Sendo coerente com a proposta do Cinco Solas, publicamos aqui a primeira parte da entrevista do Paulo Cesar. Isto não significa nem implica endosso ao arminianismo, mas reconhecimento de que os leitores deste blog são pessoas pensantes, que sabem analisar tudo e reter o que for bom, decidindo isso a partir da Bíblia aberta.
Agora é a vez dos arminianos terem voz e vez aqui no #BTCast e explicar sua doutrina. Nesse podcast Bibo e Mac recebem o Paulo Cesar do site www.arminianismo.com que sem rodeios explica por que é arminiano e o acha mais consistente que o calvinismo.
O Bagre ensaboado = apologista arminiano (depravação total q é anulada pela graça previncente, Deus soberano q se auto-limita etc). Mas, parabéns pela apresentação e pela disposição p o diálogo.
ResponderExcluirSinceramente, o PCA é um gentleman!
ExcluirTanto que eu até me dispenso de contar o tanto de vezes que eu já conversei com calvinistas que colocavam Dt 29:29 ou apelavam pra Romanada 9 em tudo - e depois chamam gente como o PCA de bagre ensaboado. Quem é que tem mais sabão, no fim das contas?
Ao apelar p o mistério divino damos uma ensaboada msm. Mas fazer oq? é Bíblico..
ExcluirErrado. Encobrir contradições com carteiradas filosófico-teológicas não é bíblico. E não olhar para a própria trave mas reparar o cisco do olho alheio é reprovável. Mas enfim...
ExcluirO problema não é apelar para o mistério. O Evil Problem mesmo é um mistério... Mas não um absurdo.
ExcluirO problema é dizer "se 1 é diferente de 1, então é um mistério" - ou seja, abraçar contradições e chamar tais contradições de mistério do Senhor. E depois exigir todo o rigor lógico do oponente.
Armadura do Calvinismo - Escudo do Duplipensar.
Não sei de onde tirou isto. Calvinismo não abraça contradição, mas entende q certas doutrinas são mistério msm, mas isto todos os cristãos sabem. Mistério da santíssima trindade, da encarnação do verbo e por ai vai.. Gostei da apresentação do PCA, especialmente na abordagem de Romanos 8 e 9, tem mts pontos convergentes com a visão calvinista.
ExcluirO q vejo em muitos arminianos, e tbm em calvinistas, não é um tentativa de apresentar a melhor a imagem de sua posição, mas de apresentar a pior caricatura do outro.
Gostei também da participação do PC. Aprendi bastante.
ResponderExcluirAinda não tive tempo para ouvir. Quando não estou visitando uma empresa, estou me deslocando de uma cidade a outra e nos intervalos durmo um pouco.
ResponderExcluirAinda não ouvi nem a segunda parte minha :-(
Em cristo,
Clóvis
Vandim,
ResponderExcluirA graça preveniente (não previncente) não anula a depravação total. A autolimitação de Deus não anula a sua soberania.
Mas obrigado pelas últimas palavras.
Paulo Cesar Antunes
ExcluirRealmente tanto para o calvinista quanto para o arminiano, Deus não utiliza toda sua capacidade. Mas a Graça preveniente, induz mais para uma Soberania de Profilaxia ou reativa, do que uma Soberania de fato, em resumo, onde Deus parece que está jogando xadrez com a criação.
A paz.
.::::Bryan::::.
Explique-se.
ExcluirDeus parece jogar xadrez com a criação? Aonde queres chegar?
Acho que de fato o calvinismo vê a criação como os peões do jogo de xadrez - ou seja, a analogia cabe mais para os calvinistas que para os arminianos. Ademais, xadrez pressupõe adversário, mas Deus não tem adversários 'à altura'.
Aliás, boa pergunta: o que é 'soberania'?
Valeu PCA,desculpe ao a brincadeira do bagre, mas q anula, anula..
ExcluirPrimeiro, diga exatamente onde anula. Ademais, o problema não é graça preveniente, pois tanto o arminiano quanto o calvinista creem nela. A diferença é: somente pela graça irresistível é que é possível que uma pessoa responda positivamente?
ExcluirEu acredito que o Bryan falou exatamente do Calvinismo (não do Arminianismo) ao se referir a um jogo de xadrez.
ResponderExcluirMas boa pergunta. Boa, não, ótima. O que é Soberania? Deus precisa microgerenciar os pensamentos, desejos, escolhas, ações dos seres humanos para ser soberano?
Um tiro que saiu pela culatra? Haha!
ExcluirSoberania tem haver com controle. Isso é somente isso. Graça para o calvinista é preeminente, não se engane.
Excluir.::::Bryan::::.
Acho que não. Eu estou certo de que nada sai do controle de Deus, e mesmo assim não sou calvinista. Por que 'crer na soberania supra-sumo de Deus' tem que me fazer crer que eu não passo de uma marionete, ou um peão num jogo de xadrez um tanto macabro?
ExcluirE o que é 'preeminente'?