Anjos, demônios e homens

Dos anjos e do diabo. Entre todas as criaturas, os anjos e os homens são os mais excelentes. Dos anjos declara a Santa Escritura: “Fazes a teus anjos ventos, e a teus ministros, labaredas de fogo” (Sal 104, 4). Diz ainda: “Não são todos eles espíritos ministradores enviados para serviço, a favor dos que hão de herdar a salvação?” (Heb 1, 14). Do Diabo testifica o próprio Senhor Jesus: “Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade. Quando ele profere a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8.44). Portanto, ensinamos que alguns anjos persistiram na obediência e foram designados para fiel serviço a Deus e aos homens, mas outros caíram pela sua própria vontade e foram precipitados na ruína, tornando-se inimigos de todo o bem e dos fiéis, etc.

Do homem. Já do homem diz a Escritura que no princípio ele foi criado bom, à imagem e semelhança de Deus, que Deus o colocou no Paraíso e lhe sujeitou todas as coisas (Gén cap. 2). Isso é o que Davi magnificamente celebra no Salmo 8. Além disso, Deus lhe deu uma esposa e os abençoou. Afirmamos também que o homem consiste de duas substâncias diferentes numa pessoa: de uma alma imortal, que, quando separada do corpo, nem dorme nem morre, e de um corpo mortal que, porém, ressuscitará dos mortos no juízo final, de modo que desde então o homem todo, na vida ou na morte, viva para sempre.

As seitas. Condenamos todos os que ridicularizam ou mediante argumentos sutis põem em dúvida a imortalidade das almas, ou dizem que a alma dorme ou é parte de Deus. Em resumo, condenamos todas as opiniões de todos os homens, por mais numerosos que sejam, que ensinam diversamente do que, a respeito da criação, dos anjos e dos demônios, e do homem, nos foi ensinado pelas Santas Escrituras na Igreja apostólica de Cristo.

2 comentários:

  1. O que é a alma? Seria a consciência do homem? Seria a alma esse complexo conjunto de funções e faculdades mentais? Como pode então ficar inerte, desacordada? Se a pessoa ao morrer sua alma dorme, seria o mesmo que dizer que ela encontra-se num estado de inconsciência.
    Teríamos que entender que o consciente torna-se inconsciente. Para mim isso soa como dizer "o seco está molhado", "o quente está frio", "o consciente está inconsciente".
    Jesus disse ao ladrão que naquele dia (hoje) se encontrariam no Paraíso.
    É verdade que alguns colocam uma vírgula ali para sustentar o sono da alma, mas essa é outra questão.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. À Dri e aos imortalistas deste blog,

    Alma é uma pessoa viva ("... formou o SENHOR... ao homem do pó da terra e lhe soprou ... o fôlego... e passou a SER ALMA vivente." Gên.: 2.7)
    Disse o Espírito por intermédio de Ezequiel: "... a ALMA que pecar, essa morrerá." (Ez.: 18.04). O homem não TEM alma, ele É alma.
    A Bíblia diz que o ínico que possui imortalidade inerente é Deus (a existência de Pai, Filho e Espírito), os anjos (e homens semelhantes a Deus de outros mundos não caídos) a possui de forma dependente do SENHOR e nós, homens pecadores, não a possuimos em nenhuma forma.
    Mas a bênção da eternidade será restaurada a este último quando o Eterno transformá-lo nAquele Dia ("... transformados seremos todos [os crentes]... e quando ... o que é MORTAL se revestir da IMORTALIDADE... se cumprirá a palavra..: tragada foi a morte pela vitória." (1 Cor.: 15.51, 54)
    Se alma fosse uma entidade que subsistisse separada do corpo, estes versos perderiam o sentido e relevância, seriam mentira, portando, enganosa é a crença imortalista, como algo real hoje, antes da volta de Cristo.

    Interessante o descuido do prezado Clóvis ao classificar as igrejas, que não crêem na consciência da pessoa após a morte, como seitas (no sentido pejorativo da palavra)... cuidado, meu caro, pois o povo de Deus, ao longo da História, não creu (nem crê) no imortalismo pregado pelos filósofos gregos (como Platão), cujo ensino foi penetrando sorrateiramente no conjunto doutrinário da Igreja de Deus, porém logo foi banido pelos verdadeiros fiéis do Senhor ao longo do tempo, fazendo tal mentira ser parte do ensino de igrejas (de ontem e de hoje) apostatadas da verdade bíblica.
    A Igreja com Adão (Gên.: 2.7), Davi (Salm.: 115.17), Salomão (Ecl.: 09.05-06,10), o Senhor Jesus (Jo.: 11. 11, 14), Paulo (1 Cor.: 15. 22-23), e todo o povo de Deus, sempre ensinou que, após o pecado, a pessoa passou a morrer (estado insconsciente), mas a promessa é que a vida eterna será restaurada a todo aquele que crer na salvação (do pecado e da morte) na Pessoa maravilhosa de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    JCosta

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.