Breves considerações sobre a graça preveniente

Graça preveniente significa a graça que antecede qualquer ação do homem, relacionada à sua salvação. Por isso é também chamada de graça precedente, graça antecedente ou graça preventiva. Enfim, graça preveniente significa que Deus toma a iniciativa na salvação do homem. E que sem ela, ninguém chega a ser salvo.

Daí concluímos que acreditar na graça preveniente não é coisa de arminiano somente. Pelagianos acreditam na graça preveniente, assim como luteranos e calvinistas. O que diferencia cada um deles é o entendimento que tem sobre a natureza da graça preveniente, bem como a sua eficácia, considerada a salvação final do homem.

Para Pelágio, a graça de Deus referia-se às faculdades com as quais Deus dotou o homem, particularmente a razão. Uma vez que ele não acreditava nos efeitos da Queda nos descendentes de Adão, mesmo após o pecado ter entrado no mundo, o homem conserva tais faculdades, com o mesmo potencial que tinham quando o homem foi criado. Assim, quando o homem escolhe obedecer a Deus, tem em si a capacidade para tal, posto que foi com ela dotado na criação. Logo, a ação capacitadora de Deus antecedeu a ação realizadora do homem.

Os arminianos creem que a Queda afetou a capacidade de iniciar qualquer movimento de retorno a Deus. A graça preveniente consiste que a morte de Jesus age no sentido de anular os efeitos da natureza caída, de modo que agora a pessoa pode cooperar com a graça de Deus. Assim, diante do chamado do evangelho, o homem pode, por escolha pessoal, rejeitar ou aceitar a oferta da salvação, ou seja, seu livre-arbítrio foi restaurado. Daí admitirem que a salvação é sinergista, pois o homem coopera com Deus para sua salvação, não no sentido de realizar alguma obra, mas de estender a mão para receber a dádiva oferecida.

O entendimento luterano da graça preveniente é parecido ao do arminianismo, embora difira num detalhe. O homem pode, de si mesmo rejeitar a graça preveniente, de modo que ela não se torne salvificamente eficaz. Por outro lado, o homem não é capaz de cooperar com a graça no sentido de realizar a salvação, isto tudo é obra da graça, sem a participação ativa do homem. Isto coloca a visão luterana a meio caminho entre o arminianismo e o calvinismo, no que diz respeito à graça preveniente.

No calvinismo, a graça preveniente é regeneradora, ou seja, antes dela o homem encontra-se morto e necessita ser vivificado antes de qualquer ação. No que diz respeito à salvação, ela é sempre eficaz, pois todos àqueles a quem ela é concedida serão salvos certamente. Diz-se então que essa graça é irresistível. Disso decorre que apenas os eleitos recebem a graça preveniente, pois se fosse uma graça universal toda a humanidade seria salva.

O propósito deste artigo é esclarecer as diversas posições quanto à graça preveniente, e não defender uma delas e atacar as outras. Porém, não posso concluir o mesmo deixando em suspenso qual seria a minha posição. Então, concluo dizendo que das posições apresentadas, creio que a representada pelo calvinismo é mais consistente com a verdade bíblica.

Soli Deo Gloria

4 comentários:

  1. Num tem aquele dito que diz, "o que nasceu primeiro; "Ovo ou a galinha"?
    Se todos fomos considerados pecadores, não dignos de nos relacionarmos por vontade própria com o Senhor. Sendo assim, somos considerados mortos diante dele, não tendo nada que possa ser feito à não ser pelo caminho providenciado por ele, que é Cristo se ofertando em nosso lugar, pagando a divida que estava contra nós!
    Mas como receber esse perdão que já foi judicialmente conquistado na "vitória de Cristo na Cruz"?

    Nicodemus, " mestre na lei em Israel" perguntou isso a Cristo! Vejamos a resposta;
    Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
    O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
    Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
    O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito".
    Perguntou Nicodemos: "Como pode ser isso? "


    João 3:5-10

    Não há entendimento, vida, vontade, intenção, desejo, se não houver regeneração!

    ResponderExcluir
  2. Acho, eu, meu amado que o próprio contexto a questão como em João 1:13

    "Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."
    João 1:13

    Ou de Romanos 9 de que não depende de quem quer ou de quem corre, mas de Deus usar a Sua Misericórdia

    No Amado

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
  3. Os calvinista também acreditam que graça antecede qualquer ação do homem, relacionada à sua salvação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flaviano,

      Os calvinistas, mais do que qualquer outro, crê na graça antecedente.

      Em Cristo

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.