O Espírito Santo e a obra missionária



1. A presença pessoal de Deus, ativo na igreja e no mundo. É a terceira pessoa da Trindade. Não se deve pensar dEle como uma força influência ou fluido, mas como um ser plenamente pessoal. No Antigo Testamento o Espírito Santo foi dado a indivíduos particulares para levar a cabo tarefas especiais. Mas no Pentecostes, Jesus Cristo deu o Espírito Santo a cada crente, e Jesus tem estado presente com seu povo mediante Seu Espírito Santo desde então. Segundo a Fraternidade Teológica Latinoamericana, "a natureza pessoal do Espírito é como o 'Deus intermediário', que procede do Pai em nome do Filho. Eles são uma Triunidade, uma comunidade de amor, na qual o Espírito é o poder pessoal que torna possível a unidade e a missão de Deus. O amor que flui da comunidade divina se revela na criação e se completa na redenção. A redenção leva a uma nova criação onde o reino de Deus se revela definitivamente quando todas as coisas forem reconciliadas com Seu Criador. O Espírito é Deus que realiza Sua missão; o Espírito Santo é quem leva a cabo a vontade e os propósitos de Deus. O Espírito dá continuamente testemunho na ordem criada e na história e dá testemunho redentor na tarefa de reconciliação de Jesus Cristo no mundo".

2. CLADE I reconhece que o Espírito Santo "é quem dá os dons à igreja, capacita o evangelista, dá testemunho de Cristo ao ouvinte, ilumina-o, convence do pecado, da justiça e do juízo e de eterna perdição; o converte em nova criatura e faz dele parte da igreja e colaborador com Deus na evangelização. Quando não se reconhece essa iniciativa do Espírito Santo, a evangelização se torna mero empreendimento humano". Segundo o Pacto de Lausane, "o Pai enviou o Seu Espírito para dar tstemunho de Seu Filho; sem o testemunho dEle nosso testemunho é vão... o Espírito Santo é um Espírito missionário, e por Ele a evangelização deve brotar espontaneamente de uma igreja que está cheia do Espírito. A igreja que não é missionária é em si mesma uma contradição, e apaga o Espírito. A evangelização mundial somente será uma possibilidade real quando o Espírito renovar a igreja em sabedoria, fé, santidade, amor e poder".

Pablo Deiros
In: Diccionario Hispano-Americano de la misión
Trad. Cinco Solas

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.