Creio na santa Igreja Universal


Creio na santa Igreja Universal, na comunhão dos Santos


Já vimos a fonte de onde brota a Igreja na que se nos propõe aqui crer para estar seguros de que todos os escolhidos estão unidos, pelos laços da fé, numa Igreja, numa comunidade, num povo de Deus, cujo guia, príncipe e chefe deste, como corpo único, é Jesus, nosso Senhor; pois os crentes tem sido escolhidos em Cristo antes da criação do mundo para estar todos unidos no Reino de Deus.

Esta sociedade é católica, quer dizer, universal, pois não há dois ou três. Todos os escolhidos de Deus estão juntos e unidos em Cristo, de modo tal que dependem de um só chefe, crêem num só corpo e estão unidos uns aos outros por uma disposição parecida à dos membros de um mesmo corpo. Se fizeram com toda certeza um, porque, tendo uma mesma fé, uma mesma esperança, um mesmo amor, vivem de um mesmo Espírito de Deus, e estão chamados a uma mesma herança: a vida eterna.

Esta sociedade é também santa, pois todos os que são eleitos pela eterna providência de Deus para ser acolhidos como membros da Igreja são santificados pelo Senhor e regenerados espiritualmente.

As palavras comunhão dos santos explicam ainda mais claramente o que é a Igreja: a comunhão dos fiéis consiste em que, quando um deles tem recebido de Deus algum dom, todos participam dele, ainda que, pela dispensação de Deus este dom tenha sido dado a um deles em particular, do mesmo modo que os membros de um mesmo corpo, dentro de sua unidade, participam entre si de tudo o que têm, embora cada um tenha dons particulares e sejam diversas suas funções.

Pois, repito, todos os escolhidos estão juntos e reunidos num só corpo.

Cremos que a Igreja é santa e o mesmo a sua comunhão, de modo tal que, garantidos por uma firme fé em Cristo, temos a certeza de sermos membros dela.

João Calvino
In: Breve Instrução Cristã

3 comentários:

  1. A GRAÇA E A PAZ, COMO É GRATIFICANTE SABER QUE "DEUS NOS ESCOLHEU NELE(CRISTO) ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO", PRA FAZERMOS PARTE DE SUA IGREJA.
    BLOG http://wwwconfianosenhor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A pergunta é:isso que o Malafaia defende, é PREDESTINAÇÃO??????????

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.