Você é um ministro hupereta?

Que os homens nos considerem como ministros de Cristo... 1Co 4:1

Parece que todos desejam ser reconhecidos como ministros. Até ministro de louvor inventaram, para que o que canta não seja apenas músico, cantor ou adorador, mas "ministro", e por conta disso, digno de reconhecimento. Numa leitura rápida do texto em epígrafe parece que estão seguindo o exemplo de Paulo em suas reinvidicações, pois ao que tudo indica ele está exigindo que "os homens nos considerem como ministros de Cristo". Será?
Primeiro, devemos considerar o termo usado por Paulo para "ministro". A palavra grega usada é hupereta. A palavrinha esquisita significa, literalmente, "remador inferior" ou "remador subordinado". É um termo de origem militar que servia para distinguir, numa embarcação de guerra, o soldado dos que ficavam no andar de baixo, remando sob o comando de um líder, ao som de um tambor. A ideia, pois, não é de alguém à frente ou acima de outros, mas ao contrário, de pessoas que fazem um trabalho invisível, num nível inferior aos demais tripulantes. Sendo Corinto uma cidade portuária, o termo era bem conhecido dos leitores originais de Paulo.
Tendo compreendido o significado do termo, podemos considerar o motivo pelo qual Paulo o escolheu (ele tinha outras opções, como doulos, diakonos, therapon, etc.). Em suas próprias palavras, ele explica: "apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro" (1Co 4:6). Prossegue o apóstolo em sua repreensão dizendo "quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido" (1Co 4:7).
Os crentes de Corinto pareciam muito senhores de si mesmos, julgando-se melhores que os outros. "Já estais fartos! já estais ricos! sem nós reinais!" (1Co 4:8) foram as palavras duras de Paulo para os membros daquela igreja. Para mostrar o absurdo do orgulho deles é que o apóstolo escolhe um termo que indica uma posição servil e não de destaque. A indireta paulina fica explícita quando ele diz "Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis" (1Co 4:10). Ao invés de gritar palavras de ordem diante das pessoas, o ministério de Paulo consistia de trabalho servil: "E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos" (1Co 4:12).
Charlton Heston como hupereta no filme Ben Hur

A esta altura, fica claro que a idéia que Paulo fazia de ministério vai muito longe da idéia moderna. Ao pretender ser reconhecido como ministro de Cristo, Paulo esperava que os homens o vissem não sob o brilho de palco, mas no andar inferior e mal iluminado de um navio. Ao invés de estar "fazendo ministração durante o louvor", ele se via como um remador subordinado ao ritmo monótono de comando "remem, remem, remem". Em vez de comandar o exército de Deus, ele se colocava num nível abaixo até mesmo do recruta menos qualificado. E queria ser reconhecido pelos demais tripulantes como pertencendo a essa classe inferior.
Será que Paulo estava apenas fazendo um discurso com o fim de chocar seus leitores, mas que na realidade ele considerava que sua condição de ministro de Cristo o posicionava acima de outros irmãos? Não é o caso, uma vez que ele declara "porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens" (1Co 4:9) e "até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todo" (1Co 4:13). Se um apóstolo é visto assim, que dizer de um ministro moderno?
Será que os que buscam ser reconhecidos como ministros disso ou daquilo, estão dispostos a descer ao andar de baixo? Estariam dispostos a ser reconhecidos, não como a elite do culto ou da igreja, mas como aqueles aos quais o Senhor escolheu para humilhá-los para o bem da igreja? Somente os que assumem a posição de servos e não de senhores da igreja, que trocam o estrelismo pelo serviço anônimo e desinteressado é que são, de fato, ministros de Cristo.
Soli Deo Gloria

13 comentários:

  1. Nessa época de apóstolos, bispas, pastores presidentes, "pai-póstolos", "patriarcas", esse texto nos dá um tapa na cara para acordarmos para a humildade, que é o que realmente agrada a Deus.

    O "ser servo" de todos.

    Um abraço Clóvis, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com toda essa abençoada explicação, ainda surgirão "ministros" para defender o seu glorioso ministério. Misericórdis!

    ResponderExcluir
  3. Que bom texto,parabens!. Muito claro e didatico; Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Será que já não é o tempo de emprestarmos a esses títulos bíblicos a mesma honraria que o Apóstolo Paulo emprestou a si mesmo em amor a Jesus? Que hajam tantos títulos e honrarias quanto possamos recuperá-los e atualizá-los desde o Antigo e Novo Testamento. Mas que essas honrarias e títulos sejam usados para a Glória de Deus e o fortalecimento do Corpo de Cristo, a Igreja e não para a exaltação de egos e personificações.
    Ricardo Justo

    ResponderExcluir
  5. Clóvis, paz!

    Você é um ministro hupereta [rrs]?

    Obs.: Gostei do texto e da imagem escolhida [Ben Hur; Charlton Heston - é das antigas...]

    ***

    Neto, paz!

    Deixe de polemizar [rsrs]! O problema não está nos títulos, mas no coração.

    ***

    A propósito, eu gosto muito da idéia de sentirmo-nos "escravos de aventais".

    ResponderExcluir
  6. Zwinglio,

    Foram justamente os corações soberbos que criaram os mega-títulos...


    É triste.


    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Neto,

    Li hoje que até beija-pés está rolando. O Patriarca NewLand na poli position da egolatria.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  8. Zwinglio,

    Sei que deveria ser. Mas não é fácil trocar a vista da proa pelo andar de baixo.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  9. O texto traz a tona a reflexao de como as posições eclesiáticas nos dias atuais tem sido distorcida pela grande maioria que buscam títulos e notoriedade dentro de suas instituições, em vez de buscar a Cristo em Espírito e em verdade e praticar as boas obras, levando a Palavra com simplicidade e humildade. Parabéns ao autor que foi muito feliz e esclarecedor.

    ResponderExcluir
  10. João,

    A fama é viciante. O prestígio causa dependência. Por isso é tão difícil pegarmos uma toalha e molhar as mãos lavando os pés dos outros.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  11. Daniela,

    Muito obrigado por sua visita e comentário. Que Deus abençoe o seu ministério como missionária no Chile.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  12. Clóvis,

    "beija-pés"? revela a fonte mano!

    Pelo pouco que conheço de ti, você está muito masi perto do andar de baixo que da proa.

    ****

    Neto,

    os caras são diotrefianos. O nome Diótrefes significa "nutrido por Deus". Mas no caso deste e daqueles, na verdade, eles são "nutridos por eles mesmos". São os pequenos césares do nosso tempo.

    É triste!

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante. A propósito, é curioso também que no Brasil os magistrados das cortes superiores de Justiça façam questão de serem chamados ministros, para se distinguirem dos "meros" juízes.

    Vanderson M. da Silva.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.