A predestinação dos santos

Deus nos elegeu pela graça. Deus, desde a eternidade, livremente e movido apenas pela sua graça, sem qualquer respeito humano, predestinou ou elegeu os santos que ele quer salvar em Cristo, segundo a palavra do apóstolo: “Ele nos escolheu nele antes da fundação do mundo” (Ef 1.4); e de novo: “... que nos salvou, e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos, e manifestada agora pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus” (II Tim 1.9-10).

Somos eleitos ou predestinados em Cristo. Portanto, não foi sem medo, embora não por qualquer mérito nosso, mas em Cristo e por causa de Cristo que Deus nos elegeu, para que aqueles que agora se encontram enxertados em Cristo pela fé também sejam eleitos, mas sejam rejeitados aqueles que estão fora de Cristo, segundo a palavra do apóstolo: “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (II Co 13.5).

Somos eleitos para um fim determinado. Finalmente, os santos são eleitos em Cristo por Deus para um fim determinado, que o apóstolo esclarece, quando diz: “Ele nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo... para o louvor da glória de sua graça” (Ef 1.4-6).

11 comentários:

  1. ESCLAREÇA ALGO.O NOSSO DESTINO JÁ ESTÁ SELADO? sE ESTA SELADO EU NÃO PRECISO FAZER NADA PELO MEU IRMÃO OU IRMÃ OU ESPOSA,POIS SE ELE FOR UM SALVO DEUS IRÁ MOSTRA E SALVA-LO, SE FOR UM PERDIDO, SE EU ORAR POR ELE OU CONVIDADO PARA A SALVAÇÃO ESTAREI LUTANDO CONTRA UM PROPOSITO DE DEUS. ENTENDE-SE PELA DOUTRINA CALVINISTA QUE SOMOS CARTAS MARCADAS 111

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edi,

      Além desse argumento pretensamente lógico, você tem alguma base bíblica para contestar a doutrina da predestinação?

      Quanto à suas perguntas:

      1. Se por "selado" você quer dizer predeterminado, a resposta é sim. A própria doutrina da onisciência divina exige isso: se Deus desde a eternidade sabe infalivelmente o destino de cada pessoa, então esse destino é certo e inalterável.

      2. Quanto a isso implicar que não preciso pregar o evangelho, considere o seguinte:

      a) Jesus nos ordenou pregar o evangelho. Sendo assim, tudo o que temos que fazer é pregar o evangelho, do contrário seríamos desobedientes rebeldes.

      b) Deus que predestinou para a salvação também preordenou o meio pelo qual as pessoas seriam salvas: a pregação do evangelho. Portanto, embora o destino dos salvos seja certo, não é "automático", a salvação se dará mediante o ouvir o evangelho.

      c) Além disso, o evangelho não serve apenas ao propósito de salvar dos eleitos, mas também de tornar evidente a culpa dos réprobos em rejeitá-lo.

      3. Por isso mesmo, pregar o evangelho às pessoas, sejam elas eleitas ou não, não é ir contra os propósitos divinos, e sim obedecer seus mandamentos.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Caro irmão esclareça-me algo por favor O texto sagrado Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

      1- Deus quer que todos sem excessão sejam salvo. Por que Deus não usa de soberania absoluta e salva a todos se esse é o desejo Dele?

      2- Se esse é o desejo que todos sejam salvos, Ele não determinou individuos ou numeros de individuos pra preencher o céu ou o inferno? Deus predeterminou a Igreja(sem denominação) para o céu e os ímpios (não individualmente)para o inferno ?

      3- Onde entra a vontade absoluta de Deus? ou a vontade permissiva de Deus? Se existe este conceito?

      Não sou calvinista, nem arminiano, porem defendo a integridade da palavra pura, em fermento.

      4- Me explique algo fora destes questionamento. A palavra trindade existe na Biblia? Qual a diferença entre nós que cremos na trindade e aqueles que são unicista ( como eles creem na trindade)?, como provar a existencia da trindade aos t.j?

      Excluir
  2. A predestinação Bíblica é realmente um dos tópicos mais difíceis de ser entendidos e também aceitos pelos crentes,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,

      Cada vez mais me convenço que a dificuldade maior é de aceitar, e menos de entender a doutrina da predestinação. Se a pessoa estiver realmente a aceitar os fatos bíblicos, terá facilitada a sua compreensão desses fatos. "Creio, para entender..."

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Tem uma frase famosa em Teologia que diz o seguinte : Só existe o verdadeiro amor se existir a possibilidade de não amar, você concorda com isso?

      Eu fiquei matutando em cima disso uns dias atrás

      Excluir
    3. Pedro,

      Tem certeza que a frase é famosa? Eu nunca a vi antes, no contexto da teologia, pelo menos. E quanto à frase em si, eu discordo dela.

      Em Cristo,

      Excluir
    4. Mas em que consiste a sua discordância?

      supunha que não exista nunca a possibilidade de seu filho odiá-lo, ele vai amá-lo sempre, mesmo que obrigado, isso exemplificaria que o seu filho te ama verdadeiramente?

      A frase em si, é muito usada para tentar demonstrar o porque de Deus ter colocado a árvore do conhecimento do bem e do mal no meio do jardim.

      Excluir

  3. Caro irmão esclareça-me algo por favor O texto sagrado Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

    1- Deus quer que todos sem excessão sejam salvo. Por que Deus não usa de soberania absoluta e salva a todos se esse é o desejo Dele?

    2- Se esse é o desejo que todos sejam salvos, Ele não determinou individuos ou numeros de individuos pra preencher o céu ou o inferno? Deus predeterminou a Igreja(sem denominação) para o céu e os ímpios (não individualmente)para o inferno ?

    3- Onde entra a vontade absoluta de Deus? ou a vontade permissiva de Deus? Se existe este conceito?

    Não sou calvinista, nem arminiano, porem defendo a integridade da palavra pura, em fermento.

    4- Me explique algo fora destes questionamento. A palavra trindade existe na Biblia? Qual a diferença entre nós que cremos na trindade e aqueles que são unicista ( como eles creem na trindade)?, como provar a existencia da trindade aos t.j?




    Responder

    ResponderExcluir
  4. existem algum post sobre unicista x trindade e aqueles que não aceita a nenhuma das duas. Este debate dá muito pano pra manga!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os unicistas e trinitaristas só discordam em um ponto: Os unicistas crêem que a manifestação de Pai, Filho, e Espírito Santo acontecem em dispensações diferentes. Uma manifestação por vez, ao passo que os trinitaristas que tambem crêem na unicidade de Deus, crêem que Pai, Filho e Espírito Santo não são tres manifestações de um ÚNICO ser mas tres seres eternamente distintos constituindo o ÙNICO DEUS. Está é a diferença básica tirando as explicações de ordem teológica. O antigo testamento só apresenta UM ser, não tres. O novo testamento dá margem para a existência de tres seres, embora a Biblía não seja dividida entre novo e velho testamento, mas as escrituras que foram escritas sob a velha ou nova aliança.

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.