Os decretos de Deus

12. Que são os decretos de Deus?
Os decretos de Deus são os atos sábios, livres e santos do conselho da sua vontade, pelos quais, desde toda a eternidade, Ele, para a sua própria glória, imutavelmente predestinou tudo o que acontece, especialmente com referência aos anjos e os homens.

Is 45:6-7; Ef 1:11; Rm 11:33; Sl 33:11; Ef 1:4; Rm 9:22-23.

13. Que decretou Deus especialmente com referência aos anjos e aos homens?
Deus, por um decreto eterno e imutável, unicamente do seu amor e para patentear a sua gloriosa graça, que tinha de ser manifestada em tempo devido, elegeu alguns anjos para a glória, e, em Cristo, escolheu alguns homens para a vida eterna e os meios para consegui-la; e também, segundo o seu soberano poder e o conselho inescrutável da sua própria vontade (pela qual Ele concede, ou não, os seus favores conforme lhe apraz), deixou e predestinou os mais à desonra e à ira, que lhes serão infligidas por causa dos seus pecados, para patentear a glória da sua justiça.

1Tm 5:21; Ef 2:10; 2Ts 2:13-14; 1Pe 1:2; Rm 9:17-18, 21-22; Jd 4; Mt 11:25-26.

14. Como executa Deus os seus decretos?

Deus executa os seus decretos nas obras da criação e da providência, segundo a sua presciência infalível e o livre e imutável conselho da rua vontade.

Dn 4:35; Ef 1:11.

Catecismo Maior de Westminster
Domingo 4

2 comentários:

  1. A expiação limitada do pecado humano, não se submete à vontade humana e sim a soberania de Deus. Pela vontade humana somos impulsionados apenas para a depravação. Podemos ser bons em uma área exterior, mas em nosso interior, nas atitudes que não são reveladas através de obras , somos errantes e escravos.

    ResponderExcluir
  2. Os decretos de Deus não levaram em conta as obras humanas, portanto o seu chamado, embora universal, só é recebido no coração dos eleitos. Estes, embora merecedores do inferno, têm os seus caminhos redirecionados ao céu, tendo a pena cancelada pelo decreto divino, que sem levar em contas as obras, separam entre muitos, alguns, do fogo eterno.
    O decreto de Deus é obra de sua soberania, não está em pauta a sua legalidade e refutação, apenas usufruir do reino que ele preparou aos eleitos, desde a fundação do mundo.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.