Como alcançar a verdadeira prosperidade

Já foi bem explicado que a verdadeira prosperidade não consiste em se acumular bens ou dinheiro, nem em depositar o coração nas incertezas das riquezas. A prosperidade bíblica contempla necessidades supridas com a bênção de Deus por intermédio primeiramente do trabalho, e depois da misericórdia, nos casos em que a pessoa não tem os recursos necessários para sua subsistência.

A verdadeira prosperidade é alcançada dependendo de Deus. Há pessoas que desejam prosperar com a ajuda do dinheiro, de jogos de azar ou mesmo atividades ilícitas, mas nós, servos do Senhor, somos desafiados sempre a depender de Deus e do trabalho. E Deus quem derrama suas bênçãos em nós, e por Ele temos sabedoria, crescimento e trabalho, para que com este, não apenas possamos suprir nossas necessidades, mas também deixar de lado a ociosidade que e a preguiça e também contribuir para ajudar outras pessoas e a obra de Deus. A uns Deus concede mais, a outros menos, mas nem por isso sua sabedoria é colocada em cheque, pois ele conhece nossos corações e sabe até quanto pode nos dar.

A verdadeira prosperidade é alcançada por meio do trabalho. Diferente do que muitas pessoas imaginam, o trabalho não é o julgamento de Deus por causa do pecado de Adão. Se examinarmos corretamente as Escrituras, veremos que Deus colocou Adão no jardim do Eden para o lavrar, ou seja, antes de desobedece a Deus Adão já trabalhava, cuidando do Jardim. Uma das conseqüências do pecado, além da morte, foi que o trabalho seria penoso e suado. Isso não significa que o trabalho seja amaldiçoado por Deus. Na verdade, Deus honra aqueles que trabalham para se manter. Davi era pastor de ovelhas, Jesus era carpinteiro, e Paulo um fazedor de tendas. 

Este, ao escrever a Segunda Carta aos Tessalinocenses, teve de tocar no assunto da indisciplina de alguns crentes daquela igreja que deixaram de trabalhar para aguardar, de forma contemplativa, o retorno de Jesus. A estes, Paulo deixou claro duas coisas: 

a) que ele deu o exemplo quando estivera com eles, trabalhando de dia e de noite para não ser um fardo a ninguém, 
b) se alguém não quiser trabalhar, que também não coma (2 Ts 3.7-12). Uma pessoa poderia ficar um período de tempo sem comer, mas não poderia ficar muito tempo sem comer, ou morreria de inanição.

Portanto, a Bíblia valoriza o trabalho honesto, lembrando-nos de que devemos trabalhar não como se estivéssemos agradando aos homens e sim como a Deus Cl 3.22-24).

Revista Ensinador Cristão, Ano 13, Nr. 49, Jan-Mar 2012.

6 comentários:

  1. Ola Clóvis, Graça e Paz.
    Venho lhe fazer um pedido, comprei um kindle a um tempo atras, são sei se vc conhece o kindle é um leitor digital muito diferente de um tablet, é feito especificamente para ler etc... o Kindle é fabricado pela Amazon.com não sei se vc conhece mais é um Gigantesca loja, a amazon oferece uma ferramenta muito interessante não só pra quem tem Kindle (pois quem tem Ipad, tablet, Iphone pode instalar o aplicativo da Amazon.com), essa ferramenta torna possível os que tem conta na Amazon.com assinarem um blog, um jornal ou uma revista, e receber as atualizações direto no kindle ou outro dispositivo, vc deve ir la e cadastras seu blog e os conteúdos do Blog, isso seria muito util paga min que não conssigo fazer grandes leituras no computador, e perco a Grande quantidade de conteúdo que o Blog oferece, vc pode cobrar por mes, por ano, Estipular um valor é obrigatório, se vc quiser cobrar a mais que a amazon cobra por esse serviço para manter o site AMEM, aguardo resposta fique na Paz. Se possível mande um e-mail: eduardo.rodriigues@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,

      Tenho interesse em disponibilizar o conteúdo do blog nas mais variadas formas possíveis. Mas a gratuidade é uma das premissas disso. Logo, qualquer serviço que implique custo para os leitores tem sido deixado de lado. Por outro lado, não tenho meios de custear qualquer serviço para disponibiliza-lo gratuitamente.

      Mesmo assim, vou avaliar a proposta de disponibilizar o conteúdo para kindle e ver se é viável. Qualquer informação que você disponha e que me ajude nessa análise pode me enviar.

      Em Cristo,

      Clóvis

      Excluir
    2. A Paz
      Estive estudando sobre isso, quem possui um kindle ganha também um e-mail @kindle.com, tudo o que for enviado para esse e-mail sera enviado para seu kindle e outros dispositivos que estiverem ligados a ele (PC, tablet, Iphone), acredito que uma pequena taxa é cobrada pela amazon, mais também descobri q o mesmo e-mail (@kindle.com) pode ser usado @free.kindle.com que dispoe esse serviço gratuitamente com algumas limitações, vou estar pesquisando mais, se isso for verdade passo algumas fontes para vc e vc posta no Blog como Vincular o Kindle com a assinatura do Blog através desse e-mail que a amazon disponibiliza. Att, Eduardo Rodrigues

      Excluir
    3. Eduardo,

      Ficarei no aguardo de mais informações.

      Em Cristo,

      Clóvis

      Excluir
  2. Nem um "a" a mais ou a menos. Perfeito!
    Abraços.
    Fabio, cristaodebereia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Lendo esse artigo eu o imaginei como uma pregação. Ah! Como seria ridículo para alguns crentes acostumados à teologia da prosperidade.

    Mas você acertou em cheio, Clóvis. Dependência a Deus e muito trabalho!

    Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, confiar a prosperidade a atos de barganha dentro de igrejas que vendem um evangelho falso e crescem às custas de ignorantes é um tiro no pé.

    Que sejamos inteligentes quanto à prosperidade. Que sejamos bíblicos!

    Tiago,
    www.tiagolinno.wordpress.com

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.