Superando as dificuldades da predestinação

A doutrina da predestinação é, sem sombra de dúvida, uma das mais complexas e difíceis de aceitar. Uma que ela tira todo chance de nos gloriarmos por alguma coisa em nossa salvação. Outra que ela parece comprometer o que pensamos ser a justiça divina. E, finalmente, porque Deus não revelou totalmente o mistério que envolve a eleição e a predestinação, e temos dificuldades em aceitar o que não compreendemos completamente.

O presbítero Solano Portela reconhece que a doutrina da predestinação não é um estudo fácil. Mas apresenta algumas sugestões que ajudam a superarmos essas dificuldades. Diz ele:
"Quando estudarmos a predestinação teremos, portanto, de estar cientes das dificuldades do estudo mas, se tivermos seriedade e humildade para aprender o que Deus nos revelar em sua palavra, devemos ter a disposição de considerar:

1. Os dados bíblicos – examinarmos o maior número possível de passagens.

2. A necessidade de não rejeitar os conceitos bíblicos simplesmente porque estes podem fugir à nossa compreensão, ou experiência, mas deixá-los permanecer em toda a sua objetividade e lógica transcendental, gradativamente, pela ação do Espírito, penetrando em nossas convicções.

3. O testemunho histórico da Igreja – ele não determina doutrina, mas o seu estudo é relevante para vermos como Deus tem guiado a sua igreja, e para discernirmos a diferença entre inovações – ventos de doutrina e as doutrinas verdadeiras provadas no cadinho do tempo e da história eclesiástica.

4. O fato de que, quanto mais aprendermos e exaltarmos a pessoa de Deus, mais cresceremos espiritualmente e mais chegaremos perto de nossa finalidade que é a de glorificarmos a ele, em todas as nossas ações.
Se você ainda não fez, recomendo que leia e considere com atenção o "Estudo Sobre Predestinação", disponível no site Solano Portela Net.

Em Cristo,

Clóvis

2 comentários:

  1. Clóvis, dá uma olhada neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=sXlxDLM_ODs

    O Piper fez + um comentário interessante sobre predestinação.

    ResponderExcluir
  2. Danilo,

    Já tinha assistido esse video. Mas a lembrança foi boa. Vou adicioná-lo à minha playlist.

    Em Cristo,

    Clovis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.