas, os eleitos e não is arrogantes que se achegam ao rebanho por obras e merecimento, pois não reconhecem a sua depravação total.

      Excluir
    4. A nossa questão permanece: Porquê eu fui salvo eu posso dizer sim, você afirma que ao dizer sim foi salvo.Como um morto pode dizer sim ao chamado de Deus? Deus precisa desperta-lo, acorda-lo da morte.Por isso ele nos salvou, pois estavamos mortos em delitos e pecados. Voce afirma que se voltou para Deus sem por ele ter sido eleito, escolhido, despertado da morte para a vida.A sua salvação é por obras e anula a graça, o sangue da cruz.

      Excluir
    5. A nossa questão permanece: Porquê eu fui salvo eu posso dizer sim, você afirma que ao dizer sim foi salvo.Como um morto pode dizer sim ao chamado de Deus? Deus precisa desperta-lo, acorda-lo da morte.Por isso ele nos salvou, pois estavamos mortos em delitos e pecados. Voce afirma que se voltou para Deus sem por ele ter sido eleito, escolhido, despertado da morte para a vida.A sua salvação é por obras e anula a graça, o sangue da cruz.

      Excluir
    6. Nao desfarça. Vamos à Palavra de Deus que declara que mesmo depois da cruz Jesus comparece diante de Deus por nós(Heb. 9:24). Pra que?
      Veja a Palavra de Deus( I João 2,1) declarando para os filhinhos que pecarem que tem Um Advogado junto ao Pai. Pra que?, Se não for por causa do arrependimento dos pecados dos filhinhos.
      Você disse que ,”um eleito não clama por arrependimento para salvação”, mas a€ Palavra de Deus declara que ” a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte (II Cor. 7. 10)”. Ou seja, você esta usando a bíblia conforme Mateus 4,6
      9 Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados. Só falta você falar que eleito não peca.
      Há você não respondeu, sendo assim, mais uma vez digo “As verdadeira ovelhas ouvem e atendem a Voz e a Palavra do Verdadeiro Pastor e Senhor do Sábado...

      ...Sendo essas Palavras do Verdadeiro Pastor, DIGA O QUE VOCÊ FAZ COM ELAS: ACEITA OU NEGA? VALORIZA OU DESVALORIZA OU DESQUALIFICA? SUA RESPOSTA DIRÁ SE VOCÊ É BODE OU OVELHA OU DIRÁ SE VOCÊ USA A BÍBLIA DA FORMA DE DEUS(JOÃO 7 VERSOS 38 E 39) OU DE ACORDO COM MATEUS 4 VERSO 6.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    7. Carlos, para o seu post acima:

      "Joel o juízo está decretado desde a fundação do mundo e dos tempos eternos, pois a morte do cordeiro já estava determinada, assim como a condenação dos não eleitos, quanto a salvação dis eleitos.Apo 13:8"

      É verdade. Mas você continua a não responder à minha pergunta:

      - O que é que vai ser julgado? A decisão de Deus?

      Note que num julgamento tem de haver um juiz (Deus), um réu (o homem), uma acusação (?) e usa sentença (inferno).

      Sendo Deus um justo juíz, vai Deus acusar o homem de uma decisão que o próprio Deus decidiu?

      Você pode me dizer que não sabe responder, na realidade nunca nenhum calvinista me conseguiu responder, sempre falam de outra coisa e fogem à questão.

      Mas não se preocupe, há muitas coisas na Bíblia que não têm explicação (Deus 29:29), e não é por você não ter resposta que o calvinismo acabar. Seja honesto.

      Abraço,
      Joel

      Excluir
    8. Carlos, você sempre volta aqui: "A sua salvação é por obras"

      Sinceramente, ou você não está a ser honesto ou não sabe o que é salvação por obras. Eu vou-lhe explicar: a salvação por obras é a tentativa de o homem ser salvo pelo cumprimento da lei. É a tentativa de cumprirmos todos os mandamentos. E desta forma ninguém vai ser justificado, porque todos pecaram, e quem peca num só ponto se torna culpado de todos (se quiser eu passo a você os texto biblicos).

      Eu sou humano, logo sou um pecador, e logo não sou salvo pelas minhas obras. Por favor não volte a dizer que eu penso que sou salvo pelas minhas obras, ok? Obrigado!
      Joel

      Excluir
    9. Joel a questão do juízo já foi respondida . Quanto a teologia Calvinista é a teologia de Jesus, do Deus eterno, do Todo poderoso. Não se submete às obras arminianas.Para você não ser um legalista precisa apenas dar glórias a Deus pela salvação e aceitar apenas a soberania de Deus. Abraços.

      Excluir
    10. O não eleito não pode ser julgado por não ter se decidido por Cristo, mas sim por ter sido gerado em delitos e pecados. Sua condição depravada de condenação é o motivo de seu julgamento. O eleito e o não eleito estão na mesma condição de escravos. Um é escravo da justiça e o outro é escravo do pecado. O juízo é para ambos, embora ambos merecessem o inferno, pela soberania de Deus, antes do nascimento de ambos, o decreto de Deus já os havia julgado, uns para a ressurreição da vida e outros para a condenação eterna. A questão humana é a soberania de Deus. O homem não aceita tal poder, portanto para que o juízo, se tudo já foi determinado? Sim, por já estar determinado, a questão não é o juízo de Deus e sim a capacidade humana de não se submeter a um Deus que não dá ao homem o direito do livre arbítrio e decisão. O arminiano sempre questionará o juízo, pois para ele torna Deus ilógico, pois como ele escolheu a Deus, sem ter sido escolhido, porque pregar então? É Deus quem escolhe!!! Para o arminiano é muito difícil entender o significado de soberania e depravação total, para ele sempre será injusta a não eleição, pois ele raciocina como um não eleito, escravo do pecado e não como um eleito, servo da justiça.

      Excluir
  63. Respostas
    1. A recíproca é verdadeira quanto a falácia Arminiana e a qualquer outra teologia de salvação por obras e não pela soberania de Deus.

      Excluir
    2. Quanto as ofensas a Calvino nada posso dizer , pois não o conheci, mas a história sempre tem duas visões e pelo que percebo a sua é de uma profunda mágoa e revolta quanto ao que foi falado sobre ele. Espero que você supere isto e consiga conviver com pessoas que pensam diferentes de você, apesar da teologia e religião. Sucesso!!!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Você afirma que Calvino é um assassino, pois condenou a morte MIGUEL SERVETO. Isto é uma falácia histórica. Eu ouço coisas boas de Calvino, embora saiba que ele foi um pecador, mas assassino é pesado!!! Você tem um linguajar rebuscado, mas no final dissimina o seu veneno. O seu ódio por Calvino é claro, basta ler o que você escreve sobre ele, ou melhor, o que diz que escreveram sobre ele. Quanto a dificuldade de aceitar as diferenças também é notória, por isto repito a necessidade de terapia, espero que supere isto. É contraditório afirmar que se ama e aceita as diferenças acusando os diferentes de assassinos. Eu não sou muito inteligente, mas alguamas coisas se percebem sem muita inteligencia mesmo, me desculpe, mas é assim que eu percebo a sua retórica. Você entrou em um tema sentando o cajado em Calvino e nos Calvinistas, então recebe apenas o que deu no início. Quando julgamos somos julgados com a mesma medida. Abraços.

      Excluir
  64. só jesus salva, outra qualquer outra doutrina é diabolica

    ResponderExcluir
  65. Samuel,

    E quem disse que o calvinismo ou o arminianismo ensinam algo diferente disso?

    ResponderExcluir
  66. Esta é uma discusão difícil de levar a um acordo...!!! Pois tanto calvinistas quanto arminianos tem pontos que a Bíblia Sagrada refuta, ou, doutra forma dizendo, coloca por terra. Veja, na carta aos Hebreus cap.2, versículos 1 ao 3, ensina que se eu negligenciar a salvação, a perderei. Então, a questão calvinista de uma vez salvo, sempre salvo, não concorda. Já a questão do livre arbítrio tem o problema da livre escolha, em Gênesis se apresenta um homem que morre espiritualmente, portanto, sem Jesus na vida dele, não há escolha, pois está vendido sob o pecado.... E agora, quem leva a melhor...? Já me lembro da pergunta feita a Jesus: São muitos os que se salvam??? A resposta: Forzai a entrar pela porta estreita...!!!

    ResponderExcluir
  67. Clóvis a paz vos seja por herança.

    A bíblia nos ensina que existem níveis de espiritualidades diferentes entre os homens, e lendo as suas respostas compreendo que você esta um nível bem acima de alguns que estão fazendo perguntas a você, por isso ainda que você queira praticar a resposta eles não te entenderam, por isso peço que não perca tempo com isto, e volte a postar novos estudos para edificação daqueles que compreendem o seu nível. Parabéns pelo seu esforço. Provérbios 3:7 7 Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal.

    ResponderExcluir
  68. se ja são predestinado a salvação então pra que igreja ou pregação? se deus ja tem uma lista de salvo e vai salva-los de qualquer jeito eles querendo ou não ser salvo então não faz sentido pregar ou viver em busca da santificação pois se voce ja estar na lista ja é salvo e se não esta nunca vai ser salvo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,anônimo.

      Obrigado por comentar.

      Ser predestinado não significa que a pessoa será salva de qualquer jeito, querendo ou não. Mas que Deus que predestinou o fim,também preordenou os meios necessários, ou seja, a pregação do evangelho e a concessão da fé.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. José Rubens,

      Paz seja contigo.

      Que Deus ama a todos em algum sentido e que nem todos vão para o céu e nem todos vão para o inferno são fatos bíblicos. Como o é também que todos os homens nascidos de Adão estão mortos espirituais. Podemos ter que lidar com as implicações disso, mas não podemos negar que são verdades bíblicas.

      Quanto às razões de um sofrer o dano da segunda morte e o outro gozar das delícias do céu, biblicamente falando, as obras más do primeiro e a misericórdia de Deus para com o segundo.

      Em Cristo,

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  69. calvinismo e oriundo da igreja cotalica na verdade e um pensamento academico herege ficom com a biblia

    ResponderExcluir
  70. Irmão Clovis, amado em CRISTO JESUS,
    Paz do SENHOR JESUS.
    Visto que está muito bem explicado,
    e muitos não compreenderam a sua linha de raciocínio, que mesmo nós
    nascendo de novo estamos sujeitos a muitas falhas,e o Apostolo Paulo
    em vários versículos relatou sobre isso,a salvação não depende de mérito do homem, mas da vontade de DEUS,graça favor não merecido!
    DEUS te abençoe em nome do SENHOR JESUS!

    ResponderExcluir
  71. a DIVERGÊNCIA ESTÁ ENO FATO DE QUE OAS CALVINISTAS NÃO ACREDITAM NO LIVRE ARBÍTRIO, MAS UMA PERGUNTA É IMPRESCINDÍVEL PARA UM ENTENDIMENTO ÍMPAR: nÓS SÓ SABEREMOS SE SOMOS SALVOS OU NÃO NO MOMENTO EM QUE ESSA SE MANIFESTAR E NÃO AGORA. ESSA DE "UMA VEZ SALVO SALVO PARA SEMPRE" NÃO É UMA DOUTRINA BÍBLICA.
    Quando Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, o homem também recebeu essa característica simplesmente porque esse era um dos atributos de Deus e o homem o recebeu pela semelhança.
    Detentor desse livre arbítrio o homem (alguns)se propõe até mesmo se voltar contra o Deus criador e fazem isso, como nós sabemos; então isso é livre arbítrio, mas salvação só recebemos no momento derradeiro. Até esse momento, nós apenas "achamos" que estamos salvos, mas essa decisão Deus só manifesta ela em nosso favor quando não tivermos mais opções de procedimentos.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.