Cinco Solas, Sete Anos

Resolvi gastar um post para falar um pouco do Blog Cinco Solas. Dois fatos servem de pretexto para isso. O primeiro deles é que neste mês de fevereiro o Cinco Solas completa 7 anos no ar. Foi no dia 19 de fevereiro de 2006 que o seguinte post de abertura foi publicado:
Quando da Reforma Protestante, foram enfatizadas cinco verdades caracterizadas pela palavra "somente" para distinguir dos ensinos equivocados do catolicismo romano: somente a Bíblia, somente a graça, somente a fé, somente Cristo e glória somente a Deus. Estas verdades distinguem historicamente os evangélicos dos católicos romanos, que creem na Tradição (em acréscimo à Bíblia), nas obras (em acréscimo à fé e à graça), nos santos mortos (em acréscimo a Cristo) o que resulta na glória do homem (em acrécimo à glória a Deus). Este blog é um espaço para tratarmos dessas verdades evangélicas, ainda mais que neste momento parece que precisam ser reafirmadas como o foram na Reforma.
Desde de então, quase todos os dias, pela graça de Deus um artigo, uma citação, um vídeo é compartilhado neste espaço, sempre procurando cumprir o propósito de defender os Solas da Reforma, os Cinco Pontos do Calvinismo e a fé Pentecostal. Com este, são 1.488 artigos, para a glória de Deus, com mais de 15 mil comentários, vários dos quais não tão alinhados com a glória divina.

O segundo fato que me levou a este post quase passou despercebido. Neste mês, a marca de 1 milhão de visualizações foi ultrapassada. Não sei o quanto isso é significativo, nem pretendo estabelecer comparações, mas julgo que em várias dessas visualizações houve proveito ao visitante, que aqui veio para tirar uma dúvida, buscar uma palavra de conforto ou mesmo confrontar a posição afirmada e defendida por este editor. E creio que Deus tenha sido louvado algumas vezes, onde isso não ocorreu, pedimos perdão a Ele.

É praxe em aniversário haver presentes. Não me acanharei em pedir o meu. Se o Cinco Solas, em algum momento foi útil à sua vida, faça-nos saber nos comentários aqui, no facebook ou twitter. Isso nos fará louvar a Deus e nos animará a continuarmos com este projeto, pelo menos por mais um ano. Mas, o mais importante, faça críticas, dê sugestões e proponha formas de tornarmos esta ferramenta mais útil ao Corpo de Cristo.

Gostaria de poder retribuir o carinho, a ajuda e as correções que tenho recebido através do Cinco Solas e das redes sociais vinculadas. Muitos irmãos tem demonstrado genuíno amor, me repreendendo e corrigindo quando necessário e apoiado sempre. Outros tem dedicado tempo respondendo nos comentários a objeções levantadas às doutrinas da graça como entendida pelos calvinistas. Enfim, não tem me deixado sozinho.

Para os dois fatos não passarem em branco, estaremos sorteando três exemplares do livro "Fundamentos da Teologia Reformada", de Hermisten Maia. Um exemplar será sorteado entre os comentaristas deste post (apenas o primeiro comentário contará), um exemplar na fanpage do Facebook e um exemplar no twitter (veja nos comentários). Claro que você você pode concorrer das três formas, aumentando assim as suas chances, mas sempre lembrando que "A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda a determinação" (Pv 16:33). O sorteio será realizado dia 10 de março e os ganhadores terão 30 dias úteis para informar o endereço para envio (somente no Brasil).

Soli Deo Gloria


10 comentários:

  1. O aniversario é do blog e o presente é nosso*_*
    parabens, tem nos abençoado muito com suas publicaçoes.

    ResponderExcluir
  2. Ah... eu não tenho esse livro! kkkk

    ResponderExcluir
  3. "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio."
    - Salmo 90:12

    "Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz."
    - Provérbios 3:1,2

    "O SENHOR te abençoe e te guarde."
    - Números 6:24

    Obrigado por tudo e Deus continue abençoando o excelente trabalho que realizas, com toda honra e glória ao Deus eterno.

    Graça e Paz,

    ResponderExcluir
  4. Opa Clóvis, meus parabéns, este blog é um fantástico projeto. Que Deus lhe abençoe.

    .::::Bryan::::.

    ResponderExcluir
  5. Clóvis

    Deus abençoe grandemente. Você não tem noção de como seu Blog é edificante.

    Grande abraço.

    Jeferson K.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Clóvis!

    Que Deus continue lhe abençoando para prosseguir com o blog Cinco Solas, referência importante na blogosfera cristã.

    Grande abraço!

    Ruy Marinho
    Blog Bereianos

    ResponderExcluir

  7. Parabéns!
    Este espaço é excelente. Que Deus continue a guiá-lo para Sua própria glória.

    Tiago - Blog do Lino Pelo Reino e Seu Cristo

    ResponderExcluir
  8. Vish, parabéns! Gosto muito de ver os debates por aqui rsrs

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.