Deus é Soberano. Será?

Deus é soberano. Não acredito que haja um só crente que duvide dessa afirmação. Se você é cristão, concordará que Deus é supremo sobre todas as coisas que existem, no céu e na terra. Porém, até que ponto você está disposto a se apegar a essa verdade, na medida em que a examinamos de perto? Até onde você iria com a Bíblia nas declarações sobre a soberania de Deus? Em que altura você acrescentaria um "mas" ao que a Bíblia diz?

O que significa dizer que Deus é soberano? De acordo com o Dicionário Bíblico de Easton, soberania de Deus "é o seu absoluto direito de fazer todas as coisas de acordo com seu próprio prazer". O Dicionário Bíblico Ilustrado de Holman diz que soberania de Deus "é o ensino bíblico de que Ele possui todo poder e que governa todas as coisas... de acordo com Seu eterno propósito". E o Dicionário de Temas Bíblicos afirma que soberania divina significa que "Deus é livre e capaz de fazer tudo o que Ele quer; que Ele reina sobre toda a Criação e que Sua vontade é a causa final de todas as coisas". Espero que estas definições não tenham esfriado seu entusiasmo para com a soberania divina.

Deus é soberano sobre a Criação. Quando "no princípio, criou Deus os céus e a terra" (Gn 1:1), Ele procedeu livremente, quer dizer, poderia criar ou não criar e uma vez decidindo criar, poderia criar do jeito que quisesse. "Tudo o que o SENHOR quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos" (Sl 135:6 ACF). Ele poderia ter criado os anjos de forma que não pudessem pecar ou os homens de modo que o amassem de forma infalível, mas agradou-lhe ordenar o mundo mineral, as plantas e os animais e os homens e anjos exatamente como são, pois "Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou" (Sl 115:3). De fato, ao final de Sua obra criadora, "viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom" (Gn 1:31).

Deus é soberano sobre a História. Quero acreditar que você não teve grande dificuldade em concordar com o parágrafo anterior. Mas os homens não gostam muito da ideia de Deus governando a História através de uma providência meticulosa. O homem mais poderoso da terra em seus dias, olhando para seu reino disse para si mesmo "não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com o meu grandioso poder e para glória da minha majestade?" (Dn 4:30). Pouco depois foi forçado a reconhecer perante o Altíssimo que "todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?" (Dn 4:35). No que concerne à História, Deus declara através de Isaías "como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará" (Is 14:24). O Senhor continua falando "Este é o desígnio que se formou concernente a toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações. Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem, pois, a fará voltar atrás?" (Is 14:26-27).

Alguns admitem um governo geral de Deus, mas não que Ele desça ao nível dos indivíduos para Seu controle. Ora, é um raciocínio tolo esse. Deus tratou com o Egito e Babilônia nas pessoas de Faraó e Nabucodonozor, respectivamente. E quando o Senhor quis julgar várias nações, usou um indivíduo para isso: "Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face, e para descingir os lombos dos reis, e para abrir diante dele as portas, que não se fecharão" (Is 45:1). Para governar sobre as nações, o Senhor governa sobre indivíduos, controlando até mesmo os seus corações: "Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina" (Pv 21:1). O governo de Deus inclui até acontecimentos casuais, pois "a sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda decisão" (Pv 16:33). Em Romanos 8:28 temos a declaração de que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". Só existe uma maneira de todas as coisas cooperarem para o bem do povo de Deus: se todas estas coisas estiverem sob o governo divino.

Deus é soberando sobre a Salvação. Se a providência divina encontra dura resistência por parte de servos de Deus, mais ainda se pode dizer da soberania sobre a salvação dos pecadores. Mas aqui a Escritura é igualmente enfática ao dizer que "tem Ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz" (Rm 9:18). Ou seja, em última análise, a salvação de cada um depende da vontade de Deus. O novo nascimento não depende "nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (Jo 1:13). No tocante à salvação, assim como na Criação e na História, Deus é soberano e "faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade" (Ef 1:11).

Começamos este artigo dizendo que todos os crentes concordam que Deus é soberano. Porém, nem todos aceitam que Deus reine de forma absolutista sobre os seres morais e que Ele decida por si só o destino eterno dos tais. Um fato, porém, permanece: não faz diferença nenhuma se alguém concorda ou não com o governo todo abrangente de Deus. A soberania de Deus não emana do povo e o Senhor não depende que ninguém sancione o Seu domínio sobre todas as coisas. Ele é soberano, e ponto.

Soli Deo Gloria

14 comentários:

  1. A Bíblia é muito clara quando narra a tentação de Jesus no deserto, lá diz que o diabo mostrou a Jesus toda a glória de todos os reinos da terra, quem governa esse mundo é o diabo e não Deus, por isso que esse mundo tá essa bagunça que todo mundo pode ver, mais um dia Cristo irá estabelecer o seu reino de 1000 anos aqui neste mundo.

    E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.
    Apocalipse 11:15

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,

      Deus diz que governa este mundo: "Pois do SENHOR é o reino, é ele quem governa as nações" (Sl 22:28). E você não acredita nEle. Mas no Diabo, o pai da mentira você acredita?

      Alguém me explique o que leva um crente a chamar Deus de mentiroso enquanto acredita no pai da mentira?

      Em Cristo,

      Excluir
  2. Deus quer que todos os homens se salvem e cheguem ao pleno conhecimento da verdade, portanto, todos os seres humanos serão salvos e chegarão ao pleno conhecimento da verdade. E é, é?

    Deus quer que alguns se salvem e alguns se percam- será?

    ResponderExcluir
  3. "Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo."

    - Amar mais a glória de Deus e importar-me mais com o bem eterno das almas dos homens, penso que seja uma séria necessidade pessoal minha.

    Quanto à verdade do Evangelho "estar em jogo", eu nunca vi, nem acho tal coisa possível de acontecer. O que já tenho presenciado - e não poucas vezes - são irmãos (alguns totalmente ignorantes como eu, e outros a carecer de mais conhecimento da Escritura) discutindo controvérsias de suas próprias cabeças sobre a Bíblia que - estou certo - não tem, ela mesma, uma controvérsia sequer, pois que provinda de uma mesma Fonte, inequívoca, infalível, imutável e incontroversa.


    "Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las."

    E faça-se tudo para edificação- é o que a Santa Escritura prescreve; se a discussão não traz proveito espiritual a ambos (ou pelo menos a um dos) os lados, discutir essas diferenças será apenas dar mau testemunho de má administração (de minha parte) do tempo que o Senhor coloca sob minha responsabilidade para utilisar.

    ResponderExcluir
  4. Clóvis a Bíblia também fala que Jesus é o salvador de todos os homens, mais nem todos se salvam, será que a Bíblia se confundiu?

    A Bíblia quando fala que Deus governa é no sentido de Deus permitir que as coisas venham a ocorrer, Deus jamais iria ordenar que alguém invadisse uma escola e matasse as crianças, ou a perseguição dos nazistas sobre os judeus, isso tudo foi obra do diabo.

    Apocalipse é claro ao dizer que um dia os reinos serão do Senhor, a própria terra foi amaldiçoada por Deus a partir do momento em que o homem pecou.

    E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida
    Gênesis 3:17

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes você disse que "quem governa esse mundo é o diabo e não Deus", agora admite que "Deus governa", mas apenas "no sentido de Deus permitir que as coisas venham a ocorrer". Ou seja, você até permite que Deus seja a rainha da Inglaterra, desde que o Diabo seja o primeiro ministro.

      Mas a Bíblia ensina coisa bem diferente. Por exemplo, diz que "Deus é o Rei de toda a terra... Deus reina sobre as nações" (Sl 47:7-8). Crentes que creem na Bíblia oram dizendo "teu é o reino, o poder e a glória para sempre" (Mt 6:13). E confessam "tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força" (1Cr 29:12). Nada parecido com uma divindade inerte que apenas torce que no final tudo dê certo, apesar do Diabo estar no comando.

      Quando a Bíblia fala em Deus governar, usa o termo hebraico mashal, que significa "exercer o domínio". Por exemplo, Josafá orou dizendo "não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir". Note que dominar está relacionado com a mão, o que na Escritura representa o agir. Isaías diz que "o SENHOR Deus virá com poder, e o seu braço dominará" (Is 40:10). A ideia é de um Deus que governa pela ação, e não pela omissão.

      Claro que você pode continuar inventando sentidos vários para fugir da verdade que Deus governa sobre as nações, o que é demonstrado por dezenas de passagens bíblicas. Para cada cada uma das vezes que Deus diz que reina, você encontrará uma desculpa para parecer que Deus não disse o que disse. Mas não é preocupante que você tenha aceitado o que o Diabo disse assim de primeira, sem levantar a menor dúvida quanto ao sentido do que ele afirmou?

      Parece que o Diabo goza de maior credibilidade do que Deus, infelizmente. Não comigo, pois o meu Deus reina eternamente e sobre tudo o que existe.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. O SENHOR Deus virá com poder, e o seu braço dominará" (Is 40:10). Nessa oração, o verbo está no futuro, o reino de Deus é o reino futuro, reinando aqui com a Igreja, o próprio Jesus disse que o seu Reino não era desse mundo.

      Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
      João 18:36

      E outra Deus não pode reinar neste mundo por causa que esta terra já é maldita, e o mundo jás no maligno

      Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
      1 João 5:19

      Não é só porque a frase tem reino que quer dizer reino terreno, o próprio Jesus falou do templo mais estava se referindo a ele mesmo, pois no 3 dia ressuscitaria

      Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. João 2:19

      Ou voçê na sua visão, acha que Deus mandou os nazistas matarem os judeus?

      Ou Deus mandou que Caim matasse Abel?

      Ou Deus mandou Davi cometer adultério ?

      Ou Deus mandou Adão comer da árvore do conhecimento do bem e do mal?

      Deus permitiu que todas estas coisas acontecessem, quando voçê diz que Deus governa esse mundo, acaba dando mais argumentos pras pessoas se distanciarem de Deus,

      Deus promete novo céus e nova terra, esta terra aqui já tem data de validade, e Deus vai criar tudo novo

      Excluir
    3. Na frase:
      teu é o reino, o poder e a glória para sempre" (Mt 6:13). O reino que aqui se refere é o reino dos céus, não o da terra.

      Aliás o Reino de Deus sempre foi o dos céus, Deus nunca quis reinar nessa terra amaldiçoada e arruinada pelo pecado, no futuro os reinos serão do Senhor, ele irá fazer novo céus e nova terra.

      E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.
      Apocalipse 11:15

      Excluir
    4. "E outra Deus não pode reinar neste mundo por causa que esta terra já é maldita, e o mundo jás no maligno"

      mal sabe ele que até no maligno Deus manda!

      Excluir
    5. O Diabo não reina nem no inferno. É Deus que mantém o fogo aceso e Satanás vivo, pois nada existe que não tenha sido criado, não seja conservado e por fim será destinado pelo nosso Soberano Deus.

      Em Cristo,

      Excluir
    6. Clóvis seus argumentos são sempre muito bem elaborados e muitas das vezes precisos, mais nessa questão voçê se enganou

      Bom, primeiro que o diabo nem no inferno está, ele está passeando e rodeando a Terra

      Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela
      Jó 1:7

      Tu disseste bem: "por fim tudo será destinado pelo nosso Deus soberano"

      Por fim, ou seja no final tudo será realmente de Deus, até lá, cabe aos homens esperarem em Deus para serem guardados do mal.

      As pessoas confundem reino dos céus, com reino de Deus, são coisas diferentes, assim como o evangelho do reino e o evangelho da graça, Jesus mesmo disse que o seu reino não é daqui.

      Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
      João 18:36

      A questão aqui é acreditar nas palavras diretas de Jesus, independente do que o diabo disse para Jesus no deserto, Jesus aqui diz claramente que o seu reino não é deste mundo. Deus nunca quis reinar nessa terra comprometida com o pecado, terra esta que foi amaldiçoada pelo pecado de Adão.

      Deus promete um novo céu e nova terra e irá fazer nova todas as coisas :

      E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
      Apocalipse 21:1

      E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
      Apocalipse 21:5




      Excluir
    7. Clóvis tu também não respondeste as minhas indagações, Deus mandou Davi cometer adultério, entre outras.

      o Governo de Deus se refere a sua responsabilidade.

      Deus realmente quis governar sobre os seus, mais os seus o rejeitaram, gritaram para que seja crucificado, e escolherem Barrabás para ser solto. Aquilo foi um ato profético, os homens amaram mais as trevas do que a luz, e desde então Barrabás está solto, provocando morte e destruição, um dia isso tudo irá mudar, Deus irá restabelecer seu reino a força e regerá as nações com vara de ferro.

      E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. Apocalipse 12:5

      Excluir
  5. Pedro,

    Você disse que em Mt 6:13 o "reino" é dos céus e não da terra. Mas ignorou completamente os versos:

    "Deus é o Rei de toda a terra... Deus reina sobre as nações" (Sl 47:7-8)

    "não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir" (2Cr 20:6).

    Eles também se referem a reino dos céus?

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te mostrei passagens onde o próprio Jesus diz que o reino dele não é deste mundo

      As passagens que você cita dão a entender que Deus reina, mas em que sentido você entende reino em si? Assim como há passagens que falam que Deus se arrepende e outras que dizem que ele não se arrepende, reinar nos casos por você citado implica em dizer que Deus tem a palavra final, mas isso não significa que tudo ocorre de acordo com a vontade dele, pois várias vezes vemos Deus falar abertamente que o povo de Israel fez que não deviam ter feito,

      Deus sempre reinou no céu, mas isso não quer dizer que não poderia haver uma rebelião, como de fato ocorreu, claro tudo conforme a sua permissão.

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.