Os Cânones de Dort - Domingo 20

A Responsabilidade dos Homens Descrentes

Contudo, o fato de que muitos dos que têm sido chamados pelo evangelho não se arrependem ou crêem em Cristo, mas perecem em descrença, não significa que o sacrifício de Cristo oferecido na cruz seja deficiente ou insuficiente, mas sim que eles próprios estão em falta.

Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mt 22:14

A quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso. Sl 95:11

Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, Hb 4:6

Fé, Dom de Deus

Mas, todos os que genuinamente crêem e são libertos e salvos, pela morte de Cristo, dos seus pecados e da perdição, recebem este favor somente pela graça de Deus — que a ninguém é devida — dada a eles em Cristo desde a eternidade.

E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação. 2Co 5:18

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie." Ef 2:8-9

Um comentário:

  1. Boa parte da dificuldade que as pessoas tem com a eleição deve-se ao fato deles não perceberem que eleição e reprovação não são simétricas. A salvação deve-se unicamente a Deus. A perdição deve-se aos pecados dos homens.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.