Mantendo a fé e a boa consciência

“Mantendo fé e boa consciência” 1Tm 1:19

Quando se trata da diversidade de pecados que continuam dentro dos santos, nesta vida, não devemos voltar os nossos olhos para a secreta eleição, ou providência, ou predestinação, como também é chamada. Pois as discussões em torno disso só levam à dúvida, à autoconfiança ou ao desespero. Se você é eleito, assim se argumenta, nenhuma queda pode fazer-lhe mal, e você permanece sempre na graça, e não pode perecer. Se você não foi eleito, seu caso está perdido. Essas são palavras terríveis, e é injusto fazer com que alguém pense assim. O evangelho, ao contrário, nos aponta a palavra expressa de Deus, na qual ele revela sua vontade e por meio da qual ele deseja ser conhecido e agir. É indiscutível que a palavra de Deus castiga os pecados e faz distinção de pecados e nos aponta o Salvador Jesus Cristo. Esta palavra expressa deve ser levada em conta e por meio dela devemos chegar à conclusão se estamos na graça ou não.

Martinho Lutero

"Keeping faith and good conscience" 1Th 1:19

When it comes to the diversity of sins which continue within the saints in this life, we must not turn our eyes to the secret election, or providence, or predestination, it is also called. For the discussions that lead only to doubt, self-confidence or despair. If you are elected, so it is argued, any fall can harm you, and you always stay on the grace and can not perish. If you were not elected, his case is lost. These are terrible words, and it is unfair to make someone think so. The gospel, by contrast, shows us the word of God expressed in which he reveals his will and through which he wants to be known and acting. It is undisputed that the word of God punishes the sins and makes a distinction with sin and shows us the Savior Jesus Christ. This spoken word must be taken into account and through it we reach the conclusion that we are in grace or not.

Martin Luther


2 comentários:

  1. Sabias palavras.

    Realmente a doutrina da eleição/predestinação ainda causa muita confusão em pessoas imaturas na fé e nas Escrituras...

    Eu mesmo às vezes me pego em confusão.

    Deus te abençoe mano Clóvis! Continua na luta!

    ResponderExcluir
  2. Neto,

    Obrigado, continuamos luitano. Um tanto sem tempo, mas fazendo o que dá.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.