A. Definição:
Poderíamos definir a Predestinação como sendo:
O aspecto da pré-ordenação de Deus, através do qual a salvação do crente é considerada efetuada de acordo com a vontade de Deus, que o chamou e o elegeu em Cristo, para a vida eterna, sendo a sua aceitação VOLUNTÁRIA, da pessoa e do sacrifício de Cristo, uma CONSEQUÊNCIA desta eleição e do trabalho do Espírito Santo, que efetiva esta eleição, tocando em seu coração e abrindo-lhe os olhos para as coisas espirituais.
B. A Fonte da Predestinação:
É a Soberana Vontade de Deus. No capítulo 6 do Evangelho de João, temos três versículos pertinentes: 37 – “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”; 44 – “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”; e 65 – “E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido” (veja também – Ef 1.4, 5 e 11; Rm 9.11, 16).
C. A Causa da Predestinação:
É a misericórdia infinita de Deus e a manifestação de sua glória. Rm 9.23 diz – “... a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão” (veja também – Rm 11.33; Ef 1.6 e Jo 3.16).
D. Os Objetos da Predestinação:
Pessoas pecadoras. Note Jo 1.12 e 13 – “ Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (veja também esses versos, todos em João – 5.21; 6.65; 10.26 e 27; 12.37-41; 15.16; 17.6-8).
* Evangelista da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Min. Belém de Dourados.
In: http://rxisaias.blogspot.com/2008/10/soberania-de-deus-e-o-livre-arbtrio.html
Paz Clóvis,
ResponderExcluirGostei muito de teres partilhado conosco esse artigo do Ev isaias. Ele conseguiu captar, concisa e profundamente o conceito de predestinação.
Em Cristo,
Ednaldo.
Oo
ResponderExcluirFiquei abismado ao ler sobre o autor da mensagem. E mais abismado ainda ao ler o resto do texto.
Mas não sei o que me causa espanto, porque eu também deveria espantar-me comigo mesmo.
Realmente, Ele é Soberano.
ps: alguém manda para o Cleber?
Clovis esse irmão Ev.Isaias sintetizou muito bem a doutrina da predestinação, que é a doutrina que mais eleva a Deus e põe o homem no seu devido lugar o receptor da graça de Deus. E ainda ele é pentecostal o que colabora em muito para que as doutrinas da graça venha a transformar muitas denominações pentecostais e saiam do seu humanismo arminio/semipelagiano
ResponderExcluirPaz seja contigo irmão, que Deus te abençõe.
Franciney Rodrigues da Silva.
Ednaldo,
ResponderExcluirExatamente. Topei com esse texto num site sobre escola dominical e não tive dúvidas: chupei-o para cá. Dividi em duas partes, logo postarei o que ele disse sobre o livre-arbítrio, mas quem não quiser esperar pode ler no link indicado.
Em Cristo,
Clóvis
Vini,
ResponderExcluirChega ser triste quando um ministro do evangelho reconhecer e expressar a verdade do evangelho nos deixa abismado. Revela o quanto estamos distanciados da Bíblia.
Creio que o Cleber eventualmente visita este blog, então ele deverá tomar conhecimento. Mas imagino a reação dele: maneará a cabeça e dirá "mais um influenciado pela literatura e retórica calvinista...".
Como você diz, voltemos juntos aos evangelho!
Em Cristo,
Clóvis
Franciney,
ResponderExcluirÉ fato. Quando penso nos pentecostais que aceitam as doutrinas da Reforma, que nada mais são que as doutrinas da graça revelada na Bíblia, lembro-me de Paulo citando Isaías "reservei sete mil...".
Em Cristo,
Clóvis
Vini, fica abismado não rapaz, porque como diz as Escrituras:
ResponderExcluir"Vede, ó desprezadores, e espantai-vos e desaparecei; Porque opero uma obra em vossos dias, Obra tal que não crereis, se alguém vo-la contar." (Atos 13:41)
Não é a toa que as doutrinas da Graça estão voltando, é Deus operando e mostrando que continua Soberano. Não deve ser algo para nos orgulharmos como que dizendo 'o calvinismo está vencendo", mas sim, nos alegrar-mos por estamos "Voltando ao Evangelho", como escreveu Habacuque "Aviva Senhor a tua obra no meio dos séculos".
A Ele a Honra, a Glória e o Louvor, agora e eternamente. AMÉM.
Ednaldo
Amém e Amém
ResponderExcluir