Pecadores irrepreensíveis


"Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo." 1Co 1:8

No dia da volta do Senhor, devemos comparecer irrepreensíveis diante Dele. Isto significa que devemos estar "livres de qualquer acusação" (Cl 1:22), que não pode haver "nada contra" (1Tm 3:10) nós. Sermos irrepreensível significa que nenhuma acusação pode ser legitimamente levantada contra nós. É assim que devemos estar na volta do Senhor, pois Ele virá para uma noiva "gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito" (Ef 5:27). Mas quem de nós poderá pensar de si mesmo que é capaz de comparecer diante de Jesus em Sua glória dessa maneira? Quem pode olhar para as próprias mãos e vê-las limpas, examinar o seu coração e o encontrar puro, considerar as próprias palavras e achar seus lábios sem engano?

No entanto, o apóstolo expressa uma certeza: "vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo"! E isto foi dito a uma igreja que questionava seu apostolado e da qual havia recebido informações de que estava cheia de problemas, que iam exageros à mesa a incesto, passando por orgulho faccioso. Sobre essa igreja Paulo declara, "sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que lhes foi dada por ele em Cristo Jesus" (1Co 1:4) e afirma que "o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês" (1Co 1:6). A certeza apostólica não estava ancorada na capacidade dos coríntios de se tornarem irrepreensíveis, mas no fato de que  "Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor" (1Co 1:9). Nós devemos nos desesperar de nossa própria capacidade, e nos confiarmos à graça de Deus.

Paulo atribui à livre graça de Deus que sejamos preservados até a volta do Senhor. Ele afirmava  "Ele os manterá firmes até o fim" (1Co 1:8), pois estava "convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus" (Fp 1:6). Repito, ele não via motivos para elogiar os coríntios, mas tinha certeza que eles seriam levados irrepreensíveis à presença de Deus. "Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica" (Rm 8:33). Esta pode ser a certeza de todos aqueles que foram escolhidos, chamados e justificados por Deus, mediante a fé em Jesus Cristo.

Soli Deo Gloria

3 comentários:

  1. Glória a Deus !

    Quem pode negligenciar tão grande salvação !

    Márcio

    ResponderExcluir
  2. Clóvis, embora Deus opere tudo em nós e nós devemos nos confiar a Sua graça, seria o nosso esforço sem valor e sem utilidade pra Deus?
    Abraços, Deus abençõe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula,

      Da mesma forma que a determinação divina não anula a responsabilidade, Deus graciosamente nos recompensa pelas boas obras que Ele mesmo preparou para que andássemos nela.

      Assim, nossas obras tem valor diante dEle, desde que feitas e oferecidas em Cristo.

      Em Cristo,

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.