Um governo absoluto

O governo de Deus é uma monarquia absoluta. Nenhuma restrição exterior lhe é imposta. Ele não que respeitar um equilíbrio de poderes com o Congresso e a Suprema Corte. Deus é o presidente, o Senado, a Câmara de Deputados e a Suprema Corte, todos entretecidos em um só, porque Ele está investido da autoridade de um monarca absoluto.

A história do Antigo Testamento é a história do reino de Jeová sobre Seu povo. O tema central do Novo Testamento é a realização, na terra, do reino de Deus, através do Messias, a quem Deus exalta à destra de autoridade, e coroa como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele é o Rei supremo. Aquele a quem devemos lealdade e obediência total.

Uma das grandes ironias da história é esta: quando Jesus, que era o Rei cósmico, nasceu em Belém, o mundo era governado por um homem chamado César Augusto. Falando em termos corretos, a palavra augusto é apropriada somente para Deus. Ela significa "de dignidade ou grandeza suprema; majestoso, venerável, eminente". Deus é o cumprimento superlativo de todos estes termos, porque o Senhor Deus onipotente reina.

R. C. Sproul
In: Deus controla tudo?

Um comentário:

  1. Quem acreditaria que um professor, que retém uma informação necessária para que os alunos sejam aprovados em um curso, simplesmente tenha permitido que eles fossem reprovados? E se esse professor, quando convocado pelos pais e oficiais da escola, dissesse: “Eu não fiz com que fossem reprovados. Eles mesmos é que se reprovaram”. Alguém aceitaria essa explicação ou acusaria o professor de meramente permitir que os alunos fossem reprovados e, ao mesmo tempo, também ter causado a reprovação? E se o professor argumentasse que ele planejou e tornou a reprovação de seus alunos certa por um bom motivo – para manter os padrões acadêmicos e mostrar o quão bom professor ele é ao demonstrar quão necessária sua informação é para que os alunos passem? Estas admissões não provariam ainda mais as convicções de que este professor está moral e profissionalmente errado? Pegando este exemplo e sendo o governo de Deus uma monarquia absoluta e nenhuma restrição exterior lhe sendo imposta, seria Deus o causador de todo o mal?

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.