Salvação e Recompensa


Que nenhum leitor pense que é o suficiente ser salvo e deixe de buscar a recompensa da mesma forma. Para qualquer pessoa verdadeiramente nascida de novo, o Senhor a está chamando para perseguir a excelência espiritual – para obter recompensa. E deveria ser para ele uma coisa natural persegui-la e obtê-la. Ainda que não para seu próprio benefício, mas para ganhar o coração e a alegria de Deus. Pois qualquer que é recompensado pelo Senhor tem alegrado o Seu coração. 

Assim como um pecador deve ser salvo, também um crente deve ser recompensado. A recompensa para um crente é tão importante como a salvação para um pecador. Se um santo fracassa em alcançar a recompensa, não significa que ele sacrificou o seu lucro, mas apenas indica que a sua vida não é santa, seu labor não é fiel e que ele não tem manifestado o Senhor Jesus durante os seus dias de peregrino.

Ensinamentos recentes têm oscilado entre dois extremos. Alguns julgam a salvação como sendo algo tão difícil que demande muito das pessoas. Dessa forma, eles anulam a morte substitutiva e a obra da redenção do nosso Senhor Jesus. Tal ensinamento põe toda a responsabilidade no homem e ignora aquilo que a Bíblia diz sobre nós sermos salvos pela graça através da fé. Alguns outros pensam que, já que tudo é de graça, então todos os que crêem no Senhor Jesus serão não apenas salvos mas também recompensados com glória e reinarão no futuro com o Senhor Jesus. E assim eles lançam toda a responsabilidade sobre Deus e negligenciam o que é observado nas Escrituras: que alguns crentes – apesar de serem salvos – sofrerão perda, todavia pelo fogo. (1 Cor. 3.15).

Watchman Nee
In: Ajuda ao Apocalipse



5 comentários:

  1. Clóvis, outra oportunidade de comentar a doutrina do purgatório: "alguns crentes – apesar de serem salvos – sofrerão perda, todavia pelo fogo. (1 Cor. 3.15)."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa passagem não prova, sequer sugere, a doutrina do purgatório. Considere:

      a) Trata-se de recompensa, não de salvação: "...esse receberá galardão".

      b) Não é a pessoa, mas as obras que passarão pelo fogo: "o fogo provará qual seja a obra de cada um".

      c) Não se trata de um lugar existente desde agora, mas de uma ocasião única na vinda do Senhor: "o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta"

      d) A pessoa não é salva "pelo", mas "como que" pelo fogo. A ideia é de alguém escapando do incêndio e não sendo queimado nele: "...o tal será salvo, todavia como pelo fogo".

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Esta passgem de 1 Co3:15 é uma passgem que gera polemica atras de polemica, controversia atras de controversia. Para não fugir do assunto acho o seguinte: O compromisso e as afirmações de Deus são para a vida dos fieis pela graça, e mediante a isso somente. Chega ser absurdo uma pessoa viver aquilo contrario que Deus prometeu que ia fazer sobre a vida daqueles que manifestam a graça dEle, e afirmar de maneira profesa a salvação. Mas tb creio que o Espirito Santo soberanamente pode convencer uma pessoa do arrependeimento em seus ultimos suspiros, ou seja, tudo vai ser pela graça.

      Não querendo ser religioso, mesmo porque não tenho nada contra as duas congregações, claramente os pensamentos metoditas devem andar juntamente com os pensamentos luteranos para não cairem no legalismo e a linha de pensamento luterano deve andar junto com a metodista para não cair em antinomia. Vale lembrar novamente não tenho nada contra o metodismo e o luteranismo mas acho que estas duas grandes congregações esboçam bem como exemplo o pensamemnto do texto que está sendo debatido.

      A paz.

      .::::Bryan::::.

      Excluir
  2. Que mal faz um purgatoriozinho. Ah, vocês também implicam com tudo.

    ResponderExcluir
  3. O texto não trata de purgatório. Nada a ver esse assunto aparecer aqui. Mas trata de algo que venho a anos debatendo com meus irmãos assembleianos (sou assembleiano, não sei até quando, Deus o sabe!), a questão da "barganha" que tentamos fazer com Deus: te sou "fiel", Tu me abençoas... te "dou" minha vida, Tu me dás o céu. E ainda o velho pensamento do "mérito" que temos para receber bençãos, afinal, temos uma vida de oração, jejuamos, pregamos, renegamos as coisas mundanas, enfim, fazemos por merecer as bençãos de Deus. Sempre pensamos Deus como um mercantilista, "toma lá, dá cá". Precisamos acordar para o que nos diz a Bíblia, devemos permanecer fiel e ponto. Porque? Porque somos salvos e pronto. Bençãos? São bem vindas, mas se não vierem, devemos lembrar da maior de todas as bençãos, a eleição. Tenho certeza que terei oportunidade de tornar minha reflexão mais clara. Mais por hora é só. Fiquem na paz.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.