Soberana vontade e soberano poder

A soberania de Deus pode ser dividida em duas partes. Podemos pensar em sua soberana vontade e em seu soberano poder. A vontade de deus é seu desejo, prazer ou agrado. A vontade de Deus é seu livre poder de escolha (Dn 4:35; 6:18), o qual Ele exerce em favor de Sua glória e Sua criação, de uma maneira pessoal. Seu poder é aquela capacidade de Deus pela qual Ele executa a Sua vontade. É o seu poder onipotente para efetuar sem falhar tudo o que deseja, tanto na criação como na redenção.

Até onde se estende a vontade de Deus? Segundo a Escritura, a vontade de Deus se estende à toda vida, inclusive:

1. Tudo se deriva da vontade de Deus (toda criação e sua preservação): “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Apocalipse 4.11).

2. Os governos humanos são estabelecidos pela Sua vontade: “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina” (Provérbios 21.1).

3. Cristo sofreu segundo a vontade de Deus: “dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua” (Lucas 22.42) e “porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram” (Atos dos Apóstolos 4.27–28).

4. A eleição e reprovação se determinam segundo a vontade de Deus: “Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão” (Romanos 9.15).

5. A regeneração dos filhos de Deus: “Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas” (Tiago 1.18).

6. A santificação: “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2.13).

7. Os sofrimentos dos crentes são determinados por Sua vontade: “porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal” (1Pedro 3.17).

8. Toda a vida e nosso destino são determinados por Sua vontade: “Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (Tiago 4.15, ver também At 18:21 e Rm 15:32).

O soberano poder de Deus é a Sua capacidade de efetuar ou realizar tudo o que deseja. A Bíblia diz:

1. “Não te espantes diante deles, porque o SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, Deus grande e temível” (Deuteronômio 7.21, ver também Is 1:24).

2. “Tu usas de misericórdia para com milhares e retribuis a iniquidade dos pais nos filhos; tu és o grande, o poderoso Deus, cujo nome é o SENHOR dos Exércitos” (Jeremias 32.18).

3. “No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada” (Salmos 115.3).

4. Ver também: Jó 9:4; 36:5; Sl 24:8; Mt 11:25; 28:18; 2Co 6:18; 1Tm 6:15; Ap 1:8; 22:5.

Sua vontade Seu poder são soberanos porque são supremos e ilimitados, no sentido de que nada na criação os limitam. Sua vontade somente é limitada por Sua própria natureza.

Nicolás Lammé
In: Una mente cristiana
Tradução: Cinco Solas

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.