Não abusemos da sabedoria


Não acontecerá, naquele dia, diz o SENHOR, que farei perecer os sábios de Edom e o entendimento do monte de Esaú? Ob 1:8

Malgrado serem cegos em muitos aspectos os que Deus não guia pelo seu Espírito, sobre os quais não refulge com sua palavra, todavia, a pior cegueira é esta, quando os homens ficam inebriados com a falsa convicção de sabedoria. Logo, quando alguém se acha dotado de inteligência, de modo que consegue perceber tudo o que é necessário, não podendo ser iludido, sua sabedoria é insanidade e loucura extrema: certamente, ser-nos-ia melhor ser idiotas e tolos do que ficar inebriados dessa forma.

Visto pois que os sábios deste mundo são insanos, o Senhor declara que eles não terão ciência nenhuma quando o tempo da provação vier. Deus realmente permite aos ímpios que, por um longo período, congratulem-se devido à própria perspicácia e conselhos, como aturou que os idumeus continuassem em prosperidade. E há também muitos nos dias que correm que se congratulam com seus êxitos, quase adorando a própria esperteza.

(...)

Porém, somos avisados por essas palavras de que, se nos sobressairmos em entendimento, não devemos abusar desse singular dom divino, como vemos se dar com os ímpios, os quais tornam em esperteza toda sabedoria que Deus lhes há conferido. Dificilmente se encontra um em cem que não busque ser ladino e caviloso quando sobrepuja em entendimento. Eis uma coisa muito lamentável. Que grande tesouro não é a sabedoria? Todavia, vemos que o mundo perverte esse excelente dom divino: mais razão há para labutarmos para que a nossa sabedoria seja encontrada em verdadeira simplicidade. Isso é uma coisa. Depois, devemos também nos acautelar ao confiar em nossa própria inteligência e desprezar nossos inimigos, julgando que podemos nos precaver contra todo mal que paire sobre nós; mas sempre busquemos do Senhor, para que sejamos favorecidos em todos os tempos com o espírito de sabedoria, para que sejamos guiados até o final de nossa vida; uma vez que ele pode, a qualquer momento, tirar de nós tudo o que nos houver dado, expondo-nos assim à vergonha e ao opróbrio.

João Calvino
In: Comentário de Obadias

Um comentário:


  1. Magnífico! Tão atual que parece ter sido escrito no jornal de hoje. Todos os evangelizadores precisam ter esse conselho em mente. Se o "mundo" no tempo de Calvino já pervertia a sabedoria, o que dizer do nosso mundo atual?

    Em Cristo,
    Jairo Lima

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.