Carta a um irmão inquieto

Querido Rick,

Paz seja contigo.

Recebi seu email, no qual expressa sua inquietação desde que descobriu que me envolvi com uma seita chamada calvinismo. “Como pode um crente acreditar na predestinação?”, pergunta. Sei que me ama e que tem sincera preocupação com minha vida espiritual. Por isso, gostaria de escrever algumas palavras, na tentativa de tranquilizá-lo quanto a minha permanência na sã doutrina. Espero que ao esclarecer no que realmente creio e apresentar as razões bíblicas para isso, você possa compreender minha posição e, quem sabe, rever a sua, à luz da Bíblia Sagrada.

Porém, antes de falar qualquer coisa a respeito de minha convicção, permita-me falar de você, melhor dizendo, do que és para mim. Em primeiro lugar, considero-o um irmão em Cristo, comprado com o sangue de Cristo e transportado das trevas para a luz maravilhosa de Deus. Além disso, o considero um servo fiel, sempre disposto a obedecer ao Senhor e que tem uma santidade e piedade que ainda almejo alcançar. Por isso, dói-me o coração provocar inquietações acerca de minha saúde doutrinária.

O calvinismo não é uma seita à margem da igreja fiel. Somos crentes que, como muitos dos demais, procuram ser bíblicos no sentido de aceitar o que a Bíblia diz a respeito de Deus, do homem e da salvação deste. Não nos consideramos uma classe superior entre os crentes, pelo contrário, temos um profundo senso de nossa indignidade, a ponto de não reconhecer em nós nada que nos distinga do pior dos pecadores. Se algum de nós nutre qualquer orgulho ou expressa qualquer desprezo por crentes de outras tradições, isso apenas confirma uma das verdades que defendemos: a corrupção da natureza humana pelo pecado.

Sua primeira pergunta é “como pode um crente acreditar na predestinação?” e gostaria de dar uma resposta a ela. E a resposta é: porque todo crente tem que acreditar no que a Bíblia diz. E o que a Bíblia diz é que “o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo... em amor nos predestinou para ele” (Ef 1:3-5). Se está na Bíblia, não podemos afirmar o contrário. No mesmo capítulo, mais adiante, é reforçado que fomos “predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade” (Ef 1:11). Portanto, a sua pergunta deveria ser “como pode alguém sendo crente não acreditar na predestinação?”. Sim, pois essa não é a única passagem bíblica que fala de predestinação, tenho certeza que você mesmo já as leu, e se não o fez, recomendo que as procure, leia e ore pedindo que o Espírito Santo lhe dê a coragem de crer no que é dito e entendimento do que ele significa de fato.

Quanto às suas outras perguntas, as responderei oportunamente. Por ora, gostaria que pensasse no que escrevi, mas sobretudo que estudasse cuidadosamente essa passagem e as outras que me referi. Que levasse o assunto em oração a Deus, dizendo-se disposto a aceitar a verdade da Escritura, mesmo que ela venha a contrariar o que você acredita sobre o assunto. E ao mesmo tempo que reafirmo meu amor em Cristo, coloco-me à sua disposição se de alguma forma eu puder ser-lhe útil neste ou em outro assunto.

Em Cristo,


29 comentários:

  1. Carta do apóstolo Calvinista ao querido RICK capítulo 1 versículos 1-5...

    http://www.anonimosinner.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tenho uma posição sobre isso, mas estou inclinado a crer na predestinação, sigo atualmente uma linha pentecostal independente, com varias doutrinas que normalmente não são encontradas no pentecostal "normal", mas uma das coisas que os lideres da minha igreja negam veementemente é a predestinação, mas lendo a bíblia, pude encontrar varias passagens dizendo que foi Jesus que nos escolheu para estar com ele e que o Pai nos escolheu para estar com Jesus. Lendo João 14, 15 e 16 não é difícil encontrar outras afirmações nesta linha. Acredito que tenham mais passagens em outros livros, mas como nunca estudei mais a fundo, não posso levar aos meus lideres um argumento sem total base bíblica, então, prefiro ficar neutro por enquanto. Mas não seria um absurdo total crer na predestinação pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é você continuar lendo as Escrituras, tendo o firme propósito de aceitar o que ela diz, buscando iluminação do Espírito Santo. Algumas coisas podem ser mais difícil de aceitar e entender que outras, mas na medida que avançamos em nossas leituras, a Bíblia vai explicando a Bíblia.

      Recorrer a bons livros como apoio também ajuda, porém é sempre bom ser cauteloso, pois na maioria dos casos os autores parte de uma posição já assumida. Menos importante que livros é este blog, mas também aqui uma posição é assumida: cinco solas e cinco pontos. Portanto, filtre o que é dito nos posts e nos comentários, cotejando sempre com a Bíblia o que é afirmado.

      Em Cristo,

      Excluir
  3. Há outras passagens bíblicas dignas de um exame, por exemplo: Atos 13:48,18:9-10; Romanos 8:29, 9-11-22, 11:5-7; 1 Tessalonicenses 1:4; 2 Tessalonicenses 2:13; 2 Timóteo 1:9, 2:10; 1 Pedro 1:2; 2 Pedro 1:2; Judas 4; Apocalipse 18:9-10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas referências. Dando uma corrida de olhos, algumas me são familiares. Outras, eu vou ter que abrir para conferir.

      Em Cristo,

      Excluir
  4. Estava conversando com um colega meu, que frequenta a batista atualmente, e parece que essa tensão Predestinação x Livre-Arbítrio, aumenta bastante lá. Como a igreja dele é uma batista vamos dizer assim pentecostal quase neopentecostal,quando há visita de pastores mais de idade, de bem mais idade, eles são calvinistas e o restante arminianos. Agora com essa explosão do calvinismo aqui no brasil, alguns jovens estão aderindo ao calvinismo e como meu colega é calvinista até a última molécula dele, ouço de sua parte controvérsia sobre controvérsia.
    Não é errado ter pressupostos, mas sempre temos que revisar o material no qual baseamos nossos pressupostos.

    .::::Bryan:::::.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de se considerar que existe uma tensão entre Predestinação e Livre-arbítrio é significativo. Admitida a tensão, em favor de quem se deve desfazê-la? De Deus, que predestina, ou do homem que define o próprio destino?

      Creio que se nos limitarmos à Bíblia, fica difícil sustentar o livre-arbítrio do homem em detrimento da predestinação de Deus. O livre-arbítrio não é declarado na Escritura, é no máximo inferido a partir de pressupostos do homem. É no mínimo duvidoso.

      Já quanto ao fato de que Deus predestina, não é uma inferência, mas um fato declarado e reafirmado na Escritura. Não resta dúvida quanto a Deus predestinar, a menos que se mantenha dúvidas quanto a veracidade da Bíblia.

      Assim, assumindo-se que há tal tensão, a evidência de que Deus predestina é contrastada com a falta de evidência (clara) de que o homem decide o seu destino pelo livre-arbítrio.

      Em tempo, não apenas não é errado como é impossível não ter pressupostos. Mas eles não devem determinar o que um texto significa.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Clovis, olha só o que eu escutei domingo passado.

      Falando sobre a queda, o amigo batista disse: O homem desejou ter o conhecimento do bem e do mal fora da soberania de Deus. Logo questionei como isso era possível. Então vem o pior... tá sentado?

      Deus em sua soberania dá ao homem o livre-arbítrio.

      Que maravilha! Logo traduzi em "a água em sua molhadura dá ao seco a secura".

      O problema dos batista está na confissão de fé que não se posiciona. Fica em cima do muro fazendo de conta que não é com ele... continuarei batista enquanto não se posicionarem para o lado arminiano oficialmente. O problema será abrir mão do uma vez salvo salvo para sempre que os batistas ainda têm em comum com os calvinistas.

      Excluir
  5. Se sou hoje calvinista e aceito a Jesus, então nunca posso me desviar?
    O autor do blog por exemplo é predestinado, mas amanhã(que DEUS nos livre) ele vier a se afastar, ele na realidade não era predestinado?

    Como posso entender?

    Sou irmão e comunhão com DEUS, mas se me desviar nunca fui irmão e nunca tive comunhão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então anônimo, por que não refletir sobre o texto de 1 João 2:19?

      Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.
      1 João 2:19

      Excluir
    2. André, você é predestinado?
      Se a sua resposta for sim, então se amanhã(que Deus nos livre) você se desviar você não era um predestinado? é isso?

      Excluir
    3. Amado irmão André, uma outra coisa que vem a mente é que se realmente somos predestinados/eleitos/decretados a salvação.
      Então Deus quando criou Adão ele era eleito ou perdido?
      Será que posso evangelizar e dizer a um pecador, Cristo morreu por seus pecados, Jesus te ama? Como identificar o predestinado?

      Excluir
    4. Em primeiro lugar, você não deve confundir "ser calvinista" e "aceitar Jesus" com "ser salvo". O que define se alguém é salvo ou não é ter nascido de novo, e não assumir um rótulo teológico ou repetir a oração ditada por um pregador ao final de um sermão. Nascer de novo é ser feito nova criatura, num ato exclusivo do Espírito Santo.

      Portanto, você pode ser calvinista hoje e ter aceitado Jesus no passado, se desviar e acordar para a eternidade no inferno. O que nos garante no céu é ter nascido de novo e isso quem opera em nós é o Espírito Santo. Uma fez sendo regenerado, podemos nos desviar temporariamente da fé, mas nunca total e finalmente. Ou seja, no inferno não haverá ninguém que tenha nascido de novo.

      Quanto a ser predestinado e se desviar. Destino tem a ver com a chegada. Assim, um predestinado ao céu não chegará a nenhum outro lugar que não seja o céu. Isso é uma questão que se define apenas levando o significado das palavras a sério.

      Em Cristo,

      Excluir
    5. Jardel,

      No contexto de predestinação, você me pergunta se "quando Deus criou ele era eleito ou perdido?". Pensemos na palavra "quando". Quando Deus realizou a eleição? "Antes da fundação do mundo". Quando Adão foi criado? No sexto dia da Criação, ou seja, depois "da fundação do mundo". Aí tem sua resposta sobre o "quando".

      Agora, se quando Adão foi criado ele era "eleito ou perdido". Perdido não era, pois foi criado em retidão original. Mas era certo que iria pecar, ou seja, iria se tornar um perdido. Mas isso não exclui o ser eleito, pois todos os eleitos são escolhidos dentre e como perdidos. Logo, sua pergunta não faz sentido. Faria se você perguntasse se Adão foi predestinado ao céu ou ao inferno, e minha resposta seria apenas um "não sei".

      Em Cristo,

      Excluir
    6. Jardel,

      Sua última pergunta é "Como identificar o predestinado?". E o faz no contexto da evangelização. Pois bem, não precisamos identificar um predestinado, aliás, sequer devemos nos preocupar com isso.

      Jesus disse "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura". Devemos cumprir essa ordem como está, sem cogitar de quem é predestinado e concentrar nossos esforços evangelísticos nele.

      Portanto, não podemos (Deus não nos revelou) e não devemos (Deus não nos autorizou) descobrir quem são os predestinados. O que Ele nos mandou foi pregar a todos, predestinados ou não. O predestinados serão os que irão crer, por haverem sido ordenados para a vida eterna.

      Em Cristo,

      Excluir
    7. Tendo respondido suas perguntas, Jardel, gostaria de lhe fazer uma: o que significam as palavras “o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo... em amor nos predestinou para ele”?

      Pelo que vi, você não concorda com a predestinação. Como entende essa passagem?

      Em Cristo,

      Excluir
    8. Irmão Clovis, certamente esse nosso papo vai longe.
      Mas, com muito carinho agradeço pelo seu espaço muito bom para se debater ideias, que Deus lhe abençoe, quero encerrar com esse ultimo comentário.
      Acredito haver a eleição somente para quem estar no corpo de Jesus Cristo, sou pentecostal (um pouco neófito), e no pentecostalismo clássico/histórico ninguém questiona a soberania de DEUS. Congrego na AD e cremos:
      1 - Cremos na pecaminosidade do homem que o destituiu da gloria de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurar a Deus(romanos 3.23; atos 3.19);
      2 - Cremos na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do reino dos céus(João 3.3-8);
      3 - Cremos no perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em Nosso favor(Atos 10.43; Romanos 10.13; 3.24-26; hebreus 7.25;5.9);

      Obrigado pelo seu espaço, DEUS continue lhe abençoando.

      Jardel

      Excluir
    9. Jardel,

      Antes de tudo, foi um prazer conversar com o irmão e me darei por satisfeito se encerrarmos nosso assunto por aqui. Porém, se puder me dar a consideração de uma resposta mais, ficarei ainda mais feliz.

      Alegro-me que sirva numa AD, denominação que tem o meu respeito e pela qual dou graças a Deus e pela qual eu oro nesses dias conturbados. Quanto aos pontos que você colocou, concordo plenamente. Eles estão certos no que dizem, mas e sobre o que silenciam?

      Eu lhe fiz uma pergunta pessoal sobre a doutrina da predestinação expressa em Efésios 1:3-5. E gostaria realmente de saber como você entende tal passagem, se ela não ensina o que parece estar ensinando.

      Deus o abençoe grandemente em Cristo.

      Excluir
    10. Obrigadoo, estimado Clovis.
      Acredito que a passagem em apreço confirma as verdades que demonstrei no que creio no post acima. A soberania de Deus sem desconsiderar a responsabilidade humana de ouvir o chamado para o corpo de Cristo, acredito que todos somos eleitos no Corpo de Cristo, não há eleição fora do Corpo. Todos fomos batizados no Corpo, veja que na passagem o irmão pediu para analisar, Paulo nos mostra sempre que é necessario crer na obra expiatória de Cristo para sermos salvos, e quem deve crer? Eu ou Deus?
      Temos algumas diferenças, entre nós é que pra vocês vem em primeiro lugar a regeneração, e pra nós a fé.

      Obrigado por tudo.

      E lembre-se:
      "Nas coisas necessárias, a unidade; nas duvidosas, a liberdade; e em todas, a caridade." (Santo Agostinho).

      Excluir
    11. Para complementar o comentario acima:
      O homem não pode salvar a si mesmo, ele não tem essa condição isso é fato. Tudo é pela graça de Deus, EF 2:8
      Veja II Ts 2:13 "Fé na verdade".

      Obrigado,

      Desculpe pelos "remendos" nos post.

      Excluir
  6. André, você é predestinado?
    Se a sua resposta for sim, então se amanhã(que Deus nos livre) você se desviar você não era um predestinado?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, se você não se desviar e entrar pelos portões do céu, você espera ser louvado pelos anjos por sua magnífica contribuição na obra salvadora de Jesus Cristo? Afinal de contas morrer na cruz não deu em muita coisa só o teu esforço é que garantiu o sucesso do trabalho dEle.

    Levantai as vossas cabeças que entrará o Rei da Glória... o salmista devia estar falando de você, ne?

    ResponderExcluir
  8. Querido Clóvis queria fazer uma pequena provocação a sua pessoa:

    Na bíblia de estudo pentecostal quando ela segue em exemplo do que seria a predestinação e a eleição ela cita o seguinte:


    "No tocante a eleição e predestinação,podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o céu.Deus escolhe o navio(Igreja)para ser sua própria nau.Cristo é o capitão e piloto desse navio. Todos os que desejam estar nesse navio eleito, podem fazê-lo mediante a fé em Jesus Cristo. Enquanto permanecerem no navio, acompanhando seu Capitão,estarão entre os eleitos. Caso alguém abandone o navioe o seu Capitão, deixará de ser um dos eleitos. A predestinação concerne ao destino do navio e ao que Deus preparou para quem nele permanece. Deus convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante mediante Jesus Cristo."

    O que você acha sobre este exemplo? Deus o abençoe.

    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,

      A Bíblia de estudo pentecostal é ruim de doer, não a recomendo. Mas a explicação do "navio predestinado" não é dela. Outros já propuseram essa tentativa de rejeitar a doutrina da eleição conforme está na Bíblia. Qual o problema com a analogia?

      A igreja é a totalidade dos crentes. A igreja eleita é a soma dos indivíduos eleitos. Tentar separar a identidade da igreja e a identidade dos crentes, como se aquela existisse sem esses, é absurdo.

      Pense no seguinte. Imagine que ninguém entre ou permaneça no navio. Em tese, isso é possível, segundo a teoria arminiana. Então, o que seria essa igreja, uma espécie de navio fantasma, sem nenhum tripulante, rumo ao céu?

      Mas dá para aproveitar a analogia, se considerarmos que os crentes são os componentes desse navio. O mesmo é projetado pelo Engenheiro nos mínimos detalhes, cada parafuso tem o seu lugar e o seu momento de ser incluído no mesmo. Podemos dizer, então que cada parte do navio foi escolhida com rigorosa exatidão, para que o projeto seja executado de acordo com o que o Projetista estabeleceu.

      Sendo o Construtor fiel executor das especificações do projeto, Ele não irá deixar um só parafuso sem ser apertado. Tampouco irá colocar dois parafusos onde o projeto diz que vai um. E nem vai fazer trocas de componentes ou materiais.

      Outro detalhe, o navio permanecerá no estaleiro até que seja completado. Só depois do último parafuso ser colocado o navio é levado para o mar. Não é preciso ser engenheiro para saber o que acontece se colocar na água a metade de um navio. E nós dois sabemos o que aconteceria com uma navio se, na metade do caminho, uma parte de seus componentes resolvessem "abandonar o navio".

      Enfim, a teoria do navio eleito é ridícula, a menos que se leve a sério suas implicações.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Com toda sinceridade irmão Clóvis até eu que estou começando a estudar melhor sobre o calvinismo achei essse exemplo sem nexo.

      Esta bílbia conclue dizendo o seguinte:

      " A predestinação,assim como a eleição, refere-se ao corpo coletivo de Cristo (isto é, a verdadeira igreja), e abrange indivíduos somente quando inclusos neste corpo mediante a fé viva em Jesus Cristo (Efésios 1.5-7; At 2.38-41; At 16.31).

      Deus abençoe,

      Rafael

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. A eleição corporativa é uma das variantes à eleição pela presciência, proposta pelos arminianos. Ela se baseia em grande parte ao "plural de Efésios".

      Uma breve consideração que fiz sobre assa questão pode ser lida aqui: .

      Em Cristo,

      Excluir
  9. Clóvis so gostaria de mais uma resposta de sua pessoa:

    Entrei no site do leandro quadros e ví que o mesmo responde a alguns argumentos seus e vice-versa,não entrando nos detalhes dos dois debates mais sim firmando em um argumento de um adventista ele cita o seguinte:

    "A alegação de Clóvis é de que o predestinado NUNCA se perde. Ele desconsidera, entre muitos textos claríssimos, 1Co 10:12, Hb 10:35-38 e 2 Pe 2:10 que afirma devermos confirmar nossa eleição! Ora: se a eleição precisa ser confirmada, é claro que o ser humano pode se desviar de Deus e não confimá-la!

    Peça a Ele para ler esses versos e pergunte-lhe: Já que Manassés se arrependeu (2Cr 33), isso significa que Deus o predestinou para primeiro pecar e depois se arrepender?

    Vamos ver como será a resposta dele. Seria bom que ele baseasse tal resposta na Bíblia – o que raramente um Calvinista o faz."


    PS: Tirando as bobagens e parece que este Leandro Quadros é parcial pois pelo que percebo só posta alguns comentários e outros ele não os aceita,gostaria que o senhor pudesse explicar melhor sobre o que foi dito a cima.

    Deus o abençoe,

    Rafael

    Obs: Não faço com o intuito de provocação mais sim como forma de aprendizado,pois tenho certas dificuldades sobre a predestinação(apesar que vejo estas dificuldades mais pelo lado emotivo e não pelo intelecto).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,

      Fique à vontade para perguntar. No momento estou trabalhando num relatório, com prazo para entrega, mas assim que puder respondo sua pergunta.

      Em Cristo,

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.