O profundo anelo da igreja por crescimento numérico

O anelo pelo crescimento numérico se origina em várias passagens importantes das Escrituras: a intenção universal de Deus no Antigo testamento, a Igreja como assembleia no Novo Testamento, a busca da ovelha, da moeda e do filho perdidos (Lucas 15), a edificação da igreja até a plenitude de Cristo e as figuras retóricas de crescimento. Tudo isso indica algo da natureza da igreja que anela ardentemente a incorporação de mais pessoas. Há muitas metáforas bíblicas sobre a igreja, as quais sugerem este desejo sincero pelo crescimento e numérico da mesma. Quando se considera a Igreja como povo de Deus, o novo Israel, o redil, a plantação, o edifício ou o corpo, sempre há uma energia orgânica dentro dela para o crescimento. A Igreja sempre tem expressado sua natureza ao "anelar" incorporar mais e mais homens e mulheres dentro da graça de Deus. É um movimento, um espírito, um avanço da igreja desde o Pentecostes até o presente. Sua vida e influência no mundo sempre está se ampliando, se exteriorizando e se estendendo. Este elemento de anelar encontra-se em Isaías 55:11-13; 56:8. A Palavra de Deus promete:

“assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto glória para o SENHOR e memorial eterno, que jamais será extinto... Assim diz o SENHOR Deus, que congrega os dispersos de Israel: Ainda congregarei outros aos que já se acham reunidos.”

O anelo dos cristãos por crescimento numérico envolve uma atitude da Igreja, seu lugar na missão de Deus e seu papel no mundo. É a atitude que Paulo mostrou quando disse: “porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne” (Romanos 9.3). Newbigin expressou: "qualquer um que conheça a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador deve desejar ardentemente que outros compartilhem do mesmo conhecimento e deve regozijar-se quando o número desses se multiplica. Onde este desejo e este regozijo estão ausentes, deveríamos nos perguntar se algo anda mal na vida da Igreja".

De certa forma este conceito novo é a manifestação concreta dos quatro atributos do credo. A una e sola Igreja anela incorporar mais e mais pessoas e unir a tudo e a todos aos pés de Jesus Cristo (Colossenses 1). A Santa Igreja anela ver que a santidade de Deus transforme a vida de toda a humanidade pecaminosa. A igreja católica (universal) anela ampliar sua comunhão universal de crentes cheios de amor para incluir a todos aqueles que crerão em Jesus Cristo. A Igreja apostólica anela ir e fazer discípulos de todos os povos, porque ali, em todas as nações, Cristo prometeu estar presente.

Esta igreja anelante sabe que tem sido reunida para servir e portanto reúne outros para que sirvam ao mundo junto com ela. Estes discípulos vivem cheios de esperança, orando, desejando e anelando que aqueles que ainda não pertencem ao Povo de Deus cheguem a experimentar o gozo de ser o Povo de Deus (1 Pedro 2:9–10). Este anelo é a característica básica da Igreja, a qual dá surgimento ao seu apostolado.

Charles Van Engen
O povo missionário de Deus

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.