O propósito de Deus nos conflitos com demônios


Apenas imagine se Jó, Paulo e o rei Saul estivessem em uma cruzada de libertação nos nossos dias. Provavelmente seria dito a eles que tudo o que precisavam fazer era repreender Satanás; afinal, ele é um adversário derrotado! O que, no entanto, passaria despercebido era o propósito de Deus na luta. Muitas vezes os crentes buscam uma libertação rápida, quando o Senhor deseja um arrependimento duradouro.

Deus tem diferentes propósitos em nossos conflitos com os demônios. Para alguns, o objetivo é levar-nos ao arrependimento; para outros, é um meio de aperfeiçoamento; para diversos, é uma provação. É simplista demais e errado dizer que sempre podemos repreender Satanás e assim nos livrar dos seus propósitos. Deus pode enviá-lo a nós, tão certo quanto fez com Jó. O que podemos dizer com convicção é que não precisamos ceder à sedução de Satanás para nos levar ao pecado.

Erwin Lutzer

28 comentários:

  1. Deus não envia demônio nenhum para nos provar, castigar, etc...
    Porque Deus é santo, justo, fiel e amor. Ele apenas permite, que o diabo, que é o que nos acusa, tocar na nossa vida para um determinado propósito. Foi isso o que aconteceu com Jó.

    Que Deus nos dê mais discernimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisas ruins acontecem, isto é fato. Mas como pode acontecer coisas ruins num universo controlado por um soberano santo e bom? Isso dá o que pensar.

      Para alguns, a única maneira de Deus preservar seu caráter santo e bom é não tendo nada a ver com o mal que acontece. Com isso negam ou a onisciência ou a onipotência divina, às vezes ambas. Preferem um Deus menos sábio e mais fraco a um Deus que tenha alguma coisa a ver com tragédias humanas ou naturais. O problema é que a Bíblia nos apresenta um Deus que que conhece todas as coisas desde a eternidade e que pode fazer tudo o que quiser.

      Outros dizem que Deus não envia coisas ruins, apenas as permite. Com isso acreditam que mantém imaculada a imagem de um Deus bom, sem que seja necessariamente fraco ou miope. Porém, nem tanto, quando se pensa um pouco mais no assunto. Pois sendo Deus Todo-Poderoso, se não evita o mal, é porque não quis evitá-lo. Ou seja, permitindo ou realizando, coisas ruins acontecem porque Deus quis que acontecesse, pois se não o quisesse, poderia evitá-lo, posto que tudo lhe é possível.

      Penso então que o envolvimento de Deus na ocorrência de coisas ruins difere do papel do Diabo e dos homens maus pelo propósito. O propósito de Deus ao enviar o mal é santo e bom, Sua glória e nosso bem. Já o de Satanás é ofender a Deus e causar a nossa destruição.

      Em Cristo,

      Excluir
  2. Permissão, que palavra legal!!!

    Veja Clóvis que interessante caso de "
    "Micaías prosseguiu: "Ouça a palavra do Senhor: Vi o Senhor assentado em seu trono, com todo o exército dos céus ao seu redor, à sua direita e à sua esquerda. E o Senhor disse: ‘Quem enganará Acabe para que ataque Ramote-Gileade e morra lá? ’ "E um sugeria uma coisa, outro sugeria outra, até que, finalmente, um espírito colocou-se diante do Senhor e disse: ‘Eu o enganarei’. " ‘De que maneira? ’, perguntou o Senhor. "Ele respondeu: ‘Irei e serei um espírito mentiroso na boca de todos os profetas do rei’. "Disse o Senhor: ‘Você conseguirá enganá-lo; e engane-o’. "E o Senhor pôs um espírito mentiroso na boca destes seus profetas. O Senhor decretou a sua desgraça". 1Rs 22.19-23

    Fico imaginando a resposta de um dos profetas de Acabe, fazendo côro com Zedequias, e dizendo "Deus não envia demônio nenhum para nos provar, castigar, etc... Porque Deus é santo, justo, fiel e amor."

    Mas se eu tivesse que escrever algo assim, também me esconderia por trás do anonimato.

    Ednaldo Cordeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado, onde está escrito que o espírito que Deus enviou era demônio? Existem espíritos chamados de anjos, que estão a serviço do todo poderoso Deus! Esses espíritos são enviados por Deus para um determinado propósito. Agora, existe uma grande diferença ente enviar demônios e enviar anjos....assim como há uma difereça em "permitir" alguma coisa.

      Deus abençoe!

      Sérgio Ricardo

      Excluir
    2. Sérgio, prazer em conhecê-lo.

      Assim fica bem melhor. Vamos lá, a questão da dedução de se ser um demônio é porque o espírito se tornou um "espírito de MENTIRA", pelo menos dentro do meu arcabouço, é impensável que um dos anjos de Deus profira uma mentira.

      Excetuando-se os católicos romanos que no livro deuterocanonico de Tobias, há relato de "anjo Rafael" proferindo uma mentira, creio que todos os demais ramos do cristianismo, não acreditam que um anjo possa de fato mentir.

      Gostaria que você fundamentasse sua tese.

      Excluir
    3. O prazer é todo meu, Divinitatis!

      A mentira com certeza é condenada na bíblia (O diabo é o pai da mentira). Agora, partindo do princípio de que Deus pode todas as coisas, e os planos de Deus são perfeitos para um determinado fim, eu acredito que naquele caso um anjo foi enviado para "enganar" o rei Acabe. É óbvio que para enganar alguém é necessário mentir, e foi o que aconteceu. Agora, eu não sou o dono da verdade e se você discorda da minha tese, quem sou eu para te convencer! Peço com toda humildade que o Espírito Santo venha a nos convencer sobre esta e outras questões que poderão surgir na nossa caminhada rumo ao Reino dos Céus!

      Deus te abençoe!

      Sérgio Ricardo.

      Excluir
    4. Sergio, encontro inconsistências em sua última participação.

      Vejamos o que você disse lá no princípio.

      "Deus não envia demônio nenhum para nos provar, castigar, etc...
      Porque Deus é santo, justo, fiel e amor.
      ..."

      Mas nesta última fala, você diz que Deus não envia (apenas permite!) demônios para cumprir Seus propósitos, mas agora você diz: "Agora, partindo do princípio de que Deus pode todas as coisas, e os planos de Deus são perfeitos para um determinado fim, eu acredito que naquele caso um anjo foi enviado para "enganar" o rei Acabe".

      Deixo algumas perguntas e espero que as responda:

      Deus pode todas as coisa menos enviar um demônio? Por quê?

      E pode todas as coisas até fazer com que um santo anjo minta?

      Por que você acredita que o "espirito mentiroso" era um dos anjos de Deus?

      Gostaria de embasamento bíblico, se possível.

      Fica na Paz,

      Ednaldo.

      Excluir
    5. Sérgio,

      O que difere um anjo de um demônio? Certamente não é a sua origem, pois ambos foram criados por Deus. Tampouco é a causa de suas existência, pois anjos e demônios só vivem porque Deus os mantém vivos. E nem mesmo é alguma capacidade de obedecer a Deus, pois espíritos malignos ou benditos, um e outro estão sujeitos ao poder e à vontade de Deus.

      Portanto, argumentar que se tratava de um anjo e não de um anjo, é de pouca ajuda para desfazer o inconveniente de que Deus enviou um espírito para enganar a Acabe. Entre Deus enviar um anjo para mentir e permitir um demônio enganar, esta última me soa menos grave, não?

      Mas isso é indiferente na prática, pois o texto diz que "o Senhor pôs um espírito mentiroso na boca destes seus profetas. O Senhor decretou a sua desgraça". A linguagem não me parece apenas uma "permissão passiva". "Deus decretou" não pode ser interpretado como "Deus permitiu o Diabo decretar...".

      Em Cristo,

      Excluir
    6. Onde se lê "argumentar que se tratava de um anjo e não de um anjo", leia-se "argumentar que se tratava de um anjo e não de um demônio".

      Em Cristo,

      Excluir
    7. Meus amados, primeiro é preciso querer aceitar que "enviar" é muito diferente que "permitir"! Deus é soberano, por isso pode todas as coisas, porém não creio que ele se associe a um demônio! Pois é, se ele enviasse um demônio para fazer a sua vontade, estaria associando-se ao mesmo, concorda? Agora, quando Deus permite que um demônio atinja alguém, é porque esse demônio encontrou uma causa (maldição sem causa não se cumpre PV 26:2). A nossa vida tanto física como espiritual, é regida por leis, normas, estatutos ...Colhemos o que plantamos!

      Clóvis, você pergunta o que difere um anjo de um demônio. Existe uma enorme diferença! O demônio é um anjo caído, malígno, destinado ao inferno, porém os anjos que servem ao Deus altíssimo, são mensgeiros de Deus. Estão sempre prontos para serem enviados para um determinado propósito de Deus. Por isso o Senhor dos Exércitos conta com os anjos e não com os demônios!

      É o discernimento que tenho sobre esta questão. Me desculpem se não fui claro, mas o Espírito Santo nos ensinará!
      Afinal o Espírito Santo é de excelência!

      Fiquem na graça e paz de Cristo!

      Sergio Ricardo

      Excluir
    8. Sergio, creio que você não meditou corretamente, nem mesmo no texto bíblico que tem citado. Vamos lá.

      "Enviar" é diferente de "permitir"? Sim, são duas coisas diferentes, ninguém está discutindo isso.

      Mas você erra feio ao crer que se Deus enviar um demonio está se associando a este, pois Deus sendo soberano sobre toda a criação, pode dispor dela como lhe apraz, você mesmo disse que Deus pode mandar que um anjo minta, mas peraí! Mentir é pecado, se um anjo peca ele cai, se ele cai se torna um demonio, notou??

      Voltando ao caso de Jó citado, você diz que Deus permitiu que Satanás tocasse em Jó, e isso é verdade, demonstrando que Satanás de si mesmo, não poderia tocar em Jó se Deus não deixasse, porém Satanás não pediu a Deus para tocar em Jó, antes disse a Deus que se Ele tocasse nele, Jó blasfemaria, ao passo que Deus replica e diz, "eis que tudo quanto tem está em tuas mãos", Deus envia a Satanás como se este fosse sua mão estendida.

      Você cita que maldição sem causa não se cumpre, mas foi o próprio Deus quem disse "Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa." Jó 2:3, essa parte vai em negrito e letras maisculas para frisar bem (não estou gritando) PRESTE MUITA ATENÇÃO, É O PRÓPRIO DEUS QUE DIZ QUE JÓ FOI CONSUMIDO SEM CAUSA, E AINDA TEM MAIS JÓ AO FAZER SUA DOXOLOGIA NA DOR DIZ "O SENHOR DEU O SENHOR TOMOU, BENDITO SEJA O NOME DO SENHOR", E O AUTOR INSPIRADO AINDA AFIRMA QUE "EM TUDO ISSO NÃO PECOU JÓ COM SEUS LÁBIOS NEM ATRIBUIU A DEUS FALTA ALGUMA. E agora, qual maldição causou os problemas de Jó?

      Excluir
    9. Sérgio,

      Você escreveu que "é preciso querer aceitar que "enviar" é muito diferente que "permitir"!" e acho que concordamos quanto a isso. Mas quando você diz "se ele enviasse um demônio para fazer a sua vontade, estaria associando-se ao mesmo, concorda?", e aqui discordamos.

      Mas vamos ficar com o ponto em que temos acordo. Se enviar é diferente de permitir, e de fato é, na seguinte passagem a Bíblia diz que Deus envia ou apenas permite?:

      "O Espírito do Senhor saiu de Saul, e um espírito mau, mandado por Deus, começou a atormentá-lo" (1Sm 16:14)

      Em Cristo,

      Excluir
    10. Ednaldo, graça e paz de Cristo sejam contigo!

      Discordo que um anjo ao enganar (uma maneira de mentir) enviado pelo próprio Deus para um determinado propósito, cai e torna-se em um demônio!
      O diabo e seus anjos caíram devido ao pecado da soberba, lembra?

      Quando Deus envia um anjo ou até mesmo um servo dele aqui na terra para realizar sua obra, é como se fosse um decreto! Agora quando ele permite acontecer alguma coisa, seja má ou boa, ele nos prova para que depois de termos sofrido por um pouco sejamos corrigidos,aperfeiçoados, firmados, fortificados e fundamentados (1PE 5:10). Por isso Deus permitiu que o seu servo Jó passasse por toda aquela aflição. Com certeza o Jó tornou-se muito melhor do que era. Foi mais uma vitória sobre satanás que é um grande derrotado! Só Deus sabe o real motivo de permitir que Jó sofresse daquela forma!
      Às vezes até nós não entendemos porque passamos por tantas
      provaçoes!

      É bom lembrar essas duas passagens bíblicas:
      "A loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens (I CO 2:25)"

      "Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. (IS 55:9)"

      Deus seja louvado!

      Um forte abraço.


      Excluir
    11. Sergio, então de seu ponto de vista um anjo pode mentir e enganar? Só a mandado de Deus, ou ele podem mentir e enganar por sua própria vontade? Lembre-se que foi isso que o "anjo" de 1Rs 22 apresentou, Deus não disse vá lá e minta, mas perguntou como ele faria Acabe ir a guerra, e aprovou o método.

      Então apenas a soberba faz um anjo cair? Eles podem cometer qualquer outro pecado que não têm problema desde que não se ensoberbeçam. É isso?

      Interessante já mudou o discurso e as passagens bíblicas? Será que estas novas passagens estão sendo tão bem interpretadas como as anteriores? Aliás você poderia interpretá-las? Porque citar por citar, não diz muita coisa nesse caso, pois podemos interpretá-las de formas distintas, e assim não chegaríamos a lugar algum.

      Outra coisa, teimosia é pecado, você diz só Deus sabe o "real motivo", quando o proprio Deus claramente diz que não houve motivo. Você fala muito em Espírito Santo, mas não o respeita como se deve ao não respeitar o que Ele inspirou, ou seja, as Escrituras.

      Pense nisso.

      Fica na Paz,

      Ednaldo.

      Excluir
    12. Ednaldo, já vi que está difícil de chegarmos a um entendimento comum, por isso encerro aqui as minhas palavras reconhecendo que somos muito falhos e limitados e rogo ao soberano e altíssimo Deus e pai do nosso senhor e salvador Jesus Cristo, que por meio do Espírito Santo, nos convença disso ou daquilo, ok? Portanto, que Deus fale ao nosso coração, pois sempre haverá o que aprender sobre a palavra de Deus que é a verdade. Desculpe-me qualquer coisa, ok? Deus te abençoe e fique sempre na paz do Senhor que excede todo entendimento!

      Deus seja sempre louvado!

      Sergio Ricardo

      Excluir
    13. Sergio, suponho que também não irá responder o que perguntei sobre as passagens em que diz que Deus enviou um espírito maligno. É uma pena.

      De qualquer modo, foi um prazer conversar com o irmão e espero que tenhamos outras oportunidades de interação, ainda que não cheguemos num acordo, o que sabemos não é fácil.

      Em Cristo,

      Excluir
    14. Clóvis, a paz de Cristo seja contigo!

      Referente a passsagem em 1Sm 16:14 "Ora, o Espírito do Senhor retirou-se de Saul, e o atormentava um espírito maligno da parte do Senhor."
      O ponto chave desse versículo é: "da parte do Senhor", pois entendo que o Senhor "permitiu" um espírito malígno atormentá-lo, uma vez que o Santo Espírito de Deus saiu de Saul. Quem pertence a Deus é guiado pelo Espírito Santo, mas quando nos afastamos de Deus o acusador (O diabo) está pronto par entrar em ação. Então meu amado, é o discernimento que eu tenho desta questão, ok?

      Graça e paz!

      Sergio Ricardo

      Excluir
    15. É pessoal, a Bíblia parece mesmo estar recheada de idiomatismos! "da parte do Senhor" = "permitiu".

      Olavo de Carvalho diz assim: "Se há uma coisa que, quanto mais você perde, menos sente falta dela, é a inteligência. Uso a palavra não no sentido vulgar de habilidadezinhas mensuráveis, mas no de percepção da realidade. Quanto menos você percebe, menos percebe que não percebe.

      Quase que invariavelmente, a perda vem por isso acompanhada de um sentimento de plenitude, de segurança, quase de
      infalibilidade. É claro: quanto mais burro você fica, menos atina com as contradições e dificuldades, e tudo lhe parece
      explicável em meia dúzia de palavras. Se as palavras vêm com a chancela da intelligentzia falante, então, meu filho, nada
      mais no mundo pode se opor à força avassaladora dos chavões que, num estalar de dedos, respondem a todas as
      perguntas, dirimem todas as dúvidas e instalam, com soberana tranqüilidade, o império do consenso final." (Extraído de Longa Noite da Inteligência.)

      Será que Olavo tem razão?

      Excluir
    16. André, se Olavo tem razão ou não, eu prefiro ouvir a voz do Espírito Santo que é infalível!

      Acreditar em personagens "intelectuais" é muito fácil, o difícil é discernir a palavra do Deus vivo e único!

      O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução (PV 1:7).

      Que Deus continue tendo misericórdia de nós, homens falhos e limitados.

      Fique na paz do todo poderoso!

      Sergio Ricardo

      Excluir
    17. É... Olavo de Carvalho está certíssimo!

      Excluir
  3. Divinitatis Doctor,
    O interessante é perceber que Deus não faz, porque é bom; mas permite... que bondade é essa que eles querem defender?

    Eu não coloco minha filha em perigo, mas eu permito que ela corra perigo porque sou bom! Se ainda fosse por incompetência, ainda dava pra aceitar... O que um deus impotente contra o mal poderia fazer? Poderia até tentar, né? Mas deu ruim... fazer o quê? Minha filha se arrebenta, e eu respondo: Não fui eu quem colocou seu amigo com o pé na frente pra você se esburrachar, eu só permiti que ele fizesse isso porque sou bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato André, falta-lhes não só reflexão, mas humildade!!!

      Algo que nos chama a atenção é que Deus pode "permitir" que o mal atue, desde que haja um propósito, mas não pode enviar o mal mesmo que possua um propósito. No primeiro caso, eles entendem que Deus resguarda sua santidade, já no segundo ele se torna tão mal quanto as criaturas. Mas o que fica evidente no primeiro caso não é a santidade, mas uma impotência divina, uma sujeição a regras, que estão acima dEle. OU seja simplesmente rebaixam Deus.

      E o mais interessante é que Deus sempre "respeita" vontade dos maus, e não a dos bons.

      Exemplo: Deus não desejou que uma moça fosse estuprada, mas permitiu que o estupro acontecesse, porém certamente a moça também não desejou ser estuprada, então porque Deus não respeitou a vontade dela? Ora os maus Ele respeita, mas os bons devem clamar a Ele para serem ouvidos?

      Excluir
    2. Caro André, seguindo sua linha de raciocínio, eu não quero que minha filha corra perigo, porém ela me desobedece agindo com imprudência ao seguir por um caminho perigoso; aí ela se machuca, sabe porquê? Porque está escrito que maldição sem causa não se cumpre! É assim que Deus faz, permite que o mal aconteça, porque quem ama corrige, pune, adverte...!

      Louvado seja o nosso Deus!

      Sergio Ricardo

      Excluir
    3. Sim, tudo isso é verdade num mundo em que ninguém manda; só o homem, com seu onipotente livre-arbítrio.

      Excluir
  4. Sérgio, saudações em Cristo.

    Posso perguntar: O diabo faz apenaas o que Deus permite? Ou ele consegue fazer o que Deus NÃO permite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado Luciano, Deus é soberano; é o todo poderoso, por isso eu acredito que o Diabo só pode nos atingir se ele (Deus) permitir, é claro! Foi assim com Jó, lembra? Ele permitiu que o diabo tocasse em Jó, porém sem atingir a sua vida! O diabo é o nosso acusador, é por isso que a maldição sem causa não se cumpre! É bom lembrar que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus!

      Deus te abençoe e fique na paz!

      Sergio Ricardo

      Excluir
  5. Clóvis lendo esse artigo eu pensei sobre um folhetinho que recebi na rua de um evangélico da igreja Universal que falava para pôr uma fita no braço durante 3 dias com o propósito de tirar todo o mal da vida da
    pessoa e depois tirá-la para levar a essa igreja.Eu achei isso ridículo pois como disse as palavras desse artigo Deus também permite o mal para o nosso bem final e para outras coisas. O que você acha daquela cessão de descarrego que a igreja Universal faz?
    Abraços a você e aos irmãos leitores!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha,

      Sendo bem direto: não tem nada que a Universal faça que eu aprove. As imitações baratas que eles fazem, como "novena da sagrada família", "sessão de descarrego" e "fitinhas milagrosas" são muito piores que o original.

      Em Cristo,

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.