Falarão novas línguas

"E estes sinais seguirão aos que crerem... falarão novas línguas" Mc 16:17

O dom de línguas é, seguramente, o mais polêmico dos chamados dons do Espírito Santo. Pentecostais tendem a exagerar sua importância, colocando-o como evidência necessária do batismo no Espírito Santo. Além disso, é comum que na prática as orientações sobre o seu exercício de forma ordeira sejam negligenciadas. Por outro lado, os cessacionistas negam sua atualidade, relegando-o ao tempo apostólico e considerando-o simplesmente como capacidade de falar em outro idioma terreno.

Então, qual a natureza do dom de falar em línguas? Seria ele meramente a capacidade de falar um idioma terreno, como o grego nos dias apostólicos ou o inglês nos dias de hoje? Creio que o texto acima fornece algum indício que ajuda a elucidar a questão.

O texto não diz simplesmente falarão em línguas, mas falarão em novas línguas. Embora se possa dizer que as línguas são novas em relação a quem fala, isso parece pouco provável. Seria mais lógico que se dissesse que falariam línguas que não aprenderam. Novas línguas parece indicar línguas desconhecidas.

Reforça essa hipótese o texto original. Na expressão "falarão novas línguas" o grego trás γλωσσαις λαλησουσιν καιναις, onde novas é tradução de kainos. O grego usa principalmente duas palavras para novo. Uma delas é νεος, neos, usada para expressar novo no aspecto de tempo, indicando aquilo que é recente, mas da mesma natureza do antigo.

kainos também indica aquilo que é novo, não porém em referência ao tempo, mas a algo que é de um tipo diferente. O léxico grego-inglês (Louw and Nida) diz que kainos refere-se a algo "não conhecido previamente, inédito, novo". Thayer diz que kainos indica "um tipo novo, sem precedentes, inédito". O Theological Dictionary of the New Testament, diz que kainos denota "o que é novo na natureza, diferente do habitual, impressionante, melhor do que o velho, superior em valor ou atração".

Percebemos melhor essa disntição entre neos e kainos em algumas passagens do Novo Testamento. Em Mateus 9:17, onde aparece ambos os termos, este tem o sentido de "ainda não utilizado", em Atos 17:21 o sentido é de "incomum" e em Mateus 13:52; Ef 2:15; 2Jo 2:5 e Hb 8:13 "novo tipo" é o sentido dado.

Assim como um novo céu e uma nova terra em Ap 21:1 e 2Pe 3:13, a nova Jerusalém em Ap 3:12 e 21:2, a canção nova em Ap 5:9 e a nova criação em Ap 21:15 referem-se a algo de uma outra e melhor natureza, novas línguas em Mc 16:17 também não são os já existentes idiomas. O fato de que o antigo e o novo não poderem ser misturados (Mc 2:21-22) acentua o elemento distintivo entre o comum e o novo.

Portanto, as novas línguas não são a mesma coisa que idiomas terrenos que os que cressem iriam passar a falar, mas sim línguas novas no sentido que são distintas e mais elevadas em natureza.

Soli Deo Gloria

116 comentários:

  1. Olá...esse artigo chegou em boa hora, hoje cedo eu estava conversando com um amigo da batista tradicional, ele estava falando que eu tinha que ler mais a bíblia pois ai saberia que, o falar em línguas não existe mais, que foi línguas de idiomas. Eu tentei explicar I co; 12- 13-14 para ele, só que o cara é teimoso. Eu comecei a pesquisar e acabei achando um blog calvinista cessacionistas, lá tinha 7 provas que os dons cessaram, eu li e fiquei confuso com algumas coisas. Eu creio que os Dons não cessaram, porém o Falar em línguas me deixa confuso. Sábado vai ter consagração de jovens na minha igreja, lá sempre tem um momento onde os jovens que não são batizados no Espírito Santo( não são?) vão para o altar receber batismo, e eu sempre vejo umas coisas estranhas, eu sempre fico no meu banco, na minha, só falando com Deus. O mais estranho de tudo é que, os jovens ficam fora de si, orando, chorando até falarem em línguas estranhas. Eu tenho uma duvida: Qual a evidencia do ‘revestimento’ do Espírito Santo? Os pastores da minha igreja dizem que é o falar em línguas estranhas! Eu não concordo muito com isso não, a língua estranha é um Dom, nem todos tem.

    Graças a Deus achei esse artigo!

    Com muitas duvidas, (hehehe)


    Sérgio pessôa!

    ResponderExcluir
  2. Clóvis,

    Discordo de sua visão de kainós e neós. Néos é novo no tempo, mas no sentido de vir à existência algo que não existia antes:

    "The difference in meaning between kainos and neos, is, in the main, that kainos denotes new in respect of quality, "the new as set over against that which has seen service, the outworn, the effete, or marred through age"; neos, "new (in respect of time), that which has recently come into existence," e.g. kainon mnemeion, the "new tomb" in which Jesus was laid, was not one recently made, but one in which no other dead had ever lain; the "new covenant," the "new man," etc., may be contemplated under both aspects of quality and of time (Trench, Synonyms of the New Testament, 209 f)." Link: http://net.bible.org/dictionary.php?word=Man

    Acho que você supervalorizou o "kainós" aí. Nem sempre uma palavra é usada em sua, digamos, plenitude de sentido. Esse é um erro comum de hermenêutica. Uma palavra têm vários sentidos, algumas vezes todos cabem, em outros, é preciso saber qual sentido é o melhor. E, muitas vezes, é um sentido comum, como acho que é neste caso.

    Línguas melhores, em natureza...seria o quê? Línguas de anjos? Mas será que as tais "línguas de anjos" não seriam apenas um exagero de Paulo, uma figura de linguagem para reforçar o ponto dele sobre o amor em 1 Co 13?

    Fato é que o único caso prático de glossolalia na Bíblia é o de pessoas falando, sobrenaturalmente, em outros idiomas, desconhecidos de quem falava. Nada, a não ser as tais "línguas de anjos" sugerem que o dom de línguas é orar em uma língua superior às humanas.

    ResponderExcluir
  3. Olá Helder,

    Acho difícil acreditar que essas "outras línguas" a que se referiu Paulo fossem línguas celestiais. Isto porque o contexto que se extrai das passagens seguintes nos leva a entender que são idiomas terrenos, pois ele (Paulo) insta os crentes a não falarem nessas línguas quando houver "indoutos" na igreja - a menos que haja intérprete. Entenda-se indoutos commo pessoas de pouca instrução que não conheçam essas "outras línguas". Me parece que o termo no original se refira, nessas passagens, a 'glossa' e não glossolalia. Em uma única vez que parece ser glossolalia, tem sentido de glossa, no contexto.
    Ademais, no episódio de pentecostes (Atos 2:4), o texto deixa claro que eram outros idiomas humanos.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Clóvis,

    sem entrar no mérito da Carta de Paulo aos Corintios, mas não seria um pouco precipitado excluir os idiomas como parte do dom de línguas? Porque em Atos 2 claramente se vê que as línguas em idiomas, "línguas maternas". Mesmo que se depreenda de Corintios que outras línguas podem ser línguas desconhecidas, acho que isso não invalida o episódio de Atos.

    Um amigo meu passou por um episódio interessante. Estava em um culto quando o pastor começou a falar em línguas diferentes. Após o culto, descobriu-se que um dos visitantes da congregação era um árabe e que o pastor havia falado, sobrenaturalmente, no idioma dele. Ele havia pregado o evangelho em árabe. Sei que experiências não servem de base doutrinária alguma, mas, dentro do contexto de Atos, isso parece plausível.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para que você possa ter uma ideia melhor do que aconteceu em Atos cap. 2, recomendo que acesse o link http://ensinandodesiao.org.br/artigos-e-estudos/desvendando-o-dom-de-linguas-uma-analise-judaico-messianica/, e você verá o porquê de alguns ouvirem em seus idiomas e entenderem, mas outros não.

      Excluir
  5. Se o dom de línguas se refere apenas a línguas celestiais, o que aconteceu no pentecostes? Entendo que em outras passagens da Bíblia, esse dom é atribuido à linguas de homens, faladas por diferente povos, como vemos em atos 2, por exemplo, mas a partir de um texto, não podemos excluir o restante. Podem ser línguas celestiais? Talvez (acho muito remota essa possibilidade)mas a base bíblica para línguas terrenas é mais ampla. Porém, fico com o pensamente de Paulo:
    "Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra língua." (I Cor. 14:19)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ricardo,

    Pois é...os dons de línguas são sim sobre idiomas humanos. Acho que o Clóvis deu uma viajada dessa vez, por superestimar, nesse caso, a diferença entre kainós e neos.

    Não sou cessacionista, mas não vejo sentido em falar que as línguas de que fala o texto sejam superiores ou de natureza diferente às humanas, como é proposto aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para que você possa ter uma ideia melhor do que aconteceu em Atos cap. 2, recomendo que acesse o link http://ensinandodesiao.org.br/artigos-e-estudos/desvendando-o-dom-de-linguas-uma-analise-judaico-messianica/, e você verá o porquê de alguns ouvirem em seus idiomas e entenderem, mas outros não.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Amados,

    Inicio este meu (não tão) pequeno comentário com o que escreveu o apostolo Paulo aos Romanos.

    "Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." (Romanos 14:19)

    Sou, digamos, um dissidente do pentecostalismo. Acho que os argumentos teológicos foram bem explorados, vou falar de minha experiencia prática com este tipo de manifestação.

    Na maioria das ocasiões em que eram manifestos os dons de línguas, não havia interpretação. As pessoas no máximo, ficavam emocionadas. O culto se tornava meramente emotivo, muitos choravam, outros caiam, etc (onde estava o "culto racional" ao qual Paulo fez referencia em Rm 12:1?)...

    Quando havia interpretação, poucas coisas realmente relevantes eram ditas. Coisas do tipo: "Deus tá derramando bençãos...", "Deus tá derramando juízo...", etc... eram as preferidas.

    É um "cristianismo" baseado quase que em sua totalidade nas experiencias pessoais. A Palavra não era deixada "de lado", mas a concorrência pela atenção dos crentes era desleal, frente a fenômenos tão espetaculares. Eu chamo de xamanismo gospel, pois baseia-se mais em emotividade e experiencias misticas do que em uma doutrina bem definida...

    No demais, creio que os dons devem ser manifestos para o aproveitamento de todos. Fico aqui, com aquilo que Paulo escreveu a seu filho na fé, Timóteo

    "Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos." (I Timóteo 4:15)

    André Amorim

    http://twitter.com/amorimcoelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bíblia diz que aquele que fala em línguas edifica a si mesmo (1 Cor. 14:4), isto é, fortalece, constrói o seu espírito; ninguém o entende porque fala com Deus (vers. 2); e que todos devem falar em línguas (vers. 5), pois em línguas o nosso espírito ora bem (vers. 14); elas são um sinal de Deus para os infiéis (vers. 22); nas reuniões da igreja há línguas (vers. 26); se não houver interprete FALE CONSIGO MESMO E COM DEUS (vers. 28); E NÃO PROIBAIS O FALAR EM LÍNGUAS (vers. 39).

      Excluir
  8. Bem colocado André. E mais uma coisa: é comum haver línguas e depois uma intepretação do tipo "Deus está dizendo isso e aquilo...". No entanto, as línguas, na Bíblia, até onde sei, são manifestações que fluem do homem para Deus, e não o contrário. Como, então, essas pessoas alegam ter passado uma mensagem de Deus? Acho estranho isso.

    ResponderExcluir
  9. Saulo,

    É pq, em 1 Coríntios, Paulo coloca as línguas com interpretação no mesmo nível da profecia.

    ResponderExcluir
  10. Helder,

    é verdade, mas colocar no nível não significa que são a mesma coisa. Pelo que sei, a profecia vem de Deus para o homem e as línguas, do homem para Deus.

    ResponderExcluir
  11. Você chegou num ponto importante, Saulo. Paulo, com relação a dom de línguas e profecias, dá mais valor ao segundo dom, e gostaria que todos profetizassem. No fim, o dom de língua hoje virou produto de escárnio popular. Todos "podeis falar em línguas", é o que se ouve.

    E com relação a idioma humano, em 91, quando orava com 3 amigos na enfermaria do quartel 20 BIB (pois fui enfermeiro), um deles falou num francês tão lindo que assustou até o tenente oficial de dia.

    RIPALABALA é que idioma?

    No mesmo amor de Deus,

    Elizeu

    ResponderExcluir
  12. O grande problema de se defender a continuidade dos dons revelacionais, é que esses dons ficam em pé de igualdade das Sagradas Escrituras.

    A conclusão lógica é que além da Bíblia, Deus ainda pode falar através de outros métodos, quando, na verdade, a Bíblia é a única regra infalível de fé e prática; único e exclusivo manual de conduta cristã.

    2 Timóteo 3.16: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."

    Ora, se a Palavra de Deus escrita é útil para ensinar, repreender, corrigir e educar o homem e torná-lo habilitado para cumprir com a vontade de Deus e exercer boas obras, então não há razão para buscar a vontade de Deus utilizando métodos ineficazes e vazios de sentido e de propósitos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo queres ter um espírito forte ou fraco? Se o queres fortalecido, ore em Línguas, pois com elas o teu espírito ora bem e edificarás a ti mesmo. Quer vitória sobre as paixões da carne? Ore em Línguas! Quer que o Espírito Santo interceda por você com gemidos inexprimíveis? Ore em Línguas! Quer que o Espírito Santo testifique com teu espírito que tu és filho de Deus? Ore em Línguas, pois nelas o teu espírito orará bem.

      Excluir
  13. Certo, mas é a própria Bíblia que fala dos dons. E são usados para a edificação da igreja e pessoal. Devo negligenciá-los?

    ResponderExcluir
  14. Querido irmão,
    Apreciei muito sua mini-exegêse do texto. O termo em grego kainos é bastante claro, ainda que seja controverso para alguns. A grande questão para mim é que, apesar de você citar outros textos em que se utiliza o kainos, nenhum deles se refere a "novas" línguas. Sempre se refere a outras coisas. No caso do texto de Atos, inclusive, o kainos é utilizado para referenciar as boas novas (novidades - Evangelho). Tanto que Paulo, logo em seguida, passa a pregar o Evangelho no Aerópago. Será que, quando Jesus, em Marcos 16:17, falou a respeito das novas (kainos) línguas, Ele não se referia ao Evangelho, que, aliás, era uma linguagem totalmente nova para aquele povo. Além disso, como você sabe, nenhuma doutrina pode se basear em apenas um versículo. Ainda mais quando se trata de um versículo em que todos os comentaristas (inclusive os que você cita) e exegetas entendem como sendo de origem duvidosa.
    Um grande abraço. Parabéns pela coragem e pelo Blog.
    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  15. "não há razão para buscar a vontade de Deus utilizando métodos ineficazes e vazios de sentido e de propósitos!!!"

    Heitor, o dom de línguas (independente de acharmos ou não que são apenas idiomas) não é um dom revelacional.

    E ninguém falou em buscar a vontade de Deus fora da Bíblia. Mesmo o dom de profecias se destina a outra finalidade, e não à busca de diretrizes para a tomada de decisões.

    O que acontece é que há inúmeras distorções hoje em dia. O "eu profetizo" virou um mero clichê. Você tem toda a razão de condenar as "línguas" e as "profecias" na maioria das igrejas hoje, mas não tem razão para ignorar as manifestações legítimas e bíblicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Amigo queres ter um espírito forte ou fraco? Se o queres fortalecido, ore em Línguas, pois com elas o teu espírito ora bem e edificarás a ti mesmo. Quer vitória sobre as paixões da carne? Ore em Línguas! Quer que o Espírito Santo interceda por você com gemidos inexprimíveis? Ore em Línguas! Quer que o Espírito Santo testifique com teu espírito que tu és filho de Deus? Ore em Línguas, pois nelas o teu espírito orará bem.

      Excluir
    3. Levi Matheus, você está falando que Jesus o exemplo a ser seguido, tinha o espírito fraco por não ter orado em línguas?

      Excluir
  16. Eu acredito que existem dois tipos de línguas: os idiomas da Terra, quer sejam línguas faladas hoje, ou faladas no passado, mortas; e idiomas estranhos à Terra, celestiais.

    ResponderExcluir
  17. Jair Kunzler,

    Os dons precisam ser usados na igreja visando a edificação do Corpo (1Co 12.4-7). Todos os diversos dons capacitam os membros do corpo de Cristo a ministrar uns aos outros. Se Deus nos deu um dom, esse dom precisa ser usado na igreja visando a edificação de todos, e não para uso particular e privativo, visando a própria edificação.

    Precisamos negligenciar as línguas pois hoje o que edifica a igreja é a palavra de Cristo (Hb 1.1). Hoje, Deus só tem falado por meio de Cristo, ficando pra trás as várias maneiras de Deus falar.


    Saulo R. do Amaral,

    As línguas eram um sinal da parte de Deus concernente ao cumprimento de profecias particulares com relação às operações de Deus no mundo. Era usado para preparar e entender o que Deus está pra fazer.

    Afirmo que as línguas eram um dom revelacional por que era usado para revelar um mistério que outrora era oculto (Rm 16.25,26). Cristo mesmo declarou que os mistério do reino dos céus agora podem ser conhecidas (Mt 13.11).

    O mistério era revelado na alocução daquele que falava em línguas. por meio deste dom, um mistério era revelado ao povo de Deus.

    O cristianismo não é uma religião de mistérios. O cristianismo manifesta publicamente a verdade de Deus no mundo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Marcos 16:15 pra frente ali, fala algumas coisas que são importantes, e os sinais seguiriam os que crerem.
    Eu creio em Jesus, Ele me salvou, me regenerou e continua a me regenerar. Eu oro em línguas, mas só quando estou sozinho(e tem sido edificante).
    Já orei por alguns parentes, pessoas, etc e Jesus operou a cura, pedi que Jesus as curasse e Ele as curou.
    Eu creio nisso, e isso tem um propósito, glorificar a Deus.
    Paulo e os apóstolos sempre foram não em sabedoria de palavras somente, mas no poder de Deus e isso não muda pra hoje não.
    Pq Cristo veio pra libertar os cativos (endemoninhados), dar vista aos cegos (enfermos), pregar aos quebrantados de coração.
    É uma ordem de Jesus Cristo IDEEEE, vamos, vamos pregar o evangelho firmado na palavra e não isso que temos visto, igrejas estão mortas pelo conhecimento, não evangelizam, só querem se encher de conhecimento e sabedoria, sabe o que Deus diz pra nós quanto a isso: Isso é lixo, e seus corações estão longe de mim. Conhecem minha lei, mas não a vive. Outros do meio pentecostal não estão firmados na palavra como deveriam, e acabam entrando em heresia e envergonhando a Cristo.
    Vamos orar, vamos ler palavra. Vamos nos focar em Jesus Cristo, chega de homens, olhe pra Cristo, é isso que você vai fazer pela eternidade, contemplar Sua Majestade(se isso é chato pra você, 1º Você conhece a Cristo só no conceito, não vive 2º O céu não e seu lugar "aproveite" a vida, acaba com ela mesmo ou 3º Se arrependa, é isso que Cristo e os apóstolos gritavam, se arrependam, e Cristo conforme Seu querer brilhará em vossos corações)
    Meditemos em 1 Coríntios 1 inteiro e oremos. Pra que possamos ter o mesmo parecer e estar em Jesus Cristo, não calvino, não sei quem, etc.
    Aquele se glória, glorie-se no Senhor.
    A Ele toda honra e glória.
    Chega de homens, chega.
    Lucas de Lima.

    ResponderExcluir
  19. Helder,

    "Discordo de sua visão de kainós e neós".

    Ok, vamos analisar suas ponderações.

    "Néos é novo no tempo, mas no sentido de vir à existência algo que não existia antes".

    Parece que o sentido mais geral de neos é de recente. Por exemplo, vinho novo em Mc 2:22 refere-se a vinho não completamente fermentado, neáopolis significa cidade nova, ou que existe a pouco tempo. Com relação a pessoas, neos denota principalmente uma pessoa jovem como em Mc 10:20, Lc 15:3, 1Tm 5:11, Jo 21:18, etc. Na linguagem proverbial também é assim. Pois em Mc 2:21 tecido novo é contrastado com vestido velho e em Lc 5:39 vinho novo é comparado com vinho velho, em ambos casos as características comparadas é a idade.

    Porém, deve ser dito que o uso de neos em relação ao tempo não é uma exclusividade, mas uma ênfase.

    Você cita Trench, que traduzo toscamente:

    "A diferença de sentido entre kainos e neos é, principalmente, que kainos denota novo no que diz respeito à qualidade, "o novo colocado contra aquele que tem estado em serviço, o desgastado ou prejudicado pela idade"; neos, "novo (no que diz respeito ao tempo), o qual tem sido recentemente trazido à existência", por exemplo, kainon mnemion, a "tumba nova" na qual Jesus foi colocado, não foi recentemente feita, mas uma na qual nenhum outro defundo foi colocado, o "novo pacto", o "novo homem", etc., pode ser contemplado sob ambos os aspectos de qualidade e de tempo".

    Posso estar fazendo uma leitura tendenciosa, mas me parece que Trench corrobora o que Low and Nida, Thayer e TDNT diferenciaram e que apoiam minha afirmação de que kainos refere-se primariamente a novo no sentido de qualidade e natureza e que neos tem sua tônica no tempo.

    "Acho que você supervalorizou o "kainós" aí. Nem sempre uma palavra é usada em sua, digamos, plenitude de sentido. Esse é um erro comum de hermenêutica. Uma palavra têm vários sentidos, algumas vezes todos cabem, em outros, é preciso saber qual sentido é o melhor."

    Então, no caso, eu considero que o melhor sentido é o de novo no sentido de qualidade, de uma natureza nova. Além dos autores já citado, podemos acrescentar Barklay, que diz que kainos tem o sentido de "de nova qualidade, não utilizado, desconhecido, inédito", Tuggy que define como "recém feito, não estrado, desconhecido, estranho", Strong que compara kainos e neos afirmando "kainos denota novo primeiramente em reação à qualidade" e "neos denota novo primeiramente em relação ao tempo", etc.

    "Línguas melhores, em natureza...seria o quê? Línguas de anjos? Mas será que as tais "línguas de anjos" não seriam apenas um exagero de Paulo, uma figura de linguagem para reforçar o ponto dele sobre o amor em 1 Co 13?"

    Concordo que línguas dos anjos é linguagem figurada do apóstolo. Mas línguas seriam melhores em natureza por serem espirituais, como sempre é feito o contraste entre natural e espiritual em Paulo. Veja um exemplo onde "novo" denota algo melhor: Hb 8:13.

    "Fato é que o único caso prático de glossolalia na Bíblia é o de pessoas falando, sobrenaturalmente, em outros idiomas, desconhecidos de quem falava. Nada, a não ser as tais "línguas de anjos" sugerem que o dom de línguas é orar em uma língua superior às humanas."

    Será? Pretendo analisar essa questão num artigo futuro.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  20. sabe de uma coisa eu nao qro e nem saber de kainos ou algo parecido. e o mais importante num lugar de estar se preocupando em falar linguas ou nao esta cheio de almas pra nois irmos buscar por q foi derramado sangue por elas ...
    deixem de besta vai fazer a obra de deus ..

    iran

    ResponderExcluir
  21. É isso aí! o Velho Clóvis sempre respondendo com maestria aos que discordam dele!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  22. Vejam este artigo pois é bastante esclarecedor sobre este assunto: http://www.blogdoclaudio.co.cc/

    A explicação das tuas palavras ílumina e dá discernimento
    Aos inexperientes. (NVI). Salmos 119.130

    ResponderExcluir
  23. Primeiramente há de ser esclarecido que Jesus estava reunido com os onze, que eram judeus. Logo, novas linguas, eram idiomas que eles não conheciam, ou seja, eram novas que já exitiam que eles não conheciam.
    Em segundo e mais esclarecedor é que tanto Pedro quanto Paulo baseou seus ensino ou esclarecimento sobre o dom de linguas nas escrituras então conhecida (e a Escritura não pode falhar João 10:35)
    A Palavra de Deus apresenta um principio acerca do verdadeiro dom de línguas, que está sendo deturpado para afastar os servos de Deus da Verdade. E, este Princípio está fundamentado na Palavra de Deus através do Profeta Isaías e Profeta Joel, inaugurado e ratificado em Atos 2,: “ Pelo que por lábios estrangeiros e por línguas estranhas Deus falará a este povo” (Isaias 28:11 a 14). “ E depois derramarei o meu Espírito sobre toda carne, e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Até sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito” (Joel 2: 28,29 ). E, confirmada por Deus através do Apostolo Pedro e Apostolo Paulo, vejamos o que Pedro disse: “... Mas isto é o que foi dito pelo Profeta Joel: Nos últimos dias, diz Deus, do meu Espírito derramarei...(Atos 2: 14 a 18 ), vejamos agora Paulo confirmando Isaias: “ Irmãos, não sejais meninos no entendimento...Está escrito na Lei: Por gente doutras Línguas, e por outros lábios falarei com este povo, mas ainda assim não me ouvirão, diz o Senhor” (I Coríntios 14:20,21 ). Vejamos o Princípio na sua essência: 1- O Dom é dado por Deus o Espírito Santo. 2- Consiste em falar línguas “maternas”, ou seja, línguas de nações: “ Como ouvimos falar em nossa própria língua materna? (Atos 2: 6,8,11) 3- Cujo único objetivo é a pregação do evangelho para pessoas de outra nacionalidade, ou seja, para pessoas que não falam o idioma do pregador, ou como no Pentecostes onde começou a se cumprir a Profecia de Joel e se cumpriu a de Isaias que diz: ...Por lábios estrangeiros e por outra línguas Deus falará a este povo.” Que povo? Primei ro o povo de Israel, vejamos: “ Então, se levantou Pedro, com os onze, e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: varões ‘judeus e todos os habitantes de Jerusalém’, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras”(Atos 2:14).
    Obs. colei de outro lugar

    ResponderExcluir
  24. QUER TIRAR TODAS A DUVIDAS DESTE TEXTO POLEMICO???VAI BUSCAR INTIMIDADE COM DEUS,AI VC SABERA SE REALMENTE O QUE PAULO ESTAVA DIZENDO SERIA LINGUAS TERRENAS OU CELESTIAL...AFINAL LINGUAS TERRENAS NAO E DOM..AFINAL QUE IDIOMAS FALAREMOS NO CEU? BUSQUEM MAIS INTIMIDADE COM DEUS QUE A RESPOSTA VIRA...E VAMOS GANHAR ALMAS...O TEMPO DO FIM ESTA AI...ABRACO A TODOS

    ResponderExcluir
  25. Apesar de não ser calvinista, gostaria de dar os parabéns a você, Clóvis. Os estudos como um todo são muito bem elucubrados. Acompanharei as publicações sempre que possível. Shalom Aleikhem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soli Deo Gloria.

      Fique à vontade para ler e comentar, concordando ou não.

      Em Cristo,

      Excluir
  26. Olá bom texto
    Queria apena chamar atenção para o contexto em que Paulo ensian sobre
    o don de linguas e sobre o que ele diz a respeito do don.

    Ele diz; 1 Corintios 14;2

    O que fala em lingua estranha não fala a homens... ( e tão não pode nunca ser uma linguagem terrena. ele termina dizendo que :.. ninguem o entende... Concluise que o unico que o entende e Deus.

    Ele diz que o tal edifica-se a se mesmo ( e tão não vejo porque proiber que alguem fale em linguas, pois esta sendo edificado.


    verso 5 ele diz que gostaria que todos faleis em lingua, não consigo ver o apostolo desejando mal para os irmãos.

    verso 14 , porque se eu orar em lingua, o Meu (ESPIRITO) ORA,

    verso 15...Orarei com o espirito...cantarei com o espirito ( não famos nos esquecer que esta ensinando no contexto a respeito do don de lingua , então aqui ele continua se referindo ao mesmo...

    17 porque realmente tu dás bem as graças....( orando em lingua )
    18 Dou graças a Deus , que falo em linguas mais do que vós todos
    e o apostolo que esta dizendo.

    19.. todavia na igreja... Ele deixa claro aqui que na igreja ( congregação)preferiria falar com o entendimento, mas percebe-se que
    em outro lugar concerteza ex:( em casa )falar em liguas..

    28 mas se não ouver interprete fique calado na congregação, e fale consigo mesmo e com Deus( ou seja ele pode falar mas desde que seja quase em silêncio para não atrapalhar a ordem do culto

    39 Procurai com zelo prfetizar, e não proibais o falar em linguas..

    NÃO PROIBAIS....

    ResponderExcluir
  27. Graça e paz amados,
    Todo o conhecimento do homem se estrutura em 3 pilares: Ciência que se comprova através da experiência, Filosofia que é conhecida pelas idéias e razões que numa experiência também pode virar ciência, e Teologia que é fundamentada através da fé. A Bíblia não foi feita para ser compreendida por sábios e entendidos, mas para ser vivida através da medida da fé que cada um recebeu do Senhor Jesus. Sei que é muito importante estudar a Palavra para não cair em heresias, mas o Reino de Deus não se compreende com nossa filosofia e muito menos com a ciência. É somente através da Fé. Daqui a pouco as pessoas vão querer saber que elemento continha no cuspe de Jesus quando curou o cego não vivenciando o milagre sobrenatural de Deus. Cada um recebeu uma porção de fé, cresçamos Naquele que é o Cabeça, Cristo. Não deixem que ninguém vos julguem se o dom de línguas é terreno ou celestial, seja edificado por Deus em todo Tempo (Jd versículo 20). Abs

    ResponderExcluir
  28. Os significados de ''neos '' e ''kainos'' estam equivocadamente invertidos.No uso secular, kainós denota aquilo que é novo quanto à qualidade, em comparação com aquilo que existia até agora, aquilo que é melhor do que o antigo, enquanto neós se emprega temporalmente para aquilo que não existia antes, e que acaba de aparecer."(DITNT, p.1402)
    kainos - renovado, melhor que o antigo (nao diferente) Segundo Mounce(2012)
    neos- recem nascido , fresco ,segundo esse mesmo lexico!
    A paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  29. Vamos elucidar isso, Marcos diz q vamos falar NOVAS LÍNGUAS, ou seja se vamos falar novas línguas n pode ser as línguas dos anjos até pq os anjos existem desde o principio da criação. Então os anjos n falam novas línguas eles falam línguas antigas e em Marcos diz q falaremos novas línguas e n línguas antigas. Logo essas novas línguas são de exclusividade dos nós seres humanos, nem os anjos entendem o que falamos somente a trindade...

    Obrigado e DEUS abençoe a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E no dia seguinte, a nova língua ainda será nova ou precisaremos de outra?

      Excluir
    2. André,

      Anda sumidaço, mano. Bom vê-lo por aqui.

      Ah, boa pergunta!

      Clóvis

      Excluir
  30. Respostas
    1. Hamilton,

      Eu tenho conhecimento da controvérsia existente sobre a autenticidade do final longo de Marcos, bem como as alternativas do final abrupto e do final curto. Mas ainda é uma controvérsia não resolvida e por isso a mesma não é levada em conta e pessoalmente não estou convencido do final abrupto.

      De qualquer modo, a análise é feita sobre o original grego com final longo (presente na maioria dos manuscritos) sem a intenção de estabelecer uma doutrina apenas nessa passagem, conforme você pode ver em outros artigos sobre o tema.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  31. Falei em línguas estranhas por três anos consecutivos. Minha primeira experiência foi na renovação carismática católica e depois quando me converti ao evangelho, nas Assembleias de Deus. Ao me levantar, durante a imposição de mãos da irmã Penha, esposa do pastor Geraldo, da Assembleia em Comendador Soares, eu já me coloquei de pé em êxtase. Na época eu era familiarizado com as línguas, pois já estava frequentando o meio pentecostal.
    Eu também conseguia interpretar as línguas. Se um irmão estivesse orando em línguas eu conseguia entender o que ele falava. A maioria das orações eram de arrependimento de pecado, eu ficava constrangido de falar, pois percebia a sinceridade do irmão na oração, que eu interpretava e na maioria das vezes ficava ouvindo constrangido. Pedi a Deus que me tirasse aquele dom, pois não era do meu agrado ouvir o pecado de ninguém.
    Com o tempo minha audição foi diminuindo e por fim eu só ouvia o que todos ouviam, as línguas estranhas.

    ResponderExcluir
  32. Eu também conseguia ver coisas sobrenaturais durante o culto. Uma vez eu vi um cavalo alado branco e eu estava voando com ele em direção ao céu. Era um local de muita luz e eu estava com uma paz sobrenatural. Eu via seres reluzentes que não conseguia identificar, pois irradiavam muita luz. Eu apenas ficava gritando, glória, glória , glória!!!!!!
    As pessoas ficavam com medo de mim e algumas me pediam revelações, pois eu após um período de oração por alguém conseguia ver coisas sem sentido para mim, mas quando eu falava para as pessoas elas entendiam o significado.
    Meus primeiros anos foram intensos. Se não fossem eu teria voltado para o mundo, pois minha estória é muito forte em relação aos espíritos.
    Depois sai das Assembleias e fui para o neopentecostalismo, ainda existia a manifestação do dom de linguas, mas não com tanta intensidade e as visões sobrenaturais foram se extinguindo.

    ResponderExcluir
  33. extinguindo.
    Um dia precisei de algo mais forte, pois as experiências eram gratificantes, mas eu não possuía a certeza da salvação e o medo na luta espiritual era aterrorizante.
    Um dia encontrei um homem de Deus de uma igreja batista e me tornei batista por dez anos até o dia que a minha igreja se neopentecostalizou e o homem de Deus adotou uma teologia que eu já conhecia e não queria novamente experimentar.
    Nesta época eu não falava em línguas e aprendi com o homem de Deus o que entendo hoje. Foi decepcionante vê-lo retroceder, mas entendi que era o momento dele. Seu ministério cresceu muito e cresceria de qualquer jeito, mas ele fez a ligação com o dom de línguas e uma experiência que ele teve com o ministério da Lagoinha. Foi muito difícil para mim, mas consegui sobreviver.

    ResponderExcluir
  34. Quanto ao dom eu sei que existe, pois eu experimentei, a questão é se é bíblico, e se não é bíblico, eu não posso experimentar. Não posso falar que é diabólico, pois eu sempre entendi que estávamos reunidos em nome de Jesus e adorando a Jesus, mas não encontro base nas escrituras para a experiência, portanto não posso apoiá-lo, apesar de eu saber que ela existe e é real.
    Entendo os irmãos que falam em línguas e entendo os que não falam, como eu hoje faço. Não entro na questão bíblica, pois entendo que não é bíblico e não quero convencer ninguém que não é, como também que é, apenas me silencio quanto ao hábito de falar, pois sei que quem fala sabe que fala e quem não fala, entende que não se deve falar , pois as escrituras afirmam que já passou a época.
    Não quero limitar a Deus e nem a doutrina, mas apenas seguir adiante, pois este tema nos tira da coisa principal, exaltando as diferenças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Carlos Asicq, A Paz do Senhor! Veja um vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=jM-VNNv2JVI) em que o papa envia como emissário o falecido Tony Palmer para dizer para protestantes que se unam à igreja católica, vídeo esse, que demonstra que aqueles que estavam naquele concilio aceitaram o convite submetendo a autoridade papal. Essa submissão pode ser comprovada não apenas pela aceitação demonstrada no final do vídeo, mas principalmente pela aceitação da declaração do papa de que ele(ou a igreja católica) é um tipo de José e os protestantes tipos dos irmão de José, onde no final os irmão de José se curvaram a ele reconhecendo sua superioridade. É nesse contexto que você tem que responder se aquele dom de línguas é de origem divina ou diabólica. Ou seja, diga se aquelas pessoas que aceitaram o convite do papa, o vídeo enviado pela papa. E, após esse episódio, falam em línguas, quem estava por trás desse dom? Deus ou diabo? Ou se você preferir, quem está por trás de um dom de línguas usado pelas pessoas que se converteram ao papado?
      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    2. Osmar,

      Só para te esclarecer, mais uma vez.

      1. O evento em questão não é um concílio, aliás, pentecostais nem mesmo realizam concílios, dado o sistema de governo que adotam.

      2. Os pentecostais reunidos naquele congresso não são representativos dos pentecostais, aliás, o líder e promotor do evento é alvo de severas críticas dos pentecostais históricos.

      3. Antes de você inferir conclusões sobre os pentecostais e o papa a partir desse vídeo, deve considerar que as mesmas conclusões se aplicam ao ecumenismo adventista sob direção de Roma. Se quiser, posso lhe enviar meia dúzia de vídeos sobre isso.

      Excluir
    3. Ok Clóvis! Prezado Carlos Asicq, e Clóvis Gonçalves A Paz do Senhor! Vejam um vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=jM-VNNv2JVI) em que o papa envia como emissário o falecido Tony Palmer para dizer para protestantes que se unam à igreja católica, vídeo esse, que demonstra que aqueles que estavam NAQUELE LOCAL aceitaram o convite submetendo a autoridade papal. Essa submissão pode ser comprovada não apenas pela aceitação demonstrada no final do vídeo, mas principalmente pela aceitação da declaração do papa de que ele(ou a igreja católica) é um tipo de José e os protestantes tipos dos irmão de José, onde no final os irmão de José se curvaram a ele reconhecendo sua superioridade. É nesse contexto que você tem que responder se aquele dom de línguas é de origem divina ou diabólica. Ou seja, diga se aquelas pessoas que aceitaram o convite do papa, o vídeo enviado pela papa. E, após esse episódio, falam em línguas. Quem estava por trás desse dom? Deus ou diabo? Ou se você preferir, quem está por trás de um dom de línguas usado pelas pessoas que se converteram ao papado? Ou ainda: quem estava por trás do dom de linguas do "líder e promotor do evento"? Deus ou diabo?

      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    4. Vi o Clipe todo e realmente e muito cômico!!! Graças a Deus que enviou o seu Espirito para que pessoas como eu não creiam na mentira e se firmem na verdade. Obrigado pela dica, realmente as línguas faladas ali são duvidosas quanto ao espirito, também porque não eram protestantes e sim de católicos que afirmam ser protestantes. O crente mais inculto não cai na armadilha colocada. Ele quer uma união fora de Cristo e sim na instituição. Toda seita tem sempre um iluminado como mentor, no caso do catolicismo tem o papa, o cristão tem apenas a Cristo e só, o resto é engodo para desviar da palavra e de Jesus. Muito obrigado mesmo pela dica do site!!!!

      Excluir
    5. Outra coisa é que mesmo se a minha denominação entrar neste engodo eu não entro, pois tenho como norteador da minha vida espiritual o Senhor Jesus. Ou seja, os lideres ali reunidos não podem falar em nome das ovelhas de Jesus, falam sim em nome das ovelhas que se submeterem a denominação e neste ponto eu agradeço a Deus pela reforma protestante, pois as 95 teses colocam bem a nossa posição. A questão não é apenas a fé sem obras, isto nós sabemos, pois a fé salvadora é que nos leva as boas obras, mas eles querem afirmar que acabou o protesto com uma afirmação que eles só falam de boca, pois acreditam no purgatório. A salvação católica é a missa, como em qualquer seita pela guarda de um mandamento e nunca pela obra realizada por Jesus no calvário,

      Excluir
    6. Realmente estamos no final dos tempos para a vinda de Jesus arrebatar a sua igreja, pois o ecumenismo e tão forte quanto o espirito do erro enviado aos que não receberam o amor da verdade. Vejo que doutores do erro falam como se autoridade tivessem. Quanto ao papa nunca me enganou. Eu quando falo da doutrina católica dou o exemplo de arrogância deste homem que se faz de humilde mas afirma teologicamente ser o vicaris cristus, ou seja tomou o lugar do Espirito Santo. Eu vou dar uma de pentecostal agora e vou dar um gloria, gloria, gloria, gloria!!!!!Por Deus ter me dado a capacidade de enxergar lobo vestido em pele de cordeiro e mesmo antes da minha conversão nunca ter feito a primeira comunhão, fui católico, como todos são, pois o mundo nasce católico, mas nunca me submeti a mentira, sempre busquei a verdade e um dia fui encontrado por ela. Campeão você não sabe como me alegrou com este vídeo, parece que eu me converti de novo, pois vejo o quanto sou feliz por conhecer o meu Senhor e não estar preso a mentira!!!!!!!

      Excluir
    7. Clovis por falar em ecumenismo dê uma olhada em IGREJAS CRISTÃS JUNTOS: http://christianchurchestogether.org/participant-churches-and-organizations/
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade

      Excluir
  35. Clóvis, Carlos Asicq e demais, em Atos 9:31 está escrito que “as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo”. Portanto, no seu entendimento , essas igrejas que tinham paz e eram edificadas andando no temor do Senhor guardavam o sábado do 7º Dia ? Aguardando.
    Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você e o Alexandre são da mesma linha, só que você é mais educadinho, pelo menos por enquanto. Deixo Galatas 4:10. Guardais dias, e meses , e tempos, e anos.Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco. A igreja da Galácia estava se desviando da graça e voltando para a lei.Paulo estava admirado, pois eles estavam passando depressa daquele que os chamou para a graça de Cristo, para outro evangelho. Paulo afirma que estes estavam pervertendo o evangelho e esses eram perturbadores.Paulo afirma que esse evangelho desvirtuado era anátema. Paulo chama os mesmos de falsos irmãos. Paulo afirmou que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Jesus Cristo, pois pelas obras da lei ninguém é justificado.Paulo afirma que não anula a graça de Deus, pois se a justiça é mediante a lei, segue- se que Cristo morreu em vão. Paulo chama os Gálatas de insensatos, pois todos que são das obras da lei estão debaixo de maldição. Cristo nos resgatou da maldição da fazendo-se maldição em nosso lugar. A lei serviu de aio para nos conduzir a fé. Por isso Deus envio seu filho, nascido debaixo da lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei, para recebermos a adoção de filhos, por isso Jesus afirma que veio cumprir a llei . Nós não poderiamos cumprir a lei, pois pela lei vem apenas o pleno conhecimento do pecado.Mas a igreja da Galacia estava voltanda a lei , pois queria se justificar pelas obras da lei.Por isso são chamados a atenção por voltar aos rudimentos fracos e pobres, os quaus de novo se escravizavam, guardando dias, meses, e tempos e anos. Paulo estava decepcionado.Quem foi encontrado pela graça, entrou no descanso de Deus: Jesus Cristo. Desculpe a comparação com o Alexandre, mas me pareceu um adepto do advento do 7* dia. Acredito que Jesus santificou a história. O dua do Senhor deixou de ser um momento e lassou a ser um modo de vidavida.Devemos andar em espírito, não apenas separar um dia e santificar o dia, mas entender o descanso de Deus como a sua graça salvadora, que nos consagra, nos salvando da contaminação do pecado, que a lei e seus mandamentos se cumpriram por nós e Jesus.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Carlos Asicq, só gostaria que voces respondessem se (em Atos 9:31 está escrito que) “as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo”. Portanto, no seu entendimento , essas igrejas que tinham paz e eram edificadas andando no temor do Senhor guardavam o sábado do 7º Dia ou o domingo, e qual a base biblica da sua resposta. Só isso! Há! Lembra-se que quem santificou o Sábado foi Deus e não a igreja ou o homem. Há! Paulo escreveu que a Lei é santa e espíritual(Rom. 7:12,14), diz ainda ele que devemos confirmar a Lei e não anulá-la pela fé(Rom. 3:31). E, João declara que a transgressão da lei é pecado( I João 3:4). Para sua melhor compreensão, observe que Jesus declarou (Mat. 7:20 a 230 que dirá NUNCA VOS CONHECI para aqueles que usam o O Santo Nome DELE, MAS PRATICA ANOMIA ( -ανομια [anomia] (Substantivo feminino). De ανομος [anomos] (α [a] -como uma partícula negativa- "sem", e νομος [nomos] "lei" = "sem lei"). Negação da lei. Ilegalidade, falta de conformidade com a lei, violação da lei, desacato à lei, iniqüidade, impiedade.)Sendo assim, diga apenas se as igreja mencionadas em Atos 9:31, guardava o Sábado do 7º Dia ou o domingo e qual o fundamento da sua respostas. Aguardando.
      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    4. Carlos Asicq, só gostaria que voces respondessem se (em Atos 9:31 está escrito que) “as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo”. Portanto, no seu entendimento , essas igrejas que tinham paz e eram edificadas andando no temor do Senhor guardavam o sábado do 7º Dia ou o domingo, e qual a base biblica da sua resposta. Só isso! Há! Lembra-se que quem santificou o Sábado foi Deus e não a igreja ou o homem. Há! Paulo escreveu que a Lei é santa e espíritual(Rom. 7:12,14), diz ainda ele que devemos confirmar a Lei e não anulá-la pela fé(Rom. 3:31). E, João declara que a transgressão da lei é pecado( I João 3:4). Para sua melhor compreensão, observe que Jesus declarou (Mat. 7:20 a 230 que dirá NUNCA VOS CONHECI para aqueles que usam o O Santo Nome DELE, MAS PRATICA ANOMIA ( -ανομια [anomia] (Substantivo feminino). De ανομος [anomos] (α [a] -como uma partícula negativa- "sem", e νομος [nomos] "lei" = "sem lei"). Negação da lei. Ilegalidade, falta de conformidade com a lei, violação da lei, desacato à lei, iniqüidade, impiedade.)Sendo assim, diga apenas se as igreja mencionadas em Atos 9:31, guardava o Sábado do 7º Dia ou o domingo e qual o fundamento da sua respostas. Aguardando.
      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  36. Eu já respondi. Naquela época existiam pessoas que pertubavam a igreja e queriam a lei de Moisés, por isto Paulo escreveu a igreja da Galácia. O problema é que esses que não entraram no descanso de Deus continuam debaixo da maldição da lei. O que DEUS santificou não foi um dia da semana, mas o descanso, o problema é que o dia se tornou uma religião, por isto Jesus diz que o dia foi feito por causa do homem e não o homem por causa do dia. A minha base bíblica está clara em Gálatas e em Hebreus, mas para isto é preciso não estar debaixo da maldição da lei. Quanto a conhecer a Deus isto a palavra tem julgado todos nós e me submeto ao Senhor da palavra e sua graça que me libertou da lei. Graça e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em romanos 7:5 Paulo afirma quando éramos dominados pela natureza pecaminoza, a lei servia para nos instigar ao pecado, pois por ela só existia acusação e não perdão. por isto o nosso fruto pela lei era apenas o pecado. Mas no verso 6 ele afirma que fomos libertos da lei para uma nova ministração do Espírito e não conforme a velha forma da lei. Por isto no verso 7 ele afirma que a lei não é pecado, mas no sentido de transgressão, mas que por ela nós temos o conhecimento do pecado. Pela lei o mandamento que é para vida, se fez morte em mim(v10), por isto a lei é santa, pois através dela está a vontade de Deus, pois se não fosse a lei eu não conheceria o pecado que existe em mim. A lei é boa(v16), quem não é bom sou eu, por isto eu não faço o que quero e sim o que não quero(v18). No meu interior tenho prazer na lei de Deus, contudo existe outra lei guerreando em mim. A lei mostra que o meu interior serve a carne, embora o meu entendimento a lei de Deus(25). Em momento algum estamos difamando a lei, mas apenas o legalismo, ou seja, um comportamento que se assevera cumprir a lei de Deus negando a sua justiça no cumprimento da lei: Jesus Cristo.

      Excluir
  37. Quanto a Romanos 3:31 leia os versos anteriores primeiro.No verso 19 Paulo afirma que a lei só fala aos que estão sob o seu domínio, ou seja, todos nós, pois todos pela lei estão debaixo do juizo de Deus. A lei só nos mostra o nosso pecado e a ausência do perdão de Deus. Por isto no verso 20, Paulo afirma que ninguém será declarado justo diante de Deus confiando na obediência da lei, pois a lei torna irrefutável a afirmação de que somos pecadores e totalmente depravados. Não há em nós justiça (v10-17). Por isto neste último tempo, se manifestou uma justiça proveniente de Deus, independente da lei, mas da qual testemunham a Lei e os profetas. Isto é a justiça de Deus por intermédio da fé em Jesus Cristo,(V22), Deus é justo e justificador daquele que tem orgulhoso quanto ao perdão dos pecados!!!!(v27) Por isto ele afirma que não anula a lei por causa da fé, pois o ser humano é justificado pela fé independente da obediência a léi, sendo assim a lei é confirmada, pois se não fosse a lei não se necessitava da fé salvadora, a qual não existe na vida do legalista. Em romanos 4:13 Pauo vai ratificar afirmando que não foi pela lei que Abraão, ou sua descendência, recebeu a promessa de que ele havia de ser o herdeiro do mundo, ao contrário, foi pela justiça da fé. Pois se os que vivem pela lei são herdeiros, a fé não tem valor e a promessa é nula. Porque a lei produz ira; mas onde não há lei também não pode haver transgressão, por este motivo, a promessa procede da fé para que seja de acordo com a graça, a fim de que a promessa seja garantida a toda a descendência de Abraão, não sómente a que é da lei, mas igualmente a que é da fé que Abraão teve, por isso ele é o Pai de todos nós, (v24) mas igualmente para todos nós, a quem Deus concederá justificação, a nós que cremos naquele que ressuscitou dos mortos , a Jesus Cristo, (v25) a justificação que lei não dava, foi paga por jesus por completo.

    ResponderExcluir
  38. A questão do Advento do Sétimo dia, vai além do dia e coloca o legalista debaixo de uma teologia que nega a cruz, a salvação, a justificação, a glorificação. Todo legalista defende a religião do dia, pois para ele a salvação é o cumprimento de um mandamento. A teologia legalista tem a mesma raiz onde nega a graça de Deus colocando no homem o mérito e a justificação. É uma teologia de obras que independe da soberania de Deus.

    ResponderExcluir
  39. O legalismo encontra em um mentor a fonte da sua revelação. Seus estudos são baseados na teologia de outro, pois podemos ter teologias parecidas, ou seja, experiências religiosas parecidas, mas nem sempre as mesmas doutrinas. Eu posso entender a doutrina de Calvino, mas isto não quer dizr que calvino é meu mestre e revelador das escrituras, pois eu tenho o Espírito Santo, mas o legalista se apóia nos escritos do seu mentor, como uma revelação das escrituras, o problema é que eles já não lêem as escrituras, se não acompanhados dos livros de seus mentores. Eles afirmam que seus mentores deixam clara algumas passagens das escrituras que estavam como que sob uma nuvem, mas agora podem ler com a certeza da verdade. O problema disto é que a palavra revelada não existe para ele, pois só enxergam a letra e mesmo quando diante da revelação, não podem se alegrar com a graça, pois o espírito da lei, que é carnal, nãos e submete a lei de Deus que é espiritual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Asicq, A VERDADE É QUE você não respondeu. Afinal de contas aquelas igrejas mencionadas em Atos 9:31, guardavam o Sábado do 7º Dia ou o domingo?. Veja o que você (Eu já respondi. Naquela época existiam pessoas que pertubavam a igreja) respondeu e diga com a honestidade de um cristão, se você respondeu ou não. Veja ainda o absurdo que você escreveu, apesar do texto sagrado afirmar que : “as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo”, você escreveu que: “Naquela época existiam pessoas que pertubavam a igreja”. Favor não deixar o ódio tomar conta de você. Lembra-se que você me chamou de campeão quando postei o vídeo com a prova do dom de língua diabólico. Eu sei que não sou campeão. Campeão é Jesus, E, outra coisa: a maldição da Lei é a morte eterna. Portanto, Jesus não nos salvou para continuarmos transgredindo a Lei e sim nos salvou da condenação da Lei. Foi por isso que Ele morreu em nosso lugar pagando o preço. Foi por isso que Jesus disse que dirá NUNCA VOS CONHECI PARA AQUELES PRATICA A ANOMIA. LEMBRA-SE QUE JESUS DIRÁ NO FUTURO, O QUE SIGNIFICA DIZER QUE A LEI ESTÁ VIGENTE. NÓS, COMO PAULO ACHAMOS A LEI SANTA, ESPÍRITUAL E CONFIRMAMOS A LEI((Rom. 3: 31-7:12,14). NÃO SE ESQUEÇA aquelas igrejas mencionadas em Atos 9:31, guardavam o Sábado do 7º Dia ou o domingo?. RESPONDA! ESTÁ COM VERGONHA?
      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    2. Sabe agora eu vejo que além de ter a mesma linha de pensamento do Alexandre, você também tem o mesmo espírito, chego a pensar que é a mesma pessoa passando por drespondi, mas infelizmente você não quer, ou não pode, ouvir e entender a resposta. O legalismo sempre existirá, pois o homem precisa da glória, pois antes prefiriram a glória dos homens, que a gloria de Deus. Por isto o legalismo existe, pois novos Moises são necessários, diante da insubordinação ao senhorio de Jesus Cristo.

      Excluir
    3. Sabe agora eu vejo que além de ter a mesma linha de pensamento do Alexandre, você também tem o mesmo espírito, chego a pensar que é a mesma pessoa passando por drespondi, mas infelizmente você não quer, ou não pode, ouvir e entender a resposta. O legalismo sempre existirá, pois o homem precisa da glória, pois antes prefiriram a glória dos homens, que a gloria de Deus. Por isto o legalismo existe, pois novos Moises são necessários, diante da insubordinação ao senhorio de Jesus Cristo.

      Excluir
    4. " Favor não deixar o ódio tomar conta de você. (o fato de eu não concordar com vc não quer dizer que eu te odeio) Lembra-se que você me chamou de campeão quando postei o vídeo com a prova do dom de língua diabólico. Eu sei que não sou campeão. (quanto ao Cristão é mais que campeão, pois é mais que vencedor) (Este é um termo que uso independente de religião, sou militar e chamamos assim alguém, como por exemplo, meu amigo) Campeão é Jesus, E, outra coisa: a maldição da Lei é a morte eterna. Portanto, Jesus não nos salvou para continuarmos transgredindo a Lei e sim nos salvou da condenação da Lei. (para você não tem valor o sacrifício da cruz, pois você repete o sacrifício, como era com o sacerdote) ( A salvação é completa, está consumado, não há mais dívida, o legalismo quer colocar no homem a idéia de um sacrifício ineficaz) Foi por isso que Ele morreu em nosso lugar pagando o preço( o preço pago é o perdão completo que a lei não poderia dar, o católico para se manter salvo realiza a missa e vcs guardam o sábado)

      Excluir
    5. Gálatas: 2. 16. estamos plenamente conscientes, entretanto, que o ser humano não pode ser justificado pela prática da Lei, mas somente por meio da fé em Jesus Cristo. Sendo assim, nós também viemos a crer em Cristo Jesus a fim de sermos justificados pela fé em Cristo, e de forma alguma pela prática da Lei, porquanto é certo que por praticar a Lei ninguém será capaz de ser justificado. - Bíblia JFA Offline

      Excluir
    6. Gálatas: 3. 10. Pois todos os que são das obras da Lei estão debaixo de maldição. Porquanto está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todos os mandamentos escritos no Livro da Lei”. 11. É, portanto, evidente que diante de Deus ninguém é capaz de ser justificado pela Lei, pois “o justo viverá pela fé”. 12. A Lei não é fundamentada na fé; ao contrário, “quem praticar esses mandamentos, por eles viverá”. 13. Foi Cristo quem nos redimiu da maldição da Lei quando, a si próprio se tornou maldição em nosso lugar, pois como está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”. - Bíblia JFA Offline

      Excluir
    7. Gálatas: 3. 10. Pois todos os que são das obras da Lei estão debaixo de maldição. Porquanto está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todos os mandamentos escritos no Livro da Lei”. 11. É, portanto, evidente que diante de Deus ninguém é capaz de ser justificado pela Lei, pois “o justo viverá pela fé”. 12. A Lei não é fundamentada na fé; ao contrário, “quem praticar esses mandamentos, por eles viverá”. 13. Foi Cristo quem nos redimiu da maldição da Lei quando, a si próprio se tornou maldição em nosso lugar, pois como está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”. - Bíblia JFA Offline

      Excluir
  40. João 9:16 Por este motivo, alguns dos farizeus alegavam:"Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem estava por trás dos farizeus que alegavam que Jesus não era de Deus e que Jesus não guardava o Sábado? Deus ou o diabo? Quem está por tras das pessoas que alega e ensina que Jesus não guardou o Sábado? Deus ou o diabo ou a ignorância biblica?Veja em João 15:10 Jesus declarando que guardava os Mandamentos de Deus, o que certamente incluia o Sábado, a não ser que voce como os judeus de então, está chamando Jesus de mentiroso. Se Jesus não tivesse guardado o Sábado Ele teria pecado.
      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    2. Jesus é Senhor do sábado, mas o legalista tem como senhor o sábado. Quem afirma isto é Jesus, que foi acusado por um legalista de não guardar o sábado.

      Excluir
    3. Você está saindo do foco. Jesus não guardava o sábado. Quem acusou Jesus foi um sabatista, pois para ele o sábado é a religião.

      Excluir
    4. Você está agindo como o farizeu que queria subordinar Jesus ao sábado.Por isto ele disse que o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. Os mandamentos de Deus são que entremos no seu descanso e não em guardar um dia como se o dia fosse nosso Deus.

      Excluir
    5. Leia Hebreus sem o jugo da religião e você vai entender. Graça e Paz.

      Excluir
    6. Carlos Asicq, voce está usando as Ecrituras da mesma forma que o diabo usou com Jesus na citação de Mateus 4: 6, ou seja fora do contexto.Jesus declarou qua guardava os Mandamentos do Pai, e todos os creem Cristo como diz as Escrituras(João 7:38 e 39) sabe que o Sábado do 7º Dia faz parte dos Mandamentos de Deus, mas voce a semelhança dos judeus e farizeus que servia ao diabo naquela epoca, alega que Jesus transgrediu o Sábado, quando o próprio Jesus e a Palavra de Deus declara que Ele foi obediente até a morte(Filipenses 2:8-I Pedro 2:21 e 22). Mas, voce só precisa responder se aqueles igrejas mencionada em Atos 9:31 guardavam o Sábado ou o domingo, só isso. Quanto a Lei, nagar sua vigência é declara que o adólterio, o furto não são pecados. Aliás voce é casado? O que que voce acha do mandamento da Lei que fala que não devemos adúlterar?
      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    7. Sabe meu amigo é uma pena que você esteja endurecendo o seu coração para as escrituras. Tudo que eu coloquei até agora é apenas o que está escrito, mas você prefere a teologia da Senhora White. Eu prefiro a teologia segundo o Espírito Santo de Deus. Grande abraço e seja feliz!!!

      Excluir
    8. Outra problema é que não posso mais voltar em argumentos que já foram colocados segundo as escrituras. Qualquer um que ler todas as postagens verá a coerência do que eu escrevi e a sua insistência em querer uma resposta que as escrituras declaram claramente. A igreja de Jerusalém tornou-se judaizante, sabatista, pois voltou aos rudimentos, o judeu guarda o sábado até hoje, eles se distanciaram da graça, por isto Paulo escreve aos gálatas. Nesta mesma carta ele repreende Pedro pelo comportamente de separação dos Gentios quando os de Jeruzalém chegaram.O fato de existir judaizantes e sabatistas na igreja não quer dizer que a igreja é sabatista. O seu problema é a luta da Senhora White com a ICAR. O domingo é o calcanhar de Aquiles da sua religião. Vocês se perderam na letra que mata e esqueceram do espírito que vivifica, por isto estão perdidos da graça de Deus e sob a maldição da lei. Eu te afirmo que o Senhor santificou a história. Seu sangue derramado na cruz, tornou santo todos os dias para àqueles que receberam a sua salvação e entraram no seu descanço, pois para o crente todo dia é dia do Senhor e não o Sabath, que a lei estabelecia. Voces se perderam na visão profética de uma profetiza e deixaram de lado a verdadeira profecia que são as escrituras. Sinto por vocês,mas a senhora White é mais uma entre tantos outros que surgiram e ainda vão surgir, mas segundo Jesus viriam falsos profetas e se possível fosse enganariam até os eleitos, mas não é possível enganar uma ovelha de Jesus. Suas ovelhas ouvem a sua voz e seguem a ele e ele as conhece e que ninguém as arrebatará da sua mão, pois ele e o pai são um. Ser livre do legalismo é um milagre que só uma genuína conversão pode fazer ao homem perdido. Graça e paz.

      Excluir
    9. Como já escrevi, voce está usando a biblia da mesma forma que o diabo usou com Jesus. Veja as provas:
      1- citei Atos 9:31 onde é declarado que diversas igrejas “ em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria TINHAM PAZ, E ERAM EDIFICADAS ; e se multiplicavam, andando no TEMOR DO SENHOR E CONSOLAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO", OU SEJA, IGREJAS QUE ERAM EDIFICADAS ANDANDO NO TEMOR DO SENHOR E CONSOLAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, E, SÓ PERGUNTEI SE ELAS GUARDAVA O SÁBADO OU O domingo. uma pergunta com base nas Escrituras Sagradas.
      2-Citei João 15:10,Filipenses 2:8-I Pedro 2:21 e 22 como prova que Jesus guardou o Sábado.
      3- Citei Romanos 3:31 e 7:12,14 como prova de que a devemos estabelecer a Lei e que a Lei é santa e espíritual,
      4- citei I João 3:4 como prova biblica de que quem peca transgride a Lei, significando com isso a validade da Lei Moral, uma vez que quando O Espírito Santo inspirou João, Jesus já estava no ceu há vários anos. E, em contra partida voce está citando textos usando-os fora do seu contexto, inclusive insinuando que Jesus transgrediu a Lei de Deus não guardando o Sábado, e com isso se colocando no mesmo nível dos farizeus que acuram Jesus de mentiroso. Sendo assim, peço que tenha coragem e com honestidade responda a simples pergunta: afinal de contas as igrejas mencionadas guardavam o Sábado ou o domingo?
      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    10. João 9. Jesus nos ensina que precisamos estar nele. Deste modo daremos frutos.O seu ensino e que somo ramos, só teremos frutos se ligados a seiva da arvore. Por isto ele e a videira. Quem não estiver nele sera cortado. Por isto a minha teologia precisa estar embasada nele e não na Senhora White, Calvino, Russel, Papa, Smith...Quando permanecemos nele a palavra dele permanece em nós, vou repetir, a palavra dele. Seremos discípulos verdadeiros através dos frutos. Por isto ele diz que temos que obedecer os mandamentos dele, ou seja as suas ordens. O discípulo aprende com o mestre e não com uma profetiza, ou profeta. Você esta obedecendo os mandamentos dele? as ordens? eu digo que não, pois Jesus é um defunto para você. Para mim ele ressuscitou e posso obedecer ao mandamento dele. Para você o mandamento de Jesus é um código escrito na lei, pois você não se relaciona com o Jesus que que vive.

      Excluir
    11. Filipense 2:8 Afirma que ele se entregou a morte de cruz por obediência. E concordo.

      Excluir
    12. 1 pedro 2:21-22 não falam nada sobre o sabath, fala sim que ele sofreu por nos.

      Excluir
    13. Romanos 3:31 Quanto a Romanos 3:31 leia os versos anteriores primeiro.No verso 19 Paulo afirma que a lei só fala aos que estão sob o seu domínio, ou seja, todos nós, pois todos pela lei estão debaixo do juizo de Deus. A lei só nos mostra o nosso pecado e a ausência do perdão de Deus. Por isto no verso 20, Paulo afirma que ninguém será declarado justo diante de Deus confiando na obediência da lei, pois a lei torna irrefutável a afirmação de que somos pecadores e totalmente depravados. Não há em nós justiça (v10-17). Por isto neste último tempo, se manifestou uma justiça proveniente de Deus, independente da lei, mas da qual testemunham a Lei e os profetas. Isto é a justiça de Deus por intermédio da fé em Jesus Cristo,(V22), Deus é justo e justificador daquele que tem orgulhoso quanto ao perdão dos pecados!!!!(v27) Por isto ele afirma que não anula a lei por causa da fé, pois o ser humano é justificado pela fé independente da obediência a léi, sendo assim a lei é confirmada, pois se não fosse a lei não se necessitava da fé salvadora, a qual não existe na vida do legalista. Em romanos 4:13 Pauo vai ratificar afirmando que não foi pela lei que Abraão, ou sua descendência, recebeu a promessa de que ele havia de ser o herdeiro do mundo, ao contrário, foi pela justiça da fé. Pois se os que vivem pela lei são herdeiros, a fé não tem valor e a promessa é nula. Porque a lei produz ira; mas onde não há lei também não pode haver transgressão, por este motivo, a promessa procede da fé para que seja de acordo com a graça, a fim de que a promessa seja garantida a toda a descendência de Abraão, não sómente a que é da lei, mas igualmente a que é da fé que Abraão teve, por isso ele é o Pai de todos nós, (v24) mas igualmente para todos nós, a quem Deus concederá justificação, a nós que cremos naquele que ressuscitou dos mortos , a Jesus Cristo, (v25) a justificação que lei não dava, foi paga por jesus por completo.

      Excluir
    14. Romanos 7:12 Em romanos 7:5 Paulo afirma quando éramos dominados pela natureza pecaminoza, a lei servia para nos instigar ao pecado, pois por ela só existia acusação e não perdão. por isto o nosso fruto pela lei era apenas o pecado. Mas no verso 6 ele afirma que fomos libertos da lei para uma nova ministração do Espírito e não conforme a velha forma da lei. Por isto no verso 7 ele afirma que a lei não é pecado, mas no sentido de transgressão, mas que por ela nós temos o conhecimento do pecado. Pela lei o mandamento que é para vida, se fez morte em mim(v10), por isto a lei é santa, pois através dela está a vontade de Deus, pois se não fosse a lei eu não conheceria o pecado que existe em mim. A lei é boa(v16), quem não é bom sou eu, por isto eu não faço o que quero e sim o que não quero(v18). No meu interior tenho prazer na lei de Deus, contudo existe outra lei guerreando em mim. A lei mostra que o meu interior serve a carne, embora o meu entendimento a lei de Deus(25). Em momento algum estamos difamando a lei, mas apenas o legalismo, ou seja, um comportamento que se assevera cumprir a lei de Deus negando a sua justiça no cumprimento da lei: Jesus Cristo.

      Excluir
    15. 1 joão 3:4 toda pessoa que vive costumeiramente pecando também vive em rebeldia contra a lei, pois o pecado é transgressão da lei. v5 sabeis , igualmente que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não ha pecado. Todo aquele que permanece nele(não na lei) não vive pecando; toda pessoa que continua no pecado, não o viu, nem tampouco o conheceu. v9 todo aquele que e nascido de Deus( natureza espirital), não se dedica a pratica do pecado, porquanto a semente de Deus permanece nele(não a lei) e ele não pode continuar no pecado, pois é nascido de Deus. A questão aqui não é a lei e sim o nascer de Deus. Quem é nascido de Deus tem o cumprimento de não viver em rebeldia contra a lei de Deus, pois não vive mais na pratica do pecado. Isto é o que nos assegura a palavra, ou seja não é o cumprimento da lei, por nosso mérito, mas a capacitação de não viver pecando, pois fomos alvos pelo dom de Deus. A lei moral existe e é cumprida apenas nos santos, mas por obra de Jesus em nós, não que nos sejamos capazes sem ele. Até aqui eu tenho afirmado ate agora!!! O problema é o sabath, pois você insiste em afirmar algo que o próprio jesus não pregava. mateus 12:1-8 No entanto soubessem oque significa estas palavras misericordia quero e não sacrificio, não teriam condenado os que não tem culpa. Agora me diga culpa de que? colher espigas no sabath. Jesus não era sabadista. Tem mais textos e só você parar de ler os livrinhos da senhora White e ler as escritras.

      Excluir
    16. Voce escreveu: "Quem não estiver nele sera cortado. Por isto a minha teologia precisa estar embasada nele". Contudo, se realmente sua teologia estivesse embasada NELE não estaria afirmando que ELE pecou transgredindo o Sábado. Observe que voce está falando o mesmo que os religiosos que perseguiram Jesus, ou seja, que :"Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado". E, negando a verdade de que Jesus declarou que guardava os Mandamentos de Deus. Jesus foi explicito quando declarou que vei cumprir a Lei e todos os que creem em Cristo como diz as Escrituras, sabem que o Sábado faz parte da lei Moral de Deus. Jesus guardou o Sábado até na sua morte, uma vez que descansou da Sua obra que veio fazer, mas no Sábado descansou conforme o Mandamento. Mas voce não respondeu minha simples pergunta, sabe porque? Porque voce não tem argumento teologicamente válido, mas uma vez observe que voce está acreditando nas acesações dos judeus que Jesus não é de Deus, sob o argumento que Ele transgrediu o 4º Mandamento da Lei de Deus, o que é mentira da sua parte. E, a prova que voce não tem argumento teologicamente válido é que voce está se retirando sem responder minha simples pergunta. Vou orar por sua conversão.Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    17. Voce escreveu: "Quem não estiver nele sera cortado. Por isto a minha teologia precisa estar embasada nele". Contudo, se realmente sua teologia estivesse embasada NELE não estaria afirmando que ELE pecou transgredindo o Sábado. Observe que voce está falando o mesmo que os religiosos que perseguiram Jesus, ou seja, que :"Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado". E, negando a verdade de que Jesus declarou que guardava os Mandamentos de Deus. Jesus foi explicito quando declarou que vei cumprir a Lei e todos os que creem em Cristo como diz as Escrituras, sabem que o Sábado faz parte da lei Moral de Deus. Jesus guardou o Sábado até na sua morte, uma vez que descansou da Sua obra que veio fazer, mas no Sábado descansou conforme o Mandamento. Mas voce não respondeu minha simples pergunta, sabe porque? Porque voce não tem argumento teologicamente válido, mas uma vez observe que voce está acreditando nas acesações dos judeus que Jesus não é de Deus, sob o argumento que Ele transgrediu o 4º Mandamento da Lei de Deus, o que é mentira da sua parte. E, a prova que voce não tem argumento teologicamente válido é que voce está se retirando sem responder minha simples pergunta. Vou orar por sua conversão.Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  41. Eu conheço alguns homens que tem acesso aos manuscritos, pelo menos eles alegam que sim, podem ler nos originais, mas por algum motivo não conseguem entender o que leem, pois estão sempre aprendendo, mas jamais chegam ao conhecimento da verdade. E a semelhança de Janes e Jambres que se colocaram contra Moisés, esses também se opõe à verdade. São homens que tiveram suas mentes corrompidas; são reprovados na fé. Eu prefiro ficar com as escrituras reveladas pela graça, pois ela me liberta da Lei e da religião que aprisiona. Os evangelhos, mostram que Jesus foi perseguido pelos sabatistas, pois sempre estavam censurando-o por seus milagres e feitos. Se você quer guardar o sábado tudo bem, eu guardo o descanso de Deus e como filho obediente, entrei nele e só saio quando chegar na Jerusalém celestial. Não vejo base nas escrituras no comportamento dos fariseus e até Jesus mesmo mostrou que o sábado não era uma religião, mas se você quer guardar tudo bem, só não queira me convencer com a bíblia, talvez em outros livros exista margem, mas nas escrituras eu prefiro seguir a Lei espiritual e entrar no descanso de Deus. Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  42. "pois o espírito da lei, que é carnal, nãos e submete a lei de Deus que é espiritual".

    kkkkkkkkkkkkkkkk aff!Essa aí doeukkkkkk

    Esse blog não de todo ruim, né?

    A gente ri muito com a sapiência do pessoalkkkkkkkkkkkkkkk

    O espírito da lei é carnalkkkkkkkkkkkkk

    O apóstolo Paulo disse que é esse espírito que vivifica, o qual o nobre teólogo Nózima, ao chamar os outros de ignorantes, pagou o mico de confundir os doiskkkkkkkkkkk

    Aí vem Carlos, e chama o espírito da lei de carnalkkkkkkke diz que ele não se submete a lei.kkkk

    Isso aqui é um blog de humor ou de teologia Calvinista?kkkkkk

    Vai ver Carlos deve pensar que o espírito da lei deva ser uma alma penada, sei lákkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Alexandre, o seu cinismo tem um tempo, da mesma forma a sua falta de educação. Você mais uma vez pega o bonde andando, ou será que é a mesma pessoa com dupla personalidade? Com dois logins?

      Excluir
    2. Agora entendo porque vc defendeu tanto a afirmação do Clóvis.Não foi por má fé, mas por ignorância mesmo!

      Desculpe ter te julgado malkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Tua arte é pegar textos isolados como pretextos para o teu KKKK, que alias, te retrata muito bem como escarnecedor e desconhecedor das escrituras.

      Excluir
  43. Só complementando, já disse que Nózima, em um texto, confundi o espírito da lei com o espírito de Deus, mas no mesmo texto, resolve ensinar os ignoranteskkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O espírito da lei é o que habita no legalista. A lei de Deus, que é espiritual, habita o ser daquele que teve o cumprimento da lei em si pelo sacrifício do Senhor Jesus.
      Esse espirito da lei é um conjunto de regras, que formaram um paradigma intransponível, pois impede o que se assevera do cumprimento da lei,como uma possibilidade, na maior de todas as faltas, pois não pode ser alvo da graça, pois se prendeu ao velho pacto e repudiou a nova aliança.

      Excluir
    2. "O espírito da lei é o que habita no legalista. A lei de Deus, que é espiritual, habita o ser daquele que teve o cumprimento da lei em si pelo sacrifício do Senhor Jesus.
      Esse espirito da lei é um conjunto de regras, que formaram um paradigma intransponível, pois impede o que se assevera do cumprimento da lei,como uma possibilidade, na maior de todas as faltas, pois não pode ser alvo da graça, pois se prendeu ao velho pacto e repudiou a nova aliança."

      kkkkkkkkkkkkksocorrooooooooookkkkkkkkkkkkk

      Isso aqui tá parecendo a escolinha do professor Raimundo, do extinto programa do Chico Anysiokkkkkkkkkkk

      To começando a desconfiar que vocês estão afirmando coisas idiotas de propósito, só de zuação comigokkkkkkkkkkkkkkkk.
      Não é possível Carlos estar falando sériokkkkkkkkkk.Só pode ser zuação coma minha carakkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Infelizmente Alexandre, as vezes aparecem alguns palhaços, mas até eles são respeitados aqui, embora eles não respeitem ninguém.

      Excluir
    4. Infelizmente Alexandre, as vezes aparecem alguns palhaços, mas até eles são respeitados aqui, embora eles não respeitem ninguém.

      Excluir
    5. Carlos, você ainda vai, com essa sapiência, parar lá no meio dos TJskkkk.
      quando o Osmar entender o que o espírito da lei, ele para com issokkkk
      Dá pra entender o porque de você ser calvinista, assim tão alegrinhokkkk.

      Excluir
    6. Com certeza Alexandre um dia a minha alegria será perfeita...por enquanto, pela graça de Deus, eu suporto em amor e educação os palhaços que tentam com as suas palhaçadas deturpar as escrituras. Mas como o dito popular reza que quem ri por último ri melhor, um dia os escarnecedores terão de chorar, enquanto os santos exultam na presença do Senhor. Quantos aos TJ são pessoas mais educadas que os sabatistas, pois sabem se portar quando confrontados com a verdade. Eles apenas falam: Se formos uma ovelha do Senhor um dia estaremos no meio deles, mas os sabatistas são tão idólatras quanto os idólatras e seus deuzes, só que estes com o sábado. Um TJ é educado, pois aprende a bater de porta em porta e convidar as pessoas para o que eles entendem como verdade, embora eu não concorde com eles, posso afirmar que certamente são pessoas educadas e bem intencionadas. Quanto aos sabatistas são triunfalistas e sem preparo nas escrituras. Só repetem o que aprenderam como verdade e não questionam seus versículos fora do contexto. São pessoas engodadas por uma profecia que infelizmente nunca se cumprirá. A vinda do Senhor será como o ladrão, por isto precisamos vigiar para não cair na procastinação espiritual. Mas ele virá para os eleitos, ao soar da última trombeta. Mas o sabatista precisa ficar acordado para a vinda do senhor, pois ele acha que nesta vinda será possível falar: eis-me aqui!!! É uma pena, pois será em um piscar de olhos e nem perceberemos, apenas quando estivérmos na presença do Senhor, livre da presença do pecado, que agora nos aflige, mas com certeza, voaremos nos ares, sem saudade do que ficou para trás.

      Excluir
    7. Vai dar uma lidinha sobre o espirito da lei, depois você voltakkkkkk

      Excluir
  44. Romanos: 10. 4. Porque o fim da Lei é Cristo, para justificação de todo o que crê. - Bíblia JFA Offline

    ResponderExcluir
  45. Todos que permanecem na lei, não podem ser alvo da graça de Deus, pois se justificam pela lei e ela não pode salvar, mas pode ser um norteador que aponta o caminho da salvação: Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A salvação nunca foi por obras da lei ou pela Lei. Aprenda que Abrãao foi justificado por que creu, quando ainda era Abrão não era circuncidado ( Gen. 15:6). Ou seja , pela fé, por isso ele é nosso pai na fé.(Galatas 3:6,7,29) A lei que Paulo declara ser santa, espíritual é o padrão daqueles que foram salvos por Jesus. Portanto, quem está sujeita a maldição da Lei, são aqueles que negam e rejeita a lei que Deus declarou que constitui ser pecado sua transgressão(I João 3:4).
      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    2. Aprenda Que o pecado não terá dominio sobre vós, pois não estas debaixo da lei, mas debaixo da graça. Quem está debaixo da lei está debaixo de maldição.

      Excluir
  46. 1 Coríntios: 9. 20. Tornei-me judeu para os judeus. Para os que estão subjugados pela Lei, tornei-me como se estivesse igualmente sujeito à Lei, embora eu mesmo não esteja debaixo da Lei, com o objetivo de ganhar aqueles que estão dominados pela Lei. - Bíblia JFA Offline

    ResponderExcluir
  47. E aí, Carlos!
    Já conseguiu descobrir o que é o espírito da lei?

    ResponderExcluir
  48. Te dou uma dica!Não é uma alma penadakkkk

    ResponderExcluir
  49. Com certeza Alexandre, pois não existe alma penada, e sim alma condenada, pois ao homem esta ordenada morrer ma só vez vindo apos o julgamento. Heb 9:27

    ResponderExcluir
  50. Deixo agora Alexandre e Osmar na conversa e me retiro. Grande abraço aos dois, me ensinaram muito!!!!

    ResponderExcluir
  51. Não precisa agradecer, mas gostaria de deixar você com uma afirmação da sua própria pena, feita lá no texto " A expiação particular..."

    "Carlos Asicq3 de fevereiro de 2015 11:01
    Alexandre infelizmente você não entende nada das escrituras.Seu conhecimento é destituido da revelação...."

    Estou me retirando também, mas por favor, parem de falar coisas estúpidas porque eu não quero mais voltar aqui.

    Uma última coisa:

    Mandem um abraço ao professor Raimundo em meu nomekkkk


    Passar bem, senhores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provérbios: 20. 3. Qualquer pessoa tola tem o poder de começar uma briga; quem consegue por fim às contendas é que merece honrarias. - Bíblia JFA Offline

      Excluir
  52. 2 Pedro: 3. 1. Amados, esta é agora a segunda carta que vos escrevo; em ambas procuro despertar com estas recordações a vossa mente sincera: 2. para que vos lembreis das palavras que anteriormente foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, que os vossos apóstolos vos ensinaram. 3. Antes de tudo, considerai atentamente que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores anunciando suas zombarias e seguindo suas próprias paixões. 4. Eles proclamarão: “O que aconteceu com a Promessa da sua vinda? Ora, desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação!” 5. No entanto, deliberadamente, eles não reconhecem que desde a Antiguidade, por intermédio da Palavra de Deus foram criados os céus e a terra, e esta foi formada da água e por meio da água. 6. Foi pelas águas que o mundo daquela época foi submerso e destruído. 7. Ora, por intermédio da mesma Palavra, os céus e a terra que hoje existem estão também preparados para o fogo, reservados para o Dia do Juízo e para a total destruição dos ímpios. 8. Contudo, amados, há um princípio que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. 9. O Senhor não se atrasa em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, Ele é extremamente paciente para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. 10. Entretanto, o Dia do Senhor virá como ladrão, no qual os céus desaparecerão ao som de um terrível estrondo, e os elementos se desintegrarão pela ação do calor. A terra e toda obra nela existente serão expostas ao fogo. 11. Ora, se tudo o que existe será assim aniquilado, que espécie de pessoas é necessário que sejais? Pessoas que vivem em santidade e piedade, 12. aguardando o Dia do Senhor e apressando a sua vinda. Naquele Dia, os céus se dissolverão pelo fogo, e todos os elementos, ardendo, se dissiparão com o calor. 13. Todavia, confiados em sua Promessa, esperamos novos céus e nova terra onde habita a justiça. O cristão e o Dia do Senhor 14. Por isso, amados, enquanto aguardais estes eventos, esforçai-vos para que sejais encontrados por Ele em plena paz, sem mácula e livres de culpas diante dele. 15. Considerai que a longanimidade do nosso Senhor é uma oportunidade para que possais receber a Salvação, assim como o nosso amado irmão Paulo também vos escreveu, de acordo com a sabedoria que Deus lhe concedeu. 16. Ele escreve do mesmo modo em todas as suas epístolas, discorrendo nelas sobre esses assuntos, nas quais existem trechos difíceis de entender, os quais são distorcidos pelos ignorantes e insensatos, como fazem também com as demais Escrituras para a própria destruição deles. 17. Sendo assim, amados, estando bem informados, guardaivos para que não sejais conduzidos pelo erro e sedução dos que não têm princípios morais, vindo a perder a vossa segurança e cair. 18. Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e no Dia eterno! Amém. - Bíblia JFA Offline

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.