Incapacidade da carne

Quando o Espírito chama aos homens trevas, ao mesmo tempo os despoja de toda faculdade de entendimento espiritual. Razão por que os fiéis, que a Cristo abraçam, afirma serem nascidos não de sangue, nem da vontade da carne ou da vontade do homem, mas de Deus (Jo 1.13). Como se estivesse dizendo que a carne não é capaz de tão sublime sabedoria que possa conceber a Deus e ao que é de Deus, a não ser que seja iluminada pelo Espírito de Deus.

João Calvino
In: Institutas da Religião Cristã

3 comentários:

  1. Sobre Jo 1.12,13 Lutero diz:

    "As palavras `não nasceram do sangue´ significam que é inútil alguém depender de sua origem familiar ou do local do seu nascimento. As palavras `nem da vontade da carne´ apontam para a insensatez de se depender das obras da lei. E as palavras `nem da vontade do homem´ mostram que nenhum esforço humano pode conseguir tonar alguém aceitável a Deus"

    Soli Deo gloria. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom comentário Danilo!! Soli Deo gloria. Amém!


      Talmon Duarte

      Excluir
  2. Danilo,

    Além da fé reformada, temos afinidade profissional: sou tecnólogo em alimentos.

    A sua citação de Lutero foi um ótimo complemento às palavras de Calvino.

    Soli Deo Gloria

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.