O mito da submissão mútua

Como os que buscam a igualdade entre homens e mulheres revogam a força de Efésios 5:22, “Esposas, sejam submissas aos seus maridos, assim como ao Senhor”? Simples: Eles olham apenas para o verso 21, que diz, “Estejam sujeitos um ao outro no temor de Cristo.” Então eles dizem, “É claro que as esposas devem ser submissas aos seus maridos, mas os maridos também devem submeter-se às esposas.”

O resultado disso é o que eles chamam de “submissão mútua”, “e em seu ponto de vista isto quer dizer que não há liderança ou autoridade única do marido no casamento. Eles redefinem “submissão” como "consideração, cuidado, uma atitude de amor um para com o outro, colocando o interesse da outra pessoa acima do seu próprio.”

Certamente ninguém faz objeção às idéias de consideração mútua, ou cuidado, ou amor! Elas são claramente ensinadas no Novo Testamento. Mas estas idéias são, de fato, o que o verso, Efésios 5:21, quer dizer?


Wayne Grudem

6 comentários:

  1. Clóvis,

    Muito obrigado pela recomendação. ;-)

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir
  2. interessante o post,era bom que todos os homens visse este post,pois existe tanto homem que pensa que a mulher e pra ser escrava dele e fazer somente o que ele quer.

    ResponderExcluir
  3. É verdade, a maioria dos homens acham que podem fazer as mulheres de escrava. Em outras seitas religiosas os homens podem ter várias esposas e as pobres mulheres sempre tem que aceitarem essa palhaçada. Mas graças a Deus que no cristianismo a autoridade dos maridos tem que ser piedosa e obediente a Deus, respeitando as mulheres.

    ResponderExcluir
  4. Pr. Helder,

    O que é bom, a gente divulga e recomenda. Pois é egoísmo segurar só para a gente.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  5. Sara e Ana,

    A bem da verdade, há também mulheres que precisam viver o que a Bíblia recomenda às esposas.

    De fato, nós como cristãos, maridos e esposas, precisamos pautar nosso relacionamento pelo que diz a Bíblia.

    Mas, quem diz que é fácil? hehe

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  6. Oi Clóvis, obrigada por responder. Quando se trata de autoridade, o cuidado é precioso. O casamento é uma benção mas estar sem marido ou esposa é uma virtude nesses tempos trabalhosos.
    Abraços!!

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.