O que é ser Cristão, Protestante, Reformado e Calvinista?

De maneira objetiva, podemos definir assim:

Cristão é aquele que segue a Jesus Cristo, segundo o Evangelho, e define a Sua pessoa em conformidade com a revelação bíblica. De uma maneira didática, suas crenças devem ser norteadas pelos credos históricos como o Credo Apostólico, Niceno, Atanasiano e de Calcedônia, se não quiser cair em erros doutrinários a respeito da divindade e se perder eternamente.

Protestante é aquele cristão que está convencido dos Cinco Solas (Somente) – Somente a Escritura, Somente Cristo, Somente a Fé, Somente a Graça e a Glória Somente a Deus. Ele não compactua com nada que dilua esses postulados.

Reformado é o cristão protestante que subscreve toda teologia de alguma Confissão de Fé Reformada, que obviamente inclui os Cinco Pontos do Calvinismo, a “Tulip”. A Teologia Reformada é norteada pela doutrina da Aliança.

Calvinista é o qualquer cristão que adere aos Cinco Pontos do Calvinismo, codificados explicitamente pelo Sínodo de Dort, onde defende a Depravação Total, a Eleição Incondicional, a Expiação Limita, a Graça Irresistível e a Perseverança dos Santos. O calvinista (e o reformado) não olha aos seus intuitos lógicos, mas primeiro para a Escritura.

Obviamente, o cristianismo verdadeiro só pode ser visto no Protestantismo Fiel e Ortodoxo. Portanto, nem Catolicismo, nem Adventismo, nem Jeovismo, nem Mormonismo, nem Espiritismo, nem Unicismo, nem Teologia Liberal, nem Universal ou Mundial, são igrejas de Deus.

Autor: Luciano Sena

Nota do Editor.: Não existe nenhuma instituição com autoridade para aprovar definições como as acima, por isso não podem ser tomadas como absolutas. Mas elas expressam o entendimento deste blog.

27 comentários:

  1. Mano, o autor é desconhecido, mas não é impossível encontrá-lo...http://mcapologetico.blogspot.com.br/2014/03/definicoes-o-que-e-ser-cristao.html

    kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano,

      Agora com "Autor Reconhecido".

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Clóvis, mas segundo as Escrituras que não pode falhar(João 10:35), o Luciano está em trevas, já que que ele odeia pessoas que compôs e compõem o movimento adventista. Senão veja: "Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas"(1 João 2:9) "Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos"(1 João 2:11). Logo, quem está em trevas seus escritos não vem da Luz. "Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! (Mateus 6:23). Por isso que perdoo o Luciano pelas besteiras que ele escreveu e escreve.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    3. Osmar,

      Não conheço o coração do Luciano, portanto não sei se ele odeia adventistas. Deixo esta questão para Deus.

      Porém, falando em tese, nem especificamente do Luciano, nem especificamente do adventismo, discordar, odiar e combater um ensinamento errado, não significa que você odeie aqueles que o professam.

      Por exemplo, você qualifica o que ele escreve como "besteiras". Não infiro daí que odeie o Luciano.

      Em Cristo,

      Excluir
    4. Clovis, escrevi que: segundo as Escrituras(E, não em tese) que não pode falhar(João 10:35), o Luciano está em trevas, já que ele odeia pessoas que compôs e compõem o movimento adventista. Quanto a conhecer ou não o coração do Luciano, as palavras dele, e o que ele já postou no seu blog, falam por si só. O fato de me impedir de postar resposta aos ataques dele contra o adventismo, contra um MOVIMENTO, composto de pessoas, contra a igreja adventista do 7º Dia, fala por si só. O fato de ter me impedido de exercer o direito de resposta, fala por si só. Veja o que já foi postando no seu blog:
      “Postado no cinco solas http://cincosolas.blogspot.com/2010/01/leandro-quadros-pessoa-as-atitudes-e-as.html
      Luciano disse:
      1 de maio de 2010 16:29
      Pois bem sr Anônimo, quem disse aqui que fez 'apenas um teste' foi vc e não eu ! Eu da mesma forma que eu disse que vc disse que eu não sou cristão eu disse que vc não é ! ( quando vc me disse que eu não dsou cristão me identificou como filho do diabo, ok?) Se vc acha que ao dizer isso pra vc vc partiria para a violencia fisica, o que eu posso fazer? Vc disse que só estava fazendo um teste !
      Não expressei odio algum contra sua pessoa, somente contra sua postura...vc disse que só queria fazer um teste...?
      Vc não respondeu o que deixou em aberto quando defendeu o Leandro Quadros acima...queria apenas fazer um teste??? então não era verdade? então era engano? se não o que é então esse seu 'teste'? notou que não se faz teste assim, vc não é Deus !
      Eu quero deixar bem claro que eu odeio SIM o adventismo, TENHO NOJO DESSE MOVIMENTO. E anseio o dia em Deus enviar esses e seus promotores no inferno.”
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  2. É pertencer a religião mais moderna e liberal da face da terra....e viva Max Weber!
    http://lulopesfada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Clóvis, os adventistas do 7º Dia creem no Dom profético de Ellen G. White, mas independente da sua crença ou que você pensa, gostaria que você comentar-se o fato de que quanto os protestantes e católicos nem se falavam, mesmo sendo vizinhos lá nos EUA, Ellen White afirmou que “o PROTESTANTISMO estender os braços através do abismo, a fim de dar uma das mãos ao PODER ROMANO e a outra ao ESPIRITISMO”(não há como negar que o movimento carismático AÍ APRESENTADO, é um movimento espírita) e agora vemos esse fato se cumprindo. Ou seja, vemos igrejas, denominações e pastores protestantes se curvando ao papa e a igreja Católica inclusive assinando acordo declarando o fim do PROTESTO OU AFIRMANDO QUE NÃO HÁ MAIS IGREJA PROTESTANTES. Favor comentar o que no meu entendimento já é cumprimento das declarações de Ellen G. White. Veja o vídeo ate o fim para ver a mensagem do para eles e a resposta deles em: https://www.youtube.com/watch?v=jM-VNNv2JVI
    Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br
    Obs.: não estou falando de verdades bíblicas comuns, já que não é pelo fato de você crer na Trindade que te coloca em união com o papa ou a igreja católica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Osmar,

      Não vou comentar detalhes do vídeo e dos comentários feitos pelo Batchelor. Faço apenas duas observações: sim, é fato que muitos cristãos evangélicos tem buscado aproximação com o Vaticano. E sim, isso é profundamente lamentável, não porque uma unidade não seja bem vinda, mas porque ela é feita às custas da verdade.

      Mas também faço duas ressalvas: nem todo protestante está se inclinando para Roma. E há adventistas que namoram o romanismo. Portanto, generalizar aqui é perigoso.

      Se tiver alguma pergunta específica, é só fazer.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Só para esclarecer, quando disse que "igrejas, denominações e pastores protestantes se curvando ao papa e a igreja Católica inclusive assinando acordo declarando o fim do PROTESTO OU AFIRMANDO QUE NÃO HÁ MAIS IGREJA PROTESTANTES", estava me referindo ao caso especifico. tanto é verdade que pedir para você ver vídeo ate o fim para ver a mensagem para para eles e a resposta deles para o papa.E, o comentário principal que lhe pedir e que gostaria que você fizesse foi a declaração de Ellen White afirmou que “o PROTESTANTISMO estender os braços através do abismo, a fim de dar uma das mãos ao PODER ROMANO e a outra ao ESPIRITISMO”. Isso está se cumprindo ? Ou você acha que é coincidência? Ou você acha qua ela estava como o diabo no corpo ?
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    3. Osmar,

      Estou a caminho do aeroporto agora, por isso vou lhe dar uma resposta breve, que posso revisá-la depois.

      Com relação ao texto citado pelo Batchelor, a resposta é simples: não é uma profecia. Leia com atenção e verá que Ellen White está descrevendo uma situação contemporânea a ela, e faz referência ao passado, e não profetizando algo que iria ocorrer um século depois de sua morte.

      O segundo texto, citado por você, se é uma profecia e se você vê o evento mostrado no vídeo, é uma falsa profecia, pois não se cumpriu. Cadê os espíritas na história.

      E, por falar nisso, onde está a profecia de Ellen White de que um professor querido seu iria profetizar que muitos papas estarão no céu e que Ap 18:20,24 não se refere à igreja católica?

      Clóvis

      Excluir
    4. Clóvis, eu disse que em uma época que os protestantes e católicos nem se falavam, mesmo sendo vizinhos lá nos EUA, Ellen G.White afirmou que “o PROTESTANTISMO estender os braços através do abismo, a fim de dar uma das mãos ao PODER ROMANO e a outra ao ESPIRITISMO” e pedir que você comenta-se esse fato. E, afirmei que: “e agora vemos esse fato se cumprindo”. Afirmei ainda que: . “Ou seja, vemos igrejas, denominações e pastores protestantes se curvando ao papa e a igreja Católica inclusive assinando acordo declarando o fim do PROTESTO OU AFIRMANDO QUE NÃO HÁ MAIS IGREJA PROTESTANTES”. Afirmai também que: “(não há como negar que o movimento carismático AÍ APRESENTADO, é um movimento espírita)”. E, pedir para você ver vídeo. Sendo assim, o que te pedir, foi: veja um vídeo em que em um CONCILIO lideres de igrejas pentecostais protestante se curvam em adoração ao papa, aceitando o fim do protesto, aceitando serem comparados aos irmãos de José e a igreja católica como José, ONDE CHAMAM O PAPA DE senhor. Onde agradece a Deus pelo papa. Observe que após o convite e aceitação houve o chamado dom de línguas e responda: qual o espírito que estava sobre aqueles que estavam ali ? O do espiritismo ou do Espírito Santo? Qual o espírito que estava por trás do dom de língua daquele que se curvou para o papa e a igreja católica, depois que o papa disse ser Jose e eles os irmãos de Jose?
      Clóvis, não há como negar que algumas igrejas e pastores já deram as mãos ao poder romano e ao espiritismo (é fato que alguns e a algumas ainda não chegaram ao estágio demonstrado no vídeo, mas é questão de tempo) como demonstra o vídeo e o que está acontecendo em diversas igrejas já é um fato. Não há como negar que as mãos à para a igreja católica algumas igrejas protestantes já deram. E, se formos honestos,se não todas, algumas já tem carisma espiritualistas, como é o caso do vídeo.
      Clovis o Dr. Egou Gerdes representante dos teólogos protestantes dos EUA na comissão Ecumênica do Vaticano escreveu que: “ O carismatismo é a grande força que está unindo os cristãos. Através da experiência espiritual do batismo pelo Espírito Santo, católicos, metodistas, presbiterianos, anglicanos, judeus, etc, todos seremos irmãos em cristos”. O Dr. K. Ramagham, professor ma Universidade Notre Dame(EUA) e um dos fundadores do movimentos carismáticos na igreja católica declarou: “Um dos mais ricos frutos do movimento carismático contemporâneo é a união dos cristãos de muitas denominações no Espírito de Jesus. Episcopais, Luteranos, Presbiterianos, Metodistas, Batistas, Discípulos, Nazarenos, irmãos bem como as denominações pentecostais têm se tornado nossos queridos irmãos em Cristo, unidos pelo batismo no Espírito Santo”(Catholic Pentecostals, pg. 225). O Dr. Dennis Bennett reitor do seminário Teológico Episcopal se Seatle declarou: Vejo três correntes do Cristianismo que estão se unindo: a corrente católica, com ênfase na continuidade hist´rica; a corrente protestante com sua ênfase na lealdade à Bíblia; e a corrente espiritualista pentecostal, com ênfase na experiência como o Espírito Santo(Christanity Today, 12 de agosto de 1977, p. 36).

      Bem, você tem o direito de não acreditar no Dom profético de Ellen G. White, mas gostaria de você como cristão sem ódio no coração que é, comenta-se as palavras de Tony Palmer, as palavras do papa, os atos e as palavras de Ken Copeland e as declarações dos doutores acima em relação ao que Ellen White escreveu, já que quando ela escreveu protestantes, católicos e espíritas mesmo vizinhos nos EUA nem se falavam.
      Grato! A paz do Senhor!
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    5. Osmar,

      Não vejo problema em comentar a tal profecia de Ellen White. Ao contrário do que você pensa, apesar de não acreditar no Espírito de Profecia adventista, leio escritos de Ellen White, não nutro ódio por ela e não rejeito nada a priori (se você olhar a minha lista de leitura na coluna ao lado, verá um livro dela como leitura deste ano). Sem problemas, então, comento a profecia:

      "Por um decreto que visará impor uma instituição papal em contraposição à lei de Deus, a nação americana se divorciará por completo dos princípios da justiça. Quando o protestantismo estender os braços através do abismo, a fim de dar uma das mãos ao poder romano e a outra ao espiritismo, quando por influência dessa tríplice aliança os Estados Unidos forem induzidos a repudiar todos os princípios de sua Constituição, que fizeram deles um governo protestante e republicano, e adotarem medidas para a propagação dos erros e falsidades do papado, podemos saber que é chegado o tempo das operações maravilhosas de Satanás e que o fim está próximo. — Testemunhos Selectos 2:150, 151.

      É melhor para os adventistas não insistirem que o evento em questão foi o cumprimento da profecia. Há muitos detalhes nela que não se cumprem. Mesmo assim:

      1. A aproximação de protestante com a igreja romana não é coisa nova, em 1867, por exemplo, foi realizada a Semana da Oração Universal pela Unidade dos Cristão, sob auspícios da Aliança Evangélica e da Igreja Católica Romana.

      2. Assim como havia aproximação protestante-católicos, haviam os que denunciam e os que afirmavam que o ecumenismo seria uma futura praga na igreja. Estes não são tidos Espírito de Profecia por nós.

      3. Tony Palmer se apresenta como bispo anglicano, e questiona-se que tipo de anglicano ele seja. De qualquer modo, anglicanos há que são historicamente chamados de anglo-católico, pela sua posição alinhada com a igreja romana. Portanto, um anglo-católico não fala nem por todos os anglicanos, quanto mais pelos demais protestantes.

      4. Agora, o pior erro de sua parte, e dos adventistas ansiosos de fazer cumprir a "profecia" é identificar os pentecostais com o espiritismo da declaração de Ellen White. Eu poderia mostrar as diferenças básicas entre uma coisa e outra, o que poria em terra esse cumprimento, mas como você gosta mais de Ellen White do que eu, sugiro que pesquise nos escritos dela o que ela tinha em mente quando se referiu ao espiritismo, descobrirá que não tem nada a ver com o falar em línguas.

      5. Finalmente, gostaria de perguntar, e se não for pedir demais, esperar um resposta sua, para a seguinte questão: os adventistas que namoram com Roma estão incluídos nos "protestantes" profetizados ou a profecia whitiana é seletiva?

      Excluir
    6. Clóvis, tem uma citação dela que falando sobre alguns adventista, declara que:"Temos muito mais a temer de dentro do que de fora. Os obstáculos à força e ao êxito são muito maiores da parte da própria igreja do que do mundo". Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 122. E, nisso cremos.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    7. Mas Clóvis, e no caso especifico, ou seja, um CONCILIO lideres de igrejas pentecostais protestante que se curvatam em adoração ao papa, aceitando o fim do protesto, aceitando serem comparados aos irmãos de José e a igreja católica como José, ONDE CHAMAM O PAPA DE senhor. Onde agradece a Deus pelo papa, e após o convite e aceitação houve o chamado dom de línguas e responda: qual o espírito que estava sobre aqueles que estavam ali ? O do espiritismo ou do Espírito Santo? Qual o espírito que estava por trás do dom de língua daquele que se curvou para o papa e a igreja católica, depois que o papa disse ser Jose e eles os irmãos de José?
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    8. Osmar,

      Sobre a declaração de EGW temer mais os de dentro do que os de fora, não é o caso aqui. Minha pergunta é exatamente sobre a "profecia" do protestantismo fazer a ponte entre católicos e espíritas, se estão incluídos os adventistas do sétimo dia, que oficialmente namoram com Roma (vide abaixo).

      Voltando ao vídeo, precisão é tudo. Para começar não se trata de um Concílio, mas de uma Conferência. Um concílio é uma reunião de autoridades eclesiástica para deliberar sobre questões doutrinárias e práticas eclesiásticas. Uma conferência religiosa é um encontro para discutir interesses comuns. Os concílios são representativos e tem caráter oficial, conferências são livres e os participantes falam por si mesmos e não por seus representados. No caso do vídeo, "Conference" foi traduzido por "Concílio" visando dar a entender que a mesma tem caráter oficial, o que não é verdade. Tony Palmer, Kenneth Coperland e nenhum dos presentes representam os pentecostais em geral.

      Outro erro grosseiro é dizer que eles chamam o papa de senhor. De fato, eles o chamam de sir, que é o equivalente a Sr. em português. Senhor num sentido religioso seria Lord, e eles não o chamam assim. Mas mesmo que eles chamassem o papa de "Pai e Senhor", falariam por eles mesmos, apenas.

      Sobre o falar em línguas, tanto o apresentador como você tentam identificá-lo com o espiritismo. Mas repito, EGW não tinha em mente o dom de línguas quando falou em espiritismo (confundir espiritismo e espiritualismo não é desculpa), o conceito do apresentador do dom de línguas não se sustenta biblicamente (tem meia dúzia de artigos neste blog que provam isso) e se o tal evento é um cumprimento da "profecia", essa falhou em detalhes fundamentais. Melhor vocês não insistirem nisso, se não querem que EGW seja chamada de falsa profetiza.

      Quanto à pergunta "qual espírito estava ali?", eu respondo: o mesmo que está nas Conferências Gerais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que conta com representantes do Vaticano que são recebidos com palavras tais como:

      1990: "Tenho o prazer de apresentar a esta Assembléia esta tarde T. J. Murphy... representando el Concilio Pontifício para Promoção da Unidade Cristã. Ele está aqui para dar-nos saudações representando a Igreja Católica Romana". [Aplausos.]

      1995: Bert B. Beach, diretor mundial do departamento de liberdade religiosa dos adventistas disse na conferência de imprensa que os Adventistas do Sétimo Dia através do mundo estão trabalhando com outros grupos de igrejas para avançar o evangelho cristão. Entre as cerca de 20 igrejas ou grupos, ele citou o Concílio Pontifício para a Promoção da Unidade Cristã (Vaticano).

      A Revista Adventista registra as palavras do presidente da sessão: "Os três que estão aqui são dos países baixos representando a antiga Igreja Católica, a Aliança Mundial Batista e também o Conselho Mundial de Igrejas... nós somos honrados que eles venham e tomem tempo para testificar e ter comunhão conosco".

      2000: "E também temos em nosso meio o monsenhor John A. Rodano, um velho amigo com quem temos estado em contado por muitos anos, que assistiu a Sessão em Ultrech há cinco anos, representando a Igreja Católica Romana.

      Pode ser o mesmo espírito que fez com que líderes adventistas fossem enviados para dialogar com o vaticano sempre que convidados, por exemplo na Conferência de Paz promovida pelo papa. E provavelmente é o mesmo espírito que levou adventistas e o vaticano a assinarem um Tratado de Amizade em 2000, depois de 15 anos de diálogo. No site do Vaticano, o próprio papa refere-se ao diálogo teológico entre a IASD e a ICAR.

      Em Cristo,

      Excluir
    9. Resumindo:

      1. O evento retratado não é oficial e os presentes não representam ninguém, exceto eles mesmos;
      2. A aproximação adventista do catolicismo é oficial, existem documentos assinados e declarações do papa no site do Vaticano sobre isso.

      Portanto,

      Tire a trave de seu olho antes de pretender tirar um cisco do olho do irmão.

      Em Cristo,

      Excluir
  4. Ler aqui mais uma vez o sr Osmar 'falando' de mim, é de dar dor de cabeça...

    Acontece que perguntei a ele se ama ou odeia o espiritismo, se ele ama ou odeia a idolatria, se ama ou odeia o satanismo, >>a única coisa foi ficar em silêncio<<, já que ele percebe muito bem que odiar um sistema (ódio nesse contexto é ter aversão doutrinária na alma).

    Por isso não permito mais que ele minta no meu blog.

    Desculpe-me Clóvis, lavar roupar nesse blog é desrespeitá-lo.

    Quanto a tal profecia de Ellen White será assim: quando alguma coisa (como já tem!) sair errado na profecia, eles dirão - a Bíblia tb tem erros, foi uma profecia condicional, o verbo era no passado, etc, etc...

    A mesma coisa de sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clóvis, os adventistas comprometidos com a verdade"Tem "muito mais a temer de dentro do que de fora. Os obstáculos à força e ao êxito são muito maiores da parte da própria igreja do que do mundo". Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 122. E, nisso cremos. Na igreja verdadeira visível de Deus em todas as épocas, sempre sempre houve pessoas que se corromperam. E, não é diferente com a atual no caso, a Igreja Adventista do 7º Dia, por isso a citação que fiz. O Evento não era oficial, mas o assunto envolvia doutrina, envolvia submissão a igreja católica e ao papa, diferentemente dos caso mencionado por você, onde pessoas foram assistir, não houve submissão doutrinária da igreja adventista à igreja católica, ao ICAR, a aliança Mundial Batista nem ao Conselho Mundial de Igrejas. Se você se informar melhor saberá que a igreja adventista do 7º Dia já deu a resposta oficial a igreja católica. E, você sabe que a igreja adventista do 7º Dia prega e ensina a verdade bíblica de que o Sistema Papal de governo é a identidade do Chifre Pequeno de Daniel 7:25, e o anticristo.Portanto, a sua insinuação foi falta de argumento legal. Você escreveu:"Sobre o falar em línguas, tanto o apresentador como você tentam identificá-lo com o espiritismo". Mas ainda não respondeu a minha pergunta, que foi: ..." lideres de igrejas pentecostais protestante que se curvaram em adoração ao papa, aceitando o fim do protesto, aceitando serem comparados aos irmãos de José e a igreja católica como José, ONDE CHAMAM O PAPA DE senhor. Onde agradece a Deus pelo papa, e após o convite e aceitação houve o chamado dom de línguas e responda: qual o espírito que estava sobre aqueles que estavam ali ? O do espiritismo ou do Espírito Santo? Qual o espírito que estava por trás do dom de língua daquele que se curvou para o papa e a igreja católica, depois que o papa disse ser José e eles os irmãos de José? Há, já preguei em igrejas Brasil para Cristo e nem por isso me curvei à igreja Brasil para Cristo, nem os que me ouviram se curvaram à mim, ou à igreja adventista do 7º Dia. Já preguei em igrejas Presbiteriana e nem por isso me curvei à igreja Presbiteriana que era comandada pelo maçonaria, nem eles que me ouviram se curvaram à mim ou à igreja adventista do 7º Dia. Se pode entender?
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    2. Osmar,

      Penso que às vezes você não lê as minhas respostas. Então, para deixar claro:

      1. Não reconheço Tony Palmer como representante dos protestantes, nem mesmo como dos anglicanos, para mim ele está a serviço do papa, tentando enredar os evangélicos com um falso discurso de unidade. Tampouco defendo Kenneth Copeland, aliás, ele já foi denunciado como herético aqui mesmo neste blog, conforme você pode ler AQUI. Nenhum dos dois representam os protestantes e pentecostais.

      2. Até onde posso afirmar com certeza, não reconheço o espírito que opera neles como o Espírito Santo de Deus. Não posso, assistindo a um vídeo, avaliar se o dom de línguas falado por ele é o dom de línguas dos pentecostais, no mínimo foi exercitado de forma errada por não haver interpretação.

      3. Existe um diálogo inter-religioso oficial entre os adventistas e os católicos romanos. Existe diálogo onde há uma língua comum, um entendimento mútuo e se busca interesses que satisfaçam as duas partes. Isto é reconhecido em publicações oficiais adventistas e no site oficial do Vaticano. Se isto é menos para você do que orar pelo e com o papa e fazer videozinho no iPhone, não vou discutir, pois para mim se a IASD juntamente com Tony Palmer e Ken Copeland se juntarem a Roma, é indiferente. Não tenho nenhum compromisso e nenhuma ligação com nenhum dos três.

      4. Mas fiquei interessado em saber: em qual Igreja O Brasil Para Cristo e em quais igrejas presbiterianas você pregou? Poderia me responder, por favor?

      Em Cristo,

      Excluir
    3. Clóvis, mas no vídeo nos é mostrado o enviado do papa afirmando que denominações assinaram em 1999 o fim do PROTESTO OU AFIRMANDO QUE NÃO HÁ MAIS IGREJA PROTESTANTES. Fico feliz pela sua declaração que:"Até onde posso afirmar com certeza, não reconheço o espírito que opera neles como o Espírito Santo de Deus". Só não entendi uma coisa: Se você disse que:"não reconheço o espírito que opera neles como o Espírito Santo de Deus", não seria honesto e coerente você afirmar que o dom de línguas falado ali é diabólico, já o espírito que opera neles não o Espírito Santo de Deus ? Ou afirmar que o dom de línguas falado por igrejas como um todo, ou falado por pessoas, que e onde o Espírito Santo não opera, é um dom de língua diabólico ou enganador?
      Clóvis as relações da igreja Adventista do 7º Dia com outras denominações que busca "um entendimento mútuo e se busca interesses que satisfaçam as duas partes", nunca inclui o abandono das Doutrinas que a igreja adventista prega e ensina contra a grande Meretriz e suas filhas, e você sabe disso.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    4. Osmar,

      Quando disse "até onde posso afirmar" e "não posso afirmar" é porque não me atrevo a julgar o espírito que está em alguém através de um vídeo de poucos minutos. Presumo, pela intenção dos dois de se voltar para Roma, que não é o Espírito de Deus que os move a isso. Mas, além do Espírito Santo e do espírito maligno, há o espírito do próprio homem. Deus para Deus o julgamento do interior de tais pessoas, limitando-me a julgar seus atos externos e presumir, sem afirmar categoricamente, que espírito os move.

      Quanto à afirmação do Tony de que não há mais igrejas protestantes, uma vez que houve uma Declaração Conjunta sobre a Justificação pela Fé, é um engodo do tal bispo. Considere o seguinte:

      1. A tal Declaração foi assinada por uma aliança de Luteranos, os quais não representam os protestantes em geral. A Reforma foi iniciada por Lutero, mas não é apenas luterana, pois a reforma teve outros líderes, como Calvino, Zwinglio, Bucer, entre outros tantos.

      2. A ICAR não mudou sua posição sobre a Justificação pela Fé. Os Cânones de Trento não foram revogados e no próprio site do Vaticano há um documento esclarecendo que a ICAR não mudou sua posição histórica e que o documento é apenas uma declaração dos pontos onde há convergência, as divergências se mantém. Tanto é que um ano depois de assinar a Declaração, o papa publicou um bula vendendo indulgências, que você bem sabe, foi a fagulha que acendeu o estopim da Reforma.

      Quanto ao namoro de adventistas com a ICAR, já disse que não me importo. Se vai virar noivado e acabar em casamento ou concubinato, realmente não me diz respeito. Apenas acho que para quem há mais de 15 anos vem se reunindo todos os anos com o Vaticano ficar tirando onda de um vídeo de dois hereges trocando gentilezas com o papa é sentar em cima do rabo enquanto critica o dos outros.

      Excluir
    5. Onde escrevi "Deus para Deus o julgamento" leia "Deixo para Deus o julgamento".

      Excluir
    6. Clóvis, não disse que "A ICAR não mudou sua posição sobre a Justificação pela Fé". Clóvis você já julgou a igreja adventista como seita? Você já julgou Ellen White?
      Então,só responde de qual é o espírito por trás do dom de línguas de pessoas (que como se mostrou no vídeo) em que você reconheceu que o espírito que opera neles não era o Espírito Santo de Deus. Você pode fazer isso?
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    7. Clóvis, não disse que "A ICAR não mudou sua posição sobre a Justificação pela Fé". Clóvis você já julgou a igreja adventista como seita? Você já julgou Ellen White?
      Então,só responde de qual é o espírito por trás do dom de línguas de pessoas (que como se mostrou no vídeo) em que você reconheceu que o espírito que opera neles não era o Espírito Santo de Deus. Você pode fazer isso?
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    8. Osmar,

      Já dei uma resposta a isso, quando disse, no último comentário:

      "Quando disse "até onde posso afirmar" e "não posso afirmar" é porque não me atrevo a julgar o espírito que está em alguém através de um vídeo de poucos minutos. Presumo, pela intenção dos dois de se voltar para Roma, que não é o Espírito de Deus que os move a isso. Mas, além do Espírito Santo e do espírito maligno, há o espírito do próprio homem. Deus para Deus o julgamento do interior de tais pessoas, limitando-me a julgar seus atos externos e presumir, sem afirmar categoricamente, que espírito os move."

      Em Cristo,

      Excluir
  5. Luciano Sena,
    Acho que "nadaNOSpodemoscontraverdade" foi ato falho! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. ....Mas não basta, não é suficiente, não é mais do que suficiente, não é absolutamente suficiente ser CRISTÃO na puríssima acepção Bíblica? São necessários apelidos e mais apelidos como "reformado", "protestante", "calvinista"?! Que aprisionamento isso tudo representa para um ser humano livre, criado à imagem e semelhança de Deus! Rejeito-os, todos, veementemente. Não sou "reformado"(sic), não sou "protestante"(sic) e, muito menos, não sou "calviniano". Jesus Cristo chamou-me e atraiu-me a Si, convidou-me a descansar n'Ele. Não tenho absolutamente nenhuma necessidade de coisa ou pessoa alguma, exceto a higidez do relacionamento com o próximo, na inequívoca acepção estampada na Bíblia.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.