Livres para crer: uma conversa sobre arminianismo

Sendo coerente com a proposta do Cinco Solas, publicamos aqui a primeira parte da entrevista do Paulo Cesar. Isto não significa nem implica endosso ao arminianismo, mas reconhecimento de que os leitores deste blog são pessoas pensantes, que sabem analisar tudo e reter o que for bom, decidindo isso a partir da Bíblia aberta.
-=/\=-


Agora é a vez dos arminianos terem voz e vez aqui no #BTCast e explicar sua doutrina. Nesse podcast Bibo e Mac recebem o Paulo Cesar do site www.arminianismo.com que sem rodeios explica por que é arminiano e o acha mais consistente que o calvinismo.

Se liga, essa é a parte A, semana que vem tem mais!

AINDA ESTAMOS ARRUMANDO O FEEDS

Ouça no PLAYER abaixo ou clique em DOWNLOAD (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como) para baixar o arquivo em MP3!


Os comentários estão aí, com respeito e amor, defenda seu posicionamento e vamos todos pensar juntos!

17 comentários:

  1. O Bagre ensaboado = apologista arminiano (depravação total q é anulada pela graça previncente, Deus soberano q se auto-limita etc). Mas, parabéns pela apresentação e pela disposição p o diálogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, o PCA é um gentleman!

      Tanto que eu até me dispenso de contar o tanto de vezes que eu já conversei com calvinistas que colocavam Dt 29:29 ou apelavam pra Romanada 9 em tudo - e depois chamam gente como o PCA de bagre ensaboado. Quem é que tem mais sabão, no fim das contas?

      Excluir
    2. Ao apelar p o mistério divino damos uma ensaboada msm. Mas fazer oq? é Bíblico..

      Excluir
    3. Errado. Encobrir contradições com carteiradas filosófico-teológicas não é bíblico. E não olhar para a própria trave mas reparar o cisco do olho alheio é reprovável. Mas enfim...

      Excluir
    4. O problema não é apelar para o mistério. O Evil Problem mesmo é um mistério... Mas não um absurdo.
      O problema é dizer "se 1 é diferente de 1, então é um mistério" - ou seja, abraçar contradições e chamar tais contradições de mistério do Senhor. E depois exigir todo o rigor lógico do oponente.

      Armadura do Calvinismo - Escudo do Duplipensar.

      Excluir
    5. Não sei de onde tirou isto. Calvinismo não abraça contradição, mas entende q certas doutrinas são mistério msm, mas isto todos os cristãos sabem. Mistério da santíssima trindade, da encarnação do verbo e por ai vai.. Gostei da apresentação do PCA, especialmente na abordagem de Romanos 8 e 9, tem mts pontos convergentes com a visão calvinista.
      O q vejo em muitos arminianos, e tbm em calvinistas, não é um tentativa de apresentar a melhor a imagem de sua posição, mas de apresentar a pior caricatura do outro.

      Excluir
  2. Gostei também da participação do PC. Aprendi bastante.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive tempo para ouvir. Quando não estou visitando uma empresa, estou me deslocando de uma cidade a outra e nos intervalos durmo um pouco.

    Ainda não ouvi nem a segunda parte minha :-(

    Em cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  4. Vandim,

    A graça preveniente (não previncente) não anula a depravação total. A autolimitação de Deus não anula a sua soberania.

    Mas obrigado pelas últimas palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Cesar Antunes

      Realmente tanto para o calvinista quanto para o arminiano, Deus não utiliza toda sua capacidade. Mas a Graça preveniente, induz mais para uma Soberania de Profilaxia ou reativa, do que uma Soberania de fato, em resumo, onde Deus parece que está jogando xadrez com a criação.

      A paz.

      .::::Bryan::::.

      Excluir
    2. Explique-se.
      Deus parece jogar xadrez com a criação? Aonde queres chegar?

      Acho que de fato o calvinismo vê a criação como os peões do jogo de xadrez - ou seja, a analogia cabe mais para os calvinistas que para os arminianos. Ademais, xadrez pressupõe adversário, mas Deus não tem adversários 'à altura'.

      Aliás, boa pergunta: o que é 'soberania'?

      Excluir
    3. Valeu PCA,desculpe ao a brincadeira do bagre, mas q anula, anula..

      Excluir
    4. Primeiro, diga exatamente onde anula. Ademais, o problema não é graça preveniente, pois tanto o arminiano quanto o calvinista creem nela. A diferença é: somente pela graça irresistível é que é possível que uma pessoa responda positivamente?

      Excluir
  5. Eu acredito que o Bryan falou exatamente do Calvinismo (não do Arminianismo) ao se referir a um jogo de xadrez.

    Mas boa pergunta. Boa, não, ótima. O que é Soberania? Deus precisa microgerenciar os pensamentos, desejos, escolhas, ações dos seres humanos para ser soberano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um tiro que saiu pela culatra? Haha!

      Excluir
    2. Soberania tem haver com controle. Isso é somente isso. Graça para o calvinista é preeminente, não se engane.

      .::::Bryan::::.

      Excluir
    3. Acho que não. Eu estou certo de que nada sai do controle de Deus, e mesmo assim não sou calvinista. Por que 'crer na soberania supra-sumo de Deus' tem que me fazer crer que eu não passo de uma marionete, ou um peão num jogo de xadrez um tanto macabro?

      E o que é 'preeminente'?

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.