Como o Espírito Santo aplica a Palavra?

Agora, geralmente a aplicação da Palavra que o Espírito Santo faz aos nossos corações só vem em decorrência da compreensão que obtivermos pelo estudo dedicado. Há pelo menos três textos que deixam isso claro para nós.

No primeiro, o salmista diz assim: “Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem” (Sl 32.8-9). Deus está dizendo que devemos usar o nosso entendimento para refletirmos em seus ensinamentos, pois somente assim nós receberemos os seus conselhos e ouviremos a sua voz.

Paulo orienta dizendo: “Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino” (1Tm 4.13). O apóstolo revela que a igreja em Éfeso, sob os cuidados do jovem pastor Timóteo, haveria de se beneficiar (ouvindo a voz de Deus) mediante a leitura e a subseqüente pregação da Bíblia no culto coletivo.

Outro texto importante está em 2Timóteo 2.7, que diz: “Reflita no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo”. Ou seja, se quisermos ouvir claramente a voz de Deus, entender com precisão o sentido de um texto Bíblico e ficar estimulados com a leitura diária das Escrituras teremos que refletir (estudar, meditar) nas Escrituras.

Isaltino Gomes Coelho Filho

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.