Cerimônias e ritos.
Ao povo do Velho Testamento foram dadas no passado, certas cerimônias, como uma
espécie de instrução para os que estavam sob a Lei, como sob um pedagogo ou
tutor. Mas, quando veio Cristo, o Libertador, e a Lei foi abolida, nós os
fiéis, não estamos mais debaixo da Lei (Rom 6.14), e as cerimônias
desapareceram; por isso os apóstolos não quiseram conservá-las ou restaurá-las
na Igreja de Cristo, a tal ponto que, abertamente declararam não desejarem pôr nenhuma
carga sobre a Igreja. Portanto, pareceria estarmos introduzindo e restaurando o
Judaísmo, se multiplicássemos as cerimônias e os ritos na Igreja de Cristo,
segundo o costume da Igreja antiga. Por isso, de nenhum modo aprovamos a
opinião daqueles que pensaram que a Igreja de Cristo deve ser regulamentada por
diferentes ritos, como uma espécie de treinamento. Pois, se os apóstolos não
quiseram impor ao povo cristão cerimônias ou ritos, que foram indicados por
Deus, quem, pergunto eu, em perfeito juízo haveria de impor-lhes invenções
imaginadas pelo homem? Quanto mais aumenta o volume de ritos na Igreja, tanto
mais ela se despoja da liberdade cristã, de Cristo, e de sua fé nele, enquanto
o povo busca nos ritos aquilo que deveria buscar somente pela fé no Filho de
Deus, Jesus Cristo. Por conseguinte, basta aos crentes, alguns ritos moderados
e simples, que não sejam contrários à Palavra de Deus.
Diversidade de ritos.
Se nas igrejas se encontram ritos diferentes, ninguém deve pensar que por isso
estejam as mesmas em desacordo. Diz Sócrates: “Seria impossível colocar junto
no papel todos os ritos das igrejas, em todas as cidades e países. Nenhuma
religião observa os mesmos ritos, ainda que reconheça a mesma doutrina a
respeito deles. Pois, os que pertencem à mesma fé discordam entre si mesmos
acerca dos ritos” (Hist. ecclesiast. V. 22, 30, 62). Isto é o que diz
Sócrates. E nós, hoje, tendo em nossas igrejas diferentes ritos na celebração
da Ceia do Senhor e em algumas outras coisas, contudo não discordamos na doutrina
e na fé; nem é, por esse fato, rasgada em pedaços a unidade e a comunidade de
nossas igrejas. Sempre tiveram as igrejas sua liberdade em tais ritos, como
sendo coisas indiferentes. O mesmo fazemos nós hoje.
Coisas indiferentes.
Mas, ao mesmo tempo as admoestamos a se manterem em guarda, a fim de não
considerarem indiferentes coisas que de fato não o são, como querem alguns em
relação à missa e ao uso das imagens em lugares de culto. “Indiferente”,
escreveu São Jerônimo a Santo Agostinho, “é aquilo que não é bom nem mau, de
modo que, se você o fizer ou não fizer, não é justo nem injusto”. Portanto,
quando para dar validade às coisas indiferentes se torce a confissão de fé,
deixam as mesmas de ser indiferentes. São Paulo mostra que está certo o homem comer
carne, desde que alguém não o informe de que foi oferecida aos ídolos; pois, de
outra forma estaria errado, visto que comendo, parece aprovar a idolatria (I Co
8.9 ss; 10.25 ss).
Onde, no PROTESTANTISMO, se encontra tal unidade de doutrina e fé dentro da diversidade de ritos?
ResponderExcluirNa citação de História Eclesiástica, certamente a referência é de Eusébio de Cesaréia e não, obviamente, a Sócrates.
ResponderExcluirAinda não sei o porque do nome de Sócrates.
Não, Clóvis. A citação é de Sócrates Escolástico mesmo (também chamado Sócrates de Constantinopla): http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates_de_Constantinopla
ResponderExcluirEle escreveu uma "História Eclesiástica" assim como Eusébio, e pode ser lida aqui (em inglês): http://www.ccel.org/ccel/schaff/npnf202.toc.html
Ricardo,
ExcluirObrigado pelo esclarecimento. Um irmão mencionou isso para mim na igreja, domingo, mas sem detalhes.
Eu desconhecia completamente a existência desse Sócrates e julgava ser um erro de tradução, mas em todas as versões que consegui, trazia esse nome.
Mais uma vez, obrigado.
Em Cristo,
Olá Clóvis
ResponderExcluirBoa noite
Poderia me tirar uma dúvida? Em Atos 2 fala do dia de Pentecostes, esse dia foi num domingo ou numa segunda-feira? Pois se Pentecostes são 50 dias após ou depois da Páscoa então o dia da Páscoa não estaria incluso certo? Aí contando 50 dias depois da Páscoa não seria uma segunda-feira?
um abraço
Luiz