O pecado é a pior punição para o pecado

Clique na imagem para ir ao site da Editora
Ser entregue ao pecado, é a mais triste punição, o mais terrível julgamento que existe no mundo.

Esta é a pior punição que Deus impõe sobre os homens, portanto, é a maior de todas as punições. Deus normalmente age em etapas em Sua maneira de julgar. Primeiro, Ele começa com a menor. Se não der resultado, então Ele aumenta a intensidade. Ele punirá sete vezes mais, e quanto mais longe Ele for maiores serão Seus golpes.

Esta é a conclusão, o golpe final; esta é a última punição e a maior de todas elas, entregar o homem ao estado lamentável do pecado, dizendo-lhe: "Aquele que é sujo, suje-se ainda, aquele que é imundo seja imundo ainda". Ele disse isto em Ez. 24:13:"... pois te purifiquei, e tu não te purificaste; nunca mais serás purificada da tua imundícia...". Ele diz ainda aos israelitas: "Porquanto Efraim multiplicou os altares para pecar; teve altares para pecar" (Os. 8:11). Oh, não há outro julgamento mais triste no mundo do que o homem ser abandonado à corrupção do seu próprio coração! Isso traz como consequência eterna noite de trevas.

"Bom Deus, liberta-me de mim mesmo" disse Agostinho. Seria melhor você ser entregue à corrupção dos homens, à malícia e crueldade de homens sanguinários; melhor ser abandonado a extrema fúria e malícia dos nossos irlandeses rebeldes do que ser entregue à concupiscência do seu próprio coração. Uma pessoa estaria em vantagem se fosse entregue a satanás do que ser entregue a si mesma e aos seus pecados.

Segundo lemos em I Cor. 5:5, a pessoa incestuosa foi entregue a satanás, e foi restaurada novamente. Contudo, nunca lemos de alguém que fosse entregue a si mesmo e que tenha retornado, de alguém que fosse entregue à concupiscência do seu próprio coração que tenha se recuperado. Melhor então, ser entregue a satanás do que ao pecado, pois nenhum outro mal é tão grave como o pecado.

Trata-se de Deus na posição de juiz, que pode punir um pecado com outro e amaldiçoar o pecado com dureza de coração. Mas com relação a nós é um mal pecaminoso. Trazemos o escrito e a cera e Deus coloca Sua chancela sobre ela, e então somos aprisionados para sempre. E vocês estão caminhando para esse destino, vocês que andam em pecado e não querem ser corrigidos. Apesar de Deus ter operado através da doença e das aflições para recuperá-los, vocês ainda estão de caminho para este julgamento final: "Aquele que está sujo, suje-se ainda".

Samuel Bolton
In: Os puritanos e a conversão

39 comentários:

  1. Olha está dificil de entender a conclusão do tal de Samuel Bolton.

    "Melhor então, ser entregue a satanás do que ao pecado, pois nenhum outro mal é tão grave como o pecado".

    O pecado nao é um dos atributos de satanás ? ser entregue a satanás nao é ser entregue ao pecado ? Complicado..


    "Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio"... I João 3:8

    Será que é "MELHOR" ser entregue a satanas mesmo ? e ainda a palavra "MELHOR" É ERRADA. ELE PODERIA DIZER ASSIM: É MENOS PIOR SER ENTREGUE A SATANAS NAO É ? O "melhor" ficou no minimo estranho
    . sABEMOS QUE NADA É MELHOR VINDO DE Satanas.

    VINICIUS CAPRINI

    ResponderExcluir
  2. Caprini,

    Não entendi o que você quis dizer. Poderia explicar melhor essa frase?
    "O pecado nao é um dos atributos de satanás ?"

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. O Tema Deveria ser (Pecado Imperdoável).
    existe um pecado que nao pode ser perdoado, é o peco contra o ESPIRITO SANTO.

    ("Todo o pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada." Mateus 12:31 E no verso 32 Ele acrescentou ". . . se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isto perdoado, nem neste mundo, nem no porvir." disse Jesus

    EM Isaías 1.18 o Senhor promete LIMPAR APAGAR E PERDOAR nossos pecados mesmo que sejam tão sujos ou vermelhos como o carmesim ou a escarlate.

    A biblia relata que o pecado contra o ESPIRITO SANTO não é um erro em si, mas a recusa "recusa persistente em abandonar o pecado conhecido, e obedecer a Deus."

    "E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia de redenção." Efésios 4:30

    "Hoje, se ouvirdes a Sua Voz, não endureçais o vosso coração." Hebreus 3:15

    vinicius caprini

    ResponderExcluir
  4. O que é próprio, particular de satanás.

    Pode responder o questionamento acima agora.

    Tem como ser entregue a Satanas e nao ao pecado ?

    Vinicius caprini

    ResponderExcluir
  5. Vinicius,

    Não vi nenhum problema com o texto.

    Ser entregue a Satanás não é o mesmo que ser entregue aos próprios pecados. No primeiro caso, há possibilidade de salvação; no segundo, não.

    Ser entregue aos próprios pecados, portanto, envolve um abandono da parte de Deus. Deus estaria considerando essa pessoa como um "caso perdido". Já ser entregue a Satanás pode significar uma correção que até mesmo um crente precisa sofrer para aprender.

    Quanto ao uso da palavra "melhor", eu também não vejo problema. O autor não está dizendo que um caso é bom e o outro é melhor. Ele está dizendo que, comparando os dois casos, um é melhor do que o outro. Mas você também está certo. Dos males, o menor é ser entregue a Satanás.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Cesar,

      Ser entregue aos próprios pecados envolve um abandono da parte de Deus. Ok.

      Tem uma passagem no velho testamento em que isso acontece com a nação de Israel onde devido ao Senhor tê-los corrigido inúmeras vezes então é declarado que o Senhor os deixaria à suas próprias vontades. Vc sabe onde encontrar essa passagem, pois já li certa vez e não me lembro. Creio corroborar com esta idéia

      Em Cristo

      Márcio

      Excluir
    2. Márcio,

      Não seria esta aqui?

      Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei. Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis. Portanto eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram nos seus próprios conselhos. Sl 81.10-12

      Fora esta, eu só consigo me lembrar de uma passagem no NT, Rm 1.24, 26, 28, mas não se refere a Israel.

      Excluir
    3. Muito grato,

      É este texto mesmo.

      Valeu também pelos versículos do NT, pois podemo ver que é o mesmo Deus agindo, ontem, hoje e sempre

      Márcio

      Excluir
  6. Ah, Vinicius, me lembrei de um versículo das Escrituras.

    Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. 2Pe 2.21

    Tanto não conhecer o caminho da justiça quanto conhecê-lo e desviar-se dele resultará em condenação. Ou seja, as duas hipóteses são terríveis. Mas, comparativamente, uma é melhor do que a outra. Quem conhecer o caminho da justiça e se desviar dele receberá uma maior condenação do que aquele que nunca conhecê-lo.

    ResponderExcluir
  7. "Ser entregue a Satanás não é o mesmo que ser entregue aos próprios pecados"

    Os próprios pecados não é influência de satanas na vida do ser humano ?
    se entregando aos próprios pecados nao está se entregando de qualquer maneira a Satanas?

    Vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius,

      Satanás pode tentar alguém a pecar, mas ele mesmo não é O PECADO. Muitos filhos de Deus sofrem na mão de Satanás, lutando contra sua tentação, mas pelo menos, eles não estão entregues ao pecado. Compreende a diferença? Eles são filhos de Deus, estão negando a sí mesmos, numa batalha terrível; não há descanso, mas, pelo menos, eles são filhos de Deus e estão andando com ele.
      Já os que estão entregues a si mesmos, bem... A história é outra.

      Excluir
    2. Mas isto não vai contra justamente às premissas calvinistas de negação do livre arbítrio? Como pode uma pessoa sofrer tentando lutar contra a natureza, se (pelo menos de acordo com o Clovis) nós sempre agimos de acordo com a natureza?

      Ao PCA: este não seria um verso acerca da apostasia final? Tava lendo ele quando fazia uma tradução...

      Excluir
    3. Crédulo,

      lutar contra o pecado já faz parte da nova natureza. A nova natureza não é uma natureza sem pecado, mas que o odeia (apesar dele estar tão perto) e luta contra ele. Essa é a diferença da antiga natureza (ama o pecado) e da nova (odeia o pecado).

      Excluir
  8. A Bíblie diz que somente o pecado contra o Espirito Santo é imperdoável e nada mais. (Mateus 12:31)

    vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o que isso tem a ver com o texto, Vinicius? Ninguém está dizendo que existe outro pecado imperdoável, além do de MT 12.31.

      Excluir
    2. na verdade, o dito pecado contra o Espírito envolve não só este tipo de blasfêmia verbal. Creio que as advertências de Hebreus tenham o mesmo valor.

      Excluir
  9. Excelente o texto e a iniciativa do CINCO SOLAS em publicá-lo. Entendo que há uma necessidade muito grande de se falar, ensinar e debater mais sobre o pecado, pois, a maioria dos cristãos não conseguem separar o que é "pecado" do que seja "manifestações pecaminosas". Inclusive, o pecado tem sido e será o tema que mais abordado em meu blog.
    Abraços.
    Fabio,cristaodebereia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Vinicius,

    Seja bem vindo de volta. A respeito do tema, considere a seguinte passagem, que creio tem a ver com o texto acima:

    A ira de Deus é revelada do céu contra toda a impiedade e injustiça daqueles que retêm a verdade em injustiça; porquanto o que se pode conhecer de Deus, neles está manifesto; pois Deus lho manifestou. As perfeições invisíveis dele, o seu poder eterno e a sua divindade, claramente se vêem desde a criação do mundo, sendo percebidas pelas suas obras, para que eles sejam inescusáveis; porquanto, conhecendo a Deus, não o glorificaram como a Deus, nem deram graças, antes se enfatuaram nas suas especulações, e ficou em trevas o seu coração insensato. Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e deixaram a glória do Deus incorruptível por uma semelhança de figura de homem corruptível, de aves, quadrúpedes e de répteis. Por isso os entregou Deus, nos desejos impuros dos seus corações, à imundícia, a fim de serem os seus corpos desonrados entre si; os quais trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a criatura antes que o Criador, que é bendito para sempre. Amém. Rm 1:18-25

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  11. Clóvis,

    porque essa cara de mal na foto? =D
    É pra assustar (ainda mais) os anonimos? rs

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que minha cara sempre assusta, mesmo não sendo de mau. Mas o importante é ter saúde.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Assim você vai incentivar mais comentários anônimos... os caras já têm medo.. agora!!! kkkk

      Excluir
    3. Clóvis, está com cara de xerife de cidade pequena dos EUA! rs

      Excluir
  12. De onde vem essa outra "força" que torna a vida do salvo uma "batalha terrível?"

    A pergunta do Credulo(Mar 28, 2012 03:27 PM) merece uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gledson, a pergunta já foi respondida meu amigo.

      E de que "força" você está falando? A força que ele batalha contra (pecado), ou a força que o ajuda na batalha contra o pecado?

      Excluir
    2. Neto:

      "A força que ele batalha contra (pecado)".

      Usando as conclusões lógicas do calvinismo, e de modo simples: A força viria de "Deus que trava batalha contra Si mesmo no homem".

      VADE RETRO.

      Gledson.

      Excluir
    3. HEIN????

      Gledson, deve estar havendo um engano.
      Onde que Deus trava batalha contra sí mesmo, homem???
      Poderia explicar com mais detalhes?

      Excluir
    4. Deve estar confundindo a "história" da teodiceia com o desenho caverna do dragão... pelo menos a lenda diz que no último capítulo o mestre dos magos também era o vingador!

      Excluir
    5. André

      O que é pura lenda, diga-se de passagem. Fizeram um final, mas ficou fraco. Nele até o vingador era bom. Um final é maniqueista e outro defendendo os ideais de Rousseau.

      E com relação ao pecado alguns dão o status de divindade, aos moldes que é dado as riquezas na Bíblia. Isso é refutável ?

      A paz.

      .::::Bryan::::.

      Excluir
    6. O Gledson, só está confundindo o uso da metafísica.

      E quando a Dungeons and Dragons, o Vingador era filho do Mestre dos magos e no fim ele se redime!!

      Excluir
    7. André, quando soube desse final que inventaram, para o desenho caverna do dragão, achei sem graça...

      Bem, tratando do que escreve mais acima, utilizei a conclusão mais simples possível, usando as premissas que encontrei em Vincent Cheung, que não se considera um hipercalvinista.

      É realmente um caso metafísico.

      Se "tudo" no mundo é realizado por Deus; se Deus age diretamente e ativamente em todas as coisas, então não há, no homem, por exemplo, nenhum ato, atitude, comportamento, pensamento, ação etc., que não seja ação de Deus. Assim, se a natureza humana(corrompida, caída, depravada "totalmente"), se essa natureza ama o pecado, é porque Deus a faz assim, a amar o pecado. Se a natureza nova, agora, odeia o pecado, e luta contra ele, é Deus fazendo-a odiar o pecado e lutando contra pecado que, por sua vez, é Deus lutando, através da concupiscência, contra a nova natureza, não de forma permissiva, passiva ou qualquer outra coisa desse tipo, mas de forma ativa. Literalmente Deus está lutando contra Si mesmo no(dentro do, por intermédio do)homem.

      Sendo assim, se entendi corretamente, concluo de novo: VADE RETRO.

      Se errei em tudo, mostrem-me como entender essa questão sem que a conclusão seja absurda.

      Gledson.

      Excluir
    8. Gledson
      Não é que Deus seja um bipolar divino... Não é que Deus jogue em todos os lados ao mesmo tempo. Há a entidade do maligno e há Deus. O maligno causa as coisa, mas não é a causa última delas. Veja o exemplo de Jó!

      Quem sempre existiu, Deus ou o maligno? O que há eternamente, o bem ou o mal? Se vc diz que Deus é o único ser auto-existente ou que sempre existiu e nunca teve um início, logo o mal (seja como entidade ou como antítese do bem) só pode ter vindo à existência em algum momento, diferente do divino. Seria incoerente você dizer que o mal sempre existiu, da mesma forma como Deus (caso contrário vc seria dualista). O mal (seja como entidade ou como antítese do bem) só existe a partir de Deus (ou da existência do bem como antítese - nesse caso, o bem é a própria imanência do divino). Se o bem é a imanência do divino (único ser auto-existente ou sem início, não criado) de onde veio o mal? Seja por entidade ou por antítese do bem, o mal não pode vir à existência sem um ato ativo de Deus.

      Se você tomar o mal como antítese do bem, podemos questionar: O mal é o que o bem não é ou será o contrário? Eu parto do princípio de que a realidade existe a partir de Deus, e Deus não está sujeito à realidade. Ele é o autor da realidade ou verdade das coisas. Eu só sei o que é o mal, porque Deus é bom! Não o contrário. Na verdade, aqui está minha dificuldade com o molinismo: Deus não pode fazer um quadrado redondo porque ele está "preso" à realidade que faz o quadrado redondo impossível. Opa, quem define todas as coisas como são é Deus. Se minha realidade não permite fazer um quadrado redondo foi porque Deus criou essa realidade e não que Ele esteja preso a ela. Essa realidade precisa ter existência para além (antes) da existência de Deus para que Ele esteja sujeito à ela. Ao invés de Deus ser a origem da realidade, estaríamos colocando a origem de Deus condicionada a essa realidade. Ou seja, o único meio de dizer que existe uma realidade a qual Deus está condicionado é dizer que ela tem uma existência independente e que precede a existência dEle, ou que essa realidade é imanência dEle, e como imanência de seu própria atributo, sua perfeição/imutabilidade o "impede". Mas não fica claro no molinismo que o quadrado redondo seja impossível nesses termos.

      Pense como o mal (seja como entidade ou antítese do bem) possa ter vindo à existência sem um ato ativo de Deus. A quem é atribuído o título de criador? Quem seria capaz de criar alguma coisa senão Deus? Nada do que foi feito SEM ELE se fez!

      A conclusão, Gledson, é que ninguém vai encontrar uma resposta (humanamente satisfatória) para a origem do mal. Sempre cairemos em "contradições" impossíveis de equacionar para todo lado que escolhermos correr. Você vai precisar agarrar-se a pressupostos e ignorar algumas coisas para elaborar tudo até o fim que chegue a alguma resposta. Toda teologia depende do raciocínio humano e todo raciocínio humano é imperfeito. Como poderemos encontrar uma resposta? Apenas nos contentamos com aquela que "satisfaz" as exigências do nosso intelecto e "alimenta" nossa fé! Mas resposta para encerrar a questão... meu irmão, só no céu!

      Excluir
    9. Obrigado pela atenção.

      Vão aqui alguns pontos comentados.

      Não é que Deus jogue em todos os lados ao mesmo tempo

      Essa é a conclusão lógica do Calvinismo consistente?

      O maligno causa as coisa, mas não é a causa última delas. Veja o exemplo de Jó!

      Se o Maligno causa algo, esse mesmo algo foi em última análise causado por Deus, unicamente, ou também com o Maligno? Se a resposta é sim, então foi Deus quem causou. Se for não, então estamos de acordo.

      Seja por entidade ou por antítese do bem, o mal não pode vir à existência sem um ato ativo de Deus.

      Deus fez um decreto permissivo. Foi uma ação: o decreto. Nesse decreto é permitido que ações pró ou contra Deus tenham origem. O homem tem natureza corrompida e usa a força que vem de Deus. Essa corrupção não foi criada por Deus, apenas a possibilidade de corromper-se. A força que o homem possui vem de Deus como origem, mas os atos que ele pratica ao usá-la, vem dele mesmo, como agente. A natureza má da ação que praticou não tem origem em Deus.

      Opa, quem define todas as coisas como são é Deus.

      De acordo.

      A conclusão, Gledson, é que ninguém vai encontrar uma resposta (humanamente satisfatória) para a origem do mal.

      Sabemos porém como as coisas não são e nem podem ser. Sabemos que Deus NÃO é Autor do pecado. É doutrina cristã.


      Sempre cairemos em "contradições" impossíveis de equacionar para todo lado que escolhermos correr.

      Então, corramos para o lado que não conclua uma heresia.

      Você vai precisar agarrar-se a pressupostos e ignorar algumas coisas para elaborar tudo até o fim que chegue a alguma resposta

      Os inimigos do Cristianismo usam meios semelhantes para desacreditar a verdade.

      Apenas nos contentamos com aquela que "satisfaz" as exigências do nosso intelecto e "alimenta" nossa fé!

      A resposta que satisfaz a mais exigente e sã inteligência é dada na Escritura, e a Igreja a fornece durante os séculos: Deus é Santíssimo e nada tem a ver, nem diretamente, nem indiretamente, como o pecado.

      Excluir
    10. Gledson
      Cada teólogo é influenciado pelo movimento filosófico de sua época. Isso podemos ver até nos autores bíblicos. Negar isso é insensatez.

      A teologia VERDADEIRA está lá na Bíblia em natura, mas é "impossível" estar certo se estamos certo sobre ela. A teologia bíblica precisa ser entendida/interpretada pelo leitor. Se você se apoiar no entendimento sobrenatural, vamos ter que concordar nesse pressuposto, mas não é a realidade.

      Há aqueles pontos que são óbvios, e certos textos tem um paralelo muito bem definido. Mas não é sempre assim. Por que você acha que estudiosos gastaram tempo e muito investimento para traçar uma teologia joanina, ou teologia paulina, ou teologia petrina? Não é tudo a mesma coisa?

      E se muito do que você está dizendo que é ensinado pela igreja a seculos está errado porque foi baseada em alegoria impregnada nas interpretações da idade média?

      Você diz que os inimigos do cristianismo usam meios semelhantes para desacreditar a verdade. E como vc pode fazer diferente para validar a verdade?

      Olha bem como você foi contraditório aqui:

      Primeiro você diz que: "Se o Maligno causa algo, esse mesmo algo foi em última análise causado por Deus, unicamente, ou também com o Maligno? Se a resposta é sim, então foi Deus quem causou."

      Você nega que a resposta seja sim ao afirmar: Sabemos que Deus NÃO é Autor do pecado.

      E faz a seguinte conlcusão: "A força que o homem possui vem de Deus como origem, mas os atos que ele pratica ao usá-la, vem dele mesmo, como agente."

      Como esse seu raciocínio é diferente do que eu disse acima?
      >>"O maligno causa as coisa, mas não é a causa última delas."
      >>"A força que o homem possui vem de Deus como origem, mas os atos que ele pratica ao usá-la, vem dele mesmo, como agente."

      Deixei por último a sua primeira pergunta: "Essa é a conclusão lógica do Calvinismo consistente?"

      Os anti-calvinistas dizem que não estão ensinando um pelágio nem de longe. Mas essa é a conclusão lógica do anti-calvinismo consistente?

      Excluir
    11. André, não há contradição.

      O Calvinismo, pelo menos o de Cheung, não aceita a resposta que escrevi, porque não é calvinista nem de longe.

      Aliás, o que você escreveu: "Não é que Deus jogue em todos os lados ao mesmo tempo" também é descartado por Vincent Cheung.

      Toda a capacidade para agir vem de Deus, que a deu ao homem. Mas se o homem comete o pecado, não foi Deus quem o fez agir assim, de maneira alguma.

      Se for esse o sentido de "causa última" que você escreveu, estamos de acordo. Talvez até Hodge concorde com isso, mas Cheung não.

      Até mais.

      Excluir
    12. Cheung mesmo não diz ser calvinista e critica muito o calvinismo dizendo que é inconsistente. Ele vai mais longe que o calvinismo pretende ir, ele está pra lá de hiper calvinista.

      Concordo com a leitura dele dentro do raciocínio que ele propõe. Como eu havia falado antes, tudo vai depender de quantos pressupostos você está disposto a perder e se agarrar.

      Na minha opinião, o que acontece com o Cheung é que ele tenta quebrar alguns paradigmas. Ele parece-me consistente quanto a isso, e por esse motivo eu não descarto o que ele tem pra dizer.

      Quando você disse: sabemos que Deus... ele me faz pensar "sabemos mesmo?" ou será apenas mais um paradigma.

      Eu não sei se você está acostumado quanto ao emprego do termo paradigma como estou usando aqui. Deixo um link como sugestão. Vamos voltar a conversar depois de assistir. ok?

      http://www.youtube.com/watch?v=IkKnBjfuJ-8

      Excluir
  13. Clóvis,

    Já ouvi dizer que ser entregue a satanás, seria a pessoa ser expulsa da igreja como punição, para que sofresse na carne não perdendo a salvação, mas como no caso do filho pródigo, se arrependesse ao ver sua real situação de pecado. Seria isso? (1Tm1.20 e 1Co5.5)

    Em Cristo

    Márcio

    ResponderExcluir
  14. Marcio.
    "Deus estaria considerando essa pessoa como um "caso perdido".

    a palavra caso perdido pra Deus soa muito estranho, ainda mais vinda de um "cristao"

    existe caso perdido para Deus ? Deus perde alguma batalha ?Para mim, não é nada disso que Deus esta Considerando.(você esta se tratando do pecado imperdoavel,recusa persistente em abandonar o pecado conhecido, e obedecer a Deus.")

    Vinicius

    ResponderExcluir
  15. Desculpa marcio nao, o recado acima é para o Paulo Cezar

    ResponderExcluir
  16. NetoMar 28, 2012 10:28 AM

    "Satanás pode tentar alguém a pecar, mas ele mesmo não é O PECADO. Muitos filhos de Deus sofrem na mão de Satanás, lutando contra sua tentação, mas pelo menos, eles não estão entregues ao pecado. Compreende a diferença? Eles são filhos de Deus",

    p.s e nem entregues a satanas. tentaçoes todos passam, se depois das provaçoes e tentaçoes vinda de satanas, eles estao de pé e podem se dizer filho de Deus, eles nunca foram entregues a satanas.

    foi entregue a satanas, foi entregue ao pecado, nao existe meio termo, a recusa persistente em nao ouvir a voz de Deus (Mateus 12:31)
    a pessoa fica entregue ao pecado, que é o mesmo de ser entregue ao diabo, ele faz da pessoa uma marionete, pois esse individuo nao mais escuta a voz do Espirito santo, e tudo isso é igual a PECADO IMPERDOAVEL.


    VINICIUS

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.