O que um dom espiritual não é

1. Um dom espiritual não é um lugar de serviço. O dom é a habilidade, não onde se exerce a mesma. Pode-se ensinar dentro ou fora do âmbito de uma aula formal e em qualquer país do mundo. É possível ajudar na igreja ou no bairro.

2. Um dom espiritual não é um ofício. O dom é a habilidade e se pode exerce-la quer se tenha ou não um ofícia na igreja local. Com relação a isto existe muita confusão quanto ao dom de pastor. O dom é a habilidade de pastorear as pessoas. Isto pode fazer uma pessoa que ocupa o que chamamos, em nossa eclesiologia moderna, o ofício do pastorado. Ou o pode fazer uma esposa ou mãe em casa.

3. Um dom espiritual não é um ministério ou um grupo de idade específica. Não há um dom de ministrar aos jovens ou a crianças. Todas as idades necessitam de serviços de pastores, mestres, administradores, ajudantes, etc. 

4. Um dom espiritual não é uma técnica de uma especialidade. Não há dom espiritual de escrever ou de educação cristã ou de música. Estas são técnicas nas quais se podem usar dons espirituais.

5. Um dom espiritual é diferente de um talento natural. Já temos mencionado que um talento pode ser usado ou não para servir ao corpo de Cristo, enquanto que um dom espiritual o serve positivamente.

Assim, um dom espiritual é uma habilidade dada por Deus para servir ao corpo de Cristo, onde e como Ele quiser e dirigir.

C. C. Ryrie
In: Teologı́a básica

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.