O problema de Mateus 11:12

A salvação é pela graça ou depende do esforço pessoal? Boa parte dos cristãos responderiam com um enfático "Sola Gratia!". Alguns, porém, diriam que é pela graça cooperando com esforço humano. E ainda alguns poucos afirmariam que depende fundamentalmente do empenho pessoal. Nestes dois últimos casos, pode-se buscar apoio em Mateus 11:12 onde Jesus diz que “desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele” (Mt 11.12). Entretanto, este texto é de difícil tradução e representa um desafio considerável de interpretação.

Algumas traduções existentes em português dizem que "o reino dos céus é tomado à força" (NVI, 2000; TB, 2010), que "o reino dos céus é tomado por esforço" (ARA, 1993), que "se faz violência ao Reino dos céus" (ARC, 1968; ARC, 1969; ARC, 1995), que "o reino dos céus tem sido assaltado com violência" (APC, 1991) e que "o Reino do Céu tem sido atacado com violência" (NTLH, 2000). Sobre a identidade dos que tomam o reino é dito que são “os que usam de força” (NVI, 2000), "os que se esforçam" (ARA, 1993; TB, 2010) ou ainda "os violentos" (APC, 1991; NTLH, 2000). Há boas razões para se optar por uma ou outra tradução, mas obviamente não podem todas estar igualmente corretas.

O termo traduzido para a expressão "tomado por esforço” e suas alternativas é biazetai, derivado de biazo, que significa "usar a violência, aplicar a força; forçar, infligir violência em". O termo só ocorre aqui e em Lc 16:16, mas cognatos de biazetai são usados na Septuaginta. Exatamente na mesma forma encontrada em Mt 11:12, o verbo só ocorre no apócrifo 4Macabeus 2.8, com o significado de “aprisionar, tornar subserviente, dominar, forçar, violentar, subjugar, dominar, pisar”. O verbo está na voz passiva. A expressão “os que se esforçam” é tradução de biastai, substantivo que significa “forte, impetuoso, que faz uso da força, violento”, “o que emprega a violência, pessoa impetuosa” ou “uma pessoa que apela para a violência para alcançar os seus objetivos”.

Uma questão que surge na análise de biazetai e biastai é se são usados de uma forma favorável ou desfavorável, ou seja, se denotam algo bom ou mau. Como vimos, biazetai está na voz passiva, o que significa literalmente que o reino “é forçado, vencido, superado, tomado pela tormenta”. A voz passiva de biazo só ocorre no sentido de uma subjugação hostil ou violenta, portanto, mau. No grego extra-bíblico biastes ocorre em Filo sempre num mau sentido. Uma vez que o termo biazetai na voz passiva implica o uso de força e até mesmo de violência, o sentido de que o reino sofre violência de natureza desfavorável parece-nos a mais provável.

Isto tudo considerado, entendemos que a leitura mais natural do texto é a que diz que desde o tempo de João o reino de Deus e seus trabalhadores sofrem violência da parte de seus inimigos, que tentam evitar ou usurpar o governo divino. O grego indica que o reino está sendo atacado e que homens violentos estão tratando de impedir que outros entrem. A prisão de João e a rejeição e execução de Jesus a acontecer logo em seguida corroboram essa interpretação. Sendo assim, os biastai (violentos) são os líderes religiosos dos dias de Jesus, que reclamavam por conta próprio um direito sobre o reino ou os grupos revolucionários que pretendiam um reino terreno, como os zelotes e outros ativistas, mas não os discípulos de Jesus. Herodes pode ser incluído nessa lista pois prendeu e iria executar João.

O contexto parece reforçar a ideia de que o reino é atacado por inimigos e que seus súditos são perseguidos. No capítulo anterior, quando Jesus enviou os doze dizendo “pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus” (Mt 10:7) avisou “eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos” (Mt 10:16) e acrescentou “acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas...” (Mt 10:17) “e odiados de todos sereis por causa do meu nome” (Mt 10:22). No capítulo 12 a perseguição anunciada no capítulo 10 e implícita no capítulo 11, começa a tornar-se explícita: “E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado” (Mt 12:2) e “os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem” (Mt 12:14).

Os violentos, então, não seriam discípulos determinados, mas inimigos que tentam arrebatar o reino pela força, não entrando e tentando impedir que outros tomem parte dele. Os discípulos de Jesus são descritos no mesmo capítulo, não como homens violentos ou valentes, mas sim como pequeninos e oprimidos: “Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mt 11:25-27).

Se esta interpretação estiver correta, o uso de Mt 11:12 para defender o esforço humano na obtenção da salvação é impróprio. Aliás, advogar a interpretação de que o reino de Deus é conquistado por pessoas esforçadas levanta sérios problemas com o ensino claro e inequívoco de que salvação é unicamente pela graça e pelo poder de Deus.

Soli Deo Gloria

Nota: está é uma versão condensada e adaptada de um artigo mais completo, com as fontes consultadas, que pode ser obtido aqui: O problema de Mateus 11:12.

49 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clóvis eu entendo também que a questão da violência pode ser uma confrontação voluntária, aos que fazem parte do reino, por uma geração que se assevera superior, embora não seja.
      Esta geração religiosa afrontou a autoridade de João Batista, pois ele foi radical, não compactuando nem com seus ensinos e muito menos com a sua hipocrisia. Neste mesmo capítulo, Jesus descreve esta geração antagônica, como incapaz de se alegrar e ser agradada por Deus. Jesus mostra que não importa a boa vontade de Deus com eles, pois sempre estarão insatisfeitos.
      João Batista por ser radical, comendo gafanhoto e mel silvestre, andando no deserto, falaram que tinha demônio; com Jesus por ser social, participando de festas, comendo e bebendo, acusaram-no de comilão e beberrão.
      Enfim, presenciaram milagres, mas eram incapazes de enxergar, pois acreditavam que o reino de Deus, seu por direito, não poderia vir da parte de Jesus e João Batista, pois não se submetiam a suas autoridade.
      A raiz desta violência é o confronto com a autoridade de Deus e aqueles que fazem parte do reino.
      Para esses, a arrogância é ser confrontado por alguém que não faz parte de sua teologia e religião, pois deles é o reino de Deus e próprio Deus.

      Excluir
    2. Carlos,

      Sim. Conforme indiquei, os violentos eram, principalmente "os líderes religiosos dos dias de Jesus". Em todos os tempos, haverá os que se opõem religiosamente ao evangelho, e quando possível, usando literalmente de violência.

      Em Cristo,

      Excluir
    3. Excelente Artigo! Mas fiquei com uma dúvida em relação a outra parte do versículo que diz "e os que usam de força/violência se apoderam dele". Se os violentos eram os líderes religiosos da época, como seriam capaz de se apoderar do reino que é de Deus?

      Excluir
    4. Kkk, paz irmão. Kelliny , essa última parte. Contradiz tudo que foi dito. Na vdd o Reino dos Céus significa o Reino espiritual, a espiritualidade em que os discípulos tinham . mas muitos cristões nunca tiveram. Essa violência é um esforço muito grande, feito por aqueles que desejam viver a plenitude do espírito Santo! João foi o primeiro a pregar o evangelho!

      Excluir
    5. Kkk, paz irmão. Kelliny , essa última parte. Contradiz tudo que foi dito. Na vdd o Reino dos Céus significa o Reino espiritual, a espiritualidade em que os discípulos tinham . mas muitos cristões nunca tiveram. Essa violência é um esforço muito grande, feito por aqueles que desejam viver a plenitude do espírito Santo! João foi o primeiro a pregar o evangelho!

      Excluir
    6. O verbo grego biάzo (Biázo), além de significar “dominar pela força”, “constranger”, “pressionar seriamente para a frente”, “apressar”, tem também o sentido passivo (que ocorre em Mateus 11:12) de “ser objeto de um movimento impetuoso”. (The New Analytical Greek Lexicon, de Wesley J. Perschbacher) Assim, observe a exatidão e a coerência da NM:

      “Mas, desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é o alvo para o qual os homens avançam impetuosamente, e os que avançam impetuosamente se apoderam dele.”

      Excluir
  2. Existe uma guerra declarada, entre o mundo espiritual e o mundo natural. Em Rm 5, Paulo diz: "Cristo nos amou quando eramos inimigos", portanto todo aquele que confessar fazer parte do Reino de Deus, e levantar a Cristo, o império das trevas se manifesta. Mas graças a Deus por Jesus Cristo, que ja venceu por nós.
    N'Ele que vence as nossas batalhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus!

      Perdidos estaríamos se tivéssemos que vencer nossas batalhas.

      Em Cristo,

      Excluir
  3. Olá Clóvis

    Respeito sua opinião de dos demais calvinistas porém a expressão 'Sola Fé" deve ser compreendida de uma maneira mais ampla na verdade não se trata de ir além do texto mas ir no que realmente no que o texto quer dizer. A fé somente em Deus leva o ser humano a amar,crer,viver a Palavra entendendo a mesma e veja nisso já há a cooperação humana então "Sola Fé" é crer somente na fé que significa também entender em um sentido mais profundo que a participação humana está inclusa nessa fé. A Bíblia ensina tal cooperação humana e isso faz parte da fé.

    Um grande abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Luiz
      Concordo com você em parte, pois com certeza existe colaboração humana e esta reside em depender 100% do poder de Deus.
      A questão é achar que se pode interferir, influenciar, chamar a atenção, mudar o decreto, de Deus. Ele é soberano e não se submete a nossa investigação e confrontação.
      A questão da cooperação humana, com Deus, só percebo no sentido da sua soberania, sermos vasos de honra e arautos da sua verdade.
      Portanto quando agimos segundo a vontade de Deus, apenas materializamos àquilo que já existia no sobrenatural, oculto em Deus, para que agora mediante a igreja fosse então revelado aos principados e potestades: A graça de Deus através do evangelho.
      Mas até nisto não há cooperação nossa, pois um é o que planta e outro é o que rega, mas apenas Deus dá o crescimento.
      Portanto a questão sinergista colocada por você, na colaboração da fé, eu entendo como monergista, pois é Deus quem opera em nós o querer e o efetuar, segundo a sua vontade.
      Não há no homem mérito quanto a uma parceria, pois se Deus dependesse de nós para isso estaríamos no inferno ainda. Somos seres incapazes de não pecar e só não vivemos pecando por causa da graça de Deus.
      Acredito que alguns valores precisam ser reorganizados e entre eles está o real significado de soberania de Deus e depravação total humana. Quando percebermos que todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus e que foram chamados por seu decreto, deixaremos de nos arrogar de muita coisa e passaremos a dar glórias a Deus por sua obra em nós, pois de certa forma enquanto cremos que somos participantes, roubamos a glória, pois Deus já deixou claro não dividir com ninguém.

      Excluir
    2. Acima digo: estávamos destinados ao inferno ainda.

      Excluir
    3. Luiz,

      Paz seja contigo.

      Acho que há certa confusão. A expressão Sola Fide refere-se à justificação, ou seja, que somos salvos pela graça mediante a fé somente. E aqui não há espaço para uma compreensão "mais ampla".

      O que você se refere que a fé "leva o ser humano a amar,crer,viver a Palavra entendendo a mesma" é verdade, mas aí já não estamos falando da jutificação, e sim do nosso relacionamento com Deus depois de sermos salvos por Ele. E aqui, é claro, que há cooperação, contudo, mesmo assim, isso só é possível pelos dons (sentido amplo) que o Senhor nos dá e opera em nós.

      Em Cristo,

      Excluir
  4. Olá Carlos Asicq


    A colaboração humana começa em depender 100% de Deus pois a base para tal ação é dom de Deus, e em começando assim deve prosseguir com a participação humana pois o homem é dotado por Deus para implementar tal cooperação por suas atitudes.

    Ser vaso é justamente participar junto com Deus para a salvação.Deus é um Ser Pessoal e o ser humano também é logo cada um tem poder de ação. Deus respeita as decisões humanas e se respeita é porque elas existem e existem inclusive nos seres humanos. A Soberania de Deus deve ser entendida corretamente ou seja o livre arbitrio no homem faz parte de tal Soberania. Deus é tão soberano que coloca no homem o livre arbitrio para a salvação e o livre arbitrio é a primeiro boa obra.

    Repare que você citou que os seres humanos agem ou seja uma ação humana tendo por base a ação de Deus ou seja duas ações de dois seres. O Calvinismo não consegue entender como Deus age no homem.

    Quando Jesus veio em carne Ele foi um ser pessoal e Ele teve um ministério ora se Deus age totalmente em nós sem a nossa participação é como se Jesus viesse outras vezes pois Ele é só Ele agiria como fez e como a missão dEle tinha um propósito especifico Ele teria que morrer muitas vezes entrando em choque com o ensino bíblico. ou seja só o aspecto Pessoal dEle agiria e o ser humano ficaria inativo descaracterizando a própria criação de Deus que coloca no homem a possibilidade de ação.

    A ação é de Deus e do homem em cooperação veja a Santissima Trindade age em cooperação,logo faz parte da Essência de Deus tal cooperação. O Santo Deus Espírito Santo precisa de seres humanos para habitar ou seja o próprio Deus Espirito Santo não se materializa em forma humana mas depende de seres humanos veja a questão da cooperação.

    Todos continuam pecando o que acontece é que os cristãos não devem é amar o pecado.

    Se um crente dá glória a Deus então vemos a participação do crente no processo pois não é Deus quem da glória a Ele mesmo mas um ser humano portanto diferente de Deus então é um ser humano que age. A obra de Deus em nós requer nossa participação é algo intrinseco a ação Divina em nós. O Calvinismo falha na definição da Soberania de Deus pois concebe um conceito imperfeito e finito para um Ser Perfeito.

    Luiz



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz
      Se o dom é de Deus, não há participação humana. Isto não vem de nós.Não existe esta cooperação que você afirma. Isto me faz importante, quase um Deus. Eu não tenho essa natureza, eu não sou Jesus. Ele sim é um o unigênito do Pai. Eu sou apenas criatura.

      Você afirma que ser vaso me faz participante da salvação. Se eu participo da minha salvação, o sacrifício de Jesus não é perfeito, completo.Pois eu ajudo!!!A salvação não é por obras!!!O único livre arbítrio humano é para o pecado. Se o homem fosse capaz de se voltar para Deus sem o dom de Deus, o homem não estaria morto em delitos e pecados, ou seja, estava quase morto, ou quase depravado. Jesus morreu em vão, seu sangue não foi suficiente, necessitando ainda da minha colaboração.

      Não existe sinergismo na salvação.

      O verbo se fez carne e habitou entre nós. Jesus não encarnou em um homem existente. Não foi reencarnação.A sua comparação da trindade não corrobora, entende porquê?

      Jesus tem a natureza humana e divina, independente da minha ou da sua colaboração.Uma coisa independe da outra.

      Qual a cooperação em se dar glória a Deus?Ele precisa de elogios?A obra de Deus em nós é dele e não nossa, se não, nós também seríamos deuses. O calvinismo reconhece a incapacidade humana em sua depravação, por isto reconhece apenas em Deus o poder salvador, sem interferência de quem não
      pode obrar, pois está morto em delitos e pecados.

      Desculpe-me, mas permanece a questão da arrogância Arminiana, pois não se submete ao poder de Deus,alegando ser capaz de fazer algo por sua salvação, enquanto perdido e morto em delitos e pecados. Poderoso Armínio e seus discípulos. Como Calvinista fico com as palavras de Jesus.
      João 15:5
      Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

      Se não existe obra humana, sem a plena atuação de Deus, no campo espiritual, imagine com referência a sua própria salvação?

      Prefiro a teologia Calvinista, pois é a que reflete a teologia de Jesus.
      Ele nos chama para isto, mas é preciso humildade em deixar o desejo de poder e capacidade e se tornar apenas servo e servo não se opõe ao seu Senhor.Você é a favor de Cristo ou contra Cristo? Você entende a teologia Arminiana, como ela é arrogante?
      Graça e Paz.

      Excluir
  5. Galatas 3:1_29 - "O Galatas insensatos! Quem os enfeitiçou? ...3:3 - será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio? ..."

    ResponderExcluir
  6. Galatas 3:1_29 - "O Galatas insensatos! Quem os enfeitiçou? ...3:3 - será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio? ..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem colocado Rui, pois como Paulo declara, depender do próprio esforço é feitiçaria para Deus. Tal atitude é insana e digna de reprovação, por isto entendemos que o poder sempre é de Deus, seja na salvação, ou na santificação, nada é nosso, a não ser a capacidade de pecar. Por isso o não pegar nos é agraciado pelo poder de Deus, para que nunca nos gloriemos e venhamos a achar que somos alguma coisa sem o poder de Deus.

      Excluir
  7. Todo Louvor, Glória, Honra e toda Adoração, sejam dadas a Ele, porque é sempre Digno de receber, pois é a razão de todas as coisas. Tiago 1:16-18, diz:"Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir VARIAÇÃO ou sombra DE MUDANÇA. Pois, segundo o seu querer Ele nos gerou...".
    N'Ele a razão de tudo.

    ResponderExcluir
  8. Todo Louvor, Glória, Honra e toda Adoração, sejam dadas a Ele, porque é sempre Digno de receber, pois é a razão de todas as coisas. Tiago 1:16-18, diz:"Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir VARIAÇÃO ou sombra DE MUDANÇA. Pois, segundo o seu querer Ele nos gerou...".
    N'Ele a razão de tudo.

    ResponderExcluir
  9. Olá Carlos Asicq e Rui Carlos

    Boa tarde

    A questão deve ser entendida corretamente i.e. como o dom de Deus age no ser humano,bom se o dom de Deus age logo age um ser dotado de características que o fazem ser um ser pessoal e o livre arbítrio é um dessas características intrínsecas ao ser humano. A cooperação humana não torna o ser humano nem como um anjo que dirá tentar torna-lo como Deus apenas reflete uma das características do próprio ser humano preservando assim a sua natureza sem querer negar a participação do mesmo.Se você é criatura então acho que você não compreendeu o Evangelho pois me Marcos 16:15 fala para pregar a toda criatura.

    Se o homem tem livre arbítrio para o pecado então tal atributo existe e Deus quer que o homem o utilize para a salvação também pois é intrínseca a natureza humana e não deixa de existir em algum momento.Veja em Lucas 23:43 um ser humano pecador indo a Jesus.Eu não nego que aquele homem tinha o dom da fé mas foi preciso uma atitude dele. Lembre-se que quem possui um natureza completamente depravada é o diabo e seus anjos , assim como o diabo e os demônios estão completamente depravados em sentido total de depravação tanto estão que para eles não tem mais salvação assim o homem tem um livre arbítrio em sentido total e sendo assim é para ser utilizado tanto para salvação como para condenação. O cristão e cristã devem obrigatoriamente produzir boas obra pois se como argumentam muitos não somos salvos porque fazemos boas obras mas fazemos boas obras porque somos salvos logo as boas obras são a manifestação de tal salvação e logo tais boas obras devem obrigatoriamente se manifestar na vida do crente pois se não se manifestarem não existe evidência de salvação e sendo assim não há salvação vejam a questão da cooperação mais uma vez entre fé e boas santas obras. E só lembrando o livre arbítrio é a primeira boa obra.

    Conforme explicado acima só existe sinergismo na salvação

    Amado na sua opinião a Santissima Trindade não trabalha em cooperação e em perfeita comunhão? Jesus veio uma vez em carne e veja eu não fiz menção à reencarnação o que acontece é que se o monergismo fosse verdadeiro Jesus agiria sozinho em nós e Ele como ser pessoal e agindo sem a participação humana já fez e obra essencial se Ele age sozinho sem a participação humana é como se Ele tivesse vindo novamente para realizar tudo de novo ou seja Ele teria que vir em carne e entrar em carne dentro do ser humano . Já quando Ele vive dentro do crente ai temos dois seres pessoais agindo.


    Em relação a João 15:5 siga o texto e veja o que diz o versículo 7 onde diz que se os crentes estiverem nEle veja a participação humana e no versículo 10 repare as palavras “guardardes” e “permancereis” ou seja se os crentes com o dom de Deus e com a ação deles guardarem logo eles permanecerão em Cristo. Agora vamos ao versículo 16 que diz que Jesus escolheu e tal escolha só se efetivou se os crentes aceitassem isso mediante o livre arbítrio.

    Em Tiago 1:16-18 diz que a base vem de Deus agora se vem do alto opera em um ser pessoal dotado de livre - arbitrio para agir em cooperação com a boa dádiva e com o dom perfeito. A questão de Galatas citado pelo Rui Carlos fala de obras realizadas pelo homem sem a participação de Deus diferente das boas obras em que tem a santa cooperação.

    Um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
  10. Luiz, você escreveu: "...o livre arbítrio é um dessas características intrínsecas ao ser humano" Até porque, se não fosse assim, teríamos de admitir e ensinar que quando Adão tomou e comeu do fruto de Eva, ele o fez por Soberania de Deus e não porque ele optou. Ou seja, teríamos de admitir e ensinar que Adão não teve escolha, foi Deus quem por ser Soberano programou Adão para que tomasse fruto de Eva e comesse e programou Eva para afastar-se de Adão comesse do fruto e levasse para Adão. E, depois através de Paulo nos engana falando que o pecado entrou no mundo por causa de um homem( Rom. 5:12). Contudo, quem crer em Cristo como diz as Escrituras, sabe que é justamente isso que o diabo quer as pessoas pensem. Luiz, veja essa declaração, e observe quem está por trás dela: "Se o dom é de Deus, não há participação humana. Isto não vem de nós.Não existe esta cooperação que você afirma". Ou seja, se "não há participação humano", o culpado pela entrado do pecado não foi um homem, foi Seu Criador. E o Criador por Soberania elegeu uns para salvação e outros para perdição. Esse é o ensino que está por trás do calvinismo. Portanto, Luiz, quando Deus criou o homem, Ele o criou com poder de escolha. Veja o caso de José do Egito, que escolheu não pecar contra Deus e fugiu da mulher que parece que estava no “cio”. Foi com base no poder de escolha que José fugiu, caso contrário aceitaria a relação, pela circunstância favorável.

    ResponderExcluir
  11. Olá nadapodemoscontraverdade

    O ser humano coopera com Deus para a salvação. O livre arbítrio é a primeira santa boa obra.

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz,

      Discordo de ambas declarações suas.

      O salvo coopera com Deus na santificação. Se é verdade que "sem santificação ninguém verá o Senhor", é verdade também que Deus "opera em vós tanto o querer como o efetuar", de maneira que a garantia é do Senhor e não nossa, pois Aquele que "começou em vós a boa obra, a completará". O não salvo não coopera com Deus do que um defunto coopera com os que o sepultam.

      Sua segunda declaração é a de que o livre-arbítrio é a primeira boa obra. Ora, se ele é "intrínseco ao homem" e um "atributo" dele, como pode ser uma obra? Mas não vou estender no comentário agora porque, para mim, não está claro o que você entende que seja o livre-arbítrio.

      Poderia apresentar uma definição?

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Olá Clóvis

      Boa tarde

      O crente deve viver em santificação e isso é uma cooperação humana e divina.

      Em relação a Deus agir na frase "opera em vós tanto o querer como o efetuar" significa que Deus age em um ser pessoal pois Deus como Ser Pessoal age no crente que é também um ser pessoal com livre-arbítrio para agir e o querer e efetuar aí deve ser entendido como Deus colocando a base nos homens e os homens agindo também junto com Deus.

      O crente deve viver uma vida cristã i.e. em Cristo logo tal ser pessoal age e faz escolhas. A ação de Deus não é negada mas ela mesma pede uma resposta do ser humano que tendo capacidade parar responder a atuação de Deus age em cooperação. O crente com seu livre-arbitrio decide viver em Cristo e assim realiza boas obras por isso livre-arbítrio é a primeira boa obra pois da início as outras ou seja quando o crente aceita Jesus foi pelo livre arbitrio dele como resposta à ação Divina. As boas obras são ações e a escolha também é uma ação humana e é intrínseco pois foi criado por Deus mas tem que ter obrigatoriamente a ação do ser humano.

      O ser humano tem capacidade para fazer escolhas.

      Um abraço

      Luiz

      Excluir
  12. Isaías 45:4-13
    4 - Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses.
    5 - Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças;
    6 - Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro.
    7 - Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.
    8 - Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra, e produza a salvação, e ao mesmo tempo frutifique a justiça; eu, o SENHOR, as criei.
    9 - Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?
    10 - Ai daquele que diz ao pai: Que é o que geras? E à mulher: Que dás tu à luz?
    11 - Assim diz o SENHOR, o Santo de Israel, aquele que o formou: Perguntai-me as coisas futuras; demandai-me acerca de meus filhos, e acerca da obra das minhas mãos.
    12 - Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens.
    13 - Eu o despertei em justiça, e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha cidade, e soltará os meus cativos, não por preço nem por presente, diz o SENHOR dos Exércitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atos 16:13-15
      13 - E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
      14 - E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o SENHOR lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
      15 - E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao SENHOR, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.

      Excluir
    2. João 8:41-44
      41 - Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus.
      42 - Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
      43 - Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
      44 - Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

      Excluir
    3. Mateus 11:27
      27 - Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
      João 6:65
      65 - E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.

      Excluir
    4. Efésios 2:1-6
      1 - E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
      2 - Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
      3 - Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
      4 - Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
      5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
      6 - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

      Excluir
  13. Romanos 3:10-18
    10 - Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
    11 - Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
    12 - Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
    13 - A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
    14 - Cuja boca está cheia de maldição e amargura.
    15 - Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
    16 - Em seus caminhos há destruição e miséria;
    17 - E não conheceram o caminho da paz.
    18 - Não há temor de Deus diante de seus olhos.

    ResponderExcluir
  14. Por seu próprio esforço, a única coisa que o homem consegue de Deus é permanecer no caminho do inferno.

    ResponderExcluir
  15. Os termos são muito fortes, claros. Se observarmos as palavras e meditarmos em toda a sua profundidade, fica mais fácil percebermos a mensagem e aceita-las,em toda a sua verdade:
    "Estavamos MORTOS em nossos delitos e pecados, mas ELE NOS DEU VIDA";"NÃO HÁ UM JUSTO NEM UM SEQUER, NÃO HÁ NINGUÉM QUE ENTENDA, NÃO HÁ NINGUÉM QUE BUSQUE A DEUS", "TODOS SE EXTRAVIARAM, JUNTAMENTE SE FIZERAM INÚTEIS, NÃO HÁ QUEM FAÇA O BEM, NÃO HÁ NEM UM SÓ...NÃO HÁ TEMOR DIANTE DE TEUS OLHOS".
    "LIVRE ARBÍTRIO" me parece que igual a liberdade TOTAL, em todas as minhas atitudes, decisões e vontades, um absurdo para quem fazia a vontade do diabo, era ESCRAVO do diabo e também, hoje, para quem e SERVO(=ESCRAVO) do SENHOR(=DONO, PROPRIETÁRIO, PORQUE COMPROU COM SANGUE), para quem busca substituir a sua vontade pela vontade de seu SENHOR.
    Uma pergunta para meditação:
    POR QUE O HOMEM DE DEUS, QUE BUSCA FAZER A VONTADE DE DEUS, TENDO O LIVRE ARBÍTRIO, NÃO VIVE SEM PECAR?
    N'Ele que é o meu SENHOR e me conduz a sua vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Rui
      Forte é a arrogância humana de se inclinar para Deus, estando morto em delitos e pecados. Um morto espiritual não pode despertar de seu sono se não for despertado por Deus.
      Livre Arbítrio, segundo a sua colocação, se relaciona a capacidade humana de se voltar para Deus por sua própria escolha e não relacionada a suas decisões e escolhas morais relacionadas a vida diária, neste sentido existe livre arbítrio de escolha, mas para salvação não.
      Um homem pode escolher voar,mas não tem asas; pode escolher cantar, mas não tem voz; pode escolher um carro,mas tem que dirigir; pode escolher uma companheira, mas depende dela também o escolher. Mas mesmo assim são escolhas que podem ser encontradas em seu universo caído, destituído da presença de Deus, mas quanto a salvação, ele que era escravo do diabo e da injustiça, só pode se libertar se Deus o fizer.
      Quanto ao pecado você precisa ter um entendimento de capacidade também, pois ao regenerado existe uma escolha, mas ao não regenerado não existe escolha, portanto quando morto em delitos e pecados o homem é capaz de pecar e incapaz de não pecar; quando regenerado ele ainda tem a capacidade de pecar, porém pode agora, como Adão, optar por não pecar. Quando Caim pecou, ao matar Abel, Deus disse que o seu desejo cabe a ti dominar, porém o pecado jaz a porta. O homem caído tem a capacidade de dominar o desejo, porém o pecado está à sua porta, mostrando a ele que não existe trégua nesta luta, onde o pecado quer destruí-lo. Ao regenerado embora o pecado esteja à porta, já não tem domínio sobre ele, portanto o controle do desejo, para o eleito não é um conflito, ou uma possibilidade, mas um estilo de vida gerado por Deus.O pecado não tem domínio sobre nós que estamos debaixo da graça.
      Portanto enquanto estivermos neste corpo, convivemos com o pecado, mas estamos sendo salvo de sua contaminação, em função do Espírito que habita em nós. O pecado deixará de existir quando morrermos, pois na glória, seremos salvos da sua presença. Devemos lembrar também que na regeneração, quando fomos justificados pelo Senhor, fomos salvos, isto tem de ficar claro, passado,da condenação do pecado.Por isto temos a certeza da salvação e não andamos com medo do inferno, ou do pecado, ou do Diabo.

      Excluir
  16. Precisamos separar a liberdade de escolha moral também. Pois o homem não regenerado não tem em si o norteador da referência de Deus, mas possui a capacidade de experimentar a graça comum. A graça comum permite ao homem, eleito e não eleito, praticar boas obras, embora esteja espiritualmente morto em delitos em pecados, separado de Deus. Ao eleito suas boas obras só serão válidas, feitas em Deus, após a manifestação da sua eleição, ou seja, na graça, quando por obra do Espírito Santo é convencido da soberania de Jesus em sua vida e se torna servo da justiça. Ao não eleito, embora suas boas obras seja o esperado como frutos de bondade, mesmo assim ainda não são objetos da justiça de Deus e sim da sua soberania, que usa até o mal, para cumprir os seus propósitos. Sendo assim quando cruxificaram Jesus, embora moralmente, todos que participaram da conspiração sejam culpados, foram na realidade ferramentas da justiça de Deus, pois era necessário a cruz, para a regeneração dos eleitos. Sem a cruz os eleitos permaneceriam perdidos. Não existe eleição fora da cruz. Por isto Jesus morreu, pois o pecado condenou a todos ao inferno. Jesus no salvou da condenação eterna, no início no inferno e posteriormente no lago de chamas e enxofre. Por este princípio Rui entendemos que o destino do homem é apenas o inferno, se ele depender de si mesmo para a salvação.

    ResponderExcluir
  17. Olá Carlos Asicq

    Pelo esforço humano sim, o ser humano está no caminho do inferno, porém em se tratando de salvação tem o dom da fé e da Santa Providência Divina e a participação humana. Ora se Deus age ele age em um ser logo tal ser tem que responder a tal ação de Deus. As santa obras são essenciais.

    ResponderExcluir
  18. Pois é Luiz...Deus age em um ser que está morto em delitos e pecados, portanto sem reação. A única ação que existe é o dom de Deus, não existe por parte do homem sinergia na salvação, mas isso é uma questão de dar glória a Deus e tirar do homem uma glória que não tem. Termino por aqui. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Luiz, em debate com Arminianos, o final fica redundante, pois se entende que o homem colabora na sua salvação. Por mais que se mostre passagens bíblicas que atestem a soberania de Deus e a depravação total humana, os Arminianos entendem que é dado ao homem a capacidade de resistir a graça, bem como colaborar, quando salvo. Existe uma visão que a queda do homem, não foi total, mas em parte, ficando a criação, capacitada por seus méritos, em se voltar para o criador, por seu livre arbítrio. Se entendermos ser o homem capaz de tal ato, Deus sacrifica seu filho, sem necessidade, pois poderia ter ofertado outra coisa, ou nem sacrificado, pois o homem em seu estado , não estando completamente perdido, não precisava de salvação. Ficando a expiação da cruz, ineficaz, diante de uma culpa humana, que não necessitava de tal ato, pois cabia ao homem, por si mesmo, se voltar para o criador, haja vista, nunca ter ficado, separado completamente. Enfim, o pecado separou, mas não totalmente, desde modo não havendo depravação total e nem o dom de Deus, para salvar, a morte de Jesus é algo que ao invés de refletir a justiça de Deus, aos perdidos, soa apenas como um sacrificio de uma dinvidade injusta, cruel e filicida.

      Excluir
    2. A VERDADE É QUE SE DEUS NÃO TIVESSE CRIADO O HOMEM COM LIVRE ARBÍTRIO OU PODER DE ESCOLHA, ADÃO NÃO PODE SER RESPONSABILIZADO POR TER ACEITADO COMER DO FRUTO E PELA ENTRADA DO PECADO( Rom. 5:12), POIS TRATARIA DE FALSO TESTEMUNHO, UMA VEZ QUE, ELE NÃO TEVE LIBERDADE(LIVRE ARBÍTRIO OU PODER DE ESCOLHA) PARA DECIDI ENTRE FICAR COM A PALAVRA DE DEUS E EVA. E, SE ELE NÃO TEVE LIVRE ARBÍTRIO OU PODER DE ESCOLHA, OS ATOS DE CRISTO FOI UMA FARSA, UMA VEZ QUE ELE SOFREU, MORREU E RESSUSCITOU PARA QUEM JÁ ESTAVAM SELECIONADOS PARA SALVAÇÃO. E, PARA OS DEMAIS DE NADA ADIANTOU O SOFRIMENTO, MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS POR ESTAREM SELECIONADOS PARA A DESGRAÇA ETERNA. NO GETSÊMANI ESTÁ EVIDENCIADO ESSA VERDADE OU TAMBÉM SERIA UMA FARSA, QUANDO JESUS: "...todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.(Lucas 22:42). OU SEJA, JESUS O 2º ADÃO TINHA LIVRE ARBÍTRIO OU PODER DE ESCOLHA, COMO TINHA O 1º ADÃO OU LUCAS 22:42 É UMA FARSA. OU SEJA, SE JESUS NÃO TINHA LIVRE ARBÍTRIO OU PODER DE ESCOLHA, SUA DECLARAÇÃO "todavia não se faça a minha vontade". É UMA GRANDE FARSA.
      PORTANTO, LUIZ E DEMAIS, A DECLARAÇÃO DE QUE "...o livre arbítrio é um dessas características intrínsecas ao ser humano" Até porque, se não fosse assim, teríamos de admitir e ensinar que quando Adão tomou e comeu do fruto de Eva, ele o fez por Soberania de Deus e não porque ele optou. Ou seja, teríamos de admitir e ensinar que Adão não teve escolha, foi Deus quem por ser Soberano programou Adão para que tomasse fruto de Eva e comesse e programou Eva para afastar-se de Adão comesse do fruto e levasse para Adão. E, depois através de Paulo nos engana falando que o pecado entrou no mundo por causa de um homem( Rom. 5:12). Contudo, quem crer em Cristo como diz as Escrituras, sabe que é justamente isso que o diabo quer as pessoas pensem. Luiz, veja essa declaração, e observe quem está por trás dela: "Se o dom é de Deus, não há participação humana. Isto não vem de nós.Não existe esta cooperação que você afirma". Ou seja, se "não há participação humano", o culpado pela entrado do pecado não foi um homem, foi Seu Criador. E o Criador por Soberania elegeu uns para salvação e outros para perdição. Esse é o ensino que está por trás do calvinismo. Portanto, Luiz, quando Deus criou o homem, Ele o criou com poder de escolha. Veja o caso de José do Egito, que escolheu não pecar contra Deus e fugiu da mulher que parece que estava no “cio”. Foi com base no poder de escolha que José fugiu, caso contrário aceitaria a relação, pela circunstância favorável.

      Excluir
  19. Olá nanapodemoscontraverdade

    Veja eu creio que o ser humano tem livre arbitrio e que o mesmo coopera com a salvação.

    Assim como os 5 Solas estão interligados e não agem sozinhos o ser humano coopera com Deus na salvação. Se crermos que é só e somente a Escritura então isso é uma compreensão incompleta pois isso exclui a fé, Cristo, e a Graça. A Fé , a Graça e Cristo e também o dom do arrependimento agem juntos. Se ficarmos só e somente lendo a Bíblia pura e simplesmente sem a ação do Espírito Santo não conseguiremos entender o que a Escrituras querem dizer, então a tão conhecida frase "leia a Bíblia" em si não é suficiente porém necessita da ação de Deus no homem e o homem deve responder em comunhão e em harmonia com Deus. A fé deve ser em Deus e Deus deixou as Escrituras e nos dá a Graça Santificante então veja fé,Graça e Escrituras pois as mesmas testificam de Deus só fé em Deus não é suficiente. Para que a Graça atue é necessário a fé e as Escrituras para o homem compreender o que Deus quer. Em tudo isso tem a participação humana a obediência aos mandamentos e ordenanças e as santas boas obras.

    em Lucas 23:43 Jesus poderia ter dito a quele homem se ele queria aceita-lo como Senhor e Salvador ainda mais que os 2 estavam perto da morte, mas a Bíblia diz que foi o ser humano que teve a ação de falar com Jesus. Os calvinistas podem argumentar que aquele homem tinha o dom do arrependimento e da fé, e realmente tinha graça a Graça Santificante e só faltava a ação dele enquanto ser humano dotado de livre-arbítrio,só depois que aquele homem falou com Jesus é que Jesus disse sobre a salvação dele. Se a interpretação calvinista estivesse correta aquele homem não precisaria falar nada pois a Graça de Deus já estava nele faltava a sinergia dele ou seja assim como a Graça, a fé, o arrependimento agem em cooperação no homem o homem age em cooperação com Deus para a salvação. É a santa interligação dos aspectos para a salvação.

    Luiz







    Luiz

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, veja que interessante que li:
      "Adão e Eva eram criaturas com livre-arbítrio, feitas por Deus à Sua imagem. Isso incluía a liberdade – mas também o dever – de obedecer à vontade expressa de Deus. Eles comeram do fruto, não por rigorosa necessidade, mas por escolha. Foi um ato de livre-arbítrio por parte de Adão e Eva, em desafio às instruções claras e específicas de Deus.
      Semelhantemente, podemos escolher por nós mesmos se seguiremos ou não a Deus, e se nos submeteremos ou não à Sua Palavra. Deus não força ninguém a crer em Sua Palavra. Nunca nos forçará a Lhe obedecer, e não pode forçar-nos a amá-Lo. Ele permite que cada um de nós escolha por si mesmo que caminho seguirá. Mas, no fim, precisamos estar preparados para arcar com as consequências de nossas escolhas.
      O homem e a mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus, algo que não é dito a respeito de nada mais do que foi criado naquela ocasião. Embora o texto não diga o que significa ser criado à imagem e semelhança de Deus, isso deve significar que os seres humanos, de alguma forma, refletem o caráter de seu Criador. Uma vez que temos uma capacidade moral que não é vista em outras criaturas, ser feito à imagem e semelhança de Deus certamente significa que os seres humanos refletem, até certo ponto, o caráter moral de Deus. As borboletas, por exemplo, podem ser belas, mas não se preocupam com questões relativas ao que é certo ou errado
      Deus poderia ter criado os seres humanos de forma que cumprissem automaticamente Sua vontade. Essa é a maneira pela qual foram criadas as outras coisas, como a luz, o Sol, a Lua e as estrelas. Elas obedecem a Deus sem nenhum elemento de escolha; cumprem a vontade de Deus automaticamente, por meio de leis naturais que guiam suas ações.
      Mas a criação do homem e da mulher foi especial. Deus os criou para Si. Desejava que eles fizessem suas próprias escolhas e que escolhessem adorá-Lo voluntariamente, em vez de serem forçados a fazê-lo. Do contrário não poderiam amá-Lo, porque o amor, para ser verdadeiro, precisa ser dado livremente.
      Por ser de origem divina, o livre-arbítrio é protegido e respeitado por Deus. O Criador não interfere nas escolhas mais profundas e persistentes dos homens e mulheres. As escolhas erradas também têm consequências e, às vezes terríveis, mas é contra o caráter de nosso soberano Senhor forçar a submissão ou a obediência. O princípio do livre-arbítrio humano tem três importantes implicações: Para a religião: O Deus onipotente não dirige a vontade e as escolhas individuais de maneira unilateral. Para a ética: Os indivíduos serão considerados moralmente responsáveis por seus atos.
      Para a ciência: Os atos do corpo e do cérebro não são inteiramente determinados pela lei da causa e do efeito. As leis físicas estão envolvidas em nossos atos, mas o livre-arbítrio significa que temos escolha com respeito a eles, especialmente quanto aos atos morais.
      Quais escolhas morais livres você terá que fazer nas próximas horas, dias e semanas? Como você pode ter certeza de que está usando corretamente o sagrado dom do livre-arbítrio? Pense nas consequências do uso errado desse dom"

      Excluir
  20. Caro Irmão Carlos Asicq,
    Agradeço a Deus pela sua vida, e a dos demais irmãos do 5 Solas. Quero destacar aqui, irmão Clóvis, que tem me abençoado com os textos, as publicações sempre levantando questões oportunas, para serem estudadas e meditadas aqui neste blog, e também pelas suas intervenções, sempre precisas, claras e verdadeiras. Quero também agradecer aos outros irmãos, que, mesmo com entendimentos diferentes, as vezes contrários aos nossos, e colocações diversas, tem nos ensinado a refletir, repensar e aperfeiçoar os entendimentos que temos.
    Que nosso Deus possa tornar-nos, a todos, sempre submissos e sensíveis à direção do seu Espírito Santo. E que os questionamentos nunca se acabem. Amém.
    Neste momento eu gostaria de levantar uma questão, e seria bom que os irmãos se manifestassem sobre:
    O que me incomoda no "LIVRE ARBÍTRIO", não é o ARBÍTRIO, palavra esta que vem de ÁRBITRO = aquele que decide, mas sim, a palavra LIVRE.
    Desculpa-me por discordar do que foi dito acima, que, o homem numa situação é livre na sua vontade. Eu penso que o termo, LIVRE, é muito forte e amplo para o homem, que tudo o que tem, foi recebido de um Deus que é Onipotente, que tudo criou na sua vontade, e que, governa,dirige e sustenta todas as coisas. O Senhor tem poder e controle sobre o puro e o impuro, caso contrário não poderíamos crer nas promessas e profecias. O Senhor promete porque é capaz de cumprir e fazer acontecer. As condições que Ele nos coloca, aos eleitos, não é para o alcançar-mos, porque Ele já nos alcançou, mas sim, porque o que Ele quer é nos abençoar com o que melhor para nós. Caminhos que Ele preparou de antemão. Efe 2 . Ele quer que alcancemos as bençãos que já estão preparadas para nós.Efe 1:3-14. Não fazemos para ser salvos, porque fomos salvos é que fazemos. Graças a Deus.
    O Homem de natureza Adâmica, é escravo do pecado, não é livre em sí.
    O homem eleito, salvo, é servo(escravo) do Senhor, comprado por sangue, seu Dono, não é livre em sí, GRAÇAS A DEUS. ALELUIA.
    O Homem é sempre escravo porque a palavra, assim, o diz:
    Rom 6: 15 - 18, 16..."não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?"...
    "seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça". É interessante: "do pecado para a morte, e da obediência para a justiça?", por que não da obediência para a vida? - Eu respondo, se estiver errado me corrijam:
    JUSTIÇA, corresponde a caminhada com o Senhor, andarmos na vontade do nosso dono, buscando a vontade do nosso Deus, andarmos na direção do Espírito, a santificação. Uma caminhada.
    VIDA, refere-se a nova vida, a salvação pelo sangue derramado na cruz, o sacrifício vicário, a salvação somente pela Fé, Rm 1: 16-17, a justificação. Um ato somente.
    Más tudo isso, em um pacote só, Rm 8: 28-30.

    N'Ele, que nos deu vida, e agora vivemos na sua v ida.
    Amém

    ResponderExcluir
  21. Caro Rui
    A justiça de Deus estabelece a condenação humana pelo pecado. Não há um justo sequer, não há quem o busque, não há quem entenda. Todos se desviaram e destituídos estão da glória de Deus. Portanto a justiça de Deus estabelece apenas um veredicto que é a condenação ao inferno. Porém existe a soberania de Deus, que ao estabelecer a justiça, também pode estabelecer a não justiça, que ao inocentar um mantém a culpa de outro. A não justiça não pode ser entendida como injustiça de Deus, pois o homem não era justo, para se arrogar do direito, mas na não justiça encontramos a misericórdia, que é uma espécie de não justiça, mas para o bem, que livra da condenação àquele que embora condenado anteriormente, é absolvido por graça. Neste caso os eleitos, pois são servos da justiça, subtendendo-se, soberania, por serem alcançados pela graça, que reflete a misericórdia de Deus, ao perdoar quem por mérito deveria ser apenas condenado ao inferno. Rom 6:18 Vós fostes libertos do pecado e vos tornaram escravos da justiça.
    Portanto meu querido, a vontade do eleito está sujeita a soberania de Deus. Sua capacidade de pecar é igual a de Adão,antes da queda, porém hoje temos a lei de Deus, tatuada em nossos corações, possibilitando assim a capacidade de não viver pecando, coisa que o não eleito, infelizmente ainda não consegue atingir, sendo escravo da carne , com suas paixões e vontades.

    ResponderExcluir
  22. Amém, amém e amém. A graça, d'Aquele que é O JUSTO DOS JUSTO, que se fez injusto, em nosso lugar, para nos fazer justo. A Ele toda a Gloria, toda Honra e todo Louvor. ALELUIA, ALELUIA

    ResponderExcluir
  23. E ALELUIA. AMEM.
    N'Ele,que se sacrificou por nós.

    ResponderExcluir
  24. E ALELUIA. AMEM.
    N'Ele,que se sacrificou por nós.

    ResponderExcluir
  25. Faça parte do novo Agregador BloGospel, exclusivo para quem quer divulgar conteúdos relevantes para o povo de Deus e receber mais visitas no seu blog ou site.
    É rápido e prático! Não precisa cadastrar.
    Apenas seja nosso parceiro e envie seu link.
    Maiores informações acesse: http://semeandojesuscristo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Acabo de ler a postagem e sinceramente foi a melhor leitura que já fiz sobre o tema. Agradeço aos irmãos tanto pelo post quanto pelos comentários que sempre nos fazem refletir. Que Deus seja louvado e abençoe muito a vida de todos. E que Ele mesmo nos "force" a atravessar esse apertado caminho para a vida eterna, porque sem Ele nada podemos fazer.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.