Assassino do Realengo: fanático islâmico?

Posso estar enganado, mas parece que há uma certa insistência em que o atirador que matou 12 crianças na escola de Realengo seja um fundamentalista islâmico. Veja este vídeo.

Talvez seja apenas impressão minha. Mas quando ouvi falar na triste tragédia, liguei a TV e ouvi que o senador José Sarney chamou o assassino de terrorista. Voltei para a internet e vi a notícia no UOL dando conta de que a Irmã de atirador diz que ele era ligado ao Islamismo. A mesma notícia dizia que a carta deixada pelo atirador apresentava conteúdo “fundamentalista islâmico”. Conclusão: o assassino era um terrorista islâmico.

Mas procurei o áudio da entrevista com a irmã do rapaz e nele quem sugere que ele estava envolvido com o islamismo é o jornalista, e não a irmã, que na verdade foi bastante evasiva sobre tudo, o que é natural dadas as circunstâncias. Pelas palavras dela, eu não concluiria que o rapaz tivesse ligado ao islã.

Porém, os sites de notícias evangélicos foram rápidos em divulgar que se tratava de um terrorista islâmico. O Gnotícias, do Gospel+, trouxe a enorme manchete Atirador que matou crianças em Realengo seria radical islâmico. Este seria primeiro atentado terrorista no Brasil. No corpo da notícia, a afirmação bastante sensacionalista de que "um fato pouco divulgado é que o atirador seria um radical islâmico, fato confirmado pela irmã do assassino em entrevista a Band News FM. No corpo do atirador foi encontrado uma carta com alto teor fundamentalista islâmico, onde o assassino anuncia suas intenções e motivos para a chacina em Realengo".

Outro jornal, o Notícias Gospel, diz que "os trechos da carta revelam que o assassino tinha possíveis ligações com o Islamismo, pois ele fala sobre o perdão de Deus e também sobre a volta de Jesus e a ressurreição dos mortos". Se isso indica motivação religiosa, então temos que admitir que era um fanático cristão, pois nada mais cristão e protestante do que falar sobre o perdão de Deus e sobre a volta de Jesus. Já o blog Olhar Cristão apresenta 10 evidências de que Wellington Bezerra de Oliveira era um fanático islâmico. As evidências, é claro, são ridículas. As melhores não passam de estereótipos.

Algumas reflexões sobre isso. Primeiro, não faz diferença para as vítimas e seus familiares,  e não deveria fazer para nós, se o assassino era muçulmano, cristão, ateu ou o que seja. A tragédia é, em si mesma, tão triste que qualquer motivação que o assassino tenha tido perde qualquer importância. Nada justificaria, nem explicaria ou amenizaria a dor dos que perderam seus filhos ou viveram a tragédia.

Segundo, que pessoas horríveis nós somos se nos servirmos desse tipo de coisa para mostrar que somos melhores que os outros. O cristianismo não se torna mais virtuoso porque alguns muçulmanos se explodem em ônibus ou chacinam crianças em escolas. Como não fica pior se a pessoa que faz esse tipo de coisa disse que ouviu a voz de Jesus mandando ele fazer a obra de Deus. Temos uma verdade a proclamar e esta verdade não rotula as pessoas como boas ou más conforme a religião que professa ou que faz em nome dela. Segundo a verdade que pregamos, todas as pessoas (nós inclusive) são más e Deus é o único bom, que nos salva por Sua bondade.

Terceiro, ligar por suposições a pessoa à religião islâmica não favorece a causa do evangelho. Os que nos ouvirem exacrar os fundamentalismo islâmico logo estarão levantando suas vozes contra o fundamentalismo religioso, que é o rótulo aplicado a todos que procuram viver de acordo com a moral bíblica, e não apenas aos que entram em escolas e matam meninas. Logo, o fato da carta insinuar motivação religiosa, tornará mais alto e mais forte o discurso do que se opõem à religião cristã. Detectores de metais em escolas e cerceamento da liberdade religiosa serão debatidos conjuntamente.

E, finalmente, espanta-me o pouco compromisso com a verdade demonstrado por aqueles que dizem seguir a Verdade. Fico com a impressão de que, desde que os alvos sejam mulçumanos ou testemunhas de jeová (a mãe do rapaz era dessa seita) não há problema em se faltar com a verdade ou, no mínimo, apresentar suposições como fatos. Não creio que deveria ser assim. Melhor esperar o trabalho de investigação, mesmo que para isso se perca visitas ao site por não aparecer nas pesquisas sobre o assunto.

Pode ser que as investigações demonstrem que o rapaz era ligado ao islã. Pode ser que não. Espero que não seja, e espero também que os cristãos não acabem incitando o ódio religioso pela divulgação de boatos e suposições precipitadas.

Soli Deo Gloria

21 comentários:

  1. Querido

    A questão é como alimentamos nossa mente diariamente,
    somos fruto de nossas escolhas.
    Viver uma vida com Jesus verdadeiramente faz a diferença
    pois ele é o principe da paz, e acima de tudo Jesus é o amor.
    quando nos amamos amamos ao próximo e jamais teremos atitudes insanas. Bom dia!

    ResponderExcluir
  2. A cabeça fraca e vazia está vúlneravel a coisas ruins, obviamente essa foi mais uma mente a qual o Diabo se hospedou e fez com que sacrificasse a própria vida e a de crianças inocentes,porém anunciar em um site que esse ato tem envolvimento com as Testemunhas de Jeová só pode ser uma pessoa desprovida de conhecimento sobre a "RELIGIÃO" Testemunha de Jeová, tenho parentes e vários amigos que tem uma vida inculpe e reta seguem rigosamente príncipios AMOR AO PRÓXIMO este como um dos principais no seu dia-a-dia.

    Bom Dia a todos.

    ResponderExcluir
  3. Assino embaixo, com RG e numero do telefone!

    ResponderExcluir
  4. Clóvis,

    Você disse:
    "Espero que não seja, e espero também que os cristãos não acabem incitando o ódio religioso pela divulgação de boatos e suposições precipitadas."


    Dê uma olhada em 1 dos comentários do post no Olhar Cristão:

    Andryi Sahin disse...
    Pera lá né, tá dizendo que agora eu muçulmano vou pegar uma arma e entrar na escola aqui da minha rua atirando em todo mundo ?
    fundamentalista Islamico ? e vc atiçador cristão. interessante a sua conduta de querer gerar ódio contra nós que seguimos o islamismo.vai caçar oque fazer e ilumine a sua mente vazia e conspiratória

    oramos por vc


    São os frutos de se agir sem pensar.
    Assim como fez aquele pastor americado que queimou o Alcorão.
    E querem ganhar o mundo pra Gizuis...

    É triste.

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Outro comentário:

    Voce dá nojo, falso cristao!

    Sabe nada do Islam. Vai morrer imbecil e mentiroso!

    ResponderExcluir
  6. A reação odiosa de tais "mulculmanos", infelizmente, só comprova que, os mais radicais, realmente acreditam na força para converter, vingar, etc. Seu sou cristão e falo sobre isso, não estou atiçando ninguém, apenas reportando o fogo que vejo. Nem mesmo um cego é capaz de não ver os resultados do radicalismo por Alá ao redor de todo o mundo; e os islâmicos que conheço, gente de bem, não se associam aos tais, e por isso, SÃO TAMBÉM VÍTIMAS de seus "pares" radicais.

    No artigo do Olhar Cristão, não vi nada demais, nenhum afronta, apenas relata-se o que foi noticiado. Liberdade de expressão minha gente: pode não existir nos paises governados pelos radicais deles, mas aqui, POR ENQUANTO, ainda existe. E o autor, diga-se, fez questão de esclarecer que não estava acusando a comunidade islâmica. Mas, todo racical, é cego e burro, e parte para a ignorância, ameças. Sempre anonimamente, covardes como seus mentores.

    Se o rapaz era, de fato, orientado por tal ideologia radical, é cedo para dizer; mas nunca é cedo para exprimir opiniões sobre os fatos, ainda que circunstanciais, que estamos vendo.

    + Marcelo Lemos
    Olhar Reformado, blog

    ResponderExcluir
  7. O fato de citar Jesus não faz diferença em si, já que o Islamismo cita constantemente Jesus e crê em seu retorno (não crê na divindade), ele até poderia ser um seguidor do Islã, mas só por internet (online church rs)... deveria ser um fanático, pois, apesar da religião incitar ódio à Judeus e Cristãos, não permite ataques contra crianças 'especificamente'... Gustavo

    ResponderExcluir
  8. Um link, a quem interessar ler: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/04/08/perfil-do-orkut-atribuido-atirador-de-realengo-tem-citacoes-biblicas-explora-temas-como-morte-inferno-ressurreicao-924190640.asp

    Não estou endossando a reportagem, nem afirmando que a conta do Orkut é do assassino.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  9. Clóvis,

    Gostei do seu post. Imagino q ele não seja islâmico, talvez só um desocupado, acho q ele não era um seguidor mesmo, de ir a mesquita e etc. Mas de fato pouca diferença faz. Gente morreu, por estupidez tentar propor que ele era isso ou aquilo não vai servir para nada...

    Esli Soares

    ResponderExcluir
  10. Clóvis,

    Conheces esta frase: "Seguiremos Entre Monstros da Nossa Própria Criação"?

    É da Legião Urbana. O que será que quiseram dizer com esta sentença?

    Sugiro uma interpretação livre, nesse momento.

    Wellington Oliveira era um sociopata à imagem e semelhança de nossa sociedade. Foi esta quem o criou. Enquanto uns culpam o Islam e outros o Cristinaismo (G1), deveríamos pensar em um pacote maior que caiba TODAS as CULPAS da SOCIEDADE.

    Pensemos nisso:

    (@StephenKanitz)

    200 crianças morreram ontem devido a precariedade do sistema de saúde, com 70 dias de espera, mas ninguem noticiou.

    Sociedade hipócrita!

    ResponderExcluir
  11. Gente, dá uma olhada nesse site especializado no Islã, chama-se 'Rafik responde ao Islã' e veja como ele prova a ligação dos fatos... só p'ra contar, quem leu a carta na íntegra, viu que ele faz referência ao Islã (o que a mídia não divulgou) e que era portador de HIV...

    tinyurl.com/3furbjp

    tinyurl.com/3uulbq9

    Bruno...

    ResponderExcluir
  12. Ouvir falar que ele era católico, e depois que ele era testemunha de jeová

    ResponderExcluir
  13. Segundo o jornal da rede globo, imformaram que ele tinha idéias suicidas e os moradores deram testemunho que ele era muito estranho. A mãe dele parece que tinha doença mental também.

    ResponderExcluir
  14. Segundo jornal fantastico récem publicado , as testemunhas de jeova em carta oficial é clara em dizer que o ASSASINO DE REALENGO não fazia parte do grupo das testemunhas de jéova. Portanto podemos entender que a motivação d crime não está interligada com religião , mas é vista como um retardamento mental.
    Venho por meio desta publicar no vosso mural não para polemizar e tão pouco para descutir religião, pois nós testemunhas de jeová acreditamos que a religião não livra-nos do pecado herdado e nem nos salva... Gostaria de expor nossas crenças para que não gere dúvidas.
    AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ desejam que você as conheça melhor. Talvez já as conheça como vizinhos, colegas de trabalho, ou em outras ocupações do dia-a-dia. Talvez as tenha visto nas ruas, oferecendo suas revistas aos transeuntes. Ou é possível que já tenha falado com elas brevemente à sua porta.Em quase todos os aspectos, as Testemunhas de Jeová são pessoas iguais a todas as outras. Têm problemas normais - econômicos, físicos e emocionais. Às vezes cometem erros, pois não são perfeitas, nem inspiradas, nem infalíveis. Mas procuram aprender de suas experiências e estudam diligentemente a Bíblia para fazer os ajustes necessários. Dedicaram-se a Deus para fazer a Sua vontade e empenham-se em cumprir essa dedicação. Em todas as suas atividades procuram a orientação da Palavra de Deus e de Seu espírito santo.Crêem que a Bíblia é a
    Palavra de Deus
    Testemunhas de Jeová? Sim, é assim que se chamam. É um nome descritivo, indicando que dão testemunho a respeito de Jeová, Sua Divindade e Seus propósitos. “Deus”, “Senhor”, “Criador” — assim como “Presidente”, “Rei”, “General” — são títulos e podem ser aplicados a diversas personalidades distintas. Mas “Jeová” é nome pessoal e pertence ao Deus Todo-Poderoso e Criador do Universo. Isto é demonstrado no Salmo 83:18, segundo a versão Almeida, revista e corrigida, da Bíblia: “Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de JEOVÁ, és o Altíssimo sobre toda a terra.”


    Por que as Testemunhas visitam os que já têm religião?

    Fazendo isso, seguem o exemplo de Jesus. Ele se dirigiu aos judeus. Os judeus tinham sua própria religião, mas em muitos sentidos esta se havia desviado da Palavra de Deus. (Mateus 15:1-9) Todas as nações têm alguma espécie de religião, quer chamada cristã, quer não-cristã. É de importância vital que as pessoas tenham crenças que se harmonizem com a Palavra do próprio Deus, e o empenho das Testemunhas de Jeová em ajudá-las nisso constitui um ato de amor ao próximo.
    Se desejar tirar dúvidas quanto ao nossa crença realizamos um trabalho de pregação de casa em casa fique a vontade em nos contatar..

    Santos, 10 de abril de 2011
    atenciosamente,

    ResponderExcluir
  15. Ja estudei a biblia com as Testemunha de JEOVÁ posso dizer que são pessoas pacificas e pregan o amor ao proximo, se preucupam com as pessoas e mostram pra elas q o reino de DEUS ea unica ESPERANÇA pra a humanidade. Esse rapaz welliton não era uma TESTEMUNHA DE JEOVÁ apenas a mãe adotiva dele q era. ele agiu influenciado pelo diabo.NOSSO CRIADOR JEOVÁ e um DEUS DE AMOR e paz. e não aprova qualquer tipo de crueldade. as crenças das TESTEMUNHAS DE JEOVÁ são baseadas na BIBLIA a palavra de DEUS!
    mas o welliton não quiz seguir a BIBLIA., ele só pensava em se vingar e so falava em morte. as TESTEMUNHAS DE JEOVÁ tentaram o ajudar como a mãe dele fazia mas ele recusou essa ajuda e consolo q a BIBLIA oferece!(2 timoteo:3:16;17)(proverbios:3:5;6)AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ se esforçam diariamente para fazer a vontade de DEUS e ajudar outras pessoas posso dizer com toda convicção q são pessoas do bem e amorosas e q apezar de inperfeitas são maravilhosos instrumentos usados por DEUS!LEVANDO A VERDADE SOBRE DEUS E SEU REINO AS PESSOAS.

    ResponderExcluir
  16. Bom... “Evangelho” significa “boas novas”. Mas não constitui meramente boas novas comuns. São boas novas específicas duma fonte definida e sobre determinado assunto. Na verdade, trata-se de uma mensagem que Deus mandou anunciar a toda a humanidade.

    O Evangelho relaciona-se intimamente com Jesus Cristo — tanto assim que os quatro relatos bíblicos sobre a vida de Jesus na Terra são chamados de quatro Evangelhos. Desde o começo de sua vida humana, as notícias sobre Jesus eram boas novas. Ao anunciar o seu nascimento, um anjo disse: “Eis que vos declaro boas novas [ou: um evangelho] duma grande alegria que todo o povo terá, porque hoje vos nasceu na cidade de Davi um Salvador, que é Cristo, o Senhor.” — Lucas 2:10, 11.

    Durante o seu curto ministério terrestre, Jesus foi muito zeloso na pregação das boas novas. Lemos no Evangelho de Mateus: “Jesus empreendeu uma viagem por todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles e pregando as boas novas do reino.” (Mateus 9:35) Ele não pregava apenas para que as pessoas se sentissem melhor. Marcos registra as palavras de Jesus: “Tem-se cumprido o tempo designado e o reino de Deus se tem aproximado. Arrependei-vos e tende fé nas boas novas.” (Marcos 1:15) Sim, aqueles que acatavam as boas novas e as obedeciam verificavam que estas lhes mudavam a vida.

    Após a morte de Jesus seus seguidores continuaram a pregar o Evangelho. Não somente falavam sobre o Reino, mas também acrescentavam a ótima notícia de que Jesus havia sido ressuscitado e conduzido à mão direita de Deus nos céus e que havia oferecido o valor de sua vida humana perfeita a favor da humanidade. Sendo ele o escolhido por Deus para governar toda a Terra como Rei do Reino de Deus, seria o Agente de Deus para destruir os inimigos de Deus e devolver à Terra a sua condição de paraíso. — Atos 2:32-36; 2 Tessalonicenses 1:6-10; Hebreus 9:24-28; Revelação (Apocalipse) 22:1-5.

    Hoje, as boas novas incluem mais um elemento. Segundo todas as evidências do cumprimento de profecias, Jesus já foi entronizado, e vivemos nos últimos dias do atual sistema. (2 Timóteo 3:1-5; Revelação 12:7-12) Aproxima-se rapidamente o tempo em que o Reino agirá contra os inimigos de Deus. Poderia haver melhores boas novas?

    Jesus ajudou uma mulher enlaçada pela magia negra a libertar-se. Ajudou um homem preso por roubo a encontrar a felicidade. E será também de grande benefício para a sua pessoa — se acatar as boas novas e obedecê-las.

    Por isso, como o irmão Santos disse, se desejar saber mais sobre as Testemunhas de Jeová, nós sempre estamos passando de casa em casa imitando o exemplo perfeito de Cristo, e será para nós um prazer lhe ajudar a entender o que a Bíblia realmente ensina!!!

    Atenciosamente,

    11/04/2011

    ResponderExcluir
  17. Marcelo Lemos,

    Paz seja contigo. Sentindo sua falta por aqui.

    "Se o rapaz era, de fato, orientado por tal ideologia radical, é cedo para dizer; mas nunca é cedo para exprimir opiniões sobre os fatos, ainda que circunstanciais, que estamos vendo."

    Um problema não levado em conta é que para a maioria dos que leem e assistem, "fanático islâmico" e "islâmico" é a mesma coisa, assim como para muitos críticos do cristianismo "fanático cristão" e "cristão" são intercambiáveis. Toma-se a parte pelo todo, chegando ao ponto de considerar que "fanático" e "religioso" são termos equivalentes.

    No filme Ágora, que no Brasil recebeu o título de Alexandria, a filósofa Hipátia é morta por um grupo de cristãos radicais. A conclusão de alguém que assistiu ao filme é que "as pessoas que aceitam o cristianismo hoje, estão aceitando também o caminho que o cristianismo fez para chegar até o presente. Morte, desrespeito, humilhação, intolerância religiosa e social em um período que se estendeu por mais de mil anos de Morte em nome de Cristo, desde de antes de hipatia até as cruzadas". Se a igreja não sabe separar o joio do trigo, que esperar do mundo neste sentido?

    Que fique claro que não defendo o islamismo. Não vejo Alá como um outro nome para os Deus dos cristãos. Os muçulmanos são pagãos que estarão eternamente perdidos, se não forem alcançados com a mensagem do evangelho e não crerem em Cristo. Estou consciente da ameaça que o crescimento do islã representa para as nações cristãs, especialmente a Europa, pelo seu crescimento numérico espantoso. E admito que essa religião cria condições para surgimento de extremismos tais como o de 11 de setembro. Bem, poderia falar muito e muito de coisas pelas quais não considero o islamismo uma cosmovisão conciliável com o cristianismo.

    Porém, o ponto é que impingir ao islamismo, mesmo qualificando que se trata de um extremista ou fanático, ações como a da escola do Realengo, não favorece em nada, seja para diminuir o radicalismo de quem quer que seja, seja para aumentar a penetração do evangelho entre os islâmicos.

    Moro na região da segunda maior colônia islâmica do Brasil. Temos duas missionárias desenvolvendo um trabalho de evangelização entre muçulmanos. Um trabalho difícil, onde para entrar na casa dessas pessoas, trabalham como diaristas, para ter acesso às famílias e poder falar de Jesus. Em que, por exemplo, insistir que o islamismo levou o jovem a matar crianças ajuda no ministério delas? Só dificulta.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  18. Prezado Santos e outros testemunhas-de-jeová,

    Você crê que está salvo? No que se baseia a sua salvação?

    Clóvis

    ResponderExcluir
  19. Caro Anonimo de 11 de abril de 2011 19:16
    (Você é o Tarcisio? Se for, me avise. Se não for, vou te chamar de Gutierres)

    Gutierres, tudo o que você me respondeu, quando perguntei "O que é o Evangelho?", fazem parte das Boas Novas, mas não são as Boas Novas de fato.

    -Os 4 primeiros livros do Novo Testamento CONTÉM o Evangelho, mas NÃO SÃO o Evangelho.
    -Os ensinamentos de Jesus fazem parte, ou acompanham o Evangelho, mas NÃO SÃO o Evangelho.
    -O reinado de Cristo, sua soberania, sua Ressurreição, seu sacrifício, tudo isso faz parte do Evangelho, mas não são o Evangelho.

    Você não falou nada sobre pecado, sobre a Ira de Deus, sobre Julgamento, justiça... Não há Evangelho sem esses elementos.

    A Bíblia é clara. Ela declara: "O Evangelho é "isso, isso e isso", e se você não o conhece, nem o vive, nem o ensina, sua fé é falsa".

    Vocês se dizem mestres, inclusive ensinando nas casas, mas não sabem o que é o Evangelho????

    Ainda aguardo respostas suas e do Santos. Pode ser que não tenham entendido minha pergunta, ou ainda não souberam explicar... Mas mesmo assim, nenhum de vocês declarou o que é o Evangelho.

    E com provas bíblicas, por favor.

    Um grande abraço, "Gú".

    ResponderExcluir
  20. GÚ É BEM FACIL VOCê SABER O QUE É SÃO OS EVANGELHOS VAI ESTUDANDO TUDO SOBRE WELES ASSSIM VOCE SABERA MAIS , NÃO FIQUE ESPERANDO QUE AS ESSSOAS FIQUEM LHE DANDO TUDO DE MÃO BEIJA, PROCURE VEJA O O QUEW DISSSE LÁ NO EVANGELHO DE JOÃPO CAPITULO J. 17:3 PESSEBA DEM A DIFENÇA DE DEUS JEOVÁ e seu filho JESUS E DPOIS MANDA VER, CRITIQUE QUESTIONE, SEJE UM isral-um instigasdor mas tire suas proprias conclusões e separe a verdade da mentira.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.