Como combater o calvinismo

Decididamente o calvinismo não goza de popularidade entre o povo de Deus. Ele soa e de fato é ofensivo a muitas pessoas que se sentem compelidas a combatê-lo. E assim, muito debate acontece em blogs, fóruns e listas de emails Internet afora. Infelizmente, muito se perde nesses debates por faltar um método adequado de confrontar os calvinistas e suas doutrinas. Neste artigo, apresento algumas dicas de como combater de forma mais objetiva o pensamento calvinista.

Primeiro: avalie sua motivação

Você deve combater o calvinismo movido pelo amor à verdade e ao irmão errado, nessa ordem. O amor, diz a Bíblia, "não folga com a injustiça, mas folga com a verdade" (1Co 13:6). É errado combater o erro sem amor e perigoso quando a pretexto de amar, deixamos de apontar o erro, pois "os que perecem" são aqueles que "não receberam o amor da verdade para se salvarem" (2Ts 2:10).

Mas amar a verdade apenas não basta, "antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" (Ef 5:15). Você deve purificar sua alma "pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido" (1Pe 1:22). O cambate ao calvinismo deve ser de forma que ao final você possa dizer "o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas... por amor de vós" (1Ts 1:5) e os que acompanharem o debate possam concluir que "a misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram" (Sl 85:10).

Segundo: reflita no que crê

Antes de tirar o cisco do olho do irmão, convém tirar a trave do próprio. Assim, antes de apontar o erro calvinista, você precisa repensar a própria fé, à luz da Bíblia. "Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos" (2Co 13:5a). Algumas afirmações nos parecem verdadeiras, mas serão de fato bíblicas? Por exemplo, será que a declaração "se o homem não tem livre arbítrio, Deus seria injusto se o condenasse" pode ser demonstrada escriturísticamente? Ou então, perguntas do tipo "se alguns já estão eleitos, por que Jesus morreu?" tem sentido, biblicamente falando? Submeta seus pressupostos "à lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles" (Is 8:20). Antes de reprovar a fé alheia, coloque à prova a sua própria fé "se não é que já estais reprovados" (2Co 13:5b).

Terceiro: defina os conceitos

Na controvérsia com os calvinistas, alguns termos são recorrentes. Livre arbítrio, predestinação, presciência, perseverança e graça irresistível são apenas alguns deles. Mas será que você os usa com o mesmos sentido que seu irmão calvinista entende? E será que o sentido em que você toma esses termos é o sentido que os mesmos tem na Escritura? Assim como há "tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação" (1Co 14:10), há também muitos significados para um mesmo termo e "se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim" (1Co 14:11), vale dizer, falarão e falarão e não se entenderão. E, pelo menos para os termos que ocorrem na Bíblia, o sentido adotado deve ser aquele que tinham para seu escritor e para os leitores originais.

Quarto: compreenda a doutrina calvinista

Não se iluda. A maior parte do que você "sabe" sobre a doutrina calvinista está errada, trata-se de uma má representação dela. Por exemplo, acreditar que um eleito será salvo mesmo que não creia no evangelho ou que se desvie completa e definitivamente dele, morrendo em pecado. Neste ponto, é bom seguir o exemplo de Jesus: "Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?" (Lc 10:26). Pedir para um calvinista que explique o que ele crê exatamente sobre um assunto evita que você dê uma de Dom Quixote, brandindo espada a moinhos de vento.

Quinto: comece e termine com a Bíblia

Segundo a própria Bíblia "nada podemos contra a verdade, senão pela verdade" (2Co 13:8). E quando lembramos que Jesus disse "a tua palavra é a verdade" (17:17), o que a Escritura diz, e só o que ela diz, realmente importa. Aquilo que achamos ou que outros dizem torna-se irrelevante diante das declarações da Bíblia. Os calvinistas, em geral, tem pouco apreço por teorias humanistas, do tipo "o homem é a medida de todas as coisas", "dever implica poder" e "sem liberdade não há responsabilidade". Se você quiser ter êxito contra eles, comece com um "a Bíblia diz" e mostre exatamente onde e como ela diz isso.

Mas prepare-se para examinar o contexto e descobrir a intenção do autor. Pois os calvinistas não se contentam com textos-provas, isolados de seus contextos e sem consideração das características e necessidades dos leitores originais. Além disso, costumam separar declarações bíblicas de inferências livres. Por exemplo, se você apresentar um texto que diga "o vencedor... de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida" (Ap 3:5) como prova de que nomes podem ser apagados dali, ele vai dizer que sua inferência é inválida, pois o texto afirma positivamente o contrário.

Siga as dicas acima e boa sorte!

Soli Deo Gloria

285 comentários:

  1. Clóvis, como voce que ja foi arminiano, e acho(ACHO) que as vezes da uma olhada no site do Paulo Cesar, o Arminianismo.com, como voce ve os argumentos dos teologos arminianos? Me refiro a um especificamente: Jack Cottrel. Pelo que ja vi, ele é um dos mais preparados anticalvinistas que conheço.
    o que vc acha dele?

    ResponderExcluir
  2. Vinicius,

    O Paulo Cesar é um irmão querido, que considero meu arminiano preferido. Ele tem convicções firmes e embasadas, diferentes de muitos que ouvem o galo cantar mas não sabem onde.

    Quanto a Cottrel, não o tenho lido sistematicamente, para poder avaliar o seu pensamento arminiano. Mas das leituras esparsas que fiz, pude concluir que ele tem idéias bem claras e as expõe de forma muito competente. Até onde pude ver, compreende bem o calvinismo e não faz más representações dele, combatendo as implicações dele.

    O que gosto nele é que não se acanha em criticar aqueles que na defesa do livre arbítrio, que ele defende num sentido libertário, vão além da ortodoxia. Caso, por exemplo, de Clark Pinnock. E não se acanha em concordar com calvinistas naquilo que acha certo. Enfim, considero, até onde posso avaliar, que é um oponente honesto e competente.

    Um ponto que acho importante ressaltar é sua posição quanto ao batismo. Ele tem uma visão, por assim dizer, sacramentalista. Para ele, os pecados individuais dos crentes são perdoados no ato do batismo, algo ao meu ver muito próximo da regeneração batismal da igreja romana.

    Enfim, acho que deve ser lido e pensado por calvinista, se não por outro motivo, pelo menos para "calibrar" o seu calvinismo.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. eu sou contra as terorias calvinistas e não espero o momento dessas pessoas se converterem,e acreditaren na salvação pra todos,por que os calvinistas não sabem fazer uma discurssão amigavel,eles se apegam mais em calvino do que na biblia. esquesem do autor da salvação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a questão é: por quais razões e motivações vc se coloca contra o calvinismo?

      Excluir
  4. OS CALVINISTAS SE ACHAM QUE SO ELES SÃO OS DONOS DA VERDADE,ABAIXO OS CALVINISTAS!POIS JESUS VEIO SALVAR TODOS,NÃO DEVEMOS ACEITAR ESSAS TEORIAS DE CALVINO!OS CALVINISTAS E SUAS TEORIA VÃO CAIR POR TERRA EM NOME DE JESUS!FIQUE NA PAZ DEUS TE ABENÇÕe.

    ResponderExcluir
  5. Contra calvinsitas,

    Você disse: "eles se apegam mais em calvino". Lembra que Jesus disse que teremos que prestar conta de todas as palavras frívolas que dissermos? Acho que é o caso aqui.

    Escolha aleatóriamente 10 ou 100 textos deste blog e conta quantas referências há sobre Calvino e quantas citações há de seus escritos. Nessa mesma amostra, note quantas referências são feitas à Bíblia e quantos versículos são citados.

    E depois conclusa se sua frase não é, na melhor das hipóteses impensada, na pior mentirosa.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  6. Clóvis,

    Seu texto é muito oportuno e o comentário do "contra calvinistas" mostra bem isso. São pessoas que não conhecem o calvinismo, não leem o que calvinistas escrevem, fazem pressuposições e saem combatendo "moinhos de vento", inimigos imaginários que só existem em suas mentes.

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir
  7. não precisa aparecer no seu blog o nome calvino,mas pelo que vocês acreditam,e eu não vou prestar conta do que eu disse ,pois e pura verdade?e vocês que acreditam tanto na teoria de calvino que vão presta contas a jesus.pois julgam antes do tempo.se arrependa enguanto e tempo.abaixo os calvinistas!

    ResponderExcluir
  8. contra as teorias calvinistas20 de dezembro de 2010 às 22:36

    helder nozima ,fique bem claro que eu não considero os calvinistas meus inimigos mas meus irmãos,eu não concordo com suas teorias, mas amos em cristo jesus,abaixo as teorias calvinistas!

    ResponderExcluir
  9. CONTRA CALVINISTAS ou o anônimo adventista?
    sei que não sou onisciente, mas se fosse apostar arriscaria...
    Sabia que os Calvinistas discordam de Calvino em alguns pontos?
    O que vc como adventista discorda de Ellen White?
    Sabia que na Confissão de Fé presbiteriana NÂO tem o nome de Calvino mas nas Crenças Fundamentais tem o nome de Ellen White?
    Já sei, tem vergonha de falar de Ellen White... desculpe-me
    mcapologetico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. contra teorias calvinistas21 de dezembro de 2010 às 13:22

    luciano eu não sou adventista,sou apenas uma pessoa que não concorda com seus pontos calvinistas,e sobre que vc falou " que os calvinistas discordam de calvino em alguns pontos?",eu não vejo isso não? so se for somente vc que discorda,olha eu não estou falando mal de nenhuma igreja,nem tão pouco de calvino,eu estou falando contra as teorias dele,que e muito diferente,fique na paz,somos um em cristo jesus.

    ResponderExcluir
  11. Contra teorias calvinistas,

    Eu sou calvinista, e discordo de Calvino em muitas coisas. Por exemplo, discordo dele quanto ao batismo, pois sou credobatista. Além disso, sou pré-milenista, ele provavelmente era amilenista. Quanto a forma de governo, entendo que o modelo do NT é de governo local com multiplicidade de presbíteros.

    Eu poderia mencionar vários pontos em que penso de maneira diferente ao de João Calvino. E como foi lembrado aqui, nenhum igreja de confissão reformada exige a subscrição das Institutas de Calvino para membresia.

    Atrevo-me a dizer que você sequer conhece direito as teorias calvinistas das quais diz ser contrário.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  12. Então me desculpe, visto que não é adventista, pressuponho ser cristão, então é meu irmão.
    Vou te colocar então oficialmente, que a IPB discorda da posição de Calvino quanto ao batismo de pessoas vindas do catolicismo.
    Talvez Calvino era, anacronicamente, pós-milenista , outros (como o Clóvis acham que ele seria Amilenista, mas a IPB é na maioria Amilenista.
    Calvino não olhava para o Domingo como a CFW olha, muitos na IPB estão indecisos nesse aspecto.
    Eu já tive a oportunidade de ler toda as Institutas, e por mais que seja o melhor teólogo desde dos apóstolos (?) ele tem erros em algusn pontos...
    de seu irmão
    Luciano

    ResponderExcluir
  13. Bom lembrar irmão 'contra calvinistas', que Lutero escreveu mais sobre predestinação do que Calvino.

    ResponderExcluir
  14. CONTRA TEORIAS CALVISTAS21 de dezembro de 2010 às 17:59

    clovis e luciano,VEJO QUE AGORA ESTÃO SE REBELANDO CONTRA AS TEORIAS CALVINISTAS,LOGO VC CLOVIS QUE DEFENDIA TANTO CALVINO?ENTÃO VC NÃO E CALVINISTA?POIS DISCORDA DE MUITAS COISAS DE CALVINO? VC SE IDENTIFICA COM ALGUMAS TEORIAS CALVINISTAS,QUE E MUITO DIFERENTE DE SER CALVINISTAS. E CONHEÇO AS TEORIAS DE CALVINO MAS NÃO ESCREVO AQUI POR QUE E PERDAD DE TEMPO.LUCIANO VOLTO A REPETIR EU NÃO ESTOU FALANDO MAL DE NENHUMA IGREJA,ESTAMOS CONVERSANDO SOBRE AS TEORIAS DE CALVINO,LEMBRE SE DIISO

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    adoro debates vagos

    ironic modo off

    ResponderExcluir
  16. pois então senhor contra calvinistas, pelo jeito está lutando contra um mito!
    >>>mostramos aqui que não existe isso que vc queria que existisse!!!<<<
    realmente vc não conhece bem o Calvinismo, encerro aqui esse assunto com vc...

    ResponderExcluir
  17. Clóvis

    Acho que podemos tirar a seguinte conclusão a respeito da doutrina calvinista:

    Eleitos= doutrina da graça.
    Não eleitos (ou reprovados)=doutrina da desgraça.

    É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  18. Deixo por sua própria conta a conclusão. E pergunto: o que acha da própria conclusão?

    Clóvis

    ResponderExcluir
  19. “Deixo por sua própria conta a conclusão. E pergunto: o que acha da própria conclusão?”

    Clóvis

    Acho isso uma aberração, mas eu não comungo com a doutrina calvinista justamente por isso.

    Imagina o homem, com sua justiça falha, nunca condenaria um homem cego por ele não poder enxergar e Deus com sua Soberana Justiça faria? Afinal o homem nasce com um defeito de fabricação, vamos dizer assim, e se não tiver uma saída pra se livrar dessa situação, a ele não pode ser imputado culpa pelo que faz.

    ResponderExcluir
  20. Você entende que a existência de eleitos e não eleitos implica que existe uma doutrina da graça e uma doutrina desgraça. E considera isso uma aberração, pois "nem o homem, com sua justiça falha, nunca condenaria um homem cego por ele não poder enxergar". E conclui que se "não tiver uma saída pra se livrar dessa situação, a ele não pode ser imputado culpa pelo que faz". Vejamos onde sua objeção falha.

    Primeiro, você deve considerar tanto "a bondade como a severidade de Deus". O Senhor não é apenas Deus de graça, mas também Deus de justiça. E se Ele graciosamente salva a muitos e justamente condena a tantos outros, em nenhum sentido Ele se contradiz na essência de seu ser. Pois se salvasse a todos os homens, não seria injusto e se condenasse a todos sem exceção não seria menos gracioso.

    Continua...

    ResponderExcluir
  21. Em segundo lugar, Deus não criou o homem "com um defeito de fabricação". O Criador "fez o homem reto" e disse que era "muito bom". Mas Adão pecou e a partir de então seus filhos nasceram à sua imagem. Portanto, se você quiser colocar a culpa em alguém, culpe Adão.

    Em terceiro lugar você erra ao medir a justiça de Deus com a régua da justiça humana. Comete a falácia referencial, pois considera a justiça de Deus a partir da justiça do homem.

    Continua...

    ResponderExcluir
  22. Em quarto lugar, você erra no motivo pelo qual Deus julga o homem. O Senhor não condena o homem por ele ter nascido pecador, e sim por ter pecado. Ninguém irá para o inferno porque não é eleito, mas porque cometeu pecados que ofenderam a santidade de Deus. Deus não coloca um obstáculo maior diante do réprobo do que o do eleito. Nada os diferencia essencialmente nem quanto à justiça de Deus. Ambos são pecadores e culpados diante de Deus. A justiça de Deus não é diferenciadora. Sua graça o é.

    Em quinto lugar, até mesmo sob o ponto de vista da justiça humana seu argumento é falho, quando diz "se livrar dessa situação, a ele não pode ser imputado culpa pelo que faz". Pois ninguém é livrado da condenação por alegar que não pode evitar cometer um crime. Alegar desconhecer a Lei, ou que a lei é rigorosa demais não o isenta de obedecer ou da pena quando não a cumpre. Exclamar "dura lex" jamais produziu um inocente.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  23. Clóvis

    "Primeiro, você deve considerar tanto "a bondade como a severidade de Deus". O Senhor não é apenas Deus de graça, mas também Deus de justiça. E se Ele graciosamente salva a muitos e justamente condena a tantos outros, em nenhum sentido Ele se contradiz na essência de seu ser. Pois se salvasse a todos os homens, não seria injusto e se condenasse a todos sem exceção não seria menos gracioso."

    Concordo

    "Em segundo lugar, Deus não criou o homem "com um defeito de fabricação". O Criador "fez o homem reto" e disse que era "muito bom". Mas Adão pecou e a partir de então seus filhos nasceram à sua imagem. Portanto, se você quiser colocar a culpa em alguém, culpe Adão."

    Não concordo, afinal quem determinou que Adão pecasse?

    "Em terceiro lugar você erra ao medir a justiça de Deus com a régua da justiça humana. Comete a falácia referencial, pois considera a justiça de Deus a partir da justiça do homem."

    Não concordo, Deus é nossa maior referencia de bondade e justiça e podemos nos comparar a ele como podemos ver isso nos versos:

    Mateus 7
    7- Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
    8- Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
    9- E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
    10- E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
    11- Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, QUANTO MAIS VOSSO PAI, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?

    Continua....

    ResponderExcluir
  24. Continuação...

    "Em quarto lugar, você erra no motivo pelo qual Deus julga o homem. O Senhor não condena o homem por ele ter nascido pecador, e sim por ter pecado. Ninguém irá para o inferno porque não é eleito, mas porque cometeu pecados que ofenderam a santidade de Deus. Deus não coloca um obstáculo maior diante do réprobo do que o do eleito. Nada os diferencia essencialmente nem quanto à justiça de Deus. Ambos são pecadores e culpados diante de Deus. A justiça de Deus não é diferenciadora. Sua graça o é."

    Não concordo, de quem é a culpa do homem ter nascido pecador? De Adão?

    vou usar uma ilustração, que vi há pouco tempo, que mostra o meu pensamento em relação a isso:

    Você sobe em uma escada;
    seu irmão vem e empurra a escada;
    você cai e morre.
    De quem é a culpa? Sua que subiu na escada ou de seu irmão que te empurrou?

    PS: Não se esqueça de quem determina todas as coisas.

    "Em quinto lugar, até mesmo sob o ponto de vista da justiça humana seu argumento é falho, quando diz "se livrar dessa situação, a ele não pode ser imputado culpa pelo que faz". Pois ninguém é livrado da condenação por alegar que não pode evitar cometer um crime. Alegar desconhecer a Lei, ou que a lei é rigorosa demais não o isenta de obedecer ou da pena quando não a cumpre. Exclamar "dura lex" jamais produziu um inocente."

    "se livrar dessa situação, a ele não pode ser imputado culpa pelo que faz". Eu não quis dizer no sentido de ignorar a lei, mas no sentido de não ter nenhuma escolha. O que você chama de justiça

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  25. Amado Clovis, pido sua permiso para facer a traducao de seu post ao espanhol y colocafr no meu BLOG http://tras-sus-pasos.blogspot.com/

    Abracos e que Deus continue abencoando sua vida.

    Oscar

    ResponderExcluir
  26. Oscar,

    Fique à vontade para traduzir e publicar. Nem precisa pedir autorização, apenas me indique quando publicar, para que eu possa indicar aqui.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  27. Anônimo,

    Enquanto você insistir em julgar Deus como se Ele fosse um homem, você jamais verá justiça no calvinismo. Mas você também não veria quando Deus manda um espírito enganar os profetas para que Acabe morra, quando deixa Satanás matar todos os filhos de Jó apenas para testá-lo ou quando manda acabar até com as criancinhas de colo em Canaã.

    Querer medir a justiça de Deus com a mesma régua com que se mede a justiça humana é o mesmo que julgar um adulto como se ele fosse um bebê. Ou pior.

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir
  28. Helder Nozima

    Longe de mim querer julgar Deus. Ainda mais usando o homem como referencia pra isso. O que estou tentando mostrar é que a misericórdia e justiça de Deus são muito superiores a dos homens. Agora se você considera normal Deus condenar o cego por não enxergar como regra geral e ter misericórdia dele como exceção, eu não penso assim.

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  29. Anônimo,

    Se você não tenta julgar a Deus, então o mérito se a predestinação é justa ou não sequer deveria ser discutido. Até porque Romanos 9 nos ensina mesmo que é pecado o barro discutir com o Oleiro.

    A questão é muito mais simples: predestinação está na Bíblia ou não? Se sim, é justo...e se nós não vemos a coisa assim, o problema não está na Bíblia, mas sim nos nossos conceitos pré-fabricados de justiça.

    E, a propósito, revele-se. Não sei porque esse medo besta de opinar mostrando a cara. Isso sim, é muito mais nobre do que esconder-se atrás de um "Anônimo".

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir
  30. Helder Nozima

    Fiz essa pergunta ao Clóvis e ele educadamente preferiu não responder e me devolveu a pergunta.
    Agora você poderia me responder a essa questão? Mas, por favor, não me apedreje pensando que sou um herege.

    Acho que podemos tirar a seguinte conclusão a respeito da doutrina calvinista:

    Eleitos= doutrina da graça.
    Não eleitos (ou reprovados)=doutrina da desgraça.

    É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  31. Anônimo,

    Coloque o seu nome, assuma um rosto e eu te respondo. :-)

    Se quer saber o que eu penso, fiz uma série de vários posts no 5 Calvinistas, um blog que tenho junto com o Clóvis e outros confrades. O primeiro é esse aqui: http://5calvinistas.blogspot.com/2009/11/biblia-e-predestinacao-0-importancia-da.html

    E o Clóvis te respondeu sim. Se você não achou a resposta satisfatória ou não aceita a resposta dele, são outros 500.

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    P.S: No 5 Calvinistas, os anônimos só são publicados se assinarem o comentário.

    ResponderExcluir
  32. Helder Nozima

    Li o artigo que você me indicou e fiz uma copia dos outros nove pra ler com calma.

    Mas antes de prosseguir, com a leitura, quero te perguntar uma coisa:

    A bíblia foi escrita pra quem?
    Pra todo mundo ou para os eleitos?

    Porque acho que isso é fundamental pra sua interpretação.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo,

    A Bìblia foi feita pra todos. Mas ela mesmo diz que para uns ela é o bom perfume de Cristo e para outros cheiro de morte para a morte.

    Não pense você que a Bíblia foi escrita para salvar a todos.

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir
  34. Ja ouviu falar de Jhon Piper?

    acho que vc vai gostar>

    ResponderExcluir
  35. Kelvin,

    Sim, já ouvi e li John Piper. E gosto dele, muito.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  36. So quero que, os que fala contra a doutrina da graça, falem com bases Biblicas,filosofia se lança ao vento.

    ResponderExcluir
  37. Não sei se você já leu o livro "Jornada na Graça,Uma novela Teológica"(Editora Fiel).Nesse livro,você encontrará uma explicação profunda do que é o calvinismo.

    Uma pergunta:Charles Spurgeon era um calvinista convicto.Seus ensinos são aplicados até hoje.Na sua opinião,os ensinos do chamado príncipe do pregadores,devem ser rejeitados pelo simples fato de ele ser Calvinista?

    Já que o crente pode perder a sua salvação a qualquer momento,Cristo não passa de uma enganação.Porque Ele nos garantiu "que ninguém nos arrebataria de sua mão".Se o homem é quem decide se salvar,então o Espírito Santo "convence da justiça,do juízo e pecado,a quem"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clerton,

      A quem especificamente você está respondendo?

      Em Cristo,

      Excluir
  38. Clóvis, o problema da maioria dos crentes não Calvinistas em relação a doutrina que vocês creem ser bíblica é principalmente ao ponto que fala sobre a dupla predestinação. Não creio que a predestinação para morte eterna/perdição/tormento eterno é bem embasada biblicamente. Obviamente, a depravação total é a base de tudo, e logo devido a este conceito a graça tem ser irresistivel e como Deus não salva todos, ele precisa eleger alguns. O complicado é que Ele conhece a nossa estrutura, sabe que somos pó e se criou alguém para cumprir seu propósito (ser impio em sua vida e de pois sofrer terríveis tormentos pela eternidade), melhor que não tivesse nascido, aliás muito melhor, mas do único que se afirma isso é sobre Judas o traidor. A respeito de questionar a Deus, sim temos casos de pessoas que questionaram/intercederam como é o caso de Moíses(salvou os Israelitas da destruição) e o rei Ezequias(ganhou mais anos de vida) e obtiveram resultado. Apesar da clara existência dos eleitos (seja para algum ministério especial e salvação ou para um ministério menos frutifero e salvação), é difícil você limitar o número dos que serão salvos a eles e afirmar que em tempo real Deus não pode ter misericordia de mais ninguém.Creio que pode ser ofensivo a Deus, já pensou, imagine se você estiver errado, será que não se envergonhará diante do Todo Poderoso? Outra coisa Jesus fala que das crianças e de quem se tornar como elas é o Reino dos Céus, cade os malditinhos desde o ventre? A Bíblia afirma que se a criança for ensinada no caminho correto desde pequena não se desviará dele, claro que se desviará se for um não eleito, nunca se firmará, não é o que vocês ensinam, ou filho de eleito, eleitinho é? Veja os versículos, falam de perda de sensibilidade, de entendimento mergulhado em trevas por causa de ignorância (mas o não eleitos já não nascem insensíveis e não ouvem a voz de Jesus? "Eles estão com o entendimento mergulhado nas trevas e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, devido ao embrutecimento do seu coração. 19Havendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram a um estilo de vida depravado, cometendo com avidez toda a espécie de impureza. 20Entretanto, não foi isso que vós aprendestes de Cristo". Os primeiros pais da igreja que tiverem contato direto com os discípulos não criam nos conceitos Calvinistas. E a imensa maioria das pessoas que ler a bíblia, não vai ver Calvinismo ali.Os arminianos pregam mais e com mais paixão, as igrejas são mais animadas e avivadas e os calvinistas tentam convencer arminianos pouco instruídos, salvo algumas exceções de calvinistas que pregam bastante também. Quando combato o Calvinismo é por amor, daqueles que afirmar que Deus desejou a morte e o tormento eterno de muitos dos nossos semelhantes e mais que tudo, informar os que ainda não são calvinistas para não cairem nessa, também, por amor. Agora somos protestantes, defendemos o primado da consciência individual e embora um pouco arrogante, nós mesmos somos o nosso próprio Papa e elegemos os Papas do presente ou do passado que se alinham com nossa interpretação das Escrituras e visão de mundo. Sinceramente se eu pudesse criar seis cães problemáticos em laboratório e decididi-se de antemão que mataria 3 queimados lentamente (veja não é eternamente, é só lentamente). Você me consideraria um indivíduo de bom caráter? Realmente "terrível detreto". "Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia" Salmo 34:8. Gostaria de saber de vocês da importância da humildade na conversão. Já nascemos humildes ou soberbos? E os diferentes corações da parábola do semeador, já nascem pré-estabelecidos com qual coração cada indivíduo vai nascer? Reflitam, ao menos para não levar outros a esta triste e equivocada conclusão fatalista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um homem não pode receber coisa alguma , a não ser que lhe seja dado do céu.
      joa 3:27
      A salvação se estabelece no novo nascimento. Esta regeneração, não pode ser entendida como uma auto-reforma. Não existe da parte do homem a capacidade de salvar-se se não receber do céu.

      Quem crê no filho tem a vida eterna; aquele que não crê no filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele. joa 3:36
      O homem não regenerado não tem da parte de Deus amor e ao invés disso tem a ira, pois é depravado, morto em delitos e pecados.
      Deus não ama o pecador. Deus odeia o pecador. Deus ama o eleito.
      A questão quanto a Deus ser bom ou não, justo ou injusto, está fora de questão. Quem julga é Deus e não nós pecadores caídos. Deus não é objeto da nossa confrontação. Não compete a obra julgar o criador.
      A questão levantada pode parecer complexa, mas não é. Nós é que queremos colocar Deus em cheque. Mas as escrituras não nos dão esta possibilidade. Deus é o criador. Ele começa o gênesis criando. Ele sobre Ele apena fala que é o grande Eu Sou e pronto. Nós é que conjecturamos quanto ao caráter de Deus. Nós depravados e mortos em delitos e pecados.
      A sua questão não é com relação a posição teológica do texto, mas sim a um paradigma criado de Deus, que as escrituras não atestam. Deus não deu ao homem a capacidade de se voltar para ele sem que antes houvesse a iniciativa dele. Sem isso o homem continua destinado ao inferno, ou seja, sem a ação exclusiva de Deus ao acordar o homem.
      Agora vem a questão. Quem ele acorda? Ele primeiro cria o homem e escolhe acordar depois da queda, ou já escolhe antes da queda? Ele tem o controle total da criação, ou ele não é o todo poderoso?Ele é o autor do mal e do pecado, ou ele permite um dualismo de deuses e ele não é deus com D maiúsculo?Eu entendo claramente esta teodiceia, através da escrituras, mas nem todos entenderão. Por isto os questionamentos, por isto a revolta, por isto a frustração humana, pois quer entender Deus por si mesma e não pela revelação das escrituras. Abraços.

      Excluir
    2. Não confunda sua interpretação das Escrituras com as Escrituras amigo.Todos os que a interpretam dizem ter a melhor e mais harmoniosa exegese e ser a interpretação mais coerente com o contexto e com língua em que originalmente foi escrita. A dupla predestinação foi considerada herética no mesmo concílio que condenou o Pelagianismo(Concílio de Orange). Não venha querer dar “carteirada” ou repetir falácias. Ninguém afirmou que alguém pode ser salvo sem a ação de Deus. Só creio que graça é oportunidade e não imposição. Todo bem se deve a Deus. Agora, pecado, mal é o que ocorre fora da vontade de Deus é que Deus não recomenda, é o que Deus condena é o que Deus castiga/pune. Deus faz vir o mal, na verdade a conseqüência do pecado quando o homem insiste na rebeldia. Mas, Ele dá oportunidades de arrependimento, profetas, a lei, o Cristo. O eleito é pecador, Jesus veio para os pecadores para os doentes, se Deus não ama os pecadores, porque enviou Jesus? Da forma que vocês colocam a existência do deus de vocês mais atrapalha que ajuda, muitos (a maioria, a porta é estreita e "só o eleito" entra por ela) vai para Inferno sofrer horrores pela eternidade sem a mínima chance de salvação. Por isso muitos países calvinistas (Suíça, Holanda) estão hoje cheios de ateus por todos os lados. Pregue como você crê amigo: " Se arrependa, existe um deus que provavelmente te odeie(lei da probabilidade), mas talvez te ame e se você for um de seus eleitos vai servi-lo, se não irá torrar pela eternidade no inferno sem ter a mínima possibilidade de salvação.". Vocês fazem o sacrifício de Jesus menor que o pecado de Adão, como pode? E me responda ai: Qual a dificuldade do rico entrar no Reino do Céu? Como um homem pode ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Me fale porque é melhor arrancar um olho que ir de corpo inteiro ao Inferno? Me digam porque o texto que se segue está em voz ativa se não temos nenhuma participação na salvação "Bem-aventurados todos os que lavam as suas roupas no sangue do Cordeiro, e assim ganham o direito à árvore da vida, e podem adentrar na Cidade através de seus portais." Apocalipse 22:14. Porque quando questionaram sobre como alcançar a salvação ninguém nunca deu como resposta se você já tiver sido eleito antes da fundação do mundo será salvo? Porque Jesus amou o jovem rico que rejeitou segui-lo? Explique em poucas palavras porque há festa no céu se as conversões já estão todas pontualmente previstas? E meu argumento é tão baseado nas escrituras como o seu é. Não vem querer desqualificar o argumento dos outros com estas falácias manjadas. Aliás, vocês que estão muito equivocados (Deus quis mas, não quis de verdade, dai não decretou / Mundo é o mundo dos eleitos,é cada uma...rsrsrs). Não é porque eu não quero que seja assim, a Bíblia não ensina isso, mas as instituições interessadas querem preservar esta teologia sem sentido, bem montada, mas sem sentido, que pretende limitar a ação transformadora da graça de Deus.

      Excluir
    3. Deus é Soberano, mas Ele não precisa exercer sua Soberania como vocês acreditam que Ele deve. Ele nos concede liberdade, nos alcança com sua graça que abre oportunidade de salvação e ai ou nos rendemos ou nos endurecemos. Não foi Faraó que se endureceu primeiro, a bíblia diz isso, vocês dão voltas. E no choro de Jesus sobre Jerusalém quantas vezes quis eu, mas vocês não quiseram, a Bíblia afirma isso e vocês dão “voltas e mais voltas”. Agora vocês não argumentam nada sobre minhas perguntas. Cadê as respostas? Fale-me cadê Calvinismo nos pais da Igreja? Fale-me do concílio de Orange? Falem sobre os crimes de Calvino (Homem de Deus? Pelos frutos conhecereis)? Respondam as perguntas que fiz, larguem as falácias, parem de querer vender espantalhos de outras linhas doutrinárias. Aliás, vocês tem fome e sede de justiça? Como podem achar normal um deus que cria pessoas com o único objetivo de torturá-las pela eternidade? Leram a definição de Amor na bíblia (É paciente, benigno)? O Deus de vocês é amor? (“Que amor é esse” como dizia o finado Dave Hunt) Este deus que decretou tudo não tem misericórdia, pois apenas segue o script que Ele mesmo escreveu, não precisa lidar com outras vontades, não conhece o que não decretou, tem o amor limitado. 2 Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 1Pedro 1:2
      Provem ou ao menos argumentem (porque na verdade é que fazemos, argumentamos e defendemos nossas visões e interpretações) pela Bíblia que todos os salvos de todos os tempos foram predestinados antes do nascimento. E que Deus não inclui ninguém em tempo real e que tem pessoas que nunca tiverem nenhuma oportunidade de arrependimento. Mostra ai para a galera, sem tentar forçar texto que dizem “a” parecerem que diz “abc”. Agora prestem atenção estamos falando do caráter Deus aqui, muito cuidado em afirmar dupla predestinação absoluta e limitar a ação da graça de Deus. Ou Deus é bom e digno ou não é, Jesus mesmo compara a bondade de Deus a nossa quando diz que sabemos dar coisas boas aos nossos filhos. E tenho certeza que a maioria de vocês não quer que ninguém seja torturado pela eternidade. Abraço. Aguardo respostas

      Excluir
    4. Você afirma crer na soberania de Deus...massss. Este é o problema da sua teologia. Você sempre coloca um mas na obra de Deus. Quanto a falácia eu entendo existir em uma teologia que usurpa a soberania de Deus na salvação e coloca no homem a responsabilidade. Então salve-se por si mesmo. Eu entendo que se não fosse a obra de Deus em minha vida, ao me acordar de meus delitos e pecados, eu ainda estaria morto e destinado ao inferno. Quanto a eleição ela não condena, pelo contrário, ela salvo em meio a muitos, alguns que estão destinados ao inferno,redirecionando-os para as moradas celestiais. Eu dou glória a Deus pela minha salvação, posso não gritar nos templos como um pentecostal, mas neste momento estou fazendo isso, e sirvo ao Senhor com amor, pois antes de eu conhecê-lo ela já me havia escolhido.

      Mateus 11:27
      Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

      João 6:37 Todo que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

      Joa 6:44,45 Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer e eu o ressuscitarei no último dia.

      Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus; Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu, este virá a mim.

      Joa 10:26 Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.

      João 12:40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, a fim de que não vejam com os olhos e compreendam no coração, e Eu os cure.

      São palavras de Jesus, o mesmo que afirma que devemos averiguar as escrituras e ver se são elas que dão testemunho da verdade.

      Pelo que você fala Jesus é um falacioso, pois afirma o mesmo que Calvino defende, ou será que é Calvino que defende o que Jesus ensina????

      Meu amigo se liberte do sistema religioso e averigue as escrituras por si mesmo. Se você tem a unção do Santo vai entender as palavras de Jesus e de Paulo e de outros personagens bíblicos. Valeu? Grande abraço e me desculpe se pareço falacioso, mas eu procuro ser um estudioso igual a você, só que com uma teologia e doutrina confrontante aos Arminianos e adeptos. Abraços.










      Excluir
  39. Chato é achar que sua visão de Soberania é a única possibilidade correta, para um pingo d´agua tá muito pretencioso para interpretar um Deus que é mais que todo oceano de grandeza. Você pode estar errado e sua visão pode ofender Deus, tenha cuidado com ela e com o descaminho de outros.
    Mateus 11:27
    Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
    Deus sonda os corações e se revela ao humilde, ao contrito, ao pobre de espírito, Ele diz que se revela as estes, não diz.
    “...mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito...”Isaías 66:2
    “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Tiago 4:6

    João 6:37 Todo que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
    O texto não diz quem são os que o Pai dá a Jesus. Talvez os que guardaram seu coração do qual procedem às fontes da vida, se mantiveram minimamente sensíveis a voz de Deus.
    Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. Provérbios 4:23


    Joa 6:44,45 Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer e eu o ressuscitarei no último dia
    Sem dúvida, necessidade da graça (oportunidade) para que o indivíduo possa se render-se (cair e si).

    Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus; Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu, este virá a mim.
    Sim, tem os que ouvem e aprendem e os que se recusam a ouvir e aprender. Como diz Jesus: “Assim, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha.” Mateus 7:24


    Joao 10:26 Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.
    Sim, pessoas endurecidas, soberbas, Deus confirma o endurecimento não são ovelhas de Jesus, perderam a sesibilidade s entregaram totalmente a depravação e ao mal.
    Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
    1 Samuel 16:7

    João 12:40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, a fim de que não vejam com os olhos e compreendam no coração, e Eu os cure.
    Sim, Deus sondou os corações já endurecidos e orgulhosos e os deixou ainda mais cegos espiritualmente.

    O que estes versículos provam que o Calvinismo está correto amigo?
    Pode consultar o autor do livro, para ter certeza que sua interpretação está correta? Não? Então é só sua interpretação que é comum a de outras pessoas e nem por isso verdadeira. O problema é que ofende o caráter de Deus e por isso sou anti-cavinista.
    E esta história de unção do Santo, não serve de argumento, todo crente afirma ter. Este argumento já perdeu a validade faz tempo, ainda mais no meio protestante com nossa absurda variedade interpretativa.
    Agora novamente não me respondeu nada, triste, os heruditos donos da "verdade bíblica" estão muito fáceis de serem combatidos. A única coisa que ouso combater e fazer de Deus o autor do pecado e do mal e pela equivocada dupla predestinação. Deus lhe de entendimento, para que ao menos você tenha a humildade de saber que é um assunto muito delicado, por tratar o caráter de Deus que segundo a bíblia não faz acepção de pessoas. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente dar glória a Deus é só para os eleitos,os demais sempre irão dar um jeito de colocar um adendo ao que o Senhor é explicito e claro. Vai nesta força Arminiano!!!

      Excluir
    2. A única evidência desta tua relutância é querer denegrir a imagem dos diferentes. Aliás eu percebo isto em todo Arminiano que tenta desdizer o que o Senhor afirma nas escrituras.A própria escritura nos julgará, portanto não quero ir contra o que está escrito. Não quero dar um jeitinho nas palavras de Jesus, pois ele deixa bem claro que suas ovelhas ouvem a sua voz. Mas quanto ao resto se você tem a certeza da salvação, quem sou eu para dizer que não? Com arrogância ou não, que vai julgar os eleitos é o Senhor, não somos juízes de nós mesmos, somos juízes do mundo. Abçs.

      Excluir
    3. Ok, não quer debater ou argumentar, esta no seu direito. Não penso que dei jeitinho algum, usei a Bíblia para explicar a Bíblia. Não quero denegrir a imagem dos diferentes, creio que Deus ama todos, como posso desejar isso para um amado de Deus? Creio que o estado do vaso é dinâmico, podendo um vaso de desonra tornar-se pela graça de Deus um vaso de honra, então, para mim, todos são potencialmente benditos. Quem sou para maldizer alguém, eu discuto idéias, teologia. E a que me entristece a alma, é a dupla predestinação, pois, por minha experiência (que não é mais válida que a sua, mas a mim é importante) sei dá bondade e da misericórdia de Deus que segundo o livro de Jonas se importa com pessoas e até mesmo com animais. Em minha visão na Bíblia, Deus só destrói aqueles que teimosamente se rebelam e que se endurecem à sua misericórdia. Quando a vontade de Deus se cumpre em uma vida o indivíduo será salvo, quando a vontade do indivíduo se cumpre será condenado por amar mais as trevas que a Luz. Nem tenho a necessidade de dizer que tenho certeza da salvação, tenho sim confiado na bondade, misericórdia, enfim, colocado minha confiança Nele, tentado pegar minha cruz e seguir após o Cristo. É um caminho difícil, mas é por ai que eu vou, na humildade. Fique a vontade em abraçar seu Calvinismo a quem recusou defender neste instante, creio que você é livre e que corretamente ou não fez a sua escolha. Se Deus te deu liberdade, não sou eu quem vai querer tirar. Vou citar mais alguns curiosos versículos aqui, que você provavelmente também não vai comentar (afinal os versículos dizem claramente, o que você quer que eles digam claramente, ou o que se encaixa no pacote teológico Calvinista, daí não a debate que de jeito).Fico feliz que muitos Calvinistas não crêem na dupla predestinação, espero que Deus encha seu coração de amor a seus semelhantes e você reconsidere sua posição. Não me identifico como Arminiano, só Cristão, estudei Molinismo e Tomismo e estes também não compartilham da crença na dupla predestinação, aliás nem todos os Calvinistas vêem desta forma.
      Versículos:
      "Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus vos encorajasse por nosso intermédio. Assim, vos suplicamos em nome de Cristo que vos reconcilieis com Deus."
      2 Coríntios 5:20
      "Para os fracos, tornei-me semelhantemente fraco, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com a finalidade de conseguir, de qualquer maneira possível, salvar alguns." 1 Coríntios 9:22
      "na expectativa de que, de alguma forma, possa instigar ciúme entre meus compatriotas a fim de que alguns deles sejam salvos" Romanos 11:14

      Excluir
    4. Outros versículos: “Porquanto, como podeis saber, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou, como sabes, ó homem, se salvarás tua mulher? Cada um viva conforme seu chamado" 1 Coríntios 7:16
      Paralelo com o texto de I Pedro 3-1 “Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que,se ele não obedece a palavra, seja ganho sem palavra, pelo procedimento de sua mulher”
      Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.
      Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas? Isaías 5:3-4
      E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.” Mateus 9.35-38
      “Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo:Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza.Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós.E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti.” (Mateus 11:20-24). Abraços!

      Excluir
  40. Mateus 11:27
    Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
    Você colocou:

    Deus sonda os corações e se revela ao humilde, ao contrito, ao pobre de espírito, Ele diz que se revela as estes, não diz.
    “...mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito...”Isaías 66:2
    “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Tiago 4:6

    Resposta 1: A questão continua, pois o texto relata que ninguém conhece a não ser que haja da parte de Deus a revelação. Que Deus sonda corações eu sei, aliás ele é o criador e este é um direito só dele, mas a questão continua quanto a revelação do Filho, ou seja só se pode reconhecer o Senhorio de Jesus se for revelação do Pai, ou no caso também do Filho. A questão fica fechada em Deus, não existe interferência humana.


    oão 6:37 Todo que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
    Você respondeu:
    O texto não diz quem são os que o Pai dá a Jesus. Talvez os que guardaram seu coração do qual procedem às fontes da vida, se mantiveram minimamente sensíveis a voz de Deus.
    Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. Provérbios 4:23

    Resposta 2: O texto é claro, ninguém pode ir até Jesus se não for por determinação do Pai e este que recebe esta determinação vai até Jesus e tem a certeza da parte de Jesus que será aceito, pois foi esta a determinação do Pai. O texto não abre mão da exclusividade de Deus na escolha dos eleitos, quem são os eleitos? Os que por determinação do Pai vão até Jesus. Quanto a atitude humana é apenas de obediência a quem o chamou, pois antes do chamado não poderia obedecer.

    Joa 6:44,45 Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer e eu o ressuscitarei no último dia
    Você respondeu:
    Sem dúvida, necessidade da graça (oportunidade) para que o indivíduo possa se render-se (cair e si).
    Resposta 3: A ida até Jesus é o passaporte da ressurreição, que é exclusividade de quem o trouxe até Jesus. O texto não fala em render-se, até porque não há por parte do eleito a resistência, pois o texto declara apenas que ele foi conduzido, o texto não relata resistência do eleito e nem rejeição de Jesus ao eleito, mas apenas direcionamento por parte do eleito na condução do Pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Resposta 1: A questão continua, pois o texto relata que ninguém conhece a não ser que haja da parte de Deus a revelação. Que Deus sonda corações eu sei, aliás ele é o criador e este é um direito só dele, mas a questão continua quanto a revelação do Filho, ou seja só se pode reconhecer o Senhorio de Jesus se for revelação do Pai, ou no caso também do Filho. A questão fica fechada em Deus, não existe interferência humana."

      Amigo, o Filho estava na Terra, no contexto do versículo, e se revelou aos discípulos que Ele mesmo escolheu, ele falava abertamente a eles, a alguns falava por parábolas, e a outros religiosos de coração duro de sua época Ele viu a dureza do seu coração e não quis revelar o Pai, Ele não os rejeitou antes de nascerem. Deus/Jesus é livre e faz escolhas e vê o coração. Leu a parábola do semeador já? Viu como Jesus pede que venham a Ele as criancinhas, repito cadê do malditinhos desde o ventre? Porque Ele se compadece das multidões? Porque Ele chora por Jerusalém não querer ser ajuntada debaixo de suas asas? E o versículo que pede que ensinemos os pequenos no caminho que devem andar, quando forem grandes não se desviarão, não é verdade bíblica?

      "Resposta 2: O texto é claro, ninguém pode ir até Jesus se não for por determinação do Pai e este que recebe esta determinação vai até Jesus e tem a certeza da parte de Jesus que será aceito, pois foi esta a determinação do Pai. O texto não abre mão da exclusividade de Deus na escolha dos eleitos, quem são os eleitos? Os que por determinação do Pai vão até Jesus. Quanto a atitude humana é apenas de obediência a quem o chamou, pois antes do chamado não poderia obedecer."

      Repito, muitos são chamados, poucos escolhidos e alguns nem chamados são. Jesus amou o jovem rico chamou para segui-lo e ele rejeitou. Mas os que são chamados são chamados pela graça do Pai, mas graça não é imposição, é oportunidade. Pergunto todo Calvinista se converte ao ouvir as primeiras palavras do evangelho ou alguns são mais resistentes para cair em si? Pergunto-lhe diante de uma tentação você é forçado a obedecer a voz do Espírito Santo? Ou é influenciado por ele? É influenciado por Ele não é? É assim que Deus age com benignidade Ele atrai e ama com amor eterno. Vocês sempre querem dar uma forçada para dizer que o Deus diz mais do que ele realmente diz.
      “Resposta 3: A ida até Jesus é o passaporte da ressurreição, que é exclusividade de quem o trouxe até Jesus. O texto não fala em render-se, até porque não há por parte do eleito a resistência, pois o texto declara apenas que ele foi conduzido, o texto não relata resistência do eleito e nem rejeição de Jesus ao eleito, mas apenas direcionamento por parte do eleito na condução do Pai. “
      O jovem rico foi amado, chamado e rejeitou. Rejeitou porque era livre para servir ao Deus verdadeiro outro deus (as riquesas). Calvinista porque é difícil um rico entrar no Reino do Céu? E veja o que bíblia, não eu, diz sobre Cornélio “e ordenou-me: ‘Cornélio, Deus ouviu tua oração e lembrou-se de tuas ajudas aos pobres” Atos 10:31.
      Porque não disse que ele foi eleito antes da fundação do mundo? Repito prove que todos os salvos são eleitos antes de nascer. Prove, ao menos argumente. Ao contrário Deus está procurando “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (João 4.23). Ou não está? E somos eleitos conforme a presciência? Ou não somos?
      “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai” IPedro 1:2. Aqui ta claro demais, negar para que?

      Excluir
    2. A presciência de Deus Pai não afirma que pelas obras os eleitos se converteriam por si mesmos e sim que Deus tem conhecimento prévio de todos que ele escolhe por graça soberana. Você coloca a presciência firmada em um livre-arbítrio que o eleito teria e Deus viu antes que o mesmo se converteria. Enfim, a sua visão está incorreta pois coloca no homem a responsabilidade da salvação e a salvação não é por obras.

      Excluir
    3. A salvação não é por obras. A obra necessária já foi feita por Jesus(Está consumado!), agora é render-se ou endurecer-se não há mértio em render-se, mas há demérito em endurecer-se. Da forma que coloco a salvação é um mérito de Deus e a perdição um demérito do homem. Você diz que não há entrega a Escritura afirma algo diferente, sua teologia inventa subdivisões de tema, para dar um jeitinho no que a Bíblia afirma. Seguem os versículos: Creio que há entrega
      Romanos 6:16
      Não estais informados de que AO VOS ENTREGARDES A ALGUÉM COMO ESCRAVOS PARA LHE OBEDECER, sois escravos deste a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, seja da obediência que leva à justiça? "
      Creio que há sensibilidade e ela pode ser perdida.
      Efésios 4:18-19
      "Eles estão com o entendimento mergulhado nas trevas e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, devido ao embrutecimento do seu coração. 19Havendo perdido TODA A SENSIBILIDADE, eles SE ENTREGARAM a um estilo de vida depravado, cometendo com avidez toda a espécie de impureza.
      Crianças são mais sensíveis a voz do Espiríto, adultos, muitas vezes já embruteceram seus corações
      Lucas 18:16
      “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a eles."
      Proverbios 22:6
      "Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!"
      A submissão é necessária:
      Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Tiago 4:7...

      Responder

      Onde creio que Paulo usou hiperbole no texto que diz "estavamos mortos" e também no texto que diz que "ele não fazia o bem que queria, mas o mal que não queria ele fazia".Pedro nos advertiu que ele escrevia coisas difíceis de entender, o próprio Paulo se assume o menor dos apostolos, fatos registrados nas escrituras). Fale-me sobre a dificuldade do rico entrar no céu? Ou ser melhor arrancar um olho do que ir para o Inferno de corpo inteiro? Ou sobre como um homem pode ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou explique em poucas palavras o que Jesus quis dizer ao afirmar que quis ajuntá-los, mas eles não quiseram. A sua teologia é complicado, porque usa o obscuro para intertretar o claro e ainda pinta Deus como o autor de praticamente todo o pecado e o todo mal

      Excluir
  41. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus; Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu, este virá a mim.
    Você respondeu:
    Sim, tem os que ouvem e aprendem e os que se recusam a ouvir e aprender. Como diz Jesus: “Assim, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha.” Mateus 7:24

    Resposta 4: O texto não fala dos que ouvem e recusam, o texto fala dos que aprendem e são ensinados, ou seja, os eleitos. Estes tem a capacidade de ouvir e aprender do Pai. O texto é para quem exerce a pedagogia divina, não é o caso dos outros. Você está saindo do texto, mais uma vez para defender a sua incredulidade no ensino do Pai.

    oao 10:26 Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.
    Você respondeu:
    Sim, pessoas endurecidas, soberbas, Deus confirma o endurecimento não são ovelhas de Jesus, perderam a sesibilidade s entregaram totalmente a depravação e ao mal.
    Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
    1 Samuel 16:7

    Resposta5: Novamente você saiu do texto pela tangente. O texto declara que existe ovelha e não ovelha e isso é Jesus que afirma. Só pode ouvir Jesus os eleitos, pois são suas ovelhas.Elas não são ovelhas porque eram soberbas, colocando nelas a sinergia de poder ser ovelha, apenas não eram ovelhas,pois Jesus não as escolhera, só isto.

    João 12:40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, a fim de que não vejam com os olhos e compreendam no coração, e Eu os cure.
    Você respondeu:
    Sim, Deus sondou os corações já endurecidos e orgulhosos e os deixou ainda mais cegos espiritualmente.

    Resposta6: Novamente você foge do texto. Quem endureceu o coração deles foi Deus. Quem cegou os olhos deles foi Deus. Quem afirma que não quer curar eles é Deus. Aceite a soberania de Deus e pare de colocar desculpas no homem!!!!

    Você colocou:
    O que estes versículos provam que o Calvinismo está correto amigo?
    Pode consultar o autor do livro, para ter certeza que sua interpretação está correta? Não? Então é só sua interpretação que é comum a de outras pessoas e nem por isso verdadeira. O problema é que ofende o caráter de Deus e por isso sou anti-cavinista.

    Resposta 7: O autor do Livro é o Espírito Santo, o mesmo que quer te convencer agora da verdade do texto. Quem ofende o caráter de Deus é você, que não dobra a sua cerviz diante da sua soberania. Anti-calvinista é o mesmo que ser um anti-cristo, pois Calvino ensina a doutrina de Cristo. Deixe de ser uma anti-cristo!!!

    Você colocou:
    E esta história de unção do Santo, não serve de argumento, todo crente afirma ter. Este argumento já perdeu a validade faz tempo, ainda mais no meio protestante com nossa absurda variedade interpretativa.
    Resposta8: A verdadeira unção é atestada pelas escrituras. Entende agora?

    Você colocou:
    Agora novamente não me respondeu nada, triste, os heruditos donos da "verdade bíblica" estão muito fáceis de serem combatidos. A única coisa que ouso combater e fazer de Deus o autor do pecado e do mal e pela equivocada dupla predestinação. Deus lhe de entendimento, para que ao menos você tenha a humildade de saber que é um assunto muito delicado, por tratar o caráter de Deus que segundo a bíblia não faz acepção de pessoas. Abraço.

    Resposta9: Assunto delicado mesmo...desculpe se te ofendi...algumas coisas devem ser conversadas entre adultos e não com meninos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus; Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu, este virá a mim.
      Você respondeu:
      Sim, tem os que ouvem e aprendem e os que se recusam a ouvir e aprender. Como diz Jesus: “Assim, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha.” Mateus 7:24

      Resposta 4: O texto não fala dos que ouvem e recusam, o texto fala dos que aprendem e são ensinados, ou seja, os eleitos. Estes tem a capacidade de ouvir e aprender do Pai. O texto é para quem exerce a pedagogia divina, não é o caso dos outros. Você está saindo do texto, mais uma vez para defender a sua incredulidade no ensino do Pai.
      Tréplica: Amigo o texto também diz “E serão todos ensinados por Deus”, fala também “o que ouviu e aprendeu”, Será que todos que ouviram aprenderam? Jesus diz que sábio ouve as suas palavras e as pratica, mas tem uma galera que faz a casa sobre a areia e se dá mal

      Joao 10:26 Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito..
      Você respondeu:
      Sim, pessoas endurecidas, soberbas, Deus confirma o endurecimento não são ovelhas de Jesus, perderam a sesibilidade s entregaram totalmente a depravação e ao mal.
      Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
      1 Samuel 16:7

      Resposta5: Novamente você saiu do texto pela tangente. O texto declara que existe ovelha e não ovelha e isso é Jesus que afirma. Só pode ouvir Jesus os eleitos, pois são suas ovelhas.Elas não são ovelhas porque eram soberbas, colocando nelas a sinergia de poder ser ovelha, apenas não eram ovelhas,pois Jesus não as escolhera, só isto.
      Tréplica: Porque não são ovelhas? Como não são ovelhas? O texto não diz, você fica repetindo a palavra eleitos ai, mas isso não prova nada o texto não diz o que você quer que ele diga. A Bíblia diz que Ele vê o coração, existiu um homem inclusive segundo o seu coração e teve um amigo homem e que o coração é importante no processo de salvação (vide parábola do semeador), qual o problema de eu usar estes conceitos bíblicos para interpretar.

      João 12:40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, a fim de que não vejam com os olhos e compreendam no coração, e Eu os cure.
      Você respondeu:
      Sim, Deus sondou os corações já endurecidos e orgulhosos e os deixou ainda mais cegos espiritualmente.

      Resposta6: Novamente você foge do texto. Quem endureceu o coração deles foi Deus. Quem cegou os olhos deles foi Deus. Quem afirma que não quer curar eles é Deus. Aceite a soberania de Deus e pare de colocar desculpas no homem!!!!
      Tréplica: Não há desculpas, o faraó se endurece primeiro e depois foi endurecido por Deus. A bíblia diz que o homem pode se endurecer, enfim, a bíblia explica a bíblia. “Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.” Atos 7:51
      “mas os fariseus e os doutores da lei frustraram o desígnio de Deus quanto a si mesmos, não sendo batizados por ele.” Lucas 7:30. Deus dá graça aos humilde e rejeito os soberbos tá na bíblia amigo, porque quer desmerecer minha interpretação?

      Excluir
    2. Você colocou:
      O que estes versículos provam que o Calvinismo está correto amigo?
      Pode consultar o autor do livro, para ter certeza que sua interpretação está correta? Não? Então é só sua interpretação que é comum a de outras pessoas e nem por isso verdadeira. O problema é que ofende o caráter de Deus e por isso sou anti-cavinista.

      Resposta 7: O autor do Livro é o Espírito Santo, o mesmo que quer te convencer agora da verdade do texto. Quem ofende o caráter de Deus é você, que não dobra a sua cerviz diante da sua soberania. Anti-calvinista é o mesmo que ser um anti-cristo, pois Calvino ensina a doutrina de Cristo. Deixe de ser uma anti-cristo!!!
      Tréplica: Amigo, agora forçou, não tinha Cristianismo antes do Calvinismo né? Tá “SERTO”? Porque os primeiros pais que conviveram com os apóstolos não documentaram o “verdadeiro Cristianismo” (Calvinismo). Cade nos escritos dos pais da igreja? Achar que só nossa a sua linha doutrinária/igreja é que é a única verdadeira, não é coisa de seita? Calvino amou seus inimigos, né? (Servetus que o diga). O calvinismo e o Cristianismo são coisas diferentes, não apele para “carteiradas”, apelo à autoridade, concílio de Dorti e outras falácias já as conheço.

      Você colocou:
      E esta história de unção do Santo, não serve de argumento, todo crente afirma ter. Este argumento já perdeu a validade faz tempo, ainda mais no meio protestante com nossa absurda variedade interpretativa.
      “Resposta8: A verdadeira unção é atestada pelas escrituras. Entende agora?”
      Tréplica: Amigo, para você sua interpretação das Escrituras são as Escrituras, não é assim amigo. E você não tem como provar o contrário. Interpretação é aposta, tenha bom senso, pode apostar todas as suas fichas em uma interpretação, e ela pode ser bem embasada, mas não deixa de ser aposta. Admita isso. Mas se for errar sobre Deus creio ser melhor exagerar em seu amor, misericórdia e santidade do que na dureza da sua justiça. Tenho certeza que Deus inspirou, agora na interpretação, e, sim, (deve ajudar pessoas simples, que buscam a Deus como Corça anseia por águas). Agora, em discussões teológicas, argumento vencido, todos usam, cadê nossa unidade doutrinária. Todas as heresias não nasceram da bíblia?



      Você colocou:
      Agora novamente não me respondeu nada, triste, os eruditos donos da "verdade bíblica" estão muito fáceis de serem combatidos. A única coisa que ouso combater e fazer de Deus o autor do pecado e do mal e pela equivocada dupla predestinação. Deus lhe de entendimento, para que ao menos você tenha a humildade de saber que é um assunto muito delicado, por tratar o caráter de Deus que segundo a bíblia não faz acepção de pessoas. Abraço.

      “Resposta9: Assunto delicado mesmo...desculpe se te ofendi...algumas coisas devem ser conversadas entre adultos e não com meninos.”
      Tréplica: Pretendes ferir-me irmão? Lembre-se, ame seu inimigo, o amor cobre multidão de pecados.

      Excluir
  42. A teologia Arminiana criou um Deus segundo a imagem do Arminiano e não segundo as escrituras. O Deus Arminiano é frágil e vitimizado, pois é afrontado em seu caráter. Penso, se nós homens não nos vitimizamos e não somos atingidos por colocações errôneas de outros homens, será que Deus não pode ser superior a nós homens? O Arminiano na tentativa de defender Deus, quer na realidade é exaltar o homem, pois dá a este uma condição de advogado. Deus não precisa de advogado, Ele é o nosso advogado.
    Não creio no Deus Arminiano, pois ele é frágil e submete-se como se dependesse da aprovação humana para os seus atos. O Deus Arminiano respeita o homem em seus direitos. Mas que direito tem o homem? Depravado e morto em delitos e pecados? Seu direito é o inferno. Acredito que o Deus Arminiano é diferente do Deus da Bíblia, mas respeito o direito Arminiano de adorar o seu Deus, que ele chama de Deus, mas não é Deus, pois quem está de fora percebe que a teologia Arminiana repousa na crença de um ídolo, que nós calvinistas não reconhecemos: O Livre-arbítrio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja que o Soberano Senhor, diz em sua palavra que algo que foi feito não passou por sua mente. É provável que Deus saiba tudo que deseja saber, pois do contrário seria incapaz de ignorar algo. Obs. Isto é só, minha opinião pessoal, não verdade bíblica.

      “Construíram nos montes os altares dedicados a Baal, para queimarem os seus filhos como holocaustos oferecidos a Baal, coisa que não ordenei, da qual nunca falei nem jamais me veio à mente.” (Jr 19: 5, Nova Versão Internacional).

      Veja que Deus se entristece, Jesus inclusive chora e sente compaixão (e note que o texto abaixo fala que "a perversidade do ser humano havia crescido", estranho, não vieram de fábrica "totalmente depravados"?)

      “Contudo, o SENHOR observou que a perversidade do ser humano havia crescido muito na terra e que toda a motivação das idéias que provinham das suas entranhas era sempre e somente inclinada à prática do mal. 6 Então o SENHOR entristeceu-se muito por haver criado os seres humanos sobre a terra, e esse sentimento feriu profundamente seu coração.” Genesis 6:6
      Veja, a Bíblia fala de um Deus que espera que tem misericórdia até certa medida.

      "porque não se encheu ainda a medida da iniqüidade dos amorreus"Genesis 15:16
      Segundo seu entendimento estes, e os vários outros versículos que citei desde o inicio da conversa não deveriam estar na Bíblia, né? ou recebem peso 1 na interpretação ou devem ser relativizados. Agora Romanos 9 eu sei que é peso 10, Romanos 8:30 e Efésios 1:4-5 também e por ai vai. Interpretação bastante parcial e voltada a um conceito de Soberania grego de micro controle absoluto e da idéia pagã de destinos traçados. Os Judeus mesmo crêem em livre arbítrio, e os do tempo de Jesus já criam assim. E Jesus aprovou o que os Fariseus ensinavam, mas, não o que faziam e não fez questão de ensinar a Tulip a eles.
      “Fazei e obedecei, portanto, a tudo quanto eles vos disserem. Contudo, não façais o que eles fazem, porquanto não praticam o que ensinam”. Matheus 23:3
      Agora me diz amigo, vocês adoram citar Paulo. Quando Paulo fala que é o menor dos apóstolos e quando Pedro diz que ele escreve coisas difíceis de entender. Que peso dão a estes versículos em sua interpretação.
      Agora me diz, tem mesmo certeza que a interpretação Calvinista da dupla predestinação não é parcial? Não estão confundindo, bondade, amor, misiricordia com fraqueza não? Deus não precisa se auto-afirmar amigo, Ele é 100 seguro dele mesmo, Ele é amor é bom, é misericordioso, tem seu nível de sensibilidade ao que ocorre na Terra e não vai mudar isso, porque você quer se auto-afirmar em uma doutrina equivocada que nos faz ficar desatentos a Satanás (nosso verdadeiro adversário) e que afirma, a blasfêmia de considerar Deus o autor do mal.

      Excluir
  43. Quanto bla-bla-bla e mimimi, meramente filosófico e especulativo. Vamos para a Bíblia amigo falacioso. Este Deus que você quer vender que faz questão de microcontrolar tudo é muito mais Grego que Hebreu. O que está tentando usar, alguma técnica de manipulação de massa? Não funciona comigo amigo. Você nem quer ver que seres humanos, que escreveram as Escrituras por mais inspirados que estivessem pelo Espirito Santo, expressam emoções quando escrevem, usam hipérbole, falam poeticamente. Vocês torcem tudo que é claro, pelo pouco não tão claro para que tudo caiba na sua caixinha doutrinária favorita. "Bem aventurados os que tem fome e sede justiça, "bem aventurados os misericordiosos". seriam estes os que crêem em um deus tirano? Este deus da dupla predestinação não pediria para que amassemos nossos inimigos e que orássemos por eles, o cristo deste deus não pediria misericórdia aos que o crucificaram, o discípulo deste Deus (Paulo) não suplicaria para que outros seres humanos se reconciliassem com Deus. Mostra ai cadê a visão Calvinista nos primeiros pais da igreja, como vocês afirmam que os discípulos ensinavam algo semelhante ao Calvinismo? Este visão errônea surgiu com Agostinho muito depois e foi reavivada por seu Papa Calvino, que a história mostra que não foi melhor que os inquisidores. Este deus seu da dupla predestinação que é estranho as Escrituras. Amigo, é a Bíblia que fala que Deus é bom, é misericordioso, é amor, que se entristece, não inventei nada disso, ta lá. O Deus da bíblia é mais semelhante a nós do que descreve sua teologia, simplesmente, por que fomos feitos a sua imagem e semelhança, é um Deus relacional. Mas um Deus Santo (3x Santo), com nossas qualidades multiplicadas a infinita potência, muitos outros atributos além dos nossos e sem nossos defeitos (pecados, delitos, falhas, imperfeição). Vocês deturpam o conceito de amor, de bondade, de misericórdia, querem dar um sentido particular a estas palavras. Querem impor sua lógica e conceito de Soberania as Escrituras e as pessoas. A vossa interpretação põe peso 10 para os versículos que supostamente apontam para sua doutrina e peso 1 para os que claramente falam de algo oposto a ela.
    Como disse um colega Calvinista outro dia: Tem que ler a Bíblia com a lente da Soberania, e claro ele estava se referindo ao conceito Calvinista de Soberania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. I Samuel 15:2-3
      2 - Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.
      3 - Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.
      O Deus da bíblia dá a vida e tira a vida. Seja mulher, velho, criança.Tudo é dele!!!

      Êxodo 4:11
      11 - E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?
      O Deus da bíblia cura e enferma. Tudo ele faz a sua criação.

      Deuteronômio 5:22-23
      22 - Estas palavras falou o SENHOR a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou; e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu.
      23 - E sucedeu que, ouvindo a voz do meio das trevas, e vendo o monte ardendo em fogo, vos achegastes a mim, todos os cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos;
      O Deus da bíblia habita na luz e nas trevas. Tudo é dele.

      Êxodo 10:20-23
      20 - O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel.
      21 - Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se apalpem.
      22 - E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias.
      23 - Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações.

      O Deus da bíblia endurece o coração de quem ele quer. Envia trevas e mata quem ele quer, pois tudo é dele.

      Excluir
    3. Atos 16:14
      14 - E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o SENHOR lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.

      O Deus da bíblia abre o coração de quem ele quer. Converte e salva quem ele quer.Não é do homem o querer.

      Mateus 10:29-30
      29 - Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.
      30 - E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
      O Deus da bíblia tem tudo e todas as coisas sob seu controle, nada está no controle do homem, muito menos a sua salvação.

      Filipenses 2:13
      13 - Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
      O Deus da bíblia além de ser o autor e consumador da fé é o mesmo que atua no querer e nas obras humanas.

      O DEU DA BÍBLIA É DIFERENTE DO deus DE Armínio.

      Excluir
    4. • I Samuel 15:2-3
      2 - Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.
      3 - Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.
      O Deus da bíblia dá a vida e tira a vida. Seja mulher, velho, criança.Tudo é dele!!!
      Amigo, vida é dádiva, Deus dá, Deus tira. Você ganhou, aproveite uma hora acaba, predestinação para sofrer horrores na eternidade é o problema aqui. Já disse que é isso que contesto. E Ameleque era um cara gente boa, temente a Deus? Ou cruel inimigo de seu povo? Quanto aos outros que morreram, creio que Deus viu de antemão que infelizmente dali nada se aproveitaria, pois de Nínive teve misericórdia. Agora, temos que pensar o que revela melhor a face de Deus este versículo ou o Cristo encarnado, eu sei lá, sigo o Cristo, sou discípulo Dele que pede amor aos inimigos.
      “Eu, da minha parte, não devia ter pena de Nínive, a grande cidade, em que há mais de cento e vinte mil homens que absolutamente não sabem a diferença entre a sua direita e a sua esquerda, além de haver muitos animais domésticos?” — Jonas 4:10, 11. *
      Creio que Deus tome atitudes extremas em situações muito especifícas, Ele é Deus, Ele tudo sabe e tudo pode, mas não tem prazer na morte do ímpio.

      “Afinal, teria Eu alguma alegria na morte do ímpio? Palavra de Yahweh, o Soberano Deus. Ao contrário, porventura não me dá muito prazer ver o ímpio converter-se dos seus maus caminhos e viver?” Ezequiel 18:23


      Êxodo 4:11
      11 - E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?
      O Deus da bíblia cura e enferma. Tudo ele faz a sua criação.
      Amigo, mas que coisa, porque Jesus não deu esta resposta quando os discípulos questionaram quem tinha pecado para que o homem tivesse nascido cego. Jesus disse que era para que se manifestasse a glória de Deus. Porque Jesus não lhes deu esta resposta objetiva e bíblica? Claro que Deus pode fazer qualquer coisa e vida é dádiva, foi nos dada, às vezes com limitações às vezes com menos, mas geralmente pode ser minimamente desfrutada, por isso sou grato. E o que isso tem haver com predestinação para o Inferno?

      Excluir
    5. Deuteronômio 5:22-23
      22 - Estas palavras falou o SENHOR a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou; e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu.
      23 - E sucedeu que, ouvindo a voz do meio das trevas, e vendo o monte ardendo em fogo, vos achegastes a mim, todos os cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos;
      O Deus da bíblia habita na luz e nas trevas. Tudo é dele.
      Não, aparentemente é uma tempestade climática eu leio assim. “Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma.” 1 João 1:5 Jesus diz que é a luz do mundo, nos diz para sermos sal e luz, enfim, acho que se equivocou amigo.

      Êxodo 10:20-23
      20 - O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel.
      21 - Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se apalpem.
      22 - E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias.
      23 - Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações.

      O Deus da bíblia endurece o coração de quem ele quer. Envia trevas e mata quem ele quer, pois tudo é dele.
      Sim, mas volta um pouco lá na sua bíblia, faraó se endureceu primeiro
      “Endureceu-se, porém, o coração de Faraó” (Êxodo 7:13; 7:22; 8:19).

      Carlos Asicq6 de agosto de 2015 13:03
      Atos 16:14
      14 - E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o SENHOR lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.

      O Deus da bíblia abre o coração de quem ele quer. Converte e salva quem ele quer.Não é do homem o querer.
      Notas: Ela “servia a Deus”, “nos ouvia” e o “Senhor lhe abriu o coração para que tivesse ATENTA”. Deus exerceu influencia sobre Lívia para que ela prestasse atenção no que eles diziam. Não diz que Ele converteu ou salvou, diz que abriu o coração, que possivelmente já era um coração sensível a Deus (“que servia a Deus”) para que ela estivesse atenta, só isso. Não force o texto a dizer mais do que diz.

      Excluir
    6. Mateus 10:29-30
      29 - Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.
      30 - E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
      O Deus da bíblia tem tudo e todas as coisas sob seu controle, nada está no controle do homem, muito menos a sua salvação.

      Amigo, confesso que interpreto que Jesus está falando do cuidado de Deus e não controle. E se vier um terrorista hoje a minha porta intencionando me matar, só ocorrerá se assim Deus o permitir, o que não quer dizer que o terrorista não tem sua livre vontade de tentar me matar, respeitada por Deus, mas se Ele assim quiser Ele usa alguém para dar cabo do terrorista antes disso ou faz com que eu resista aos tiros e viva ou sei lá. A palavra final é dele Ele cuida de nós, não quer dizer que controla a vontade dos seres livres. Mas quando alguém morre cedo ou injustamente eu lembro que os que sofrem são bem aventurados, Ele fará justiça no porvir.


      Filipenses 2:13
      13 - Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
      O Deus da bíblia além de ser o autor e consumador da fé é o mesmo que atua no querer e nas obras humanas.

      O DEU DA BÍBLIA É DIFERENTE DO deus DE Armínio.
      Sim Ele opera em nós, não quer dizer que passa por cima de nossa livre vontade. Mas que Ele age, atua e quando alguém aceita a influência do Espírito Santo se converte, evita a tentação, se nega, faz boas obras. Tudo isso vem Dele, mas não é imposto. Tem ramo na videira que é improdutivo, quer saciar suas próprias vontades.
      Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há oscilação como se vê nas nuvens inconstantes Tiago 1:17

      Excluir
    7. A questão é a vontade de Deus e não o cuidado. A vontade de Deus prevalece para o bem, ou para o mal, mas no fim tudo redunda para a sua glória.

      Você filosofou , mas não falou nada sobre a soberania de Deus no querer e efetuar.

      Excluir
    8. Vou usar mais a bíblia então
      No texto de Matheus, o versículo anterior aos que você citou diz:
      "E não temais OS QUE MATAM O CORPO e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo."
      Deus realmente pode intervir, sempre que quer, e ninguém prevalescerá contra sua vontade, mas, pode permitir que os que podem matar o corpo o façam. Deus intervem, mas não a todo momento, por isso não vemos muito milagres, mas Ele sabe de tudo, e garante o mais importante que é o futuro eterno de seus discípulos.

      Creio que há entrega
      Romanos 6:16
      Não estais informados de que AO VOS ENTREGARDES A ALGUÉM COMO ESCRAVOS PARA LHE OBEDECER, sois escravos deste a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, seja da obediência que leva à justiça? "
      Creio que há sensibilidade e ela pode ser perdida.
      Efésios 4:18-19
      "Eles estão com o entendimento mergulhado nas trevas e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, devido ao EMBRUTECIMENTO DO SEU CORAÇÃO. 19Havendo perdido TODA A SENSIBILIDADE, ELES SE ENTREGARAM a um estilo de vida depravado, cometendo com avidez toda a espécie de impureza.
      Crianças são mais sensíveis a voz do Espiríto, adultos, muitas vezes já embruteceram seus corações, desenvolveram amizade com o mundo e amor pelas trevas.
      “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a eles."Lucas 18:16
      "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele."Proverbios 22:6

      Excluir
  44. Filipenses 2:13
    13 - Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
    A visão Arminiana sobre o Calvinismo é de que o Deus Calvinista é mau, pois manda uns para o céu e outros para o inferno. Mas eles não percebem que a sua teologia cria outra espécie de deus mau, que permite ao homem ir para o inferno por livre-arbítrio sem nada fazer para impedir. A questão não é se Deus é bom ou mau e sim que Deus não se permite ficar em cheque pelo homem que é mau e depravado, morto em delitos e pecados.
    O deus Arminiano é segundo a imagem e semelhança caída do homem, portanto reflete o caráter caído e depravado do homem. O Deus da Bíblia não se submete a sua obra e tem todas as coisas sob seu controle. Ele não criou o universo e deixou o mesmo ao acaso, antes disso, preordenou todas as coisas.
    Este é o problema Arminiano, por ter a sua teologia baseada no seu deus, livre-arbítrio, precisa assumir o controle da história humana, pois não se submete a sua incapacidade de obedecer ao que deixa claro ter toda a autoridade no céu e na terra.
    A teologia Arminiana acusa a calvinista de manipuladora, mas ao contrário, é ela que não permite ao neófito entrar no reino de Deus, pois embora fale do céu, vive preso ao medo do inferno; embora fale de Deus, vive em conflito com os demônios; embora creia no sangue de Jesus, vive atormentado pelo pecado, pois é uma teologia legalista, promovendo uma santidade sem efeito, pois se alicerça no poder humano e nunca no poder de Deus. Acusar os calvinistas é fácil, difícil é explicar as escrituras:
    Isaías 45:7
    7 - Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipenses 2:13
      13 - Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

      Não faz de nós autômatos, diz que Deus opera em nós (crentes), não que Deus nos força.
      A visão Arminiana sobre o Calvinismo é de que o Deus Calvinista é mau, pois manda uns para o céu e outros para o inferno. Mas eles não percebem que a sua teologia cria outra espécie de deus mau, que permite ao homem ir para o inferno por livre-arbítrio sem nada fazer para impedir.
      Amigo, não vai nessa de dois deus não, bobagem. A bíblia fala disso mas no sentido Deusxriquesas, não no sentido que está falando. Isso é meramente filosófico, extra bíblico, para que ir adiante com isso? Deus exerce influência, mas não força, Ele consegue conviver com outras vontades e seus planos sempre prevalecem. E ele nos influencia e interage conosco e com o mundo através de pessoas e outras coisas também, e como é presciente já sabia que o plano de salvação executado como foi traria salvação para muitos. A questão é predestinar ao Inferno, falta base bíblica e deturpa os conceitos, de bom misericordioso e amor, todos, mundo, etc, etc.
      O homem é mal, depravado, o que não quer dizer totalmente depravado, nem totalmente insensível ao Espírito Santo em condições normais de pressão e temperatura todo coração de criança é mais receptivo que o coração de que o coração dos adultos. Isso se mostra na prática dentro das igrejas. Por isso mesmo, Jesus foi e é necessário a nossa salvação.
      Esta sua acusação contra a visão arminiana de Deus me parece reprovável, não era eu que queria difamar os diferentes?
      Não digo que Deus deixou o Universo ao acaso, digo que dentro de sua Soberania criou seres livres e sistemas que se auto-regulam e que Ele interage conforme a sua vontade é uma forma de exercer Soberania. Reis e príncipes tem seu grau de soberania mas não cuidam de tudo o tempo todo.
      Ninguém aqui ta atormentado, mas se você não tem uma cruz para carregar, muito me estranha, o caminho é estreito.
      Vamos aos versículos, mas espero que as pessoas sinceras leiam sobre o concílio de Orange e estudem os escritos dos pais da igreja para se libertar desta lógica Calvinista que quando entra não quer mais sair.
      Isaías 45:7
      7 - Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.
      Ok, temos ai um versículo que diz que Deus cria as Trevas e o Mal. Mas sob que circunstancia isso ocorre? Todo mal é criado por Deus? O Diabo ta ocioso? Nossa carne também?O mal que Deus cria não é a paga do pecado e da maldade? Não é da justa vingança que está falando o versículo?
      Amados, jamais procurai vingar-vos a vós mesmos, mas entregai a ira a Deus, pois está escrito: “Minha é a vingança! Eu retribuirei”, declarou o Senhor. Romanos 12:19

      Em que lugar a Bíblia afirma que “TODO MAL” é criado por Deus?
      Agora de Deus punindo o pecado e destruído povos ímpios há muitos exemplos bíblicos.

      Filipenses 2:13
      13 - Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

      Sim, opera, não impõe, não força, não nos torna autômatos. Opera, veja que é possível resistir, possível, porque Deus em sua Soberania decidiu assim.
      Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.


      Excluir
    2. Enquanto você relutar quanto a depravação total e incapacidade total de se voltar para DEUS, permanece a questão arrogante. De maneira deliberada você continua afirmando que não estava morto em delitos e pecados e que é possível ao pecador se voltar para Deus sem que ele tome a iniciativa.Isto não está correto, contraria a doutrina da depravação.

      Romanos 3:23
      23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

      Isaías 64:6-7
      6 - Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.
      7 - E já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte, e te detenhas; porque escondes de nós o teu rosto, e nos fazes derreter, por causa das nossas iniqüidades.

      Efésios 2:1
      1 - E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

      Excluir
    3. Romanos 3:23
      23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
      Ninguém se salva por si só, não a glória em nós mesmos. Fato, carecemos de Deus.

      Isaías 64:6-7
      6 - Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.
      7 - E já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte, e te detenhas; porque escondes de nós o teu rosto, e nos fazes derreter, por causa das nossas iniqüidades.
      Hipérbole, sempre houve um remanescente, Deus sempre preservou um remanescente e nossas justiças realmente trazem nossa marca: imperfeição. Insuficientes para se achegar a Deus sem a graça e a morte de Jesus QUE TUDO CONSUMOU. E veja por isso não existem malditinhos “AS NOSSAS iniqüidades como um vento nos arrebatam”. Isso é um lamento amigo. Deus escondeu o rosto em uma situação especifica em um contexto especifico devido as iniqüidades, mas como era um lamento, o autor usou hipérbole, pois sempre há um remanescente fiel e o próprio Isaias era um desse. Agora onde diz que se Deus der algo do céu, o homem não pode RECEBER OU SE ENDURECER? Em que versículo é claro que o homem não pode receber ou rejeitar a graça de Deus?


      Efésios 2:1
      1 - E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
      Sim, estávamos destinados a morte, não tínhamos vida no Espirito Santo, não tínhamos vida Espiritual, não havíamos alcançado redenção. Isto não quer dizer que não podemos RECEBER OU REJEITAR. A Bíblia diz que ou RECEBEMOS ou REJEITAMOS. Porque negar as passagens claras.
      15 – 1 Coríntios 15:22 - Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.
      TODOS amigo, através da multiforme graça de Deus e alguns irão preferir as trevas, o pior, eles não escolhem não se dobrar a Deus eles se escolhe se dobrar ao deus deste século. É muito triste, de todo jeito somos servos, mas muito escolhem o lado errado. Agora precisamos pregar a TODA A CRIATURA. “Como conseqüência, A FÉ VEM PELO OUVIR AS BOAS NOVAS, e as boas novas vêm pela Palavra de Cristo.” Romanos 10:17. Não reluto, você entendeu errado, somos nós os responsáveis, nós que nos excluimos, o sacrifício foi superabundante para TODOS.

      Excluir
  45. Não existe conceito calvinista de soberania. Existe soberania e só. A teologia calvinista apenas crê nos ensinamento de Jesus.
    Mateus 22:14
    14 - Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

    Marcos 13:20
    20 - E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias.

    Colossenses 3:12
    12 - Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;

    Tito 1:1
    1 - PAULO, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,

    Romanos 8:28-30
    28 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
    29 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
    30 - E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

    Efésios 1:4-5
    4 - Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
    5 - E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

    Eu sei que não vai adiantar mostrar mais versículos. Eu vou parar por aqui, pois o espírito do erro não permite que o Arminiano saia da sua ignorância.

    I João 4:4-6
    4 - Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
    5 - Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.
    6 - Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe conceito calvinista de soberania. Existe soberania e só. A teologia calvinista apenas crê nos ensinamento de Jesus.
      Ok, Soberania do Estado. O Estado controla absolutamente tudo? Soberania dos Reis, os reis controlam absolutamente tudo o tempo todo e isso impede que tenham seres livres abaixo dele? Seu conceito de Soberania é particular sim.

      Mateus 22:14
      14 - Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
      Para o chamado houve chance, não deu fruto. O que há de se fazer? Cadê a predestinação para o Inferno aqui?

      Marcos 13:20
      20 - E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias.
      Sim, e daí, Deus tem misericórdia dos que escolhe, os ama acima dos demais e daí? Isso prova que TODOS os eleitos/salvos foram predestinados antes do nascimento e que todos os demais estão prédestinados ao Inferno? Nunca disse que não escolhe, disse que não é bem embasada biblicamente a predestinação para o inferno, e que é lamentável afirmar que Deus não pode eleger outros em tempo real, limitando assim a graça de Deus.

      Colossenses 3:12
      12 - Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
      Dica de proceder para pessoas já eleitas. Cadê a predestinação para o Inferno aqui, onde diz que TODOS os salvos de todos os tempos foram predestinados antes de nascer.

      Tito 1:1
      1 - PAULO, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,
      Disse que não há eleitos? Onde? Me mostra vai? No máximo citei que são eleitas conforme a presciência e que Deus continua buscando adoradores em tempo real.

      Romanos 8:28-30
      28 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
      29 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
      30 - E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
      “Conheceu” evoca conhecimento está fácil dizer que foi por presciência, já que o versículo de Pedro é mais explicito e Paulo escreve coisas difíceis de entender.

      Efésios 1:4-5
      4 - Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
      5 - E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
      Alguns foram eleitos, alguns especialmente para o ministério, isso foi conforme a presciência. E daí? O que fala aqui da predestinação para o Inferno? Onde diz que todos os salvos de todos os tempos foram predestinados?

      Eu sei que não vai adiantar mostrar mais versículos. Eu vou parar por aqui, pois o espírito do erro não permite que o Arminiano saia da sua ignorância.
      Fale por você “cara pálida”

      I João 4:4-6
      4 - Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
      5 - Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.
      6 - Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.
      Sim, a frase de João é bem oportuna, o endurecido, o ímpio já entregue cogita que não há Deus
      Diz o néscio no seu coração: Não há Deus” (Sl 14.1).
      O que guardo seu coração e Nela ainda há algum temor este vai ouvir o chamado, se será escolhido ou não é outra história.

      Excluir
  46. Amigo, pegou todos os versículos que calvinistas usam, e quer que eu comente? Você não comentou nenhumzinho que eu usei. Lhe parece justo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só vc olhar mais acima e eu não disse o mesmo em relação aos seus serem os mesmos que os Arminianos usam. Seja justo e refute tudo que eu escrevi acima e deixe de mimimi Arminiano. Vamos lá!!!QUERO VER AGORA SE TEM BALA!!!

      Excluir
    2. Você fala como se eu tivesse com um livrinho decorado ,só para combater um inimigo poderoso. Deixa de ser arrogante e refute!!!Apenas peguei a bíblia e fui colocando o que me vem a cabeça em função do que vc postou. Isto é debate. Agora apre de fugir e mostra a munição de forma bíblica. Chega de falar o que falaram para você e fale oque você pensa, mas em acordo com as escrituras.Pois até agora tenho pautado a conversa nas escrituras.

      Excluir
    3. (:-)). Questionei primeiro né? Mas, enquanto tiver tempo vou argumentando. Não vai mesmo argumentar sobre os versículos que utilizei? Vai esperar, o dia que eu parar de postar? Vencer pelo cansaço? Abraço. É pergunto, porque é difícil o rico entrar no reino do céus mesmo?

      Excluir
    4. Tá "SERTO" denovo, não usei a bíblia em nenhum momento, só você usou a verdade bíblica contra minhas blasfêmias "anti-cristo".KKK. "Senta lá Claudia".Argumente também sobre os versículos, comente em poucas palavras a visão calvinista sobre o versiculo abaixo: Bíblia King James Atualizada
      “Ó Jerusalém, Jerusalém, que assassinas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha acolhe os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes!

      Excluir
    5. Vindo de um maluco que afirma a estultície de que o espirito da lei habita no coração do legalista, eu pulava fora, porque responder é completamente inútilkkkk.

      Será que já descobriu o que vem a ser o espírito da lei, ao qual paulo se referiu quando disse: A letra mata, mas o espírito vivifica?

      Excluir
    6. Isso aqui está virando o samba do crioulo doido. Agora vem o Alexandre vociferador para juntar no time?Assim eu não aguento!!! Dois Arminianos legalistas é covardia, não tem cristão que resista!!!!rsrsrs

      Excluir
    7. Meu amigo Arminiano infelizmente por hoje eu não posso continuar, mas prometo que depois vou tentar entender tudo que você enrolou e fugiu do centro da questão que é a sua depravação e impossibilidade de se voltar para o criador por você mesmo e se apegou as passagens que todo legalista gosta,pois exalta uma possível sinergia em assuntos que nada tem a ver com a salvação do perdido, mas no contexto debaixo diário da graça comum. Fique na paz e entenda que precisa deixar a arrogância de crer que não é totalmente depravado e que Deus é em parte soberano. Abraços.

      Excluir
    8. Caro Aguiar,
      Te apresento Carlos Assiq, o apologeta que afirma com toda a pompa que o espírito da lei habita o coração do legalistakkkk. Mas pior do que isso, o rapaz soma coro com Clovis Gonçalves, numa brilhante dedução deste, de que "mesmo que os salvos recebam o que não merecem", "todos receberão o que merecemkkkk. Não é brilhante?

      Excluir
    9. Alexandre você com a sua teologia que está entre adventista e TJ com certeza fará um bom par com o Arminiano que quer me vencer pelo cansaço. Abraços para todos!!!

      Excluir
    10. Tá "SERTO". Estratégia do pombo enxadrista, quando se vê em uma posição difícil: joga as peças no chão, defeca no tabuleiro e bate as asas em sinal de vitória. Parabéns! Que as pessoas sinceras leiam e julguem por sí só. Triste e arrogante procedimento, fingir que não tenho argumentos. La-men-tá-vel!

      Excluir
    11. "Meu amigo Arminiano infelizmente por hoje eu não posso continuar, mas prometo que depois vou tentar entender tudo que você enrolou e fugiu do centro da questão que é a sua depravação e impossibilidade de se voltar para o criador por você mesmo e se apegou as passagens que todo legalista gosta,pois exalta uma possível sinergia em assuntos que nada tem a ver com a salvação do perdido, mas no contexto debaixo diário da graça comum. Fique na paz e entenda que precisa deixar a arrogância de crer que não é totalmente depravado e que Deus é em parte soberano. Abraços."
      Amigo este comentário é uma "cuspição" em medida da soberba Calvinista, nada de bíblico ou aproveitável, apenas uma velha falácia para tentar desmerecer o argumento do outro. A bíblia toda fala de salvação, o tema dela é esse. Muitos versículos utilizados por arminianos em suas argumentações falam clarissimamente de salvação, ou de escolhas ou de sensibilidade ou do desejo de Deus de salvar a todos. Não iventamos uma vontade y e a outra x, não inventamos uma graça y e uma graça x, não filosofamos sobre todos não ser todos, mundo não ser mundo, bom não ser bom, amor não ser amor. Os versículos mais claros são os ditos arminianos. O homem mais simples pode compreende-los. "Deus amou o MUNDO, de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que Nele Crê não pereça, mas tenha vida eterna" João 3:16 "Veio para os que eram SEUS, mas os SEUS NÃO O RECEBERAM." João 1:11 1 Timóteo 4:10
      “pois para isso é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem.”
      Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
      Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
      Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
      Que QUER QUE TODOS OS HOMENS SE SALVEM, e venham ao conhecimento da verdade.
      Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
      O qual se deu a si mesmo EM PREÇO DE REDENÇÃO POR TODOS, para servir de testemunho a seu tempo." Não tá claro para você? Não fui eu que coloquei eles na bíblia. Beleza?

      Excluir
  47. Marcio apesar da sua ironia a questão continua:A depravação total; a soberania de Deus na eleição e o deus arminiano, o livre-arbitrio. Refute biblicament ee os versos colocados e não venha com argumentos sinergistas fora da esfeta da salvação. O tabuleiro continua deixando você em xeque mate. Apenas se renda as escrituras elas testificam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, sua opinião/interpretação sobre as Escrituras para você são AS ESCRITURAS. Vocês está fechado, miope, endurecido para outras leituras. Que faremos pois? Se enxerga mais no texto do que o texto diz, se não me respondeu nem ao menos qual a dificuldade do rico entrar no reino dos céus, se não cogita o uso de hiperbole em alguns textos de Paulo (escreve coisas difíceis de entender), nem explicou em poucas palavras a versão calvinista sobre este versículo: “Ó Jerusalém, Jerusalém, que assassinas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha acolhe os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes!". Nem comentou tantos outros versículos que utilizei. Que Deus toque seu coração e você seja mais humilde. E é incrível, me vejo longe de estar em xeque, vejo você se esquivando. Comente os versículos, as dúvidas, o concílio de Orange, os pais da Igreja. Cadê as respostas? Mostra na Bíblia que Deus predestinou absolutamente todos que são salvos antes de nascerem e que não salva mais ninguém em tempo real, mostre que Deus não inclue, cadê os versículos. Deixe as falácias de lado, para de se entitular superior, deixe de ser orgulhoso, todo este comportamento é anti-biblico. Você ainda consegue perceber isso?

      Excluir
    2. Em todo versículo e na maior parte da falácias eu argumentei e argumentei baseado em conhecimentos bíblicos, mas, nem sempre citando o endereço dos versículos compre o argumento se quiser, jiulgue-o bom ou ruim. E você o que argumentou sobre os versículos que usei. Sobre o Concílio de Orange? Sobre os pais? Sobre as dúvidas? Olha, não sou o dono da razão, nem dá verdade, nem discordo de TODO calvinismo. Apenas do ponto que tem menos Escrituras apoiando e que pode ferir o caráter de Deus. Cade os versículos que deixam clara a predestinação para o Inferno? Na verdade não há, você chega a esta conclusão baseado em uma lógica filosófica que chega a determinadas conclusões e por fim, acaba limitando a graça de Deus em nome de um sistema teológico.Infelizmente, você aparenta estar cheio de sí mesmo é um pena, faz como Jesus, você é um discípulo não é? Se esvazie para podermos dialogar tranquilamente como humanos civilizados que possam inclusive reconhecer qualidades em nossos semelhantes. IJoão 4:8 "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor."Tiago 4:6 "Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes"

      Excluir
    3. Resposta: A questão aqui é uma, não se pode se chegar a Jesus por seus próprios méritos. O jovem rico se asseverava de suas obras, por isto entendia ter o direito de entrada no reino. Jesus o indaga primeiramente dos mandamentos exteriores e depois dos interiores. Embora ele fosse um observador exterior da lei, interiormente existiam leis que ele não cumpria. No seu caso, que é o mesmo seu , Marcio, a arrogância de se achegar ao Senhor, sem por ele ter sido eleito. Jesus não barganha com não eleito. Por isso ele manda o jovem vender tudo que tinha, pois ele não era nascido de DEUS, para entender o tesouro que é o reino de Deus. Jesus já sabia qual seria a atitude do jovem, mas aquilo servia de ensinamento para os discípulos que com ele andavam. Mas adiante ele explica a parábola que você não entende também Marcio, pois o buraco da agulha, era uma passagem na entrada da cidade e por lá era necessário o camelo se abaixar. Um camelo apesar da altura e peso, junto com o seu condutor, conseguia se abaixar, mas o não eleito não, sua arrogância não permite reconhecer a soberania de Deus na salvação do perdido, por isso saiu triste, pois é carnal e sem capacidade de receber a revelação do reino.
      Quanto apredestinação para o inferno quero que apenas pense. Com a queda o homem passou a morrer e ter como destino o inferno. Se Deus é soberano e bondoso, ele poderia salvar todos os homens destinados do inferno. Mas Deus embora seja todo poderoso e todo bondoso e todo soberano, ainda assim a sua ira permanece sobre o pecador. A questão é quando foi a eleição? Se antes ou depois da queda? Pois se depois da queda Deus teria deixado a criação cair e salvar entre os caídos alguns. Se antes da queda ele é o causador da queda, pois não deu ao homem a capacidade de não cair, não dando esta capacidade ele seria injusto com o homem em inocência. Por isto o plano de Deus foi através do pecado, antes da queda, aplicar a sua justiça aos seus eleitos. Portanto toda a história humana já está determinada antes da eternidade, com sua regeneração e glorificação, onde nada acontece ao acaso e sob o poder humano e do diabo. Todas as coisas foram preordenadas por Deus e estão em acordo com seus decretos, cabendo apenas a história o seu tempo, que já determinado, espera a manifestação dos filhos de Deus. Se você quer versículos procure, pois de nada adianta eu te mostrar se você não quer entender.
      Mas só quero te lembrar que antes de nascermos, nossos dias já estavam determinados, cada fio de cabelo, já estavam contados.

      Excluir
    4. Carlos, muitas voltas no texto do jovem rico, a palavra diz que Jesus o amou, deixa claro que ele fez uma escolha, porque se apegou aos muitos bens que tinha e que há DIFICULDADE para o RICO ENTRAR NO REINO. A dificuldade é que o rico, geralmente se apega ao que tem, muitas vezes se torna soberbo e tem dificuldade de abrir mão destas coisas para servir ao Senhor, na ansia de querer mais o coração do rico também vai ficando endurecido/embrutecido e a sensibilidade vai indo embora. Eu não creio que o ser humano se achega a Deus do nada, creio que recebe graça e ai pode escolher receber ou se endurecer. Abraão recebeu a graça de ouvir a vós de Deus e ele creu em Deus e fez confoorme Deus o instruia, sem a voz de Deus a Abraão ou a Nóe ou a Moises. O que eles poderiam fazer? Em relação a queda o homem passou a morrer e ter a possibilidade de se achegar a Deus/Luz/Amor de alguma forma ou de se apegar as trevas/pecado/mal. Deus nos fez livres. Qual a dificuldade nisso, livre quer dizer capaz de desobedecer e foi o que o primeiro casal o fez. Ele não causou, permitu, e criou um plano de redenção para a raça humano, do qual Ele sabia que alguns se excluiriam por seus próprios deméritos. tudo estar determinado, não vejo apoio nas escrituras, tudo meramente filosofico, baseado em dois principios peculiares de vocês, um deles é a depravação total, enquanto a bíblia ensina depravação e depois o conceito particular de vocês de Soberania, a bíblia ensina outreo conceito, alguns eventos Deus controla e usa nossa própria livre vontade para que ocorram exatamente da forma que Ele quer que ocorram e outros que Ele deixa acontecer, sustentando sempre a vida e a existência, mas permitindo que outras vontades se manifestem. É aquele negócio mesmo aos filhos Ele diz, ovelhas fiquem dentro desses limites aqui, agora com quem vocês vão casar, se vão deitar ou levantar, se vão ser médico ou cabelereiro é da liberdade de vocês. Aqui na casa do Pai vocês estão garantidos e seguros, ninguém pode os arrebatar de minhas mãos, não olhem para traz, não queiram voltar de onde vieram não se afastem como o filho prodigo (que estava morto e reviveu) e teve festa no céu. Você quer encaixar a palavra pela sua doutrina, vamos só a a bíblia ver o que diz sobre Soberania. E se não tem versículos que passam a idéia que Deus não controla e/ou decreta tudo o tempo todo?

      Excluir
  48. Gênesis 4:7
    Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Entretanto, se assim não fizeres, sabe que o pecado espreita à tua porta e deseja destruir-te; cabe a ti vencê-lo!”.
    Deuteronômio 11:26
    "Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;
    Deuteronômio 30:19
    "Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,"
    João 5:44
    "Como podeis crer, vós que recebeis honra uns dos outros, mas não buscais a glória que vem do Deus único?"
    Josué 24:15
    "Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor."
    REV. 22:17
    "Quem tem sede venha; quem quiser tome de graça a água da vida.”
    João 1
    6"Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. 7Ele veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de TODOS virem a crer por intermédio dele. 8João não era a luz, mas foi enviado para testemunhar da luz. A Palavra é a luz verdadeira que, vinda ao mundo, ilumina a TODA a humanidade. 29No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha caminhando em sua direção, e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do MUNDO!
    João 5:32-40
    32 Há outro que testifica de mim, e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
    33 Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.
    34 Eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto, para que VOS SALVEIS.
    35 Ele era a candeia que ardia e alumiava, e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz.
    36 Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou.
    37 E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer.
    38 E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós.
    39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
    40 E não QUEREIS vir a mim para terdes vida."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para todos estes versículos fica apenas o chamado que é para todos. Muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos. Deus sempre falou com todos, mas a sua voz só reverbera obediência, no coração do eleito.
      Lembre-se que o homem caído é incapaz de não pecar, não existe nele nenhum tipo de inclinação para o bem, mas sempre permanece a capacidade de pecar. A lei veio para mostrar que todos estavam debaixo de maldição. Ninguém poderia cumprir a lei. Antes da lei não havia culpa diante do assassinato, mas com a lei houve a pena de morte. Por isso caim é marcado por Deus, pois naquela época sem lei não poderia ser julgado por morte.Deus mostra para Caim que ele deveria dominar a sua índole, embora o pecado estivesse a porta para confrontá-lo. Fato que já não procede na graça, nas manifestação da eleição, quando o pecado embora a porta, já não tem domínio sobre nós, pois o eleito embora possa pecar, tem em si também a capacidade de não pecar, pelo Espírito Santo.
      A escolha em deuteronômio não é para a salvação. Nesta época se morria na fé do Messias que viria, não existia salvação manifestada como hoje. Portanto o versículo está fora do contexto.
      Quanto a João 5:44 leia antes o verso 22, estes que ele trata são não eleitos, pois não receberam o amor do Pai, ou seja um verso que apóia o calvinismo, obrigado.
      Josué 24:15 também está fora do contexto, não é escolha de salvação.
      Quanto a sede e tomar de graça da água da vida é para os eleitos, os não eleitos ouvem o chamado geral, mas não tem sede e fome de justiça, pois é Deus que opera o querer e o efetuar.
      João 1:6 é outro verso calvinista, quem É o TODO? Os que o receberam. Quem o recebeu? os que nasceram do alto de DEUS!! OU SEJA, OS ELEITOS!!!Ou você está defendendo TODO como sendo uma salvação universal?
      Eles não queriam vir pois não receberam o amor do Pai, o querer não é humano é dado por Deus, a fé não é de todos.heb 4:2 2 tess 3:2

      Excluir
    2. Os versículos mostram que Deus quer Salvar a todos e que o homem é capaz de escolher e que OS SEUS NÃO O RECEBERÃO. Mostra um versículo claro, que mostra que o homem influenciado pela graça de Deus não pode render-se ou se endurecer? Na verdade o que você faz com os versículos é encaixá-los com sua lógica doutrinária e não interpretá-los corretamente. Mostra um verso claro sobre predestinação fatalista para o Inferno/Morte Eterna. Não tem, mas ao que lhe convém, você tira o siguinificado óbvio e da uma encaixada. Em que lugar do texto diz que o João é o eleito sobre a ótica Calvinista de eleição incondicional, graça irresistivel, etc? Onde diz? Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? O Senhor faz o possível e espera que as pessoas se convertam, algumas se convertem outra não"Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas?" . Isaias 5:4. Agora, qual a dificuldade do rico entrar no Reino do Céus? Porque é melhor arrancar um membro que nos faz pecar do que ir de corpo inteiro para o Inferno? Como é possível a um homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

      Excluir
  49. 1 Timóteo 4:10
    “pois para isso é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem.”
    Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
    Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
    Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
    Que QUER QUE TODOS OS HOMENS SE SALVEM, e venham ao conhecimento da verdade.
    Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
    O qual se deu a si mesmo EM PREÇO DE REDENÇÃO POR TODOS, para servir de testemunho a seu tempo."
    1 Timóteo 2:1-6
    Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, PROVASSE A MORTE POR TODOS".
    Hebreus 2:9
    E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também PELOS DE TODO MUNDO. IJoão 2:2
    “Como cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão” 2 Coríntios 6:1
    Isaías 1:19-20
    “Se for da vossa vontade e obedecerdes, comereis os produtos do país; mas se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados pela espada. Pois a boca de Jeová o disse.”
    Ezequiel 33:11
    “Dize-lhes: Pela minha vida, diz o Senhor Jeová, não tenho prazer na morte do ímpio; mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que morrereis, ó casa de Israel?”

    João 7:17
    “Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se o ensino é dele, ou se eu falo por mim mesmo.”
    Ezequiel 18:23
    “Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os homens que ouvirão o chamado, ou seja , os eleitos.
      Jesus não morreu pelo mundo, ele morreu pelos eleitos, por isto ele veio segundo a vontade do Pai.Ele não quer que se perca todos que o Pai lhe deu, ou seja, os eleitos. O mundo não é cada homem do mundo, mas cada eleito do mundo.
      Entenda que você mistura algumas coisas, como caminho de conversão de maldade e caminho de conversão de salvação, são coisas distintas.No antigo testamento a salvação não é por obras, por isto Abraão foi o pai da fé, você esta colocando vontade humana na salvação em textos que não falam isto.
      A ira de Deus permanece sobre o não eleito. joa3:36

      Excluir
    2. Todos os homens não significa cada um dos homens do mundo e sim todos os homens que houvem a mensagem de conversão, no caso, os eleitos. Paulo estaria se contradizendo com outros textos se estivesse se referindo a toda a humanidade, é só pensar um pouco e deixar esse sinergismo que não bate com a teologia de Paulo.

      Excluir
    3. Jesus estava preocupado com eleitos, que o Pai lhe deu. E como estes se perderiam? Não faz sentido a afirmação. Todos os conceitos que você usa são pura teologia humana. Prove que o mundo, não é cada homem no mundo, prove ou ficará obvio que você tenta encaixar o versícula a sua doutrina, prove que todos não são todos. Prove que o significado obvio não foi o que Deus quis dizer. De para uma criança ler, pergunte o que ela entende. Ele não está se contradizendo, a inertrepação dele foi incorreta. Melhor tivessem interpretado o claro pelo, não tão claro, so que o contrário Veja: "Porque, assim como a morte veio por um homem, da mesma forma, por um homem veio a ressurreição dos mortos. 22Porquanto, assim como em Adão TODOS MORREM, em Cristo TODOS SERÃO VIVIFICADOS."

      Excluir
    4. Com certeza todos serão vivificados, uns para a condenação eterna e outros para a vida eterna.

      Excluir
    5. Vivificado para condenação eterna, explica melhor isso ai amigo. Me parece uma enorme distorção. Lembra a serpente de ouro que Moises levantou, olhava para ela quem queria não era? E nas tentações vc tem o Espiríto Santo, mas resistir a tentação e fazer a vontade de Deus influenciado pelo Espirito Santo é decisão final é sua, se não você não pecaria mais, correto? Porque acha que na salvação é diferente?

      Excluir
    6. João 5:28-27
      28 - Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
      29 - E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
      26 - Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;
      27 - E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.

      Entendeu Marcio?

      Excluir
  50. Marcio voltei. Espero continuar a prosa. Meu micro já deu o que poderia dar. Estou pela misericórdia, mas vamos então. Você deu voltas e ficou na sua teologia sinergista. Eu espero que você volte ao centro, pois o site é monergista e não adianta ficar girando em torno da sabedoria humana. Toda a teologia Arminiana está baseada nas obras. É uma teologia legalista. Vou tentar desconstruir esta tua idéia errada do Calvinismo e espero que você continue sincero em suas palavras, pois você entenderá o quanto é arrogante e não percebe. Este é o problema na teologia de Armínio. A arrogância. O livre-arbítrio foi criado para justificar a rebelião humana diante da soberania de Deus.Tenha calma e pense comigo. Não adianta você jogar uma série de versículos que tem a aparência sinergista, que agem no campo da graça comum, mas no tocante a eleição não podem ser tidos como doutrina.Uma doutrina é uma interpretação da teologia. Teologia é uma experimentação com o divino. Portanto pode haver doutrina enferma, se existir uma teologia desviada do Deus que se revelou nas escrituras. Vamos por parte para não ficar novamente o samba do crioulo doido. Não adianta você pular para a próxima etapa, sem entender a primeira.Eu quero ser benção ao te ensinar a doutrina. Não quero te confundir, ou me fazer confuso. Se você é crente e nasceu do alto, vai concordar com a teologia de Calvino, pois é a mesma de Jesus. Você precisa agora perceber um universo diferente do seu. Um universo que não se submete ao domínio humano, que se rende a soberania de Deus e o adora por isto. Assim e a cabeça de um calvinista. Ele não tem em Deus um adversário que risca o seu nome do livro da vida, mas um Pai amoroso. O Calvinista entende o seu pecado e tem vergonha dele, pois sabe que não é digno da eleição. Um calvinista ora confessando pecados e não é um depravado por ser eleito, pelo contrário, se envergonha quando peca e procura mudar o comportamento não pecando de novo. Então não é um homem que não se santifica, embora entenda que a santidade não depende dele, mas que é obra exclusiva do Pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, você não estaria filosofando? "A teologia de Calvino é a mesma de Jesus" Não seria esta, a sua opinião pessoal? Para você há diferença do que você interpreta da Escritura e da própria Escritura? Eu entendo o Calvinismo, sou contra a limitação da graça de Deus em tempo real, para um encaixe em uma doutrina humana. Não tenho problema com a Soberania de Deus (Rei dos Reis e Senhor dos Senhores), mas na bíblia não vejo porque crer que Ele microcontrola tudo e que não permite ações livres, penso ser um conceito filosófico grego aplicado e desta forma extra-biblico, pois Deus me parece relacional e mais parecido conosco do que ensina sua teologia, ainda que obviamente muito superior. Não vejo como você querer medir se eu nasci ou não do alto, baseado em sua interpretação das Escrituras, acho que nem o Papa ousaria fazer tal coisa. Deus é quem julga, não somos juizes, né? E o Senhor Jesus nos ensina que somos reconheciveis pelos frutos, como não somos assim tão próximos, muito provavelmente não teremos esta evidência. Não vou botar "os óculos do seu conceito de Soberania" até que ele esteja bem embasado biblicamente e que os versículos que aparentam ser contrários a esta visão sejam muito bem refutados. Abstraindo conceitos de Arminianismo e Calvinismo, se focando apenas no que diz o texto e esquecendo que estas linhas doutrinárias existem. Como disse existem outras já leu sobre Molinismo e Tomismo, são teologias católicas, mas muito interessantes. Não tenho problemas com elas por não limitarem, graça, bondade, amor de Deus. E os versículos que você mostrou até agora, jamais deixam claro que Deus passa por cima de nossas vontades, deixam claro que Ele age e influencia. O coração humano é muito citado na bíblia e na parábola do Semeador, não lhe parece que ele faz parte do processo? Perguntinhas extra, se considera Calvinista de 5 pontos, Hipercalvinista, Cessacionista? Não vejo obra no arminianismo, render-se é reconhecimento de nossa miserabilidade é arrependimento dos erros é devolver para Deus nossa liberdade, assumindo que não sabemos bem o que fazer com ela, assim como fez o filho pródigo. Enfim, não tem salvação por obra, toda obra necessária já foi feita por Jesus, seus discípulos ou pseudo discipulos recebem o Espirito e dão frutos ou não dão, preferem se entregar a carne e são lançados fora. De Deus vem tudo que é bom, e tudo de bom que podemos fazer. Não há espaço para obra meritória alguma, pois "está consumado", tá feito, tá resolvido. Depravados, conceito totalmente bíblico, Totalmente Depreavados para mim, extremamente discutível biblicamente. E repito, não fui eu que coloquei os versículos lá, estão lá. A meu ver o todo da bíblia "casa melhor" com expiação ilimitada e apesar da tendência ao pecado, e da necessidade da graça, liberdade para se endurecer ou se entregar. Mas, vai lá, mude minha opinião.

      Excluir
    2. Pois é, agora eu entendo a sua teologia. Pensei que você era salvo, mas pelo que percebo você ainda não recebeu a graça. Você é alguém que conhece muito as escrituras, mas anda como Apolo, necessitando ainda de um entendimento maior com o Senhor das escrituras. Quero te dizer que existe uma pedra que os edificadores rejeitaram e Pedro que nunca foi Papa, entendeu bem? Tu és o cristo o filho do Deus vivo. Pedro estava afirmando ser Jesus a pedra angular da igreja. Pedra que o cristão esta alicerçado e sendo construindo uma morada espiritual de Deus. Quando Pedro afirmou ser Jesus o Cristo, ele recebeu revelação do Pai. Ninguém recebe de homens, ou instituições revelação de ser Jesus o ungido. Homens naturais estão alicerçados em doutrinas de homens e por isto alguns deixam a doutrina de Cristo e se perdem nos dogmas e tradições, por isto eles não podem perceber a palavra como revelada. Eles lerão e lerão sempre, mas nunca chegarão ao conhecimento da verdade, pois quem revela é o Senhor das escrituras e não a instituição, ou mestre terreno. Calvino não era calvinista. Desculpe se escandalizo. Mas quando leio as obras de Calvino percebo nele muita coisa que hoje nos não temos. Hoje temos a liberdade de estudar as escrituras sem o jugo religioso da ICAR. Na época de Calvino ele media as palavras, pois se o Rei não concordasse com ele em algum ponto, seria decapitado. Hoje não corremos este risco. Enfim, Calvino em alguns pontos é Infralapsariano em outros se porta como ultralapsariano, eu não percebo pelo menos ate agora nas minhas leituras das Institutas, um homem que fala sem medo, percebo muito pisar em ovos nas coisas que ele escreve.Enfim, eu não sou discípulo de Calvino, sou de Jesus, mas foi Calvino que sistematizou a doutrina da soberania de Deus e a defendeu até o fim ,mesmo com os problemas de Armínio e seus discípulos. Espero que você continue lendo a palavra, e com certeza o Senhor da palavra se revelará a você, pois estou orando para a sua conversão, meu amigo Católico. Um grande abraço.

      Excluir
    3. Não sou católico, ter lido teologia Católica, não me faz Católico. Mais uma tentativa de depreciar meus comentários ou minha pessoa? Vamos ao Sola Scriptura? Acha mesmo que todos os nossos irmãos protestantes que discordam de você estão errados e você está certo, que você teve ajuda do Espirito Santo e o tods os outros que discordam não tiveram ajuda do Espirito Santo na Interpretação? Não é muita pretenção? Não é melhor deixar apenas como teologia, formas de tentar interpretar Deus, de interpretar as Escrituras. Caso contrário nossa interpretação se torna um idolo. Não se torna? Embase bem (sem tentar mostrar que o texto diz mais do que diz), refute bem e vou dizer que seu posicionamento em relação a predestinação fatalista para a morte eterna é bem embasado. Mas, parece que você que não é, que é montado sobre um lógica de depravação total e sobre um coceito peculiar das Escrituras e por isso, fica fugindo de discutir somente a Bíblia. Vai seguir em rota de fuga?

      Excluir
    4. Querido a sua teologia Frankstein não lhe permite entrar neste debate. Abraços.

      Excluir
    5. Leia mais então a teologia protestante!!! Mas por enquanto você pode falar de boca que não é católico, mas é...bem como arminiano fora da cercania protestante.Quando você professar a fé protestante, talvez possamos conversar sobre o assunto, por enquanto é chover no molhado.

      Excluir
    6. Tá bom fujão! Como mostra o debate, há motivos para combater o Calvinismo (leia-se dupla predestinação fatalista) e bom argumentos na Escritura, história e teologia para os que o combatem. E alguém fugiu de discutir somente na Bíblia o tema dupla predestinação, predestinação fatalista para a morte eterna/Inferno. E no caso, não fui eu. Outros Calvinistas fariam melhor, iriam no grego, no Hebraico, citariam teologos famosos, mas você quis ser ou se fazer raso. Como queira, agora sei que não há debate bíblico aqui, só propagação de filosofia Calvinista. Encerro minha participação. De qualquer forma espero que voltem ao evangelho (não ao calvinismo), evangelho mesmo, genuíno.

      Excluir
  51. Um calvinista além de pregar e evangelizar também ora pela salvação dos outros. Alias a oração para salvação só tem sentido na boca de um calvinista. O Arminiano não pode orar pela salvação de ninguém. Pode evangelizar, mas orar não. O Arminiano cre no livre arbítrio, por isto não adianta pedir a Deus para converter, pois depende do homem aceitar a Jesus. O Calvinista não aceita nada, pelo contrário, foi Deus quem o elegeu desde a fundação do mundo e sua conversão se Deu por obra exclusiva de Deus, portanto ele entende que deve orar e sem sessar, pois só Deus tem o poder de converter o homem. Um calvinista não tem medo de perder a salvação, pois não foi conquistada por obras humanas e sim por um dom gratuito de Deus. Em um dado momento ele estava morto e em outro ele estava renascido do alto em Cristo Jesus, não dependeu dele tal milagre.O arminiano não, ele entende que em um dado momento ele se rendeu ao chamado de Deus, como se ele estivesse em um estado de quase morto em delitos e pecados, mas ainda capaz de ouvir Deus em sua eleição.Um calvinista não se culpa quando alguém morre sem salvação, pois entende que o pregar é dele, mas a obra no coração do homem é exclusiva de Deus.O arminiano por não entender isto pensa ser culpado pelos que morrem sem salvação,e levam uma carga pesada, não entendendo que o chamado é para todos, mas a audição do chamado é apenas para os eleitos. Pregamos, pois não sabemos quem é eleito, mas por obediência, pois este é o desejo do Senhor, que saiamos e façamos discípulos de todas as nações. Existe eleitos em todas as nações, povos, raças e línguas, nossa parte é ir e fazer aquilo que os anjos quiseram fazer mas o direito foi nosso.

    ResponderExcluir
  52. Creio que há entrega
    Romanos 6:16
    Não estais informados de que AO VOS ENTREGARDES A ALGUÉM COMO ESCRAVOS PARA LHE OBEDECER, sois escravos deste a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, seja da obediência que leva à justiça? "
    Creio que há sensibilidade e ela pode ser perdida.
    Efésios 4:18-19
    "Eles estão com o entendimento mergulhado nas trevas e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, devido ao embrutecimento do seu coração. 19Havendo perdido TODA A SENSIBILIDADE, eles SE ENTREGARAM a um estilo de vida depravado, cometendo com avidez toda a espécie de impureza.
    Crianças são mais sensíveis a voz do Espiríto, adultos, muitas vezes já embruteceram seus corações
    Lucas 18:16
    “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a eles."

    Onde creio que Paulo usou hiperbole.

    Vamos para a Bíblia Carlos? Chega de argumentos filosóficos, pedimos também que Deus toque o coração de seres humanos para que se convertam, mas não pedimos que passe por cima da vontade de outros seres livres. Paulo fazia o possível para persuadir e para tentar salvar alguns. Não fazia?

    ResponderExcluir
  53. Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Tiago 4:7...

    ResponderExcluir
  54. Vai continuar falando do aparentemente, seu ídolo "Calvinismo", ou podemos discutir as Escrituras puramente?

    ResponderExcluir
  55. Um calvinista entende que se houvesse outra forma do homem se salvar, Deus seria um monstro filicida ao enviar Jesus para morrer na cruz. Um arminiano ao afirmar que aceitou a Jesus como salvador está afirmando que Deus é um monstro, pois não estava completamente perdido e morto em delitos e pecados.Pois em seu estado de quase morto recebeu o sangue de Jesus, mas não completamente, pois não estava totalmente perdido, pois ainda possuía condições de se voltar ao criador sem a iniciativa dele. Um calvinista entende que não existe eleição sem a manifestação da cruz, da graça, do novo nascimento. Um arminiano afirma que isto é possível independente da obra de Deus, pois não precisava de nada disto para se salvar.Ele é um semideus, tal qual a serpente tentou enganar o homem e conseguiu, a teologia arminiana, coloca no coração do homem uma natureza diferente da que Deus afirma ser nas escrituras. A arrogância arminiana é tanta que alguns se asseveram de fazerem sinais maiores que o Senhor fez e incentivam as práticas sobrenaturais, onde as escrituras não atestam as práticas e condutas. O meio arminiano é uma geografia que depende das obras para a salvação. Como o católico precisa da missa , o arminiano precisa do culto. Sua teologia os leva a um comportamento movido ao céu, por medo do inferno, pois na maioria não conseguem assumir a vida eterna como um dom, mas como uma conduta. Quando estão bem estão salvos, quando estão mal, estão perdidos. É um meio que busca no comportamento, uma espécie de termômetro da fé, projetando nas formas, o caminho da santidade. Vivem entre anjos e demônios, mas não conseguem na maioria entender passagens simples que asseguram a salvação e a eternidade com Deus, pois ninguém pode dizer que é salvo, pois salvação se perde!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto, mondou o "espantalho" do arminianismo, bem tipico das estratégias calvinistas em debates. Tá feliz? Podemos nos ater as Escrituras agora?

      Excluir
  56. Todo arminiano é a principio um eleito, mas ao negar a eleição, apenas deixam de receber em seu dia-a-dia a paz do Senhor. Para o arminiano a paz é apenas um cumprimento de saudação, mas por não terem a certeza da eternidade, pois conquistaram por meios próprios, vivem aterrorizados e para isto é necessário defenderem o seu ídolo livre-arbítrio, que rouba a glória de Deus na salvação, para mostrarem o tempo todo que sua perseverança e determinação, são a confirmação do seu galardão e aprovação no reino vindouro, mas isto será revelado apenas na eternidade e não nesta dimensão de cardos e abrolhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa, em outro comentário você disse que o Calvinismo é o Cristianismo e que eu desta forma dou anti-cristo. Como posso ser eleito e anti-cristo ao mesmo tempo!?!?Bom, além de montar o espantalho do arminianismo, montou espantalho dos meus comentários, e continua seguindo com falácias e filosofia, baseado em sua ótica particular de Soberania e na má interpretação de um texto de Paulo (menor dos apóstolos que escreve coisas difíceis de entender, segundo a Escritura) onde ele usa hiperbole, dizendo que estamos mortos, devido a estarmos separados de Deus. Mas, não estavamos de fato mortos, assim como Paulo disse qua o bem que ele queria não fazia e o mal que não queria fazia, usou hiperbole, desabafou, mas obviamente ele fez muitas coisas boas e muitas vezes deve ter evitado o mal, algo fácil de entender por sua via e obra. Precisamos sim da graça (oportunidade) dada por Deus, que em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, sem ela, não há nenhuma chance. Mas entregar-se, render-se é reconhecimento da miserabilidade humana, é dizer Deus toma minha vida, quero ser teu servo, pois, andar por mim mesmo tem me me levado por caminhos de morte, eu me arrependo, lhe agradeço, por que Jesus veio e está consumado nenhuma obra é necessária, mas, eu não quero resistir quero me entregar, me submeter, te servir por tudo que és. Creio que a parábola do Semeador, a parábola do filho pródigo, os textos abaixo e muitas, muitas, muitas escrituras cooperam com esta visão.
      Romanos 6:16
      Não estais informados de que AO VOS ENTREGARDES A ALGUÉM COMO ESCRAVOS PARA LHE OBEDECER, sois escravos deste a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, seja da obediência que leva à justiça? "
      Creio que há sensibilidade e ela pode ser perdida.
      Efésios 4:18-19
      "Eles estão com o entendimento mergulhado nas trevas e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, devido ao embrutecimento do seu coração. 19 Havendo perdido TODA A SENSIBILIDADE, eles SE ENTREGARAM a um estilo de vida depravado, cometendo com avidez toda a espécie de impureza. Portanto, SUBMETAM-SE a Deus. RESISTAM ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Tiago 4:7... "Povo rebelde, OBSTINADO DE CORAÇÃO E OUVIDOS. Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre RESISTEM ao Espírito Santo!".Atos 7:51. Pode parar de filosofar um pouco, bem dizer o Calvinismo, inventar mentiras sobre o arminianismo e vamos nos ater as Escrituras. Você não quis falar da dificuldade do rico entrar no Reino dos Céus, nem do lamento de Jesus sobre Jerusalem, nem do concilio de Orange, nem dos pais da igreja, nem comentou os versículos que postei. Vai continuar se esquivando? Já li bastante blablabla e mimimi meramente filosófico sobre sua doutrina e o o espantalho que montou do arminianismo. Não importa o que diz ou ensina, Calvino, Arminio, Tomas de Aquino, Molina. Não importa que vocês acha a filosofia Calvinista bonita. Comentei os versículos que usou e você continua se esquivando.

      Excluir
    2. Seus comentários de "Sola Scriptura" não tem nada, agora de conceitos e filosofia Calvinista esta cheio. E que a Bíblia se encaixe com seu calvinismo, caso contrário são passagens que os legalista se apegam. Piada de mal gosto

      Excluir
    3. Acredito que as escrituras só podem ser reveladas aos que recebem a revelação. Você pode me rotular da forma que quiser, mas ainda assim está lutando contra o que está escrito e não contra a minha pessoa. Você quer apenas um debate para desconstruir a minha identidade e não para me instruir em um novo conhecimento. Minha intenção é te passar a doutrina de Cristo, mas ela é pedagogia do Pai aos eleitos. Este conhecimento não é dado por homens, quando revelado pelo Pai as escrituras apenas atestam a doutrina de Cristo e não dos homens. A escritura por si só se defende e se esclarece e para os eleitos isso é simples.

      Excluir
    4. O único espantalho montado aqui é o da ignorância diante a revelação de Deus através das escrituras. Não sou o dono da verdade, mas também não ando em meio as tradições e dogmas religiosos que roubaram do homem a capacidade de interpretar as escrituras através do jugo religioso.Uma antiga mentira nunca se tornará uma nova verdade, mesmo se repetida constantemente. Boa sorte e que descubra a verdade, pois so ela pode libertar o homem do jugo da religião.

      Apocalipse 18:4
      E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.

      Excluir
    5. É bom lembrar que o sistema Aminiano e Calvinista é um sistema teológico protestante, ou seja, de salvos que divergem quanto ao monergismo e sinergismo, na salvação. Portanto de lavados e remidos pelo sangue de Jesus. Os calvinistas entendem que os Arminianos são arrogantes e legalistas e os Arminianos entendem que os Calvinistas são liberais, carnais e intolerantes, mas fazem parte do mesmo sistema. No fim ambos vão se encontrar na eternidade, pois ambos trabalham em benefício do mesmo Senhor. Quanto aos Calvinistas e Arminianos de outros sistemas, nada posso falar,pois as escrituras falam por mim.

      Excluir
  57. Carlos, você tá um "Rolando Lero" danado de bom. O tema aqui é "como combater o calvinismo". Vim até aqui, postei porque não concordo com o conceito de predestinação fatalista para a morte/perdição/inferno pois a meu ver, limita a graça / misericórdia de Deus. Creio com sinceridade que nossa interpretação das Escrituras é algo diferente das Escrituras, e nossa interpretação seja ela qual for, pode ser debatida numa boa, pois nossa interpretação não é a Escritura. A Escritura é sagrada as interpretações não, são humanas, falíveis e discutíveis. Muitos pontos do Calvinismo ainda que não sejam a ultima palavra sobre as Escrituras, são bem fundamentados e bem embasados escrituristicamente e posso não concordar, mas não me incomodam. Tenho parentes e amigos Calvinista de 5 ou menos pontos e muitos são bons Cristãos, boas pessoas. O debate aqui a intenção atual, seria você argumentar sobre meus versículos e dúvidas e eu fazer o mesmo com respeito e educação. Mas se prefere não seguir, tudo bem. O Senhor abençoe você e sua família. Que nem eu nem você tenhamos medo de ajoelhar diante de Deus e que não tenhamos medo de mudar de opinião. Hoje, creio em livre arbítrio, creio que Deus contém o mal, que é muito bom, misericordioso, e que em relação a salvação está consumado, na há fazer, basta nossa rendição, As vezes até este mal que Deus manda ou permite é um instrumento da graça de Deus para causar quebrantamento. É o caso do Egito no êxodo, primeiro vem as pragas mais fraquinhas, para só depois a morte dos primogênitos. Todos aqueles sinais e aqueles humanos ainda se achavam na razão e não se dobraram. Por isso acho que precisamos nos manter sensíveis e guardar o nosso coração. Não vejo, bem embasada a predestinação para morte/perdição/morte eterna/inferno. É isso, discuto idéias e as pessoas busco no Senhor amor fraternal, como nos ensina o Senhor! Amanhã a tarde passo aqui de novo caso queira se ater as passagens e abstrair um pouco nossos posicionamentos teológicos. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  58. "Não vejo como você querer medir se eu nasci ou não do alto, baseado em sua interpretação das Escrituras, acho que nem o Papa ousaria fazer tal coisa."

    Com certeza o chefe da ICAR não diria tal coisa, pois segundo a doutrina católica ele é o Cristo.
    Jesus nos alertou que muitos viriam em seu nome e se possível fosse enganaria até aos eleitos.
    Existe uma sucessão de papas que da mesma forma que alguns ídolos protestantes da atualidade, roubam a glória de Deus, o chefe da ICAR, faz isto a séculos e ninguém questiona.
    Outro dia o Macedo pegou uma passagem bíblica e foi contra as palavras de Jesus. Um falso profeta faz isto porque suas ovelhas não seguem a Jesus, pois as ovelhas de Jesus não ouvem, não seguem e nem obedecem outro pastor.
    O fato de se chamar Jesus não significa que é o mesmo da bíblia, pois o da bíblia está vivo e reina e está recrutando os seus discípulos.
    Na teologia da ICAR o papa é o sumo pontífice, ou seja ele é a ponte maior que liga o homem a Deus. Esta ponte para nós ovelhas de Jesus é Ele mesmo, pois ao afirmar ser o caminho a verdade e avida, deixa claro que ninguém poder vir ao Pai a não ser por ele.Estou seguro nesta ponte que é Jesus e não preciso de outra. Foi lhe dado toda autoridade no céu e na terra.

    Outra da teologia da ICAR é que o papa é infalível. A bíblia afirma que todos somos depravados até o que ocupa o trono da ICAR também precisa do sangue de Jesus para se salvar.

    Na teologia da ICAR um padre é um alter cristus ,ou um outro cristo, por isto tem poder de perdoar pecados. As escrituras me asseguram que posso confessá-los diretamente a Jesus e que o pecado que os discípulos iriam perdoar, segundo Jesus, seria a apresentação do evangelho a toda criatura. Meus pecados foram perdoados na cruz, não preciso de renovar o sacrifício através de missas, seu sacrifício foi o suficiente uma só fez para consumar a obra expiatória de uma só vez.
    Na regeneração/justificação fui salvo da condenação do pecado. Na santificação sou salvo da contaminação do pecado. na glorificação serei salvo da presença do pecado. Mas sou salvo e perfeitamente salvo!!!!!

    Jesus está vivo e deixou o Espírito Santo em seu lugar e não um papa, ou calvino, ou qualquer homem. Deu a sua igreja autoridade para pregar e ensinar. Os santos somos nós os vivos. Os mortos descansam aguardando a ressurreição, inclusive Maria, a serva, mãe do Senhor, que nunca foi senhora de ninguém, nem dela mesma, pois por sua própria boca afirmava ser Deus o seu salvador.
    Mas a ICAR por ser uma religião politeísta trouxe para a sua teologia os desuses da Grecia, Roma e da antiguidade, dos Vicas ocultistas, quando iniciou o culto a Rainha dos Céus, materializado na pessoa da santa virgem Maria. Criou-se uma teologia Mariana, para se ter base de cultuar a Diana do Efésios, que era a mesma do antigo testamento, Rainha dos Céus. Quando você se desvencilhar deste sistema pagão e corrupto de religião, vai entender um pouco o motivo pelo qual eu não posso te ensinar nada, ou tentar fazer o mesmo que o Eunuco disse a Felipe: Como poderei entender se alguém não me explicar? Amigo Católico o seu problema é outro, não é o calvinismo nem o arminianismo, seu problema de conhecimento é muito mais sério que você pensa ou imaginou um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa vida, ficaria chateado se fosse Católico, mesmo assim o pouco que conheço de Catoliscismo você criou outro "espantalho", não digo que é uma doutrina que eu seguiria, descordo de vários pontos, mas também, até onde sei não pe do jeito que você descreveu.. Mas não vou tomar as dores deles. Você não quer comentar e argumentar nossas visões baseados no "Sola Scriptura". Comentar os versículos, argumentar, refutar. Quer repetir como papagaio a filosofia Calvinista. Ok, se quiser discutir no Sola Scriptura, sem vir com "Deus TEM QUE exercer sua Soberania assim ou assado". Baseado apenas no que está escrito, sem nenhuma lógica religiosa por trás, você consegue defender a eleição fatalista para a morte/Inferno? Consegue provar que Deus jamais se utiliza de misericordia e inclui novos eleitos em tempo real? Se não consegue, melhor dar um passo para trás, pois, Deus é bom, amor e misericordioso. Sai da caixinha amigo, vamos as Escrituras.

      Excluir
    2. Marcio você só pode entrar em uma batalha verdadeiramente quando conhece o inimigo. Enquanto o inimigo não apresenta as armas você também deve não apresentar as suas. Mas a questão do catolicismo entre os protestantes é página virada. Por mais fraquinho que seja o crente, nas escolas bíblicas ele aprende sobre seitas e heresias. Vejo que você está tipo àquela pessoa que não sabe para onde vai. Desculpe, mas um dia me contaram uma estorinha de um Cavalo Marinho. ele perguntava aos peixes o lugar que ele estava, pois ele não sabia. Os peixes falavam, mas como ele não sabia para onde estava indo, pois estava perdido do grupo, qualquer lugar servia. Um dia ele encontrou um tubarão e perguntou como poderia chegar rápido aos corais. O Tubarão perguntou:- quer o caminho mais rápido e ele respondeu que sim. -Entre na minha boca. Assim ele fez voluntariamente. Moral da estória: quem não sabe para onde vai, não chega em lugar nenhum, como pode ser tragado pelo caminho.Quando você afirma que eu crio espantalhos em cima de teologias diferentes da minha, eu contesto afirmando, que apenas tenho verdades firmadas que me impedem de receber o convite maldoso do tubarão. Eu não sou um papagaio e nem estou em caixinhas, apenas penso em acordo com as escrituras e não conforme os sistemas religiosos Arminianos que querem roubar a glória de Deus e tornar o homem arrogante.

      Excluir
  59. Isaías 30:18
    "Contudo, Yahweh ESPERA O MOMENTO DE SER MAIS UMA VEZ MISERICORDIOSO E MOSTRAR-VOS A SUA GRAÇA, ele se ergue para demonstrar-vos toda a sua compaixão, porquanto Yahweh é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele depositam confiança e esperança!"

    Apocalipse 22:13-14
    "Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Derradeiro, o Princípio e o Fim. 14Bem-aventurados TODOS OS QUE LAVAM AS SUAS ROUPAS NO SANGUE DO CORDEIRO, e assim ganham o direito à árvore da vida, e podem adentrar na Cidade através de seus portais."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você faz parecer que qualquer um pode lavar as vestes no sangue do Cordeiro.Lembre-se que o texto declara que ganharam um direito, portanto é um dom de Deus e não do homem caído. Portanto daqueles que foram regenerados pelo Senhor.
      Mateus 22:1-14
      1 - ENTÃO Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo:
      2 - O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho;
      3 - E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.
      4 - Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas.
      5 - Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu tráfico;
      6 - E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.
      7 - E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.
      8 - Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.
      9 - Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.
      10 - E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados.
      11 - E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias.
      12 - E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.
      13 - Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
      14 - Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

      Excluir
  60. “Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o MUNDO, não levando em conta as transgressões dos seres humanos, e nos encarregou da mensagem da reconciliação.” 2 Coríntios 5:19
    “Pois, se muitos morreram por causa da desobediência de um só, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para multidões! 16Por isso, não se pode comparar a graça de Deus com a conseqüência do pecado de um só homem; porquanto, o julgamento derivou de uma só ofensa que resultou em condenação, mas o dom gratuito veio de muitas transgressões e trouxe a justificação. 17Pois, se pela transgressão de um só homem, a morte reinou por meio desse, muito mais os que RECEBEM DA TRANSBORDANTE PROVISÃO DA GRAÇA, e do dom da justiça, reinarão em vida por intermédio de um único homem: Jesus Cristo!”
    "Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus vos encorajasse por nosso intermédio. Assim, vos suplicamos em nome de Cristo que vos reconcilieis com Deus."
    2 Coríntios 5:20
    "Para os fracos, tornei-me semelhantemente fraco, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com a finalidade de conseguir, de qualquer maneira possível, salvar alguns." 1 Coríntios 9:22
    "na expectativa de que, de alguma forma, possa instigar ciúme entre meus compatriotas a fim de que alguns deles sejam salvos" Romanos 11:14
    “Porquanto, como podeis saber, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou, como sabes, ó homem, se salvarás tua mulher? Cada um viva conforme seu chamado" 1 Coríntios 7:16
    Paralelo com o texto de I Pedro 3-1 “Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que,se ele não obedece a palavra, seja ganho sem palavra, pelo procedimento de sua mulher”
    Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.
    Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas? Isaías 5:3-4
    E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.” Mateus 9.35-38
    “Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo:Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza.Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós.E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti.” (Mateus 11:20-24).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atos 2:46-47
      46 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
      47 - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

      Marcio quem acrescenta na igreja o crente é o próprio Jesus. Não é o homem que vem livremente.

      Excluir
  61. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
    Provérbios 4:23
    E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
    E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
    E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
    Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
    E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
    E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
    Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
    E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?
    Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
    Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
    Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
    E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz:Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis,e, vendo, vereis, mas não percebereis.
    PORQUE O CORAÇÃO DESTE POVO ESTÁ ENDURECIDO.E OUVIRAM DE MAU GRADO COM SEUS OUVIDOS, E FECHARAM SEUS OLHOS; PARA QUE NÃO VEJAM COM OS OLHOS,E OUÇAM COM OS SEUS OUVIDOS,E COMPREENDAM COM O CORAÇÃO, E SE CONVERTAM, E EU OS CURE.
    Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.
    Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.
    Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
    Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu CORAÇÃO; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
    O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
    Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
    E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
    Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
    Mateus 13:3-23

    ResponderExcluir
  62. Parafraseando Samuel Falcão.
    "“Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não podeis suportar agora”. (Jo.16:12). E Paulo escreveu para os coríntios: “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais; e, sim, como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis porque sois carnais”. (I Co.3:1,2). Na Epístola aos Hebreus, nós também lemos: “Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, ten¬des novamente necessidade de alguém que vos ensine de novo quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim vos tornastes como necessitados de leite, e não de alimento só¬lido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite, é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, tem as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.” (Hb.5:12-14). Está claro, portanto, que Cristo e Paulo não ensinavam certas doutrinas profundas para aqueles que não estavam completamente preparados."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, sempre a intenção de depreciar o outro. Comente os versículos, veja quais são os mais claros. Se é claro na Escritura que existe predestinação fatalista para a morte eterna, se é claro e indiscutível se não podemos nos render ou endurecer. Caso contrário, seguirá, em circulos dentro de sua filosofia Calvinista, cego para os versículos que não lhe interessam, relativisando a maior parte da Escritura em favor de um entendimento particular. Como te disse os fariseus, cujo Jesus concordou com a doutrina e condenou o comportamento, não criam que os seres humanos não tinham livre vontade. Aliás nossa condenação é essa temos livre vontade e muitos de nós amam mais as trevas que a Luz."E o julgamento é este: que a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más."Joao 3:19. Porque "suas obras eram más", não porque Deus os predestinou para o tormento eterno. Pessoas endurecidas, tem o endurecimento confirmado. "Não vos enganeis: Deus não se permite zombar. Portanto, tudo o que o ser humano semear, isso também colherá! 8Pois quem semeia para a sua carne, da carne colherá ruína; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna." Gálatas 6:7.

      Excluir
    2. Vai fugir mesmo?

      Excluir
    3. Falácia das falácias e "ninguém toque no ungido do Senhor", né? Tudo isso é medo de ser questionado e de não ter boas respostas? Porque existe o forum então, se você mede os outros baseado na sua doutrina? Isso não é citar versículos fora de seus contextos, irmão Reformado? Só quando lhe interessa né amigo, ai pode. Argumento furado "ad hominem" "master".

      Excluir
  63. Não endureçais o vosso coração como em Meribá, como no dia de Massá no deserto,
    Salmos 95:8
    Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
    Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto.
    Hebreus 3:7,8

    Não estais informados de que AO VOS ENTREGARDES A ALGUÉM COMO ESCRAVOS PARA LHE OBEDECER, sois escravos deste a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, seja da obediência que leva à justiça? "
    Creio que há sensibilidade e ela pode ser perdida. Romanos 6:16


    "Eles estão com o entendimento mergulhado nas trevas e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, devido ao EMBRUTECIMENTO DO SEU CORAÇÃO. 19 Havendo perdido TODA A SENSIBILIDADE, ELES SE ENTREGARAM a um estilo de vida depravado, cometendo com avidez toda a espécie de impureza. Efésios 4:18-19
    “o Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. I Samuel 16:7
    Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim a confiança que tivemos no princípio. Hebreus 3:12;15
    “...mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra.”
    Isaías 66:2
    ...Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
    Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
    Tiago 4:6,7

    ResponderExcluir
  64. Engraçado o quinto item do post de vocês é "Quinto: comece e termine com a Bíblia". Ah! Então tá, então... Não to nem consigo começar...

    ResponderExcluir
  65. Márcio certa vez um homem chamado Nicodemus foi até Jesus, pois ele queria saber o que era necessário para ser salvo.Só que antes dele abrir a boca Jesus já declara que em primeiro lugar é necessário nascer de novo. Quem não nascer de Deus não pode entrar no seu reino. Neste episódio Jesus deixa claro que não adianta teologia, para se entender as coisas de Deus. É necessário antes de tudo nascer de Deus. Àquele que é nascido de Deus pode agora receber e entender a palavra de Deus. Não adianta ficar falando sobre coisas espirituais com quem não experimentou o novo nascimento, é chover no molhado. Não adianta você ficar tentando me provocar, pois você não pode, sua condição não depende de mim. Os versículos que eu já coloquei, as posições que eu coloquei, as refutações que eu coloquei são suficientes, mas não para você, pelo menos neste momento!!! Amanhã eu não sei!!! Mas agora só vai ficar nisto, pois não adianta nenhuma passagem bíblica para você, você não pode enxergar o que está escrito. Como bem colocado por Jesus, algumas pessoas ainda não podem suportar alguns ensinamentos no momento. Quando eles receberam o Espírito Santo, essa capacidade lhes será dada, mas pela tua posição até agora você é apenas uma pessoa sem a revelação de Deus que quer contestar um sistema teológico e como já disse entre protestantes regenerados pelo sangue de Jesus!!! Meu caro, me perdoe mas, daqui pra frente só posso ser mais claro se desenhar!!! Você não é tão tolo assim para continuar nesta provocação sem sentido!!! O problema é entre você e Deus!!! Não me meta nisto!!! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero deixar claro que não estou te julgando, pois tudo está em acordo com o que você tem falado até o momento. Quando uma pessoa não reconhece uma autoridade espiritual é uma coisa, mas quando a autoridade não é espiritual e a pessoa entende que é tem algo de errado com a pessoa. Jesus era reconhecido como autoridade espiritual por Nicodemus, embora na sua ressurreição não procurou Nicodemus, procurou Pedro que o negou, mas não Nicodemus que era discípulo oculto. É preciso ser reconhecido como discípulo de Jesus. Não adianta relacionamento com Jesus morto. Nicodemus fez uma bela obra pelo Jesus morto, mas Jesus foi na ressurreição ao encontro de quem estava com ele em vida. Talvez seja esta a questão: Jesus para você não passa de um defunto.Grande abraço.

      Excluir
    2. Carlos, infelizmente você tornou a discussão improdutiva levando para o lado pessoal. Sempre rotulando, sempre acusando., não conseguindo focar nas idéias, nem no “Sola Scriptura”. Não tenho os problemas que você afirma, e entendo que suas afirmações visam ser uma fuga pela tangente, uma forma de me desencorajar para que eu continue, lhe questionando, infelizmente, você foge do tema predestinação fatalista para o Inferno / morte eterna. Pois, no fundo sabe, que nas Escrituras é algo difícil de sustentar, e suas afirmações estão pautadas pura e simplesmente nos seus conceitos Calvinistas(de depravação total e da vontade do Calvinista de definir como Deus deve exercer sua Soberania.). Nascer de novo é um conceito interessante e bíblico, mas o versículo não informa como isso se dá, nem nos informa quando Pedro nasceu de novo e como isso se deu e nem mesmo se Nicodemos nasceu de novo ou não. Creio que a bíblia não é uma arma para ofender outros seres humanos, mas é uma linda carta de amor de um Pai paciente e bom. Se há algo para repreende-lo: “O Senhor te repreenda”. Apelou perdeu, porque não quis discutir a questão somente na bíblia. Seus irmãos Calvinistas de menos pontos também não nasceram de novo? Fica na paz!

      Excluir
    3. Márcio não existe lado impessoal quando falamos das escrituras. Tudo é pessoal, pois estamos falando de conceitos de fórum íntimo, que é a fé. A sua questão que é filosófica. Você quer desenvolver intelectualmente um tema que se desenvolve espiritualmente. Quem rotula, ou melhor, enquadra o homem são as escrituras, não posso pensar que as escrituras se moldarão para a minha aceitação, não é esta a intenção de Deus, pois por ela vem a plena revelação do erro, ou melhor, dizendo: pecado.
      Se você entende ter os problemas que a escritura afirma é muito bom, pois pelo menos você reconhece que tem! Pior é quem não reconhece e finge que não tem erro! A única fuga pela tangente é a sua incapacidade de interpretar um texto bíblico sem a arrogância sinergista. Lembra-se de que eu disse que você era arrogante e não sabia? Pois é assim que funciona o deus livre-arbítrio. Ele torna o homem capaz de se inclinar para Deus e confrontá-lo, pois afinal ele resiste ao seu poder, ele mede forças com o criador! Eu não posso te desencorajar a me confrontar e nunca pensaria nisto! É no confronto que vem a tona àquilo que está no coração! Em sua necessidade de confronto, você se perde em versículos que nada tem relacionado à conversão e sim a vontade moral humana, no campo das escolhas. Existe um universo que eu posso escolher e nada tem relacionado com os decretos de Deus, mas quando a minha escolha entra no universo da soberania de Deus eu apenas penso escolher, mas sou apenas instrumento da escolha de Deus. Fazer os planos é do homem, mas dirigir os caminhos é de Deus. Não existe em nós capacidade de frustrar, ou impedir os planos de Deus. Não existe poder humano no campo natural para controlar a sua existência, quanto mais no campo espiritual! A predestinação fatalista vem de uma ideia errada. O fatalismo apresenta tudo como trágico e perverso, o determinismo não! Na tragédia humana, Deus estabelece a sua justiça e é dele o direito e não da criação, pois é ele o criador de tudo, até do homem! As escrituras descrevem que o inferno está preparado para o diabo e seus anjos e também para todos que não estão escritos no livro da vida do cordeiro.

      Excluir
    4. Tudo isto aconteceu na eternidade, antes do fundamento da terra, tudo estava determinado. Deus é o Senhor da história. Ele não criou as coisas e deixou que elas se ajustassem. Ele é o todo poderoso!!! Ninguém existe em condições de contestar as obras e os decretos, eles estão claros e as escrituras mostram como um dia faz menção a outro, como em um cumprimento! A eternidade será de vida e morte. Não podemos entender porque ele nos escolheu, mas ele nos escolheu e nos amou e não é um amor platônico! É um amor que se deu na cruz por nós. Deus sangrou através do seu filho, expiando o meu e o seu pecado!!! Quem morreu foi o homem Jeusus, mas ele teve de se esvaziar da sua glória por nós! Agora a diferença entre nós é que eu sou grato, você não!!! A depravação total não é um conceito de Calvino e a realidade do homem perdido!!!Se o homem não fosse totalmente depravado Deus não sacrificaria seu filho!!!A soberania reside em que uns entendem a justificação e são gratos, outros não entendem!!!Por isto os que entendem são reconhecidos como eleitos!!!Deste fato você vai entender que novo nascimento não é um conceito ,mas uma reforma de dentro para fora, onde Deus dá ao homem perdido um novo espírito, nascido dele, para então receber de Deus as suas verdades. Quanto ao versículo não falar como isso se dá é lógico!!! Ninguém sabe quem é nascido de novo, só àquele que é nascido de novo!!! Por isso a comparação de Jesus. Ninguém vê o vento, mas ele existe. Ninguém vê no novo convertido o Espírito de Deus, apenas percebe em sua vida, pois agora ele tem uma história que é regida por Deus. O vento sopra e ninguém pode vê-lo ou tocá-lo, assim é o nascido de Deus, sua trajetória não pode ser sistematizada pela pedagogia humana, sua vida agora tem um controle que foge da sua agenda. Quanto a bíblia ofender a uns e não a outros é normal, pois o que a bíblia chama de pecado não vai mudar de nome, mesmo se o home desmerecer a bíblia, assim como desmerece quem a defende em detrimento de tradições e ideologias filosóficas. Para você a bíblia é uma carta de amor do pai, por esta interpretação esse amor não trará juízo aos perdidos, portanto não há necessidade de mudança de comportamento. O Senhor não retarda a sua promessa (vinda). Mas é longânime para convosco (eleitos), não querendo que ninguém se perca,(dos eleitos), mas que todos(eleitos) se arrependam. Paulo escreve para os eleitos, os santos, os lavados pelo sangue de Jesus. Neste sentido entendo que existe ainda, eleitos na ignorância e precisam acordar deste sono diabólico, não seria este o teu caso Márcio? Desprenda-se agora das garras do Diabo e reconheça a verdade do evangelho, ao assumir a sua condição de eleito, lavado e remido pelo sangue de Jesus!!Grande abraço.

      Excluir
  66. Troll mode on: Doutrina do Carlos Asicq, a única com seliu de deusiu. O restiu não nasceu denoviu! Eu agarantiu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Marcio eu sou bem eclético em algumas coisas, gosto até de brincar as vezes, nem sempre, mas com a palavra de Deus eu sou sério. Me desculpe se você não conseguiu me levar ao seu campo de batalha, neste com certeza suas armas são melhores que a minha, pois não gosto de sandices com as pessoas. Mas enfim, cada um com o seu cada um.

      I Corintios 6:2-3
      2 - Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
      3 - Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?

      Sempre haverá tempo para um eleito. O bandido na cruz é um grande exemplo, antes de espirar reconheceu ser Jesus o Cristo. O outro não reconheceu nem na última hora. Percebemos que Deus não desiste de seus eleitos e os trará ao arrependimento, uns cedo,outros na hora final.
      Eu agarantiu!!!!!!

      Excluir
    2. Bom, reza a lenda ou não que mais do que uma vez Spurgeon orou 'Senhor, se apresse em trazer Seus eleitos, e então eleja alguns mais.' Com este Calvinismo, posso ter discordância, mas tenho TODO respeito. Veja o exemplo de Cornélio: "Tuas orações e dadivas de misericordia (esmolas)tem ascendido como memoria perante Deus".-Atos 10:4. E veja o que a palavra fala do amor "Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque O AMOR COBRIRÁ A MULTIDÃO DE PECADOS".1 Pedro 4:8 e Deus busca. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
      Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
      Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai PROCURA A TAIS que assim o adorem.
      João 4:21-23

      Excluir
    3. Bem Marcio o apelo quanto a sua salvação continua. Os eleitos possuem obras que mostram claramente a sua eleição, vide o caso de Cornélio, mas não são a causa de salvação, pelo contrário, pois se assim o fosse a salvação seria por obras e não um dom de Deus.
      Com certeza o amor cobrirá multidão de pecados, pois quem ama é empático como erro do outro, mas quanto a salvação é ineficiente à obra da cruz realizado por Cristo, pois se não o fosse bastava ao homem amar um ao outro e por isso ser salvo, sem a expiação da cruz.
      Com certeza Márcio é Deus que nos busca, esta é a visão correta, não é o homem que busca a Deus, aliás é o Cristianismo a única religião onde não vale as obras dos homens diate de Deus, pois é Deus que vai ao encontro do homem perdido.Não é o adorador que encontra o Pai é o Pai que encontra os seus adoradores.

      Abraços.

      Excluir
    4. Lembrando também Marcio que oração para salvação só tem valor na boca do Calvinista, pois cremos na soberania de Deus na eleição e não no livre-arbítrio do homem. É Deus quem converte, por isto oramos pela conversão.

      Excluir
    5. Carlos, você segue encaixando e relativizando tudo em favor de sua lógica doutrinária. O ponto é Deus elege mais alguém em tempo real? A mim a bíblia ensina que sim e me parece baseado no coração do homem, como demonstram inúmeros versículos. Você quer limitar a graça e misericórdia de Deus em favor de sua interpretação humana e fazê-lo autor do pecado e do mal. Ai é contigo e Deus. A Salvação não é por obras por que Deus já fez tudo (Está consumado!). Esta é só uma tentativa clássica de desqualificar o Arminiano, falácia tola. Pois Deus continua dando graça ao humilde e rejeitando ao soberbo, e a bíblia diz que RECEBEMOS, que nos SUBMETEMOS ou que RESISTIMOS, isso é claro em toda Bíblia. Não há mérito em receber, há demérito em se endurecer. Dei uma olhada em alguns versículos que postou e estão bastante fora de contexto que sua doutrina quer usá-los. Deveria prestar mais atenção no que a Bíbia diz, Paulo era o menor dos apóstolos e escrevia coisas difíceis de entender e ficar com o que é muito mais claramente revelado. "Os bereanos ERAM MAIS NOBRES do que os tessalonicenses, porquanto, RECEBERAM A MENSAGEM COM VÍVIDO INTERESSE, e dedicaram-se ao estudo diário das Escrituras, com o propósito de avaliar se tudo correspondia à verdade."
      "Com toda a certeza vos asseguro: AQUELE QUE NÃO RECEBER o Reino de Deus COMO UMA CRIANÇA, jamais terá acesso a ele”.Marcos 10:15
      Marcos 10:15
      "Portanto, todo aquele que SE TORNAR HUMILDE, COMO ESSA CRIANÇA, esse é o maior no Reino dos céus"
      Mateus 18:4
      "O coração do que possui discernimento adquire conhecimento, e o ouvido dos sábios anseia por mais entendimento." Provérbios 18:15
      Você nega que o coração do homem está envolvido no processo de salvação, mas a bíblia afirma que está.
      Você nega que não há um minímo de sensibilidade espiritiual no ser humano desde criança, mas a biblia afirma que há.
      Você nega que é impossível se endurecer, pois a graça é irresistível a bíblia afirma que é possível resistir.
      Você nega que Deus amou o MUNDO, mas, a bíblia afirma que amou.
      Você nega que Deus quer que todos se salvem, a bíblia afirma que Ele quer.
      E tudo isso, muito claramente.
      Ai relativisa quase a bíblia inteira em favor de uma lógica teológica/religiosa.
      Creio que Cornélio foi escolhido por seu coração que gerava orações e boas obras para ser o primeiro gentio crente e foi escolhido em tempo real, este não foi antes da fundação do mundo, este foi em tempo real, e Deus elegeu alguns de antemão, não quer dizer qe não possa eleger mais alguns hoje, e outros amanhã. Você não pode provar esta graça limitada, não há sentido em dizer que Deus não tem prazer na morte física do ímpio, mas quer que ele(ímpio) arda em chamas pela eternidade para Sua(Deus) glória. Não pode provar que todos os salvos de todos os tempos foram eleitos antes de nascer, não pode provar que Deus não elege mais alguns em tempo real. E se tem, por favor, mostre na Escritura claramente a predestinação para o Inferno/Morte Eterna.

      Excluir
    6. Pela sua posição só serão salvos os bons, os perversos e assassinos serão condenados. Esta tua posição contraria o dom de Deus que não é por obras e sim por graça.
      Marcio quem não acorda do sono de morte continua a sua trajetória para o inferno, sendo bom ou mal. A sua questão é não aceitar que uma pessoa boa seja condenada, apenas por não ter nascido de Deus e confessar Jesus como Senhor e salvador! Seria este o teu caso?

      Excluir
  67. Como já te disse se assim o fosse, e não houvesse possibilidade de misericórdia para outros em tempo real, melhor a todos estes homens (não eleitos) não terem nascido, mas o único do qual a bíblia afirma tal coisa é Judas o traidor (Mas Jesus, então, lhes disse:

    ("Quem vai me trair é aquele que molha o pão no prato comigo. 24 O Filho do Homem [h] será traído. As Escrituras [i] dizem que isso vai acontecer. Porém, ai daquele que vai traí-lo! Seria melhor que ele nunca tivesse nascido!"Matheus 26:23). O problema é este, os versículos que você usa para basear a predestinação não tem a palavra "TODOS". Não tem nada dizendo (todos os salvos de todos os tempos foram predestinados antes da fundação do mundo), justamente, o “TODOS”, que vocês costumam relativizar com muita freqüência é que faz falta. Continuo orando para que Deus toque o coração das pessoas, mas não que as force a coisa alguma. Porque se Deus toca um coração e Ele várias e teimosamente se endurece é necessária que seja feita a justiça e que o homem tenha como destino as trevas que escolheu servir. Spurgeon, não limitou a graça de Deus, nem disse haver predestinação fatalista para o Inferno/Morte Eterna. E tu, o que dizes?

    ResponderExcluir
  68. Efésios 1:4-14
    4 - Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
    5 - E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
    6 - Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
    7 - Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
    8 - Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;
    9 - Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
    10 - De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
    11 - Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
    Fomos predestinados para e não predestinados por sermos alguma coisa. Não houve em nós obras para a predestinação.
    Se nós fomos separados e outros não, então o outro que está morto em delitos e pecados tem como destino o inferno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, ai Paulo, fala coisas difíceis de entender. Sim há eleitos e predestinados antes da fundação do mundo, se estes eleitos podem resistir ou se é necessário receber o texto não fala. Também, não explica bem como a eleição se dá, mas em outros versículos a Escritura cita o coração. O conselho da vontade Dele, pode ter nos criado livres e ter mantido alguma sensibilidade em relação a graça (oportunidade) de salvação. Não diz o que será dos outros, nem que não há oportunidade para eles. Pura lógica doutrinária/teológica isso. Jesus não quis se revelar a pessoas de coração endurecido, diz a parabola do semeador, e a alguns que Ele foi bastante claro, Ele disse e "não quereis vir a mim para terdes vida".
      “Ou desprezas tu as riquezas da sua bondade e tolerância e longanimidade, ignorando que A BONDADE DE DEUS TE CONDUZ ao arrependimento?” ROMANOS 2:4

      Excluir
    2. Este texto de Romanos apenas ratifica a minha posição, pois sem a condução de Deus ao arrependimento, não existe conversão.A condução é de Deus, não existe sinergismo. Portanto é Ele que escolhe quem conduz, deixando outros endurecidos e com destino o inferno.

      Excluir
    3. CONDUZ Carlos, não força, não impõe, é diferente. Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com BENINGNIDADE TE ATRAÍ. Jeremias 31:3

      Excluir
    4. Isso Marcio!!!Você foi atraído por ele!!! O nome disso é monergismo, soberania de Deus!!!

      Excluir
    5. Sim, não é não, conheço por "graça preveniente". E a esta santa oportunidade o homem pode render-se ou endurecer-se.

      Excluir
    6. O Senhor fez contigo o mesmo que o PARAENSE FALA DA COBRA GRANDE, TE MUNDEOU MANINHO!!!!rsrsrs

      Excluir
    7. O que você chama de graça preveniente é uma arrogância Arminiana de dizer para Deus: Não pensais vós que foi vós que me escolhestes, mas eu que escolhi a vós, EU ESCOLHI A DEUS!!!! Mas as escrituras atestam que foi Deus que nos escolheu e nos atraiu.

      Excluir
    8. Carlos, a Escritura afirma ser possível rejeitar, receber, se endurecer, se submeter. Diz todas estas coisas, não eu. Reclama com o autor, Te parece arrogante, por que você acha que Deus tem que exercer a Soberania Dele, conforme, a vontade de vocês Calvinistas. Cara se Ele permitu que mesmo caidos ainda conservamos alguma sensibilidade e que Ele resolveu se relacionar e lidar com outras vontades. Isso faz Dele, menos Deus? De qualquer forma é Deus que fez tudo, e Dele vem a oportunidade, aceitar é reconhecimento da miserabilidade, se endurecer é soberba pura.

      Excluir
    9. Marcio você me parece uma pessoa que pensa. Você me pediu para sair da caixinha. Agora sou eu que peço. Acorda meu amigo!!!Morto não faz nada!!!Morto não reage!!!Morto precisa de vida e isto é obra exclusiva de Deus!!!
      A não ser que você esteja contra as escrituras quanto a questão de que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, não há um justo sequer, todos se extraviaram.
      Por este princípio não é necessário cruz, salvação, eleição, predestinação, cristianismo!!!Nem Jesus cristo!!!!

      Excluir
  69. Mateus 13:37-43
    37 - E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem;
    38 - O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
    39 - O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
    40 - Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
    42 - E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
    41 - Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.
    43 - Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
    Não é apenas Judas o filho de satanás, os não eleitos são do maligno também. Eles são o joio no meio do trigo. A questão da não eleição é clara nesta passagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Características de não eleito:
      "Amam mais as trevas que a Luz" João 3:19
      “Se entregaram ao pecado” Romanos 6:16
      "Tem o coração embrutecido" Efésios 4:18-19
      "Não resiste ao Diabo" Tiago 4:6-7
      “Não se submetem a Deus” Tiago 4:6-7
      “Perderam a sensibilidade” Efésios 4:18-19
      "Sempre resisti ao Espiríto Santo" Atos 7:51
      "É orgulhoso (soberbo)" Isaias 66:2
      "É amigo do mundo" Tiago 4:4
      Veja o Inimigo (Satanás) semeou e aquilo criou raízes nos corações destas pessoas. O Versículo não informa como isso se dá, mas guardar o coração é responsabilidade de cada um de nós.

      Creio que estes que ao longo da vida não guardaram seus corações, desenvolveram amor as trevas, se entregaram ao pecado, embruteceram seus corações, perderam a sensibilidade, desenvolveram forte amizade com o mundo ao longo de sua vida. Mas eles não nasceram assim, estes Deus vai deixar a própria sorte, ainda que, o amor de Deus é tão constrangedor que Ele não nega um mínimo de graça, falando por parábolas, por exemplo, ou permitindo que estas pessoas tenham contato com crentes, com sua palavra, etc. Ninguém nasceu malditinho, se tivessem ouvido a mensagem desde pequenos teriam mais chances de não se endurecer e aprender o caminho em que devem andar. Por isso devemos pedir ao Pai mais trabalhadores e fazer tudo para que mais pessoas possam ser eleitas em tempo real e focar bastante nos pequenos também, os quais é muito mais comum receberem o Reino como crianças, o que de fato são.

      Excluir
    2. Só quem pode dar um novo coração ao homem depravado é Deus. Não é uma questão de obras pessoal. Não é uma auto-reforma, é um processo chamado novo nascimento e apenas os eleitos podem agora não viver pecando. Podem ainda pecar, mas podem dizer não ao pecado, coisa que o não eleito ainda vive escravo.Os textos acima só confirmam a natureza pecadora e depravado do homem.

      Excluir
    3. O problema que você trava agora é aceitar a semente de Satanás.Isso é difícil, pois se espera sempre que o homem é bom, na teologia Arminana, ao contrário de nós CALVINISTAS, não temos muita dificuldade em focar no trigo e deixaar o joio para o julgamento de Deus. Talvez pelo fato de você não ter a cedrteza da salvação fique se questionando se é joio ou trigo. Grande conflito, mas o Senhor pode resolver. Ele está a porta e bate. O toque a porta é a senha para se ouvir a voz. Ouviu o toque? então gora ouça a voz do pastor que é Jesus. Depois ele mesmo vai te explicar tudo nas escrituras.

      Excluir
    4. Cade os malditinhos desde o ventre? Jesus diz que dos pequenos é o Reino dos Céus. Os versículos falam sim de depravação, mas não de depravação total ou de zero sensibilidade, inclusive falam de coração e sensibilidade e que o coração pode ser embrutecido e a sensibilidade totalmente perdida. Tem certeza que os conhece?

      Excluir
    5. Por este teu princípio Márcio todos serão salvos, pois todos foram crianças um dia.

      Excluir
    6. Não jovem, não. Nem todos ouviram ou ouvirão quando crianças, vamos trabalhar para que mais crianças ouçam, antes de se apegarem ao pecado, as trevas e ao mal. Creio que como a bíblia afirma, "ainda quando for velho não se desviará do caminho em que deve andar". Mas creio que aumentam as probabilidades, de conversão, são corações ainda não endurecidos, mas que estão endurecendo cada vez mais cedo, pelo sistema de coisas em qual vivemos. Mas geralmente ai o desafio são convencer os pais.

      Excluir
    7. Mais uma vez você está relacionando a eleição com obras. Bastando livrar as pessoas do crime para que elas sejam salvas por boas obras.Portanto devemos fazer ação social principalmente na infância, salvando o jovem salvamos o adulto. Bonito isto Marcio!!! Concordo plenamente em fazer o bem, aliás o bem deve ser feito a todos, mas não existe bem que eu faça que colabore na minha salvação.
      Efésios 2:8-10
      8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
      9 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
      10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

      Excluir
  70. Mateus 25:27-34
    27 - Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
    28 - Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
    29 - Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.
    30 - Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
    31 - E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
    32 - E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
    33 - E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
    34 - Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
    O não eleito não é ovelha é bode. Seu destino é o mesmo do joio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, aqui me parece de um chamado não escolhido, pois não deu fruto. Recebeu, e não fez render os juros, nem multiplicou o que lhe foi dado. Não permaneceu na Videira para dar fruto, e ao invés de ser podado, foi cortado e lançado ao fogo. 21Nem todo aquele que diz a mim: ‘Senhor, Senhor!’ entrará no Reino dos céus, mas somente o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Matheus 7:21. Vou ajudar com um versículo que costumam usar. Ok? "Não fostes vós que me escolhestes; ao contrário, Eu vos escolhi a vós e vos DESIGNEI PARA IRDES E DARDES FRUTO, E FRUTO QUE PERMANEÇA. Sendo assim, seja o que for que pedirdes ao Pai em meu Nome, Ele o concederá a vós.

      Excluir
    2. Marcio você está fazendo agora o samba do crioulo doido. Vai devagar, você estava melhor antes.

      Excluir
    3. Aqui mostra que haverá um julgamento e tudo já está preparado para os eleitos desde a fundação do mundo.

      Excluir
    4. Você postou muita coisa, pelos menos os versículos quero responder. Ok, mas não diz que todos os salvos de todos os tempos estavam eleitos desde a fundação do mundo. Não diz que o Senhor não continua usando de misericórdia em tempo real, e incluindo outros. Pois a predestinação individual fatalista para a morte/inferno não é escrituristicamete correta.

      Excluir
  71. Romanos 9:22-24
    22 - E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
    23 - Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
    24 - Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
    A eleição é clara antes da criação. Uns para perdição e outros para salvação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, não creio que Deus preparou individulamente pessoas, elas mesmo se perderam e Deus as suportou com paciência e até por causa de outros que seriam salvos as suportou inclusive dentro das igrejas, recebendo graça sobre graça e se endurecendo no caso do Joio. Esta massa de pessoas, que Deus sabia que existiria, ele suportou com paciência, mas eles acabaram em muitos casos atendendo aos propósitos de Deus como foi no caso da crucificação de Jesus. Veja o que os mertires dizem no livro de Apocalipse:
      "9Quando Ele abriu o quinto selo, contemplei debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da Palavra de Deus e do testemunho que proclamaram. 10Eles exclamavam com grande voz: “Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, esperarás para julgar os que habitam em toda a terra e vingar o nosso sangue?” 11Então, para cada um deles foi entregue uma vestidura branca, e foi-lhes orientado que aguardassem ainda um pouco mais, até que se completasse o número dos seus irmãos que, como eles, foram servos e que, da mesma forma, também deveriam ser mortos" Apocalipse 6:9-11 Veja que a hora que o Senhor voltar, pode fazer diferença na nossa salvação "Estejam prontos para servir, e conservem acesas as suas candeias,
      como aqueles que esperam seu senhor voltar de um banquete de casamento; para que, quando ele chegar e bater, possam abrir-lhe a porta imediatamente.
      "Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar. Eu lhes afirmo que ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los.
      Mesmo que ele chegue de noite ou de madrugada, felizes os servos que o senhor encontrar preparados.
      Entendam, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não permitiria que a sua casa fosse arrombada.
      Estejam também vocês preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que não o esperam".Pedro perguntou: "Senhor, estás contando esta parábola para nós ou para todos? "
      O Senhor respondeu: "Quem é, pois, o administrador fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos seus servos, para lhes dar sua porção de alimento no tempo devido?
      Feliz o servo a quem o seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar.
      Garanto-lhes que ele o encarregará de todos os seus bens.
      Mas suponham que esse servo diga a si mesmo: ‘Meu senhor se demora a voltar’, e então comece a bater nos servos e nas servas, a comer, a beber e a embriagar-se.
      O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe, e o punirá severamente e lhe dará um lugar com os infiéis.
      "Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites.
      Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido".
      Lucas 12:35-48

      Excluir
    2. Marcio desculpe mas não consegui acompanhar o seu raciocínio aqui.O texto é claro"suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;" Você escreveu um texto longo e fugiu do texto acima,volte nele por favor.
      "vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou," percebe? Deus nos preparou antes!!!

      Excluir
    3. Carlos, já percebeu que não nego a eleição positiva? Creio que ela á mais ministerial pessoas que Deus anteviu que fariam grandes obras em seus ministérios Ele elegeu (se o chamado aos eleitos é irresistível ou não, é outro assunto). Mas o que afirmo é que Deus dá oportunidade de salvação a outros e as pessoas ao longo da vida se endurecem, pegam amor as trevas, perdem a sensibilidade etc. É isso, essa massa de não salvos era algo que Deus previu, mas que a bíblia afirma que: "Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, 4o qual deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." ITimóteo 2:4. Em relação a eleição positiva ok, dandes preparou mesmo, a negatina não fala nada, fala? E o texto de Lucas que citei? Fala que se não "ficarmos espertos" "nos punirá severamente e nos dará lugar com os infiéis. Cometa ai.

      Excluir
    4. Marcio sobre este texto eu já falei anteriormente, Paulo não está afirmando que todas as pessoas serão salvas e sim que todos os eleitos serão salvos. Paulo não estaria contradizendo a sua teologia. Basta ler outras cartas e verá que Paulo estaria se contradizendo. Partimos do princípio que ele se dirige a uma igreja de salvos, conscientes da sua eleição e que devemos pregar para a revelação dos eleitos. Portanto um é o planta, outro é o que rega, mas o Senhor dá o crescimento.

      Excluir
    5. Outra questão é que se Deus quer que todos se salvem e mesmo assim permite que alguns pelo seu livre-arbítrio nãos e salvem, Deus é mau, mas na eleição ele mostra que é bom e promove justiça, pois não permite ao homem ter como destino o inferno. Mas o Deus Arminiano fica quieto vem o Arminiano morrer no inferno. Será que no inferno o que resistiu ao chamado de Deus não está sofrendo e falando que queria trer nascido Calvinista e não Arminiano, pois por seu livre-arbítrio recusou o chamado.Percebe como a teologia Arminiana é inconsistente? Ela cria um homem quase Deus e cria um deus quase homem!!!Pois quase Deus o homem resiste ao criador e quase homem deus sofre pela sua criação que não o quis como Deus.

      Excluir
  72. II Timóteo 2:24-26
    24 - E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
    25 - Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,
    26 - E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.
    Existem eleitos presos a vontade do DIABO. É O SEU CASO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Carlos. Entendo que o texto diz que a pessoas que resistem, foram agraciadas com a palavra de Deus e resistem. E claro o arrependimento vem de Deus que nos conduz (não força). É ele que dá e nós que recebemos. Não vejo problema aqui, se eles se arrependerem é porque Deus os deus, mas não quer dizer que eles não receberam ou resistiram. E mais eram eleitos (joio) ou eram trigo? Depois lerei com mais calma o contexto. Mas é de Deus que vêm todo o bem, é Deus que opera em nós, mas a palavra diz que recebemos ou nos endurecemos. Agora do seu comentário "É o seu caso". Lhe respondo com outra pergunta. Bulling é pecado?

      Excluir
    2. Pode a criação discutir com o seu criador?Me responda então!

      Romanos 9:15-11
      15 - Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
      16 - Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
      17 - Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
      18 - Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
      19 - Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
      22 - E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
      20 - Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
      21 - Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
      25 - Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada.
      24 - Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
      23 - Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
      11 - Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),

      Excluir
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  74. I Tessalonicenses 2:13-16
    13 - Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.
    14 - Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles,
    15 - Os quais também mataram o SENHOR Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens,
    16 - E nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim.

    Algumas pessoas impedem a pregação da palavra de Deus, pois são filhos do diabo. Mas a ira de Deus recai sobre eles até o fim. Deus não lhes dará arrependimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, estes já estão endurecidos, já tinham contato com Paulo, foram agraciados, se endureceram até certa medida Deus tolera. Viu com os interlocutores de Paulo RECEBERAM. E os outros que resistiram ao Espirito Santo, que já amam as trevas, que já perderam a sensibilidade, que já embruteceram seus corações não terão novas oportunidades, será alvo da ira de Deus, eles não tem mais jeito. Veja o versículo: Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
      Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
      Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
      Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
      Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
      2 Timóteo 3:1-5

      Excluir
    2. Marcio o texto fala que a ira de Deus cai sobre eles até o fim...entendeu? até o fim. Não conhecerão arrependimento, pois quem dá o arrependimento afirma que a sua ira estará sobre eles até o fim!!!!

      Excluir
    3. Carlos, eu entendi, Paulo falava de pessoas especificas de uma tempo e contexto específico, cujo Deus não daria arrependimento, eles tem duas caracteística "não agradam a Deus" "e são contrários a todos os homens". Quais são os dois maiores mandamentos: Amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si memso, eles faziam justamente o contrário. Vê Deus falando isso de crianças ou bebes de colo, muito pelo contrário diz a palavra: Mateus 21:16 "Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?". Tira do contexto não, fala de adultos que já desagradam a Deus e são contrarios a todos os homens, O Deus que sonda os corações, não lhes dará arrependimento. Já, os outros RECEBERAM, poderia ter se recusado a ouvir ou a acreditar, mas não, eles RECEBERAM.

      Excluir
    4. Pelo seu princípio hoje em dia o homem está melhor que naquela época? Você lê jornal e vê TV Márcio?Pode sustentar este argumento, mesmo?

      Excluir
    5. Outra questão é que estes estão destinados a morrerem sem salvação, pois Deus não lhes dará arrependimento.Não porque eles nãos e arrependeram!!!

      Excluir
    6. Carlos, ninguém nasce maldito, mas muitos se tornam malditos e Deus ve seu endurecimento e o confirma e não a mais misericordia para eles. Já se encheu sua medida de iniguidade, estes apenas aguardam seu destino. Mas, ou resistiram a graça de Deus no passado e agora não haverá nova oportunidade dada a eles( isto não informa), ou Deus nem perdeu tempo dando graça pela dureza de seus corações, não nasceram assim, ficaram assim, se apegaram as trevas ao longo da vida. Existem muitas pessoas assim hoje, mas não nasceram assim, ficaram assim, não guardaram o coração, se apegaram as trevas, perderam a sensibilidade, se entregaram totalmente ao pecado. As vezes a mãe de uma pessoa diz|: Este não tem mais jeito! Imagine Deus que sonda os corações, Ele sabe que alguns estão cegos e endurecidos pelo próprio apego ao pecado, se guardassem um pouco do coração de criança poderiam estar sensiveis no momento que Deus ofereceu sua graça (oportunidade). Ninguém nasce maldito, ou irremediavelmente pré-destinado ao Inferno. Os homens hoje estão tão apegados ou mais ao pecado qdo que naquela época, mas por culpa deles mesmo, não nasceram 100% insensíveis a Deus. Fui claro?

      Excluir
    7. Marcio seu argumento mantém a possibilidade de uma natureza humana perfeita e boa ao nascimento. Isto contraria a doutrina do pecado. Ninguém nasce bom , meu amigo. A natureza Adâmica está em todos nós.Não é ao longo do caminho que o homem se torna pecador e mau e sim no ato da sua criação.
      Romanos 3:10-18
      10 - Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
      11 - Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
      12 - Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
      13 - A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
      14 - Cuja boca está cheia de maldição e amargura.
      15 - Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
      16 - Em seus caminhos há destruição e miséria;
      17 - E não conheceram o caminho da paz.
      18 - Não há temor de Deus diante de seus olhos.

      Gênesis comigo, por favor. Capítulo 6, verso 5:
      “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente
      Gênesis capítulo 8, verso 21:
      “E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.”

      Excluir
    8. Salmos 51:1-10
      1 - TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
      2 - Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
      3 - Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
      4 - Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
      5 - Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
      6 - Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
      7 - Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
      8 - Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
      9 - Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
      10 - Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

      Excluir
  75. Spourgeon era Batista. Eu não sou batista. Minha teologia também é calvinista e tento ser reformado. Em alguns pontos sou cessacionista e em outros sou continuista. Sou supralapsariano e determinista. Divirjo um pouco da teologia de Spurgeon, mas nada que me faça não vê-lo como um servo de Deus. Aliás foi um pregador calvinista,conhecido como o "príncipe dos pregadores", pois dava ênfase ao arrependimento em suas pregações. Aliás um bom Calvinista é aquele que de pé parece um arminiano e de Joelhos é um calvinista. Ou seja nas pregações mostra a responsabilidade humana de se render a soberania de Deus, tendo em vista a sua depravação total, neste ponto pode parecer que existe sinergia, mas só é Calvinista mesmo quando está de joelhos, pois neste momento clama pela soberania de Deus na salvação do perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, desculpe, mas não terei tempo para continuar hoje. Amanhã, se Deus quiser, continuamos! O Eterno o abençoe!

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.