Heresias históricas: Arianismo

Atanásio foi oponente de Ário.

Este movimento possui este nome pois foi liderado por Ário (250-336 d.C.), que fora presbítero de Alexandria entre o fim do século 3 e inicio do século 4 depois de Cristo. Ário não admitia que Jesus era Deus, o Verbo encarnado. Ele acreditava que isso implicaria na aproximação entre o cristianismo e o paganismo, já que as religiões pagãs crêem na existência de diversos deuses.

Ário acreditava que Jesus teve um começo, ou seja, que foi criado por Deus. Sua idéia é que houve tempo em que Jesus não existiu, ou seja, que este fora criado por Deus, isso implica que Jesus não é eterno. O Arianismo teve suas doutrinas refutadas quando Ário foi confrontado por Atanásio (296-373 d.C.), num concílio convocado pelo imperador Constantino, que contou com a presença de mais de 300 bispos. Este evento ocorreu na cidade de Nicéia, em 325, e deste concílio surgiu o Credo Niceno, no entanto, a cristologia ariana permaneceu, e nos dias de hoje está presente em grupos como Cristadelfianismo, Testemunhas de Jeová e com alguns traços no Mormonismo.

João R. Weronka
In: Apologia da divindade de Cristo

4 comentários:

  1. Cristadelfianismo. Esses eu não conhecia. O Unitárianismo é muito extenso dentro do "cristianismo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é,

      "O nome cristadelfo significa irmãos de Cristo, e foi adotado pelo seu fundador, o médico John Thomas. Em 1832, o dr. Thomas, em viagem da Inglaterra para os Estados Unidos, sofreu um naufrágio. Diante dessa situação, ele fez um voto de servir a Deus se a sua vida fosse salva. A fim de cumprir a promessa que fez, associou-se aos Discípulos de Cristo, um movimento religioso formado por Thomas Campbell (1763-1854). Dois anos depois, o dr. Thomas afastou-se desse grupo. Motivo? Divergências doutrinárias quanto ao batismo. Então, dedicou todo o seu tempo fazendo considerações pessoais sobre o que considerava ser de fato o cristianismo."

      Leia mais em CRISTADELFIANISMO – AS APARÊNCIAS ENGANAM!.

      Em Cristo,

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Se não me engano, uma tradução literal que influênciou C.T. Russel foi feita por um tal de Benjamim Wilson - A DIAGLOT (?). E esse era dessa seita ...

    Um outra coisa que li, mas não me recordo, e gostaria de saber se alguém sabe algo: Ário cria que o Espírito Santo era a primeira criação de Jesus???



    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.