O amor a si mesmo cega

Nada    que a natureza humana mais cobice que ser afagada de  lisonjas.  E,  por  isso, onde ouve seus predicados revestir-se  de  grande  realce,  para  esse rumo propende com demasiada credulidade. Portanto,  não  é de admirar que, neste ponto, se haja  transviado,  de  maneira profundamente danosa, a maioria esmagadora  dos homens. Ora, uma vez que é ingênito a todos os mortais  mais do que cego amor de si mesmos, de muito bom grado  se  persuadem  de  que nada neles existe que, com justiça, deva  ser  abominado.  Destarte, mesmo sem influência de fora,  por  toda  parte  obtém crédito esta opinião de todo vã: que o homem  é  a si amplamente suficiente para viver bem e venturosamente (...). Daí, porque tem sido, destarte, acolhido com o grande  aplauso de quase todos os séculos cada um que, com seu encômio,  haja mui favoravelmente exaltado a excelência da natureza  humana (...). Portanto,  se alguém dá ouvidos a tais mestres  que nos detêm  em somente mirarmos nossas boas qualidades,  não avançará no conhecimento de si próprio, ao contrário, precipitar-se-á na mais ruinosa ignorância.

João Calvino
In: Institutas da religião cristã

5 comentários:

  1. e verdade o se o humano gosta de receber elogios, não e ruim alguem te elogias,desde que a pessoas elogiada não se ache melhor do que os outros.isso acontece muito na igreja membros que trabalham na obra e querem ser reconhecido pelo pastor,se não ouvirem um agradecimento ficam conraiva.e bom ser reconhecido por algo que fazemos,mas devemos ter cuidado para isso não ser uma pedra de tropeço na nossa vida.fique na paz

    ResponderExcluir
  2. concordo com a renata,ela tem razão elogio e bom,que não gosta de elogios?mas não devemos permitir que isso suba a nossa cabeça,como na igreja se fazermos algo devemos fazer para DEUS.

    ResponderExcluir
  3. O problema do homem moderno não é baixa auto-estima, mas exatamente o contrário.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  4. Clóvis, concordo com o texto. E, como bem disse Charles Haddon Spurgeon, o Príncipe dos Pregadores: "Preparem-se, meus jovens amigos, para se tornarem cada vez mais fracos; preparem-se para mergulhar a níveis cada vez mais baixos de auto-estima; preparem-se para a auto-aniquilação; e orem para que Deus apresse este processo."

    ResponderExcluir
  5. Carlos,

    Que citação essa do Spurgeon. Valeu.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.