A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus


Escritura Canônica. Cremos e confessamos que as Escrituras Canônicas dos santos profetas e apóstolos de ambos os Testamentos são a verdadeira Palavra de Deus, e têm suficiente autoridade de si mesmas e não dos homens. O próprio Deus falou aos patriarcas, aos profetas e aos apóstolos, e ainda nos fala a nós pelas Santas Escrituras.

E nesta Escritura Sagrada a Igreja Universal de Cristo tem a mais completa exposição de tudo o que se refere à fé salvadora e à norma de uma vida aceitável a Deus; e a esse respeito é expressamente ordenado por Deus que a ela nada se acrescente ou dela nada se retire.

A Escritura ensina plenamente toda a piedade. Julgamos, portanto, que destas Escrituras devem derivar-se a verdadeira sabedoria e piedade, a reforma e o governo das igrejas, também a instrução em todos os deveres da piedade; enfim, a confirmação de doutrinas e a refutação de todos os erros, assim como todas as exortações segundo a palavra do apóstolo: ‘Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão”, etc. (II Tim 3.16-17). E ainda: “Escrevo-te estas cousas”, diz o apóstolo a Timóteo, “para que fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus”, etc. (I Tim 3.14-15).

A Escritura é a Palavra de Deus. O mesmo apóstolo diz aos tessalonissenses: “Tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes, não como palavra de homens, e, sim, como, em verdade é, a palavra de Deus”, etc. (I Tes 2.13). E o Senhor disse no Evangelho: “Não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós” (Mat 10.20); portanto, “quem vos der ouvidos, ouve-me a mim; e, quem vos rejeitar, a mim me rejeita; quem, porém, me rejeitar, rejeita aquele que me enviou”, (Mat 10.40; Luc 10.16; João 13.20).

2 comentários:

  1. Irmão Clóvis,

    Paz seja contigo!

    Por gentileza, me esclareça...

    A "Segunda Confissão Helvética" substituiu a primeira ou ampliou-a? Li na Wikipédia (que só recorro quando não tem outro jeito):

    "ao lado do Catecismo de Heidelberg é o mais geralmente reconhecidos das Confissões das Igrejas Reformadas."

    Isso é fato? Em caso afirmativo, onde ficaria a Confissão de Westminster? Constatei que na Bíblia de estudo Genebra não colocaram a Helvética e está lá a de Westminster, de qual vejo mais citações em livros. Também está na "Genebra" o catecismo de Heidelberg. E quase não vejo citações da Helvética.

    Desde já, muito obrigado.

    Em Cristo,

    Jairo Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz seja contigo,

      A Primeira Confissão foi redigido por Bullinger em parceria com outros autores. A segunda, que segue a mesma estrutura da primeira, é um trabalho solo do Bullinger.

      Quando a Wikipedia diz que é a mais "geralmente reconhecida" quer dizer que é reconhecida por um número maior de igrejas. Apesar da fama e importância da CFW é aceita por um número menor de igrejas.

      Em Cristo,

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.