Uma Teologia sem a Autoridade das Escrituras é Impotente

Embora desejando não dever nada a ninguém, por isso, com sincera apreciação do que é nobre nestas tentativas, estou plenamente firme em minha convicção de que nenhuma ajuda deve ser esperada deste quartel. Uma Teologia que virtualmente destrói a autoridade das Santas Escrituras como um livro sagrado; que nada vê no pecado exceto uma falta de desenvolvimento; que reconhece Cristo como nada mais que um gênio religioso de importância central; que vê a redenção como simples reversão de nosso modo subjetivo de pensar; e que se satisfaz num misticismo dualisticamente oposto ao mundo do intelecto, - uma Teologia como esta é semelhante a uma represa cedendo diante do primeiro assalto da maré invasora. É uma Teologia sem controle sobre o povo, uma quase religião, absolutamente impotente para restaurar até mesmo a uma firmeza temporária nessa triste vacilante vida moral.

Abraham Kuyper
In: Calvinismo.

6 comentários:

  1. Olá Clóvis,

    O irmão poderia dizer a qual "teologia sem autoridade das Escrituras" que Kuyper está se referindo nesse texto?

    Além disso, poderia fornecer também a citação da página, ou do capítulo do livro onde isso está escrito?

    ps: eu realmente quero saber, para consulta/estudo. Por favor, não me entenda mal.

    Em Cristo.

    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando,

      De maneira alguma o entendo mal. O exemplar que tenho em mãos é a primeira edição de 2002, segunda reimpressão de 2004, publicado pela Cultura Cristã. A teologia sem autoridade referida é a "Nova 'Religião Cristã'"e o texto foi extraído da página 191.

      Qualquer dúvida, é só falar.

      Em Cristo,

      Excluir
  2. A teologia é a experiência com o divino. O atestado teológico são as escrituras. Uma teologia em desacordo com a palavra do Deus das escrituras, não é teologia, é uma espécie de misticismo, pois destitui Deus e institui uma espécie de ídolo.

    ResponderExcluir
  3. Caro,Ir. Assicq
    Estas suas palavras deferiam ser colocadas em molduras, para serem colocadas nas paredes das salas, de todo aquele que se diz cristão, em um local bem visível, para que possamos ver e lembrar sempre: Uma teologia (conhecimento de Deus ) em desacordo com a palavra de Deus, é uma das piores formas de idolatria.
    N'Ele que é Único.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rui as vezes eu me impressiono com uns pensamentos destes, mas é a convivência com pessoas como o Clóvis e você que nos inspiram a ler e a escrever. Tenho tido contato com pessoas difíceis e elas com certeza entraram em áreas perigosas. Temo a convivência com pessoas assim, pois na certeza de estarem agradando a Deus, julgam a teologia por suas experiências e se a experiência do outro é diferente, então não é teologia, é heresia. Podemos perceber Deus de maneira diferente, pois ele pode me parecer algo que difere da percepção do outro, mas é o mesmo Deus, observado por fenômenos diferentes. Gosto de observar as pessoas em suas caminhadas e percebo que o Cristão de verdade não se prende a diferenças e sim a relacionamentos. Ler é bom, mas nem sempre podemos com certeza afirmar uma coisa que entendemos, mas na dificuldade do outro, uma janela de confusão. Estou um pouco cansado disto, prefiro o corpo a corpo onde não existe teologia mas apenas a experiência simples com Jesus e essa vale mais que tudo. A letra na maioria das vezes mata, mas uma vida voltada ao relacionamento e ao serviço com o próximo, nos ensina sem precisar ler o que Jesus mais ensinou: O maior será o menor e o servo de todos. Grande Abraço!!!

      Excluir
  4. Caro,Ir. Assicq
    Estas suas palavras deferiam ser colocadas em molduras, para serem colocadas nas paredes das salas, de todo aquele que se diz cristão, em um local bem visível, para que possamos ver e lembrar sempre: Uma teologia (conhecimento de Deus ) em desacordo com a palavra de Deus, é uma das piores formas de idolatria.
    N'Ele que é Único.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.