Os Cânones de Dort - Domingo 19

A Ordem de Proclamar o Evangelho a Todos

Além disso, é promessa do evangelho que todo aquele que crer no Cristo crucificado não perecerá, mas terá a vida eterna. Esta promessa, juntamente com o mandamento de arrepender-se e crer, deve ser anunciada e declarada sem diferenciação ou discriminação a todas as nações e povos, a quem Deus em seu bom propósito enviar o evangelho.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16

Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. 1Co 1:23

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mt 28:19

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; At 2:38

E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. At 16:31

4 comentários:

  1. Saudações!!!
    Caro irmão Clóvis o texto supracitado não tem característica arminiana, uma vez que o texto diz Arrependei-vos, parece uma decisão que parte do homem tipo sinergismo.

    Em Cristo
    Adriano

    ResponderExcluir
  2. Amado Adriano Tavares,

    Paz seja contigo.

    O texto não apenas não é arminiano como foi escrito em contra os "Cinco Pontos da Remonstrância", o manifesto arminiano. Precisamente, ele responde à objeção arminiana de que sendo a eleição soberana e graciosa, desnecessário seria pregar o evangelho.

    O que os calvinistas crêem, e o texto citado deixa isso claro, é que o evangelho dever ser pregado, primeiro porque é uma ordem de Jesus. Jesus disse "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" e arminianos, calvinistas ou vascaínos devem fazer isso.

    Além disso, o evangelho precisa ser pregado a todos porque a salvação é oferecida sob condição de fé, e "a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela pregação". Não importa quantos sejam os eleitos, nenhum deles será salvo sem crer no evangelho e se arrepender de seus pecados.

    Finalmente, o fato de haver condição para a salvação e essa condição ser atendida de forma real pelos que se salvam, não significa, contudo, que a capacidade de atender às condições seja inerente ao homens. Pelo contrário, a Bíblia deixa claro a incapacidade do homem em atender à condição imposta, como deixa igualmente claro que é Deus quem dá essa capacidade aos eleitos. A fé e o arrependimento são dons de Deus aos seus escolhidos.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Caro ermano, agradeço pela réplica, sou calvinista e estou me abalizando na questão do livre arbítrio e soberania de Deus.
    Entender que o homem não participa da salvação e que ele tem responsábilidade por isto é realmente complicado, mas a escritura é clarissima. Saindo do arminianismo depois de quase vinte anos é só por Deus.
    Abraços e se tiver algum livro para me indicar eu agradeço.
    Em Cristo
    Adriano

    ResponderExcluir
  4. Pb. Adriano,

    Precisando perguntar alguma coisa, não se acanhe. Sempre haverá alguém aqui para lhe ajudar.

    Quanto aos livros, não sei por onde começar. Mas me ocorreu um livrinho pequeno e simples, mas muito bom: Soberania de Deus e a responsabilidade do homem, DONNER, Theo. Hagnos.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.