Escolhas e responsabilidade

image A questão não é se podemos escolher, mas como e de que forma escolhemos. E se somos pecadores, a nossa escolha será sempre na direção do pecado,"porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser" [Rm 8.7]. Desta forma, a Bíblia afirma que o homem natural é um pecador, o qual é desprovido da capacidade de obedecer a Deus, tornando-o moralmente responsável, tenha ou não capacidade moral. O homem será sempre condenável diante de Deus se não obedecê-lO, ou seja, a desobediência aos princípios morais estabelecidos pelo Criador é que o tornam responsável por seus delitos. A responsabilidade moral não está baseada na capacidade moral [que o homem natural não possui] ou no livre-arbítrio [que nenhuma criatura possui], mas na autoridade e soberania de Deus que determinou a não-obediência aos Seus mandamentos como a causa pela qual o homem será condenado e tornado indesculpável.

Jorge Fernandes Isah
In: A incoerência do livre-arbítrio


5 comentários:

  1. Clóvis, veja mais essa do Leandro Quadros.
    http://mcapologetico.blogspot.com/2010/09/leandro-quadros-precisa-de-ajuda.html
    obrigado...

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, excelente postagem!

    Quero aproveitar para promover o meu blog pessoal;
    http://ideiasprotestantes.blogspot.com

    Sem dispensar a seriedade na defesa do Evangelho, e, sobretudo, longe de se adaptar aos modismos e novidades do Cristianismo de entretenimento, o leitor aqui obterá uma mistura bem balanceada de teologia, cultura, denúncia, cidadania, religião e artigos devocionais. No blog IdéiasProtestantes, você fica sabendo da última novidade do absurdário gospel, mas também não falta material para edificação e reflexões sobre a vida cristã.

    Um forte abraço,
    Marcos Sampaio

    ResponderExcluir
  3. Clóvis,

    obrigado por expôr uma parte do meu texto aqui no Cinco Solas. É uma honra e tanto; e, realmente, não tenho o que dizer a não ser agradecer e pedir que o bom Deus o abençoe ainda mais e imensamente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Jorge,

    Não há de que, para mim é um privilégio poder pinçar textos bons em outros blogs, e o seu é um dos bons.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  5. Marcos Sampaio.

    Obrigado por sua palavras. Excelente blog, o seu.

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.