Aprendiz de Cristo na Escola da Obediência


Já vimos como nosso Senhor nos ensina a obediência por meio da revelação do segredo de como Ele mesmo a aprendeu, em Sua permanente dependência do Pai. Já vimos como Ele nos ensina a usar o Sagrado Livro como Ele o usou, como uma revelação divina daquilo que Deus tem preparado para nós, com o Espírito Santo revelando e capacitando.

Se agora considerarmos o lugar que o crente ocupa na escola da obediência como aluno, haveremos de entender melhor o que Cristo, o Filho, requer para efetuar em nós a Sua obra com eficácia. Num aluno dedicado há várias coisas que despertam e estimulam sua simpatia para com um professor confiável. Ele se submete completamente à sua liderança. Ele deposita perfeita confiança no professor. O aluno lhe dedica tanto tempo e atenção quanto o professor requer. É quando nos apercebemos de que Cristo tem direito a tudo isso, e nos dobramos a isso, que podemos aguardar a experiência de quão maravilhosamente Ele pode nos ensinar uma obediência como a que Ele mesmo viveu.

1. O verdadeiro aluno, quer seja de um grande músico ou de um pintor, dedica a seu mestre uma confiante submissão de todo o seu coração. Quer seja na prática das escalas quer seja na mistura das cores, no lento e paciente estudo dos elementos de sua arte, ele entende que é sábio obedecer com simplicidade e inteireza. É essa submissão de todo o coração à direção do Mestre, essa submissão implícita à Sua autoridade, que Cristo requer. Nós nos achegamos a Ele suplicando que nos ensine a perdida arte de obedecer a Deus assim como Ele o fez. Ele nos pergunta se estamos dispostos a pagar o preço. Isso significa completa e total renúncia de si mesmo! Isso significa abrir mão de nossa vontade e de nossa vida até a própria morte! Isso significa estar pronto a fazer o que quer que Ele mande!

A única maneira de aprender algo é pela prática. A única maneira de aprender a obediência de Cristo é abrir mão de sua vontade para Ele, e fazer da vontade dEle o grande desejo e prazer do seu coração. A não ser que você se comprometa com a absoluta obediência no momento em que você entra nesta sala da escola de Cristo, será impossível fazer qualquer progresso.

2. O verdadeiro discípulo de um grande mestre considera fácil render-lhe essa obediência sem reservas pelo simples fato de que ele confia no mestre. Ele sacrifica com gratidão a sua própria sabedoria e vontade para ser guiado por outra superior. É dessa confiança que precisamos para com nosso Senhor Jesus. Ele veio do ceu para aprender a obediência, para que fosse capaz de ensiná-la bem. A Sua obediência é o tesouro pelo qual não só o débito da nossa desobediência passada é pago, mas por meio do qual a graça da nossa presente obediência é suprida.

Em Seu divino amor e perfeita identificação com a natureza humana, em Seu divino poder sobre nosso coração e vida, Ele convida, Ele merece, Ele conquista nossa confiança. É pelo poder da admiração pessoal, pela afeição à Sua Pessoa, é pelo poder do seu divino amor, por toda obra efetuada em nosso coração pelo Espírito Santo, despertando em nós um amor que corresponde ao dEle, que Ele desperta nossa confiança, e comunica a nós o verdadeiro segredo do sucesso na Sua escola. Tão absolutamente como confiamos nEle como o Salvador que nos resgata da nossa desobediência, assim confiemos nEle como o Mestre que nos guiará para longe da desobediência. Cristo é nosso Profeta ou Professor.

Um coração que com entusiasmo creia no Seu poder e capacidade como Professor descobrirá, para a alegria dessa fé, que é fácil obedecer. É a presença de Cristo conosco todo o dia que será o segredo da obediência verdadeira.

3. Um aluno dedica a seu mestre toda a atenção e aplicação que ele solicitar. É o mestre que diz quanto tempo tem de ser devotado ao contato pessoal e à instrução. A obediência a Deus é uma espécie de arte celestial, nossa natureza é tão completamente avessa a ela, o caminho em que o Filho aprendeu a obediência foi tão lento e longo, que não nos devemos admirar se o aprendizado não vem de uma só vez.

Nem devemos nos admirar se for necessário muito mais tempo aos pés do Mestre em meditação, e oração, e espera, em dependência e auto-sacrifício, do que a grande maioria está disposta a dar. Mas disponhamos nosso coração a dar esse tempo.

Em Cristo Jesus, a obediência celestial se tornou humana outra vez, a obediência se tornou nosso direito de nascença e nossa natureza: apeguemo-nos a Ele, creiamos na Sua presença em nós e roguemos por ela. Com Jesus Cristo, que aprendeu a obediência como nosso Salvador, com Jesus Cristo, que ensina a obediência como nosso Mestre, podemos viver uma vida de obediência. A Sua obediência — não podemos estudar a lição com excessivo fervor — Sua obediência é a nossa salvação; nEle, no Cristo vivo, encontramos essa obediência e dela participamos momento após momento.

Supliquemos a Deus que nos mostre como Cristo e Sua obediência são de fato a nossa vida a cada momento: isso fará de nós alunos que Lhe dão totalmente o coração e todo o seu tempo. E Ele há de nos ensinar a guardar os Seus mandamentos e permanecer no Seu amor, da mesma forma que Ele guardou os mandamentos do Seu Pai e permaneceu no Seu amor.

Andrew Murray
A escola da obediência

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.