Concebido pelo Espírito Santo

Que foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem maria

Se nos lembra aqui como o Filho de Deus se fez para nós Jesus — quer dizer Salvador — e Cristo — quer dizer Ungido, como Rei para guardar-nos e como Sacerdote para reconciliar-nos com o Pai.

Tomou nossa carne para, uma vez feito Filho de homem, conseguir fazer-nos com Ele, filhos de Deus. se revestiu de nossa pobreza para encher-nos de suas riquezas. Tomou nossa fraqueza para fortalecer-nos com sua força. Se revestiu de nossa condição mortal para dar-nos sua imortalidade. Desceu à terra para elevar-nos ao céu.

Nasceu da Virgem Maria para ser reconhecido como o verdadeiro filho de Abraão e de Davi, prometido pela Lei e os Profetas, e como verdadeiro homem, semelhante em tudo a nós, mas sem pecado. Foi tentado segundo todas nossas fraquezas, aprendendo deste modo a ter compaixão de nós. Foi, porém, concebido no seio da Virgem pelo poder maravilhoso e inefável do Espírito Santo; mas nasce sem ser maculado por nenhuma corrupção carnal, ante ao contrário, santificado com uma excelsa pureza.

João Calvino
In: Breve instrução cristã

4 comentários:

  1. Clóvis, o que significa "estarmos guardados em Cristo"?
    Me desculpe pela ignorância mas eu sempre tive essa dúvida e gostaria, quando você puder, de um simples esclarecimento.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Ana,

    Significa que como estamos em Cristo, estamos seguros diante de Deus até a volta do Senhor. Judas escreve que aqueles que "foram chamados" são "amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo" (Jd 1:1). Pedro amplia o pensamento dizendo que os crentes "são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo" (1Pe 1:5).

    Portanto, ser guardados em Cristo significa que nossa salvação é segura em Cristo e que podemos dizer como Paulo: "...sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia" 2Tm 1:12

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. acesse o blog manacial e sej um seguidor http://manacialjovem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Acesse o blog manacial e sej um seguidor http://manacialjovem.blogspot.com/

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.