O método de estudo bíblico de A. W. Pink

"Nos meus primeiros anos eu assiduamente segui este triplo caminho:
  • Em primeiro lugar, eu lia toda a Bíblia três vezes por ano (oito capítulos do Antigo Testamento, e dois do Novo Testamento diariamente). Eu constantemente perseverei nisso durante dez anos, a fim de me familiarizar com o conteúdo, que só pode ser alcançado através de consecutivas leituras.
  • Em segundo lugar, eu estudei uma porção da Bíblia a cada semana, concentrando-me por dez minutos (ou mais) todo dia na mesma passagem, pensando na ordem dela, na ligação entre cada afirmação, buscando uma definição dos termos importantes, olhando todas as referências marginais, procurando seu significado típico.
  • Terceiro, eu meditei sobre um versículo a cada dia, escrevendo-o sobre um pedaço de papel na parte da manhã, memorizando-o, consultando-o em alguns momentos ao longo do dia; pensando separadamente em cada palavra, pedindo a Deus para revelar para mim o seu significado espiritual e para escrevê-la no meu coração. O versículo era o meu alimento para aquele dia. Meditação é para a leitura como a mastigação é para o comer.
Quanto mais alguém seguir o método acima mais deve ser capaz de dizer:

‘A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho' Sl 119: 105’"

- A. W. Pink, em Reformed Voices
Traduzido e publicado originalmente por: Vinícius Pimentel

6 comentários:

  1. É. Só preciso por em prática agora.

    ResponderExcluir
  2. Eita... Tô precisando ler mais a Bíblia!

    ResponderExcluir
  3. É, meu amado, parece que o inimigo conseguiu, com grande eficácia, roubar o nosso tempo para aplicarmos ao conhecimento acerca da Verdade que liberta. Leio a Bíblia diariamente, mas ainda assim, percebo o quanto sou falho na busca do conhecimento de Deus. Deus nos conceda graça para nos dedicarmos mais ao estudo de sua palavra.

    Ótimo artimo meu amado irmão.

    Jordanny Silva

    ResponderExcluir
  4. Paz Clóvis,

    Quero saber uma coisa, vi que leste o livro do C.C.Ryrie "Como pregar Doutrinas Bíblicas", tenho dúvidas se devo comprar este livro, pois o autor é dispensacionalista, você me indica a leitura do mesmo?

    Em Cristo,

    Ednaldo.

    ResponderExcluir
  5. Ednaldo,

    Ryre é de fato dispensacionalista, o que de forma alguma o desrecomenda como um escritor que merece ser lido. Pelo contrário, mesmo em seu livro sobre o dispensacionalismo, ele faz uma defesa bem argumentada.

    Quanto ao livro, apesar de "fininho" é excelente. Fique sossegado, ele não trata a questão sobre o viés dispensacionalista. O tema dele é a importância e a forma como expor doutrinas bíblicas no sermão.

    Com certeza merece ser comprado e lido, apesar de eu ter ficado com um gostinho de quero mais na boca.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante a enfase da Palavra + Palavra, o caminho é fantástico, só falta eu me organizar melhor pra fazer uma leitura exaustiva a este ponto, mas eu chego lá.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.