Catecismo de Heidelberg - Domingo 30

80. Que diferença há entre a ceia do Senhor e a missa do papa?

R. A ceia do Senhor nos testemunha que temos completo perdão de todos os nossos pecados, pelo único sacrifício de Jesus Cristo, que Ele mesmo, uma única vez, realizou na cruz (1) ; e também que, pelo Espírito Santo, somos incorporados a Cristo, que agora, com seu verdadeiro corpo, não está na terra mas no céu, à direita do Pai (3) e lá quer ser adorado por nós (4). A missa, porem, ensina que Cristo deve ser sacrificado todo dia, pelos sacerdotes na missa, em favor dos vivos e dos mortos, e que estes, sem a missa, não tem perdão dos pecados pelo sofrimento de Cristo; e também, que Cristo está corporalmente presente sob a forma de pão e vinho e, por isso, neles deve ser adorado. A missa, então, no fundo, não é outra coisa senão a negação do único sacrifício e sofrimento de Cristo e uma idolatria abominável (5).

(1) Mt 26:28; Lc 22:19,20; Jo 19:30; Hb 7:26,27; Hb 9:12; Hb 9:25-28; Hb 10:10,12,14. (2) 1Co 6:17; 1Co 10:16,17. (3) Jo 20:17; Cl 3:1; Hb 1:3; Hb 8:1,2. (4) At 7:55,56; Fp 3:20; Cl 3:1; 1Ts 1:10. (5) Hb 9:26; Hb 10:12,14.

81. Quem deve vir a santa ceia?

R. Aqueles que se aborrecem de si mesmos por causa dos seus pecados, mas confiam que estes lhes foram perdoados por amor de Cristo e que, também, as demais fraquezas são cobertas por seu sofrimento e sua morte; e que desejam, cada vez mais, fortalecer a fé e corrigir-se na vida. Mas os pecadores impenitentes e os hipócritas comem e bebem para sua própria condenação (1).

(1) 1Co 10:19-22; 1Co 11:28,29.

82. Podem vir a essa ceia também aqueles que, por sua confissão e vida, se mostram incrédulos e ímpios?

R. Não, porque assim é profanada a aliança de Deus e é provocada sua ira sobre toda a congregação (1). Por isso, a igreja cristã tem a obrigação, conforme o mandamento de Cristo e de seus apóstolos, de excluir tais pessoas, pelas chaves do reino dos céus, até que demonstrem arrependimento.

(1) Sl 50:16; Is 1:11-15; Is 66:3; Jr 7:21-23; 1Co 11:20,34.

5 comentários:

  1. Clóvis,

    não sei se você lembra de mim, mas, ainda estou esperando a sua resposta, lembra do meu comentario, sobre a questão da soberania divina em relação ao controle de tudo, se tiver como você responder até o final dessa próxima semana ficaria feliz, pois estou ancioso e minha alma se agita com isso - preciso saber - pois gosto muito de saber que Deus está no controle da minha salvação, só que tem outras coisas que eu não entendo, bem é isso, lembra do meu comentario lá, estou esperando, obrigado.

    em Cristo,

    Paulo

    www.paulojuniodeoliveira.blogspot.com

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  2. Paulo,

    Respondi, acho que eu seu blog, que estava em viagem e que assim que voltasse estaria respondendo à sua pergunta. Acabei de chegar e pode ter certeza que responde-lo é uma prioridade para mim.

    Em Cristo,

    Clóvis

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  3. ok, obrigado, ah gostei muito do post sobre a SANTA CEIA, faz com que eu me alegre mais ainda por enxergar a realidade de meus pecados, mas de ter certeza que pela sacrifício de CRISTO estou perdoado.

    graça e paz,
    Paulo.

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  4. Paulo,

    Tentei responder à sua pergunta num post, que após uma revisão, será publicado esta noite.

    Em Cristo,

    Clóvis

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  5. ok, quando chegar de uma reuniao, lá para as dez horas da noite, eu olharei, obrigado, DEUS te abençoe,

    abraços,

    Paulo.

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"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

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