Criança tem pecado? E se morrer na infância?

Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.” (Salmo 51.5)
Há quem diga que as crianças nascem com "a semente do pecado". Considero essa maneira de falar um eufemismo, uma suavização desnecessária e sem apoio bíblico. “Todos pecaram e separados estão da glória de Deus” (Rm 3:23), e isto inclui os infantes que morrem, inclusive os abortados, se é que consideramos que uma pessoa forma-se na concepção.

Outros falaram que as crianças tem uma natureza pecaminosa, mas não o pecado. Também é uma maneira de reduzir o mal-estar por considerar pecadores os que nós intuitivamente achamos "inocentes". É verdade que as crianças possuem uma natureza pecaminosa, uma inclinação, predisposição para o mal. Mas elas também vem a este mundo com a culpa pelo pecado de Adão, que é imputada à toda raça, sem exceção. 

Por isso, afirmo que todas as crianças nascem merecendo o inferno e as que morrem na infância não são inocente diante de Deus. Considerá-las irracionais ("não atingiram a idade da razão"), inocentes ou ignorantes ("Deus não leva em conta o tempo da ignorância") e que por isso mereçam ou devam ir para o céu é forçar a situação sem apoio escriturístico. A única maneira de ser salvo, seja criança ou adulto, é sendo remido pelo sangue de Jesus e regenerado pelo Espírito Santo. 

Então, como fica a situação dos que morrem na infância? 

Os calvinistas afirmamos que somente as crianças eleitas são salvas. Aliás, no calvinismo é ponto pacífico que somente os eleitos serão salvos e a discussão gira em torno de quantos dos infantes que morrem são eleitos (se todos ou uma parte deles). A Confissão de Fé de Westminster diz que "as crianças que morrem na infância, sendo eleitas, são regeneradas e por Cristo salvas, por meio do Espírito, que opera quando, onde e como quer" (CFW, X, III). Uns interpretam "sendo eleitas" como significando "se forem eleitas" e outros como "por serem eleitas". No primeiro caso, admite-se que apenas parte das crianças são eleitas, no segundo, todas são eleitas, e por isso, salvas. 

Assim, temos duas possibilidades dentro do esquema calvinista:

1. Todas as crianças que morrem na infância são eleitas, e por isso salvas extraordinariamente por Deus; 

2. Somente parte das crianças que morrem na infância são eleitas e 

a) podemos ter certeza com relação aos filhos de pais crentes; ou 
b) não podemos ter certeza com relação a nenhuma delas especificamente. 

A posição que assumo é a de número 1, ou seja, não creio que uma criança seja salva porque merece o céu, porque não tem pecado, porque lhe conhecimento ou qualquer outra coisa, pois as considero que diante de Deus todos os infantes são réus do fogo do inferno, mas creio que Deus elegeu a todas e que é por sua graça e misericórdia que são compradas pelo sangue de Cristo e feitas novas criaturas pelo Espírito do Senhor.

Soli Deo Gloria
Texto escrito em novembro de 2004.

23 comentários:

  1. Todo calvinista é assim: vive no mundo da incerteza. São muitas as ginásticas elaboradas para tentar resolver um problema, quando esse problema contraria as doutrinas de Agostinho e de Calvino, claro! Dizer que uma criança não é inocente diante de Deus é de uma heresia sem medidas! Dizer que uma criança merece o inferno isso é um tremendo esforço para ser contra o evangelho! O Todo Poderoso não haveria de compartilhar com esse pensamento beirando ao macabro.

    E por não terem segurança, os calvinistas vivem assim, cheios de hipóteses, de alternativas como escolhas, no mundo do vago, do "mistério de Deus". Onde está dito que o inferno está cheio de crianças? Somente nos oráculos dos calvinistas! Se as Escrituras dizem que "todos pecaram", pecaram somente os que pecaram, e só pode pecar quem é responsável perante o mandamento "...porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás." Romanos 7:7.

    O autor da postagem, por não aguentar mais se esticar nos seus arrazoados, optou por dizer que todas as crianças são salvas quando morrem, perfeito, embora a esquisitice venha depois "por serem salvas por Deus extraordinariamente". Salvas do quê? E estavam perdidas? Como? Quando? Nasceram assim? Culpa de quem? Misericórdia! A crianças são "réus do fogo do inferno"? Um réu sem que não sabe o que praticou? Qual o crime? Não dá para acreditar nessa maluquice, dá?

    Agora eu tenho uma perguntinha muito pessoal, ou para Clóvis responsável pelo blog (não sei se foi você o autor da matéria), ou para qualquer um calvinista: Se o autor da postagem optou pela alternativa 1 "Todas as crianças que morrem na infância são eleitas, e por isso salvas extraordinariamente por Deus", e já que elas são "pecadoras" e "merecedoras do inferno", por que o Todo Poderoso não fez assim também com os adultos? Ele teria elegido todos (já que Ele ama a todos) e salvado a todos extraordinariamente, pronto! Por que não o fez!

    Graça e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Calvinista,Mais discordo da visão equivocada desse autor. Estou convicto de que todas as criança~s são salvas pelos mesmos argumentos que vc usa Paulo Cesar. Só discordo di suas interrogações.por que o Todo Poderoso não fez assim também com os adultos? Ele teria elegido todos (já que Ele ama a todos) e salvado a todos extraordinariamente, pronto! Por que não o fez!" São casos muito diferentes. Abraço, Fica na Paz do Senhor!

      Excluir
    2. "porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados" (Rm 2.12)

      “O SENHOR prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma.” (Salmos 11:5)

      “Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.” (Salmos 5:5)

      “Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.” (Romanos 9:13)

      Deus não ama a todos e Inocência não salva.

      Excluir
  2. Paulo César, o que você tem feito é somente a falácia do apelo ao ridículo, ou seja, ridicularizando com palavras irônicas e não dando nada de argumentos conclusivos.

    Falou, falou e não deu sua resposta ao post sobre o que você crê.

    Dá um pitaco aí vai!

    No Amado

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
  3. Coisa perigosa essa....existe uma crença chamada 'Pecado Original' que é desconhecida no Oriente,pois a Igreja Grega despreza,e algumas nem conhecem,as crenças agostinianas....o Padre Suíço Hans Küng fala que essas igrejas provavelmente têm razão,como têm razão no jeito diferente como crêem na trindade,do jeito dos católicos e dos protestantes...
    http://lulopesfada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Dizer que as crianças merecem o inferno é uma das maiores besteiras que eu já li, mesmo as crianças herdando o pecado original, elas não podem ser responsabilizadas,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,

      Admitir que as crianças herdam o pecado original e negar que elas mereçam o inferno é incoerente. Ou uma coisa, ou outra.

      Melhor afirmar que apesar de terem pecado original e merecerem por isso o inferno elas são graciosamente salvas pelos méritos de Cristo.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Elas não merecem porque não tiveram escolha, ninguém é condenado por ter o pecado original, e sim pelos pecados cometidos que derivam deste pecado original, as crianças ainda não cometeram pecados, por isso elas não podem ser responsabilizadas.

      bom pelo menos é que a lógica, bom senso admite, e a Bíblia nunca mencionou que as crianças seriam condenadas.

      Excluir
    3. Pedro,

      Se você voltar ao artigo, verá que eu creio que as criança que morrem na infância serão salvas, e não condenadas. Neste ponto, não temos que discordar e não discordamos.

      O ponto de discórdia é se elas vão para o céu por não merecerem o inferno ou apesar de merecerem. Afirmar o primeiro caso é negar a imputação da culpa pelo pecado de Adão a todas as pessoas, independente da idade. Há os que defendem que a pessoa só herda a natureza pecaminosa, mas não a culpa pelo pecado de Adão. Não creio que esta posição seja sustentável à luz de Romanos 5. E há os que acreditam que a morte de Cristo tirou a culpa original de todos. Este último caso, ainda que tenha problemas, é menos grave que o anterior.

      Eu afirmou que as crianças vão para o céu, apesar de serem culpadas pelo pecado de Adão. Elas merecem a condenação, mas são remidas pelo sangue de Jesus e entram no céu, não por serem inocentes, mas por terem sido inocentadas.

      Em Cristo,

      Excluir
    4. Quem nasce da carne é carne e não pode entrar no reino...

      Senhores, quando é que a criança sai desse estado nascido da carne? Ou quando ela nasce ela não nasce da carne, mas transforma-se em carne quando comete o primeiro pecado?

      Será que Jesus não deixa claro que o "não entrar no reino" está no "nascer da carne"!!!??? Se a criança nasce da carne, ela não entrará no reino até que ela nasça também do espírito!

      Ou será que os senhores querem inventar um atalho para o céu que não seja este?

      Para o calvinista a graça é irresistível; para o arminiano, a única coisa irresistível é a imposição de seus pressupostos sobre o texto bíblico...

      Excluir
    5. Clóvis,

      Você e eu concordamos que as crianças são salvas, mas você discorda sobre elas merecerem ou não o inferno, eu digo e afirmo que não, Deus só responsabiliza alguém quando este alguém tem conhecimento de tal ato, se Deus não avisasse Adão e Eva sobre não comer do fruto, se eles comesse não teriam cometido pecado algum, visto que não foram avisados,

      E sim, a pessoa só herda a natureza pecaminosa e não a culpa de Adão, Judas foi condenado pelos seus pecados, e não pelos de Adão, cada um vai pagar pelo seu próprio pecado:

      A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.
      Ezequiel 18:20

      Ninguém vai pagar pelo pecado dos outros, antes cada um é responsável por si mesmo, se a criança não cometeu pecados, ela não vai ser responsabilizada

      Já o André mete calvinismo onde nem existe, ninguém tá falando de predestinação ou eleição,



      Excluir
    6. Pedro, "mas creio que Deus elegeu" está no texto e você vem com ninguém está falando de predestinação! E fiz referência, por meio de jogo de palavras, à leitura sempre recheada de pressupostos dos arminianos.

      Segundo, o texto de Ezequiel é uma resposta aos judeus que diziam estar sofrendo o exílio quando foram seus pais que pecaram e não eles. Olha como a perícope começa: "Que quereis dizer, quando citais este provérbio na terra de Israel: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que ficaram embotados?" O que Deus está dizendo é que ninguém é inocente e está sofrendo, pagando o pato, no lugar dos seus pais. Se estes sofrerão a culpa, sofrerão pelas suas próprias iniquidades. O texto jamais indicada uma "anulação" do pecado de Adão. E quando Paulo discorre sobre o pecado de Adão que contamina toda a raça humana, ele não parece estar falando de uma natureza pecaminosa desprovida de condenação, a condenação como consequência desta natureza pecaminosa, independente de ter se transformado em ato ou não, já é suficiente para merecer inferno e impedir a entrada no céu. Considere ainda que Paulo fala que o indivíduo antes da conversão é, por natureza, filho da ira, ou seja, por natureza, por instinto natural. A natureza inimiga de Deus é que é o problema, o fruto é só a consequência aparente.

      Excluir
    7. Pedro, você disse: " Deus só responsabiliza alguém quando este alguém tem conhecimento de tal ato"

      Pergunto: e o que era então o sacrifício pelo pecado da ignorância? Se Deus não leva em conta um pecado cometido na ignorância, por que um sacrifício devia ser prestado pelo sacerdote todos os anos em favor do povo por esses pecados cometidos na ignorância??? Se a pessoa pecasse por ignorância, sem saber que estava pecando, não bastava simplesmente dizer que não sabia que tinha pecado e estava livre da culpa, ela era considerada culpada, como todas as outras, e tinha que apresentar o seu sacrifício! Deus não está "avisando" para não comer, Ele está decretando uma "lei", é um mandamento que eles, Adão e Eva, quebraram. Pedro, você está claramente confundindo um pouco a natureza das coisas, entre o advertir e o decretar lei. Veja que a pessoa podia pecar, ser considerada culpada, ainda que tenha cometido o ato por ignorância.

      Quanto a isso, ando lado a lado com Spurgeon: http://www.charleshaddonspurgeon.com/2013/10/pecados-desconhecidos-c-h-spurgeon.html

      Excluir
    8. Veja só, Ryle diz a mesmíssima coisa!

      Porém, penso que é necessário relembrar aos leitores que um homem pode cometer um pecado e, no entanto, fazê-lo por ignorância, julgando-se inocente, quando na realidade é culpado. Não consigo perceber qualquer garantia bíblica para a moderna afirmativa de que “o pecado não é pecado, enquanto não o percebermos e tomarmos consciência dele”. Pelo contrário, nos capítulos quarto e quinto daquele livro muito negligenciado, Levítico, bem como em Números 15, vejo Israel sendo distintamente instruído de que havia pecados de ignorância que tornavam as pessoas imundas e que precisavam ser expiados (Lv 4:1-35; Lv 5:14-19; Nm 15:25-29). E também encontro o Senhor ensinando expressamente que o servo que não soube da vontade do seu senhor, e não agiu conforme essa vontade, não será desculpado pela sua ignorância, mas castigado (Lc 12:48). Faríamos bem em relembrar que, ao fazer de nosso conhecimento e de nossa consciência miseravelmente imperfeitos a medida de nossa pecaminosidade, estamos pisando em terreno perigoso. Um estudo mais profundo do livro de Levítico nos faria muito bem."...

      J. C. Ryle - Santidade – Sem a Qual Ninguém Verá o Senhor, Editora Fiel - p.28-29 (http://igrejapuritana.blogspot.com.br/2013/06/pecados-de-omissao-comissao-e.html)

      Excluir
  5. a questão é,com que idade a criaça deixa de ser criança e paga pelos pecados diante de Deus? com 8 ou com 12? porque Jesus disse deixai vir as criancinhas,porque as tais já pertence o Reino do Céu,e pra entrar no Reino temos que ser como uma delas.

    ResponderExcluir
  6. 11 Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta. Proverbiod 20;11

    ResponderExcluir
  7. 11 Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta. Proverbiod 20;11

    ResponderExcluir
  8. 11 Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta. Proverbiod 20;11

    ResponderExcluir
  9. A paz queridos!
    Quando Deus criou Adão, ele soprou nas suas narinas o fôlego da vida, o Espírito.
    Pelo qual o homem entra em contato com Deus.
    Quando um casal se juntam para gerar uma criança, eles geram com suas células, mas quem dá o Espírito de vida é Deus,é Deus que gera o Espírito, sem o qual na há vida!
    Deus não pode criar algo em desacordo com sua natureza.
    Então quando uma criança nasce ela recebe o Espírito de vida vindo de Deus,pura,santa e outras qualidades do Pai celestial.
    Quando a criança está na idade da razão ,não existe idade definida depende muito da maturidade da criança, ela passa a conhecer o certo e errado, neste momento ela tem contato com o pecado.
    Porém caso ela venha a falecer ainda muito cedo ela irá para a glória, pois é inocente, ainda não conheceu o pecado.
    Fomos ensinados que precisamos nascer de novo, esse nascer de novo no meu entendimento é que quando nascemos recebemos esse espírito de vida vindo de Deus,ouve o contato.
    Entrou o pecado quando o conheci agora preciso voltar a posição de filho, ligar meu espírito a Deus novamente através de Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
  10. Mateus 19
    13Então, trouxeram-lhe algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas. Os discípulos, contudo, os repreendiam. 14Mas Jesus lhes ordenou: “Deixai vir a mim as crianças, não as impeçais, pois o Reino dos céus pertence aos que se tornam semelhantes a elas”. 15E, depois de ter-lhes imposto as mãos, partiu dali. Dificilmente os ricos serão salvos

    ResponderExcluir
  11. Olá a todos

    Um ser humano ao nascer nasce em pecado conforme o Salmo 51:5, e a criança traz dentro de si tanto a fé quanto o pecado, pois sem fé naõ há como salvar-se. O ser humano ainda no ventre traz o pecado ver Salmo 58:3 e traz a fé ver em Mateus 21:16 então a criança tem dois atividades dentro de si o bom e o ruim que lutam na mente. Vejam um criança por exemplo de 2 dias naõ sabe que é um ser pessoal mas ela é um ser pessoal o mesmo se dá com a fé embora ela não tenha consciência de que existe a fé nela mas ela tem fé sim. Por isso ela pode ser batizada pois tem fé.

    um grande abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
  12. http://abibliapelabiblia.blogspot.com.br/2011/09/o-pecado-original.html

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.