A exaltação do Salvador

51. Qual é o estado de exaltação de Cristo? 

O estado de exaltação de Cristo compreende a sua ressurreição, ascensão, o estar sentado à destra do Pai, e a sua segunda vinda para julgar o mundo. 

1Co 15:4; Lc 24:51; Ef 4:10; 1:20; At 1:11. 

52. Como foi Cristo exaltado na sua ressurreição? 

Cristo foi exaltado na sua ressurreição em não ter visto a corrupção na morte (pela qual não era possível que Ele fosse retido), e o mesmo corpo em que sofrera, com as suas propriedades essenciais (sem a mortalidade e outras enfermidades comuns a esta vida), tendo realmente unido à sua alma, ressurgiu dentre os mortos ao terceiro dia, pelo seu próprio poder, e por essa ressurreição declarou-se Filho de Deus, haver satisfeito a justiça divina, ter vencido a morte e aquele que tinha o poder sobre ela, e ser o Senhor dos vivos e dos mortos. Tudo isto fez Ele na sua capacidade representativa, corno Cabeça da sua Igreja, para a justificação e vivificação dela na graça, apoio contra os inimigos, e para lhe assegurar sua ressurreição dos mortos no último dia. 

At 2:24; Sl 16:10; Lc 24:39; Rm 6:9; Ap 1:18; Jo 2:19; 10:18; Rm 1:4; 8:33-34; Hb 2:14; Rm 14:9; 1Co 15:21-22; Ef 1:22-23; Rm 4:25; Ef 2:5-6; 1Co 15:20,25-25; 1Ts 4:14. 

53. Como foi Cristo exaltado na sua ascensão? 

Cristo foi exaltado na sua ascensão em ter, depois da sua ressurreição, aparecido muitas vezes aos seus apóstolos e conversado com eles, falando-lhes das coisas pertencentes ao seu reino, impondo-lhes o dever de pregarem o Evangelho a todos os povos, e em subir aos mais altos céus, no fim de quarenta dias, levando a nossa natureza e, como nosso Cabeça triunfante sobre os inimigos, para ali, à destra de Deus, receber dons para os homens, elevar os nossos afetos e aparelhar-nos um lugar onde Ele está e estará até à sua segunda vinda no fim do mundo. 

At 1:2-3; Mt 28:19; Hb 6:20; Ef 4:8,10; At 1:9; Sl 68:18; Cl 3:1,2; Jo 14:2-3; At 3:21. 

54. Como é Cristo exaltado em sentar-se à destra de Deus? 

Cristo é exaltado em sentar-se à destra de Deus, em ser Ele, como Deus-homem, elevado ao mais alto favor de Deus o Pai, tendo toda a plenitude de gozo, glória e poder sobre todas as coisas no céu e na terra; em reunir e defender a sua Igreja e subjugar os seus inimigos; em fornecer aos seus ministros e ao seu povo dons e graças e em fazer intercessão por eles. 

Fl 2:9; At 2:28; Jo 17:5; Ef 1:22; Mt 28:18; Ef 4:11-12; Rm 8:34. 

55. Como faz Cristo a sua intercessão? 

Cristo faz a sua intercessão apresentando-se em nossa natureza continuamente perante o Pai no céu, pelo mérito da sua obediência e sacrifício cumpridos na terra, declarando ser a Sua vontade que seja aplicado a todos os crentes respondendo a todas acusações contra eles; adquirindo-lhes paz de consciência, não obstante as faltas diárias, dando-lhes acesso com confiança ao trono da graça e aceitação das suas pessoas e serviços. 

Hb 9:24; 1:3; Jo 17:9,20,24; Rm 5:1-2, 1Jo 2:1-2; Hb 4:16; Ef 11:6; 1Pe 2:5. 

56. Como há de ser Cristo exaltado em vir segunda vez para julgar o mundo? 

Cristo há de ser exaltado na sua vinda para julgar o mundo, em que, tendo sido injustamente julgado e condenado pelos homens maus, virá segunda vez no último dia com grande poder e na plena manifestação da sua glória e da do seu Pai, com todos os seus santos e anjos, com brado, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus, para julgar o mundo em retidão. 

At 3:14-15; Mt 24:30; Lc 9:26;  1Ts 4:16; At 17:31.

Catecismo Maior de Westminster
Semana 16

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.