Série de Estudos Pentecostais

O irmão Gutierres Fernandes Siqueira, do blog Teologia Pentecostal, está publicando uma série de artigos de autores pentecostais, discutindo o pentecostalismo com alguns ramos da teologia. Fomos convidados a contribuir com um artigo que relacionasse pentecostalismo e calvinismo. Caso tenha interesse em ler, o artigo está publicado como o título Pentecostalismo e Calvinismo: alguma relação possível?

O artigo é um tanto extenso para blogs e posteriormente estaremos republicando no Cinco Solas, dividindo-o em partes.

Seus comentários são bem vindos.

Soli Deo Gloria

22 comentários:

  1. É isso que vocês fazem quando falta argumentos. Acho que este novo artigo está bem repleto de heresias calvinista e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomé,

      Paz seja contigo. Acredito que você pode discordar e refutar os argumentos, mas não dizer simplesmente que eles não foram apresentados.

      Que tal você começar apontando as heresias calvinistas do artigo?

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Olá! Eu estou aguardando o artigo que vc vai publicar "em partes por ser tão extenso". E vou analisá-lo... E Clóvis, o que vocë acha da Bíblia Apologética de Estudos do " Instituto Cristão de Pesquisas"?

      Excluir
    3. Tomé,

      Se você ainda está "aguardando o artigo que vc vai publicar" e que quando eu publicar vai "analisá-lo" como pode já ter julgado que ele "está bem repleto de heresias calvinista e etc"? Isso não é julgar segundo a reta justiça. Se realmente você estivesse interessado a avaliar o artigo, poderia ter lido no site do Gutierrez, cujo link está no artigo.

      Sobre a Bíblia Apologética de Estudos, eu não tive a oportunidade de lê-la. Por isso não tenho condições de avaliar, quem sabe o Luciano possa dizer alguma coisa.

      Em Cristo,

      Excluir
  2. Estou aguardando o artigo elaborado por você e pelo irmão Gutierres Fernandes Sequeira. Ok? E... Tenho uma questão : as igreja os que acreditam na predestinação também evangelizam? Pra que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomé,

      Paz seja contigo. Esclarecendo: o artigo foi escrito por mim e publicado pelo Gutierrez, como parte de uma série de estudos escritos por pentecostais.

      Sim, as igrejas que creem na predestinação evangelizam, umas mais e outras menos, como ocorre com igrejas que não acreditam na predestinação. E porque fazem isso? Existem várias razões, as duas principais são:

      1. Jesus ordenou a evangelização; e
      2. Deus preordenou a pregação do evangelho como o meio pelo qual as pessoas seriam levadas à fé.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Queridos, como vocês já sabem o Luciano alegando como motivo fanatismo de minha parte, me pediu para não postar mais comentários no seu blog e excluiu um comentário por mim postado lá. Contudo e apesar, de não me dá o direito de resposta no seu blog enviou para meu e-mail três mensagens nos seguintes horários:
      1-De: Luciano Sena < noreply-comment@blogger.com >
      Para: nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br
      Assunto: [MINISTÉRIO CRISTÃO APOLOGÉTICO (MCA)] Novo comentário em Por que não creio na salvação de um Adventista?.
      Enviada: 11/07/2013 13:00
      2-Mensagem original
      De: Luciano Sena < noreply-comment@blogger.com >
      Para: nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br
      Assunto: [MINISTÉRIO CRISTÃO APOLOGÉTICO (MCA)] Novo comentário em Por que não creio na salvação de um Adventista?.
      Enviada: 11/07/2013 13:02
      3-De: Luciano Sena < noreply-comment@blogger.com >
      Para: nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br
      Assunto: [MINISTÉRIO CRISTÃO APOLOGÉTICO (MCA)] Novo comentário em Por que não creio na salvação de um Adventista?.
      Enviada: 11/07/2013 13:05
      Obs.: Ele sabe que eu o Osmar não sou o mesmo Sr. Adventista.
      As mensagens são as mesmas:
      Luciano Sena deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Por que não creio na salvação de um Adventista?":

      Sr Adventista, agradeço seus comentários, sempre bem vindos aqui.

      Eu fiz um desafio, vc não aceitou.

      Infelizmente, parece-me, que vc é um adventista coerente. Espero que não. As aparências enganam...

      Deus te fortaleça EM CRISTO.

      Postar um comentário.

      Cancelar inscrição de comentários nesta postagem.

      Postado por Luciano Sena no blog MINISTÉRIO CRISTÃO APOLOGÉTICO (MCA) em 11 de julho de 2013 13:05
      Com isso deixa claro o que já sei e já afirmei:
      É até compreensivo já que ele é presbiteriano e SMJ ele ainda não nasceu de novo através do batismo bíblico, já que o batismo humano não tem valor para o céu. Logo, só tem a natureza perversa, conforme esclarece a Palavra de Deus:“Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.” (I João 2: 9). “Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele (1 João 3:15”
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    3. Pergunta postada no blog do Sr. Luciano: Qual diferença da IPB das demais Igrejas Cristãs? Como foi proibido postar naquele blog, postarei aqui até..... Resposta: 1-Segundo o pastor presbiteriano Haroldo Reimer, “ser participante de uma sociedade como a maçonaria é ser traidor à causa do nosso Mestre” (http://solascriptura-tt.org/Seitas/Maconaria-HReimer.htm).. Logo, como é notório que a IPB foi ou SMJ ainda é dirigida pela maçonaria, a 1ª diferença da IPB das demais Igrejas Cristãs e que ela foi ou é traidora da causa do Senhor Jesus, o que já seria o bastante. Caso a IPB já reconheceu, abandonou e confessou (João 1:10) publicamente a sua traição ao Senhor Jesus e a Sua causa, e expulsou os líderes dirigentes que ainda são maçons, essa resposta nº 1 é NULA(I João 1:9)(Mas...
      2- Segundo a Palavra de Deus, o batismo é por imersão, é um sepultamento juntamente com Jesus no batismo (Col.2:12-Atos 2:41-8:12,36,38-9:18-16:15-18:8). Veja que no batismo de Jesus, ele afirmou em relação ao Seu batismo que “convém cumprir toda a justiça”(Mat. 3;14,15,16). E, Paulo declarou que devemos ser imitador dele como ele é de Cristo(I Cor. 11:1). Portanto, qualquer batismo diferente, ultrapassa a doutrina de Cristo(I João 9), não cumpri toda a justiça. Não há o novo nascimento exigido pela Palavra de Deus. Não há um sepultamento de quem morreu para o mudo, não houve um sepultamento juntamente com Jesus, por isso não houve ressurreição para um nova vida. Como se vê, há diferença da IPB das demais Igrejas Cristãs, deixando claro, se a IPB continua com as pratica contrária a Palavra de Deus apontadas acima, ela não é uma igreja cristã, pois ultrapassa a doutrina de Cristo.
      Por ora é só.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  3. Tomé parece que é novo na fé... está bem empolgado em questões antigas, não mesmo?

    Clóvis, eu comentei lá, vc sabe se demora para liberar comentários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano,

      Em geral os comentários são liberados rapidamente.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. 'uai'...Luciano, para entender sua postura de pedir que o nadanospodemoscontraverdade(Osmar) não fizesse mais comentário no seu blog é necessário analisar as postagens dele ou o “comportamento em outros posts, blogs, etc.” E, fazendo, observa-se que os argumentos postados por ele as vezes são duras mas fundamentada na Palavra de Deus, diferentemente das suas que geralmente são desfundamentada e com base em doutrinas da homens. Percebe-se a sua ira contra ele e contra os adventistas. Alias ira que foi mencionada por ele em 15 de junho de 2013 15:02 no seu blog. Penso que você quer silenciar o Osmar para impedir que ele publique a defesa contra a denominação dele porque ele expôs o fato de você ter declarado que odeia o movimento adventista, e como ele também já postou que quem odeia está em trevas afirmando como isso ser o seu caso, veja o que copiei do seu blog postado por ele: “Observe o que a Palavra de Deus declara: “Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.” (I João 2: 9). “Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele (1 João 3:15”
      Portanto, a sua postura juntamente com análise das postagens dele, nos faz ver quem é que serve o Deus Salvador e quem serve o deus da maçonaria como também ele já postou. Se a minha discordância com ele o fizer postar comentários que eu discorde ou me irrite só posso excluir se não tiver parâmetro na bíblia. E, a bíblia está cheia de palavras fortes de repreensão. Portanto, sou obrigada a concordar com ele em seus comentários pelo fato de você querer silenciar a sua voz. E mais, não tive alternativa senão aceitar como verdade o tema desenvolvido por ele sobre o sono da morte no seu blog, confirmado com que ele postou em 6 de julho de 2013 12:42 aqui nesse blog sobre o Salmos 39:6,13. Bom, sejamos honestos, se for verdade que você não foi batizado por imersão conforme a ordenança da Palavra de Deus, ou seja, não foi sepultado com Cristo pelo batismo (Romanos 6 verso 4) realmente você não nasceu de novo, fato confirmado pelo seu comentário postado no seu blog: “Por que não creio na salvação de um Adventista?”, sendo que existem mais de 18 milhões de adventistas batizados conforme a ordenação bíblica.
      Selma

      Excluir
  4. Tomé a Palavra de Deus deixa claro que aquele que odeia seu irmão está em trevas e é homicida(I João 2: 9- 3:15), como é o caso de Luciano, não só porque ele declarou que odeia o movimento adventista, mas também pelo fato de usar dois pesos e duas medidas no julgamento que faz apontando supostos erros passados da Igreja Adventista do 7º Dia, deixando contudo, de fazer o mesmo da igreja presbiteriana que todos sabem, foi conduzida pelo diabo através da maçonaria durante décadas, bem como me pediu para não postar mais comentários no seu blog, alegando como motivo fanatismo de minha parte, veja no blog : “ Sétimo Dia17 de junho de 2013 11:35 O Que é isso Luciano ? Por que vc Pediu para que o Osmar não mais Comentasse??
    Que tipo de "comportamento" ele apresentou aqui ?
    A, tenta também desenvolver alguma coisa sobre Lucas 23:56...Luciano Sena18 de junho de 2013 08:11 Olá Sétimo Dia...(Ele precisa tratar o fanatismo...)...”
    Observe que ele declarou que: (o adventismo desobedeceu o Senhor - Mt 24.36). E a atual maçônica igreja Presbiteriana? “Ter dois pesos e duas medidas é objeto de abominação para o Senhor”. Provérbios 20:10
    É até compreensivo já que ele é presbiteriano e SMJ ele ainda não nasceu de novo através do batismo bíblico, já que o batismo humano não tem valor para o céu. Logo, só tem a natureza perversa. Quanto a maçonaria na Presbiteriana cabe ressaltar que houve pastores presbiteriano que combateram a direção diabólica na igreja(http://solascriptura-tt.org/Seitas/Maconaria-HReimer.htm). Portanto, querido para ele pensar melhor é necessário nascer de novo e adquirir a mente de Cristo.
    Em tempo, há de ser ressaltado que no contexto de morte, Deus através de Davi declarou que: “ com efeito PASSA o homem como uma sombra”... Desvia de mim o olhar, para que eu tenha alento, ANTES QUE EU PASSE E DEIXE DE EXISTIR” (Salmos 39:6,13). Portanto, as alegações de que há consciência na morte ou que os mortos que não foram ressuscitados estão na Glória ou inferno ultrapassam a Doutrina de Cristo (II João 9), como é o caso da parábola do Rico e Lázaro que foi usada para firmar “a existência pessoal autoconsciente depois da morte”, contudo entes da ressurreição, conforme estabelece a Palavra de Deus: Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança... Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras
    1 Tessalonicenses 4:13,16-18 (obs.: Luciano excluiu esse comentário do seu blog) Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Osmar, você está falando mau dele e diz que ele é que tem que nascer de novo?

    Você está fazendo comentário sobre a parábola do rico e do Lázaro, coisa que nem está sendo discutida no post!! Você crê diferente da maioria dos evangélicos, problema é seu querido, vai ver que é este seu fanatismo religioso, ou a maledicência que está deixando você longe do blog dele.

    Em Cristo,

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou evangélico, sou um pecador "cristão" adventista do 7º dia(Atos 11:26). Logo, realmente creio diferente, ou seja, como diz as Escrituras(João 7:38,39). Embora pecador defendo as Escrituras como regra de fé e doutrina da mesma forma que os apóstolos Pedro, Paulo, João defenderam e fundamentaram-se nas Escrituras da época. Observe que eles quando escreveram estavam se referindo ao Antigo Testamento como Escrituras ou Palavra de Deus válida. Veja que quando Paulo disse que toda Escritura é expirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça...(II Tim. 3:16), ele não estava falando apenas da Escritura que ainda seria acrescentada décadas mais tarde(N.T), mas sim do V.T que era as Escrituras da época, a mesma que Jesus afirmou que testificava DELE(Lucas 24:27-João 5:39), bem como declarou João que estava preso em Patmos por causa do Palavra de Deus da época(Apoc. 1:9). Veja também Pedro(II Pedro 1:19,20,21) se referindo a Escritura da época como Palavra profética que devemos atende-la como uma condeia que brilha em lugar tenebroso nos levando para Salmos 119:105. Portanto, não se trata de "maledicência que está deixando você longe do blog dele" nem de "fanatismo religioso" e sim do que "Está Escrito" e " Assim diz o Senhor". Quanto a "parábola do rico e do Lázaro coisa que nem está sendo discutida no post!!", você deixou de observar que eu postei com pequena mudança o que ele excluiu. Como se vê, não estou falando mau, estou respondendo a uma pessoa que já declarou que tem ódio contra o movimento adventista, movimento composto de pessoas e que agora teve a capacidade de declarar “Por que não creio na salvação de um Adventista?” Não creio que uma pessoa que rejeitou ser batizado conforme diz as Escrituras(isso se for o casso dele), que pertence a uma igreja que foi dirigida pelo maçonaria por décadas, tenha legitimamente moral para falar da igreja adventista do 7º Dia ou mesmo do movimento adventista que antecedeu a formação da IASD. Veja que a 1ª Razão que ele alega é que “A teologia atual Adventista nega a inerrância bíblica”. Contudo, já postei no blog dele em 28/04/2013 e em 29/04/2013 o seguinte:
      1-”Srs.começando pela inerrância bíblica, chamo a atenção para o fato de está escrito em Êxodo 11: 5 que a lebre rumina, quando na verdade ela não rumina, então faço uma pergunta: se eu pecador cristão adventista do 7º Dia escrever que o Luciano rumina, estarei certo ou errado?”
      2- “Obs.: não vi ainda refutação quanto inerrância bíblica que postei :Srs.começando pela inerrância bíblica, chamo a atenção para o fato de está escrito em Êxodo 11: 5 que a lebre rumina, quando na verdade ela não rumina, então faço uma pergunta: se eu pecador cristão adventista do 7º Dia escrever que o Luciano rumina, estarei certo ou errado” E até hoje não obtive resposta condizente com a verdade. Pergunto mais uma vez; o texto que afirma que a lebre rumina está certo ou errado?
      Osmar ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    2. Prezados senhores Anderson Demoliner, Clovis e Luciano Sena gostaria que vocês respondessem a questão colocada acima pelo Osmar para que as pessoas possam decidi. As questões são:1-"o texto que afirma que a lebre rumina está certo ou errado?
      2- o batismo bíblico é qual, o igual a igreja cotolica ou por mergulho?
      maristelaserva@bol.com.br

      Excluir
    3. Gostaria de dizer que não respondo ele.

      E se os questionamentos dele TE incomodam (mesmo) veja esse site, demonstrando ligações maçônicas com Ellen White:

      http://exadventistas.blogspot.com.br/2010/06/as-raizes-ocultistas-da-seita-dos_30.html#.UeL_stLMCSo

      E sobre o texto, te passo esse:

      http://exadventistas.blogspot.com.br/2010/06/as-raizes-ocultistas-da-seita-dos_30.html#.UeL_stLMCSo

      Isso SE vc está interessada mesmo...

      Excluir
    4. Maristela,

      Não tenho acompanhado o debate do Osmar com o Luciano fora deste blog. Aliás, fico incomodado quando assunto tratados em outro lugar são trazidos para cá sem a devida contextualização. Mesmo assim, vou responder as questões feitas, precedidas de uma consideração do que o Osmar diz numa outra passagem.

      1. Embora os apóstolos chamem de escritura o que hoje nós chamamos de Antigo Testamento, também chamam assim escritos do Novo Testamento. Quando Paulo escreveu suas cartas a Timóteo, Pedro a sua segunda carta e João o Apocalipse, já circulavam na igreja vários, se não, praticamente todos os livros do Novo Testamento. Paulo cita os evangelhos em 1Tm 5:18 (cf. 1Co 9:14) e Pedro inclui as cartas de Paulo entre "as demais escrituras" (2Pe 3:16), portanto, dizer que o NT seria escrito "décadas mais tarde" é ignorância ou mentira deslavada.

      2. A "lebre que rumina" não é um erro da Bíblia. A linguagem bíblica é fenomenológica e o texto é uma instrução prática de como os judeus identificaria os animais puros e os impuros, pela observação. E observando, o coelho realmente aparenta ruminar. Tanto é assim que o próprio Charles Linneu o classificou como ruminante. De fato, ele "remói" os alimentos, embora não tenha um terceiro estômago como os ruminantes.

      3. O batismo bíblico é, sob o peso das evidências, por imersão. Porém o que valida o batismo não é a forma, nem a quantidade de água usada, e sim o nome de quem é feito e a fé dos batizados. Por isso que, embora em seja imersionista, não desconsidero o batismo de quem o recebeu por aspersão e ou efusão.

      Em Cristo,

      Excluir
    5. Veja o que disse: “...quando Paulo disse que toda Escritura é expirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça...(II Tim. 3:16), ele não estava {falando apenas da Escritura que ainda seria acrescentada décadas mais tarde(N.T),} eu disse SERIA ACRESCENTADA DÉCADAS MAIS TARDE, e não “seria escrito "décadas mais tarde", como declarou você em 15 de julho de 2013 11:05. De quem é a “ignorância ou mentira deslavada”? Além de que, afirmei que Paulo não estava falando APENAS da Escritura que ainda seria acrescentada décadas mais tarde(N.T). Logo, de quem é a “ignorância ou mentira deslavada”?
      E, quanto a "lebre que rumina", o fato à ser analisado é um profeta de Deus(Moisés) escreveu que um animal rumina, quando na verdade ele não rumina, então a pergunta é simples: esse profeta errou ou não errou? Davi disse para outro profeta de Deus(Natã) que queria fazer uma Casa para Deus, esse profeta diz:”Vai, faze tudo quanto está no seu coração, porque o Senhor é contigo”. Contigo em que? Resposta: em construir a Casa. Contudo, Deus ordena não. Natã errou ou não errou, quando disse que Deus era com Davi no caso da construção da Casa: Errou! Deus não tinha falado nada para Natã, já que tinha elegido Salomão para construir a Casa. Não estou falando que Deus erra ou errou, e sim que seus servos cometeram erros que estão registrados nas Escrituras. E, não admitir esses erros também é dar mau testemunho. Como se vê, a declaração bíblica de que a lebre rumina, constitui erro, da mesma forma que constitui erro a afirmativa bíblica de que o sol a lua pararam no meio do céu(a menos se naquela época quem girava eram o sol e a lua, e não a terra), declarações essas que não interfere na veracidade da bíblia como Palavra de Deus, regra de fé, doutrina. E, se o batismo bíblico “é, sob o peso das evidências, por imersão”, como bem afirmou você, qualquer outro, ultrapassa a Doutrina de Cristo(II João 9), já que o batismo verdadeiro é por imersão e o batismo por aspersão ou efusão é um batismo falso pois não representa o sepultamento “com Ele na morte pelo batismo”, conforme diz as escrituras(João3:5-Rom. 6:3,4-Col. 2:12-). Alem de está sendo usado o Nome de Deus em vão. Portanto, se a forma não fosse importante para Deus ou Ele não desconsiderasse outro tipo de batismo por água, Ele não faria questão do simbolismo do sepultamento e não teria usado um termo “baptiso” e sim outro como “aspersione” ou affusio.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontranerdade@bol.com.br

      Excluir
  6. Clovis obrigado pela sua resposta, mas você pode responder o que foi comentado acima por osmar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso sim, Maristela, mas teria que ser outra hora, pois estou de saída para a igreja.

      Em Cristo,

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.